sexta-feira, 29 de março de 2019

A vida de uma blogger de sucesso no centro da cidade de Lisboa

O drama começou pela ausência de caixote. Meses. Foram precisos meses para a Câmara Municipal me disponibilizar o meu próprio caixote do lixo, tantos meses que tive de pedir emprestado um caixote a pessoas generosas de caixotes do lixo, pessoas que, mesmo sabendo que estavam na posse de bem valiosíssimo, abriram mão dele para me salvar a vida. Mas desenganem-se se pensam que o drama do lixo é só a obtenção do caixote. Não. Conseguir o caixote é apenas o primeiro passo de uma longa jornada. Uma vez na posse do caixote do lixo a pessoa percebe que tem de o estimar, mais, tem de o acarinhar, melhor ainda, tem de o guardar com a vida. Ter um caixote do lixo na cidade de Lisboa é um sinal exterior de riqueza, é praticamente a mesma coisa que ter um Bentley. Todos querem o nosso Bentley do lixo. Os vizinhos cobiçam-nos secretamente o nosso Bentley e estão sempre à coca a ver se o tiramos da garagem, porque são uns pobres sem-bentley, capazes de tudo para enfiar os seus sacos do lixo imundos no luxuoso Bentley de uma pessoa. É por isso que só retiro o meu Bentley do lixo da garagem a altas horas da noite, camuflada pelas trevas. Abro o portão e, sorrateiramente, arrasto o meu Bentley para o passeio e depois rezo para que lá esteja na manhã seguinte. De preferência vazio. Acontece que, como os carros estacionam em cima do passeio e a rua é estreita - já fiz queixa à Junta de Freguesia, que por sua vez fez queixa à CM mas, em vez de colocarem pinos como tinha pedido, a CM pediu à EMEL para ir lá durante o dia rebocar os carros. Claro que à noite, que não há reboques, os automóveis estão todos em cima do passeio e não há carro do lixo que lá consiga passar), na manhã seguinte, de madrugada- que a recolha do Bentley tem de ser feita ao nascer do sol pois que se uma pessoa se atrasa o seu Bentley já está cheio de cascas de batatas alheias- há dois cenários possíveis:

-  O Bentley do lixo continua cheio de lixo, com mais lixo do que aquele que lá tínhamos posto, o nosso lixo e o que os vizinhos indigentes sem-bentley lá foram colocar, o que obriga esta pessoa a fazer uma triagem antes de recolher o seu Bentley à Gáráge, como dizem as pessoas rycas que têm luxuosos Bentleys do lixo;

- A pessoa abre a gáráge e o Bentley-do Lixo não está na rua, foi arrastado para paragens longínquas - onde o carro do lixo consegue aceder - situação em que a pessoa tem de calcorrear o bairro, frenética - onde está o caixote, onde está o meu caixote?!Oh Deuses, roubaram-me o caixote! Aposto que mo levaram para sempre!... para depois o encontrar abandonado numa qualquer esquina e ter de o arrastar carinhosamente pelas ruas, de volta ao seu reduto.

E pronto, é assim a vida glamourosa de uma pessoa que ostenta ser a orgulhosa possuidora de um contentor do lixo.


42 comentários:

  1. Só digo uma coisa:uma casa espectacular como essa e depois tem que andar a empurrar caixotes do lixo todos os dias???????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estou a entrevistar mordomos para me tratarem deste assunto!

      Eliminar
    2. Desculpe Palmier mas só depois de ler todos os outros comentários é que percebi que "em Lisboa" funciona assim...é que eu moro numa cidade do interior norte do pais e nenhum morador de lado nenhum anda a por na rua e arrumar caixotes do lixo. Existem caixotes do lixo e ecopontos espalhados pelas ruas(alguns de 50 em 50m) as pessoas colocam os saos do lixo e depois a recolha é com as empresas do lixo, agora andar a levar com o "lixo dos outros, cheiros, etc, empurra caixotes do lixo para dentro e fora do prédio não "lembra nem ao diabo" Só uma curiosidade Palmier "Quem limpa e desinfecta esse caixotes que estão dentro dos prédios?"

      Eliminar
    3. É um absurdo...

      (no meu prédio é o senhor que vai limpar as escadas, nos outros prédios não sei...)

      Eliminar
  2. Não sei de que gosto mais, Palmy, se dos teus quadros se das tuas histórias. Já tinha saudades de te ler.

    (Amarra o Bentley com uma coleira elástica ou isso, que o deixe ir virar-se para dentro do carro do lixo mas não mais, olha olha.) :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com uma corrente e cadeados! O Bentley é meu e ninguém mo tira! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      <3

      Eliminar
  3. ...como eu a percebo...eu tenho um "Ferrari" e parece que estava a ler o meu diário...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahhahahhahahahhahahahhahahahhahahhahahahahahahhahahahahahaha
      Andamos todas na mesma! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Oh pá..... o problema é que a CML não disponibiliza caixotes suficientes! Tenho um prédio enorme ao lado do meu, que foi reconstruído e cujos apartamentos foram agora ocupados, sem um único caixote! Estão sempre à espreita para atulharem o meu Bentley de lixo podre! A sério... estou obcecada com o caixote! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  4. o Palmier, desculpe mas não percebi: aí em Lisboa cada pessoa tem o seu proprio caixote do lixo que tem de pôr para fora de casa e depois recolher? porque não têm um caixote de lixo comum em cada rua? ainda no inicio do mês estive em Lisboa na zona de Graça e por acaso não reparei nisso , mas sempre imaginei que o sistema dos caixotes do lixo fosse igual em todo o lado. isso realmente é uma chatice. e a reciclagem como fazem? também tem um caixote do lixo pessoal para a reciclagem (?!?!) ou aí já têm caixotes comuns? No meu caso (distrito de Coimbra), tenho o caixote do lixo normal a uns 50m de casa e o da reciclagem calhou estar a 600m, mas antes assim do que ter de andar preocupada e com esse trabalho como a Palmier...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Cada um com o seu caixotinho! Eu sei.... é uma coisa da idade média mas, aparentemente, a CML gosta assim. Há alguns eco-pontos espalhados pela cidade mas, no meu caso, teria de ir de carro ao mais próximo - e não há forma de estacionar o carro naquele sítio em concreto! É inacreditável (e depois as pessoas andam à bulha a deitar o lixo em qualquer caixote que apanham)...

      Eliminar
    2. No meu caso, que moro em Lisboa mas noutra freguesia, são 3 os caixotes para cada moradia: lixo comum, papel e plásticos. 3 bentleys à minha responsabilidade. E eu nem carta tenho!

      Eliminar
    3. Estou de olho em vocês!, que eu, com o meu Bentley Unitário, invejo fortemente os Ferraris do Restelo! :DDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  5. Morei num prédio em Alvalade em que a recolha do lixo era realizada pelo porteiro, entre as 21 e as 22. Às 22 o caixote do prédio vinha cá para fora, onde esperava ser recolhido, altura em que quem não contratava o serviço do porteiro vinha colocar o lixo.
    Raramente estava em casa à hora do porteiro (mas pagava para ter o serviço nos dias em que estava), pelo que a opção seria deixar o lixo o dia todo à porta, à espera das 21... Ora... Na porta em frente à minha, a menos de 2 metros, tinha um consultório. Logo, não era simpático da minha parte deixar o lixo à espera. Não o fazia...
    Acabei, muitas vezes, a chegar já depois do porteiro e já depois dos senhores do lixo terem passado, e o caixote ter sido novamente recolhido, a ir deixar o lixo do dia aos caixotes pequeninos da rua.
    Se era correto? Não... mas sem caixotes e sem recolha, era o menos mau...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta cena do lixo em Lisboa é absolutamente infernal!, é o que tenho a dizer! :D

      Eliminar
    2. Moro em Alvalade,os 3 caixotes do lixo,verde amarelo,azul,estão dentro dos prédios,ao fim do dia,consoante a recolha é posto lá fora e de manhã recolhido! Cada morador tem uma escala.

      Eliminar
  6. Ainda este dias ouvia na rádio algo sobre o roubo de caixotes do lixo em cascais, agora percebo...

    ResponderEliminar
  7. Vós, os da capital, sois muito bizarros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahhahahhahahhahahahhahahahhahahhahahahhahahha
      Isso na província é mais fácil, não é? :DDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    2. É outra qualidade de vida......;D

      Eliminar
    3. : DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  8. Ai, Palmier, e quando o seu Bentley começar a acarinhar baratas, no Agosto de Lisboa? Quando morei em São Vicente de Fora, os sacos eram deixados na rua, às portas dos prédios, de noite. Não havia caixote para recolher. Mas ali no Bairro Azul, perto da Gulbenkian, era esse sistema de recolha. Não morei lá durante o Verão e ainda bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai pá!, Nem quero pensar nisso! Hei-de perfumar o meu Bentley do Lixo para ser o mais bem cheiroso e lavadinho do bairro! Cá bicheza é que não! :DDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  9. Ahahahhaha! Se tu me visses, pela calada da noite, a atafulhar os Bentley alheios, ihihihih! Quando descobri esse sistema nem queria acreditar, é de loucos.

    (Mete-lhe um alarme, uma sirene da polícia! Ahahahhaha!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então eras tu, no outro dia, a rondar o meu Bentley?! Bem me parecia! :DDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  10. Ainda em Alvalade, todos os prédios da minha rua têm o seu bólide. Menos o meu. Eu bem enfiadinho debaixo do prédio tenho o bólide do restaurante do lado. Certo dia, tendo em pressa, usei-o. Vem o senhor do restaurante aos berros "ESSE BÓLIDE É NOSSO!!!! ISSO É PRIVADO!". Bom, não é, mas mostra bem o espírito da recolha do lixo em Lisboa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahhahhahahhahahhahahahhahahhahahahha
      Percebo-o perfeitamente! Também sou muito zelosa da minha viatura! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  11. GPS??
    (Que saudades tenho tuas Palmier Presidenta)

    ResponderEliminar
  12. Que os seus Deuses a ajudem, Palmier! :)

    ResponderEliminar
  13. É comprar um porco, para comer os restos, e queimar os resíduos na lareira. Zero lixo e ainda ganha uns presuntos.

    ResponderEliminar
  14. Palmier, sem querer fazer inveja... mas há uma zona de Lisboa em que os prédios têm assim uma portinhola em cada piso e a pessoa abre a porta de casa, dá 3 passos e voilá!!! E é tão tão cómodo.
    Há uns tempos fui ver uma casa numa outra zona, apartamento num prédio novo que estava a ser acabado de construir e perguntei logo pelo lixo, como é que era. O sr. que era o construtor, não estava a perceber a minha pergunta e eu não estava a perceber a resposta dele... “Como assim tenho que sair de casa e ir à rua e andar uns 300m para ir colocar o lixo no ecoponto?!
    De facto os caixotes à porta dos prédios não se percebe... até porque há prédios onde os caixotes são postos durante o dia no próprio hall...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas condutas normalmente existem em prédios grandes. E depois é preciso alguém que vá lá abaixo, ao sítio onde o lixo cai, para pôr os contentores na rua! E nem quero imaginar o cenário com sacos que vêm disparados dos andares de cima :D

      Eliminar
    2. Eu vivi num prédio onde, certo dia, nos deparámos com o glamoroso aviso na porta do elevador: "por favor não atirar fraldas sujas nem sacos do lixo abertos pela conduta". O problema nem é os andares de cima, é o discernimento das pessoas!

      Eliminar
  15. É melhor os srs que mandam em Lisboa olhar para o que se faz em quse todo o país...
    Isso não tem lógica nenhuma.
    Numa rua, na margem sul do Douro, ao sair do prédio e se virar à esquerda há um contentor a menos de 50 m, se virar à direita volto a ter um contentor mais os ecopontos.

    ResponderEliminar
  16. Não fazia ideia!!! Estou de queixo caído! A menos de 100 metros da minha porta tenho 2 contentores para o lixo "sem triagem" e 3 para os recicláveis, e neste momento sinto-me uma pessoa horrível por todas as vezes que reclamei. :O

    ResponderEliminar
  17. Bons velhos tempos aqueles em que cada prédio tinha o seu Bentley. No meus tempos deixávamos o saco do lixo à porta e às 21:00 em ponto a porteira vinha recolhê-lo para o pôr no caixote comum que durante o dia ficava numa arrecadação atrás dos elevadores e o levava para a rua para que os serviços da CML o recolhessem.

    Agora há uma ilha ecológica na minha rua, não há cá essas mordomias, cada morador leva os seus sacos de lixo.

    ResponderEliminar
  18. Mudei-me recentemente para Lisboa...este sistema de recolha de lixo pode funcionar muito bem num pais civilizado...no nosso país não funciona.

    No meu prédio (que tem apenas 6 fracções) a maior parte das pessoas põe o lixo no caixote de manhã...e conceitos como separação e reciclagem estão fora do dicionário...que tristeza

    ResponderEliminar
  19. Mais um prédio em Lisboa com um problema de Bentleys: na casinha a eles destinada existem uns 6 que, dado o seu estado, já não se conseguem identificar as cores, e, talvez por isso, o senhor encarregue de os colocar na rua mete todos na rua, todos os dias (independentemente de ser dia de recolha de papel ou de plástico). O condomínio relata a aflição que é tentar que a CML faça a troca por uns em bom estado e ainda acrescenta que "souberam de fonte segura que a CML não anda a reciclar nada e que o lixo vai todo para aterros"... E pronto, temos um condomínio com teorias da conspiração...

    ResponderEliminar
  20. Ha um predio no centro de Lx que tem uma casa so para contentores de lixo convenientemente divididos por cores para reciclar.
    Em dias certos ha um responsavel que os coloca na rua para o lixo ser recolhido, um privilegio que tem o seu custo.
    MAS, estamos em Portugal ou Lisboa nao sei bem, existe pessoas que continuam a colocar o lixo na rua a porta do predio.

    ResponderEliminar