segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Peço, desde já, perdão aos apreciadores...

Ás pessoas que estão a chegar aqui via um qualquer fb, devo dizer que o post que procuravam era já bastante antigo. Na verdade aqui há tempos vi, no Chiado, uma Tuna verdadeiramente engraçada que me fez mudar de opinião. No entanto, tendo em conta os vossos comentários altamente inflamados (e agressivos - é esse o espírito académico das tunas?) volto a ser assaltada por dúvidas... 
É que nem toda as pessoas são obrigadas a gostar de Tunas ou sequer a pecebê-las, da mesma forma que vocês não gostam, seguramente, de todos os quadros que foram pintados pelo mundo fora e não tentam sequer entendê-los. É natural. É mesmo assim. Há coisas de que se gosta e outras de que não se gosta tanto, ou não se gosta mesmo nada. Acontece que, à possibilidade de escolha, chama-se liberdade... para quem não se lembrava da palavra...

38 comentários:

  1. Quanta ignorância em tal antro de mesquinhez...

    Quando leio tais opiniões plenas de acefalia sinto-me imensamente grato por ter sido ensinado a não criticar algo que desconheço!

    Um bem haja e, por favor...cultivem-se

    ResponderEliminar
  2. Meus Caros!
    Que Cambada de Burros Ignorantes!
    Claramente que não sabem do que falam! Alias antes porem o que quer que seja na internet devem lembrar-se das consequências que isso pode trazer! Vocês são certamente aquela gentinha irritante que não fala nem sequer consegue aceitar o espírito académico! Isso chama-se "rejeitados pela sociedade". A vossa fraca cultura académica não vos permite atingir isso! Para informação de ignorantes ainda há gente a pagar para ver tunas! E se lerem artigos de tunas, os alunos que frequentaram uma tuna académica durante o curso, têm muito mais facilidade em fazer o curso. Calem essas bocas ignorantes, seu reles portugueses ignorantes!
    Saudações Académicas!

    ResponderEliminar
  3. Espero que estupidez não se pegue...

    ResponderEliminar
  4. Não gosta de Tunas ao ponto de gastar tantos caracteres com o assunto? Isso sim dá-me gozo ver. Se pelo menos argumentasse, eu ainda percebia. Assim, é mesmo não ter o que escrever, e pegar na primeira coisa que vem à cabeça, e criticar por criticar. As melhoras para si e para os que comungam da sua ideia, e uma novidade: As Tunas estão cá para ficar :)

    ResponderEliminar
  5. Subscrevo e convido-vos a ouvir "essa maltinha sem noção do ridículo que proporciona ao incauto transeunte".
    Curiosamente, esta música é interpretada pelo bando bastante assustador de anacrónicos irritantes das fotografias.

    Subscrevo e convido-vos a ouvir "essa maltinha sem noção do ridículo que proporciona ao incauto transeunte".
    Curiosamente, esta música é interpretada pelo bando bastante assustador de anacrónicos irritantes das fotografias.

    http://www.youtube.com/watch?v=Yz7eC5FVfw0

    ResponderEliminar
  6. OH Palmier Encomberto!

    Esse teu pseudónimo já é demasiado ESTÚPIDO, para agora ainda vires com textos totalmente ignorantes!
    Já pensaste que até os teus amigos podem ter um ódio visceral por ti? Ah esquece lá isso com essa cabeça de merda nem amigos deves ter.. se não, não estavas a perder tempo a escrever sobre coisa que não sabes nada. Limita-te à tua "estúpida ignorância" e guarda esse "ódio visceral" só para ti! Porque nunca se sabe o que pode uma qualquer Tuna Masculina fazer se te apanhar na rua!
    Saudações académicas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palmier Encoberto,

      Tenho pena que não tenhas entendido a ironia. Não tinha nada a ver com violações ou mortes, era apenas uma referência ao ridiculo facto de teres dito que as tunas académicas eram bandos assustadores anacrónicos. Entendeste? Não te preocupes, ninguém te quer violar.

      Espero que estejas completamente esclarecida.

      E já que te deste ao trabalho de apagar o teu Post original quando sentiste que a tua ideia estava a ser debatida, acho que também vais ter o bom senso de não dizer que as tunas masculinas te querem violar.
      Mas deixo ao teu critério.

      Eliminar
  7. Dos melhores músicos que até hoje conheci, e muitos deles andam em grandes festivais nacionais e internacionais, começaram e aprenderam as bases em tunas. Depois sim, evoluiram para mais, sozinhos, mas sem boas bases, não consegues nem sair do ninho. Portanto, antes de criticar a música de uma tuna ou de qualquer pessoa que lá anda, desafio-te antes a experimentares esse ambiente, ou se não quiseres, fazeres melhor que eles e provares assim que eles estão errados. E não com uma, mas sim com umas 5, pois como há músicos bons e merdosos, assim também há tunas (e olha que essa ai que apresentas na foto, a Tuna Económicas, dariam-te um bailinho com muito gosto. Já tive prazer de conviver com eles.).

    Aprendes muito com as tunas, e não só música, aprendes a conviver, a lidar com pessoas, entre elas, muitas como tu, aprendes a ser uma pessoa e cresces - coisa que a ti ainda te falta muito!

    Aprende mesmo do que falas antes de mencionares uma palavra!

    ResponderEliminar
  8. Aleluia "Anónimo"!

    Bem eu venho numa de tranquilidade.. Desde já vos digo que, sim, faço parte de uma Tuna, com muito orgulho. Da mesma forma que pessoas, como vós, não gostam de tunas, existem outras que pelo contrário amam Tunas..
    Ora isto porque mesmo pertenço a qualquer tipo de grupo social, nós respeitamos quem não gosta de nós como, vocês esperam ser respeitados por quem não vos compreende.
    People, please! este tipo de comentários sobre a); b) ou c) serão no mínimo interessantes?
    Nas fotos (dirigindo-me ao publico) vejo pessoas que filmam e outras a sorrir porque é engraçado. Quanto à pandeireta que faz aquela expressão, por favor!! já pensaram que aquilo cansa xD vá lá .. sejam racionais e tentem mostrar respeito. By the way.. o que ganham vocês com MATAF/MATA ?? Fiquem sabendo que grandes fadistas e músico cultivaram-se andivinhem lá onde ??? ya .. Tunas!! xD

    Saudações Tunescas/Académicas

    ResponderEliminar
  9. Experimentem isto

    http://www.youtube.com/watch?v=loo6ENRY_eI

    ou

    http://www.youtube.com/watch?v=MgAy3zdtbz4

    e ainda

    http://www.youtube.com/watch?v=WNj87QsaVSs

    já agora porque elas também são gente

    http://www.youtube.com/watch?v=0eaiLboa90E

    Já ouviram? Então prossigam com a vossa fútil diarreia mental.

    ResponderEliminar
  10. É por estas mentalidades que o País nunca irá andar para a frente! Santa ignorância!

    ResponderEliminar
  11. Não sei se é pior alguém sentir ódio por algo que é unico e magico como o sentimento de se pertencer a uma tuna ou o que própriamente ela é , ou se expor as ideias ridiculas, e se expor ao ridiculo como é o caso ... Tunas a assustar pessoas ???? Acho que a coisa mais parecida a assustar pessoas que como membro de uma tuna fui capaz, foi provocar sorrisos em actuações nos lares de idosos, dando-lhes alegrias que, muitas das vezes são as unicas que conseguem ter .

    É preciso ser demente para num acto de demonstração de habilidades com pandeiretas verem alguém a fustigar-se e tirar dali algo como sadomasuquismo Também acho que só um tarado(a) sexual ao ver uma trajada a baixar-se para pegar numa pandeireta , vê uma provocação sexual ....

    Olha espera aí,dei um peido, será que é uma provocação do meu cérebro a dizer vai e constroi uma fábria de perfumes ???

    Saudaçãoes Académicas


    P.S se um dia lá andares ou algo do género, tenta entrar numa e saberás o porquê de te teres exposto ao ridiculo , se já andas-te e mesmo assim dizes isso de uma tuna , ainda mais ridicula és...

    ResponderEliminar
  12. Odeiam-nos pela música? Não precisam de nos ouvir, e o estilo músical só por si, não define uma tuna nem os seus membros.
    Odeiam-nos pelo espirito académico que nos corre nas veias? Tenho pena, porque podiam juntar-se a nós e ser muito mais felizes, e ganhar muito mais.
    Odeiam-nos porque gostamos de nos divertir? Penso que talvez partilhem deste gosto connosco, estarei errada? Qualquer criatura tem este desejo.
    Como tal, não vejo o porquê de tanta aversão.

    Mesmo assim, como eu não vos odeio a vocês, fica um conselho que vos faria a vocês e a nós mais felizes:
    Dediquem o vosso tempo a algo que vos dê prazer, em vez de o dedicarem a distorcer e ridicularizar aquilo que nos dá prazer a nós, e a muitos milhares.

    Saudações Académicas! =)

    ResponderEliminar
  13. Palmier Encoberto e todos os outros que parecem tão incomodados com algo que não gostam mas que pelos visto vos dá muito gozo em falar,
    QUE GRANDES NABOS! xD

    ResponderEliminar
  14. Visto que despende de tempo de sobra para cultivar a sua ignorância sugiro que faça o seguinte exercício, ouça os seguintes vídeos, faça esse favor a si própria, cultive a sua cultura minha amiga:
    http://www.youtube.com/watch?v=oW-aGuyBbQ4

    http://www.youtube.com/watch?v=clP1ysJseVY

    é livre de ter a sua opinião, assim como nós somos de aterrorizar as pobres pessoas que param, repito param, para nos ver e ouvir..se pesquisar um pouco verá que não só somos defensores da música portuguesa, como somos apreciados cada vez mais fora de fronteiras. mas o seu comportamento está dentro do ser bom português, o que é nacional não pode ser bom..:)

    dei-me ao trabalho de ver mais posts seus, é de facto alguém que tem um certo amor à palavra ódio, e sim eu refiro-me ao facebook como face, e não sei se não seria boa ideia voltar ao 3º ano..

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Es uma porca so tenho a dizer isto....

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Ora bem, venho só notar a tamanha fraqueza que demonstra ao ter apagado o Post original.

    Noto também (pois não me parece que tenha compreendido) que todos os comentários "altamente inflamados (e despropositados)" - DESPROPOSITADOS(!!!!) - são apenas resposta aos comentários completamente infelizes, injustificados e ofensivos que a sua excelencia tinha escrito no Post Original.

    É só.


    DASS!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "a tamanha fraqueza que demonstra ao ter apagado o Post original".

      Exactamente

      Eliminar
    2. Eu tenho por hábito e educação não comentar aquilo que não percebo, e quando pretendo criticar ou sugerir alternativas informo-me, para evitar cair no ridículo em que cai uma pessoa que "odeia" tunas mas nem conhece as suas tipologias (feminina, mista, masculina, e até sénior).

      Sou membro da tuna académica mista da Escola Superior de Comunicação Social (escstunis) e curiosamente sou pandeireta, esse tal objecto demoníaco que tanta comichão vos tem causado.

      Gostaria apenas de vos dizer que eu, pandeireta, sei ler pautas, tocar piano, integrei coros, escrevo letras para vários músicos, enfim, sou um ser humano. E nem como jogador federado de vários desportos colectivos consegui encontrar algo que me desafiasse tanto e me transmitisse o espírito de equipa e companheirismo como (imagine-se) a Tuna.

      Os melhores amigos que tenho e os melhores músicos que conheci até hoje são ou foram de uma tuna, e se acham que só os imbecis gostam de nós, digam-no à Amália Rodrigues, ao Fernando Tordo, ao Carlos do Carmo, ao Rui Veloso, à Mafalda Arnauth e a tantos outros que já actuaram com tunas e até gravaram com elas.

      Como tudo na vida, há péssimas tunas sem sentido do ridículo e com excesso de exibicionismo. Mas há também excelentes tunas, que não só nos acompanham na nossa vida de estudante como nos dão amigos, lições e contactos para a vida. As tunas, caros "palmiers", são como as pessoas. Algumas (não vos cito) não deveriam existir...
      As outras, as que eu gosto de ouvir e ver, representam Portugal e a cultura académica e musical com honra e esmero, tanto cá como no estrangeiro, e muitas vezes actuam de borla para animar quem mais precisa.

      Sim, agora que me fizeram pensar, eu também odeio tunas. Odeio a forma altruísta como abdicam das receitas dos seus festivais e encontros para apoiar causas humanitárias,odeio a boa disposição com que brindam quem os quer ouvir e odeio a diplomacia com que tratam os cobardes anónimos que as criticam de olhos vendados e ouvidos tapados.

      Como não falo atrás de computadores, deixo-vos o meu nome, procurem-me se quiserem para um debate civilizado (ou não, como queiram). E já agora, dispensem uma semana do vosso ocupadíssimo tempo para tentarem aprender os movimentos mais básicos de pandeireta. Talvez mudem a vossa opinião e até troquem o ginásio do bairro por algo mais "low cost" ;)

      SAUDAÇÕES ACADÉMICAS,

      Roberto Leandro (robertomsleandro@gmail.com)

      Eliminar
  18. Serás boa Palmier? Ou saíste ao pai?

    Descarrega o autoclismo das tuas frustrações noutro lado.



    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. Quanto à tua questão: "o que é que a tal tuna masculina me faria se me apanhasse na rua... batia-me? matava-me? violava-me?".

    Tenho pena que não tenhas entendido a ironia. Não tinha nada a ver com violações ou mortes, era apenas uma referência ao ridiculo facto de teres dito que as tunas académicas eram bandos assustadores anacrónicos. Entendeste? Não te preocupes, ninguém te quer violar.

    Espero que estejas completamente esclarecida.

    E já que te deste ao trabalho de apagar o teu Post original quando sentiste que a tua ideia estava a ser debatida, acho que também vais ter o bom senso de não dizer que as tunas masculinas te querem violar.
    Mas deixo ao teu critério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos isso ela já não tira. Dá jeito ter ali

      Eliminar
  21. Oh! Coitadinha da Palmier...meteu o rabo entre as pernas...

    Tem calma, rapariga. O manego das 20,15 não te violava coisa nenhuma, Fazia-te uma serenata. E tu ficavas tão derretida que tu é que o violavas a ele, Ao fim e ao cabo tudo isto não deixa de ser uma dança de acasalamento. Até os teus devaneios cerebrais o são. Só os explicitas para atrair a atenção...é disso que gostas.

    Um grande beijinho, meu amor...e aceita este poema com carinho

    A cagar fiz um cigarro
    A cagar o acendi
    A cagar fumei-o todo
    A fumar, caguei pra ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela é lésbica lol está tudo explicado!!!

      Eliminar
    2. Nepia, ela também não gosta das Femininas

      Eliminar
    3. Então é uma ressabiada sem sal.

      Eliminar
  22. As tunas são algo que nunca irás perceber. Como não percebes, nem queres, aprende que não se deve falar de assuntos que desconheces. Senão, aos olhos dos que entendem serás, única e exclusivamente, uma totó!
    Se achas isto uma falta de liberdade, não te esqueças: a tua liberdade acaba onde começa o meu respeito. E foi nisso que falhaste.

    PS - E não gostes de tunas por favor... Não queremos expectadores assim como tu... Totós.

    ResponderEliminar
  23. Para todos os Anti-Tunas pouco tenho a dizer. Primeiro é aprendo o que é o espírito académico, ai talvez consigam saber o espírito de tunantes, depois disto vejam um festival decente de tunas académicas. No final só vos quero deixar isto .|. a todos os anti-tunas...

    ResponderEliminar
  24. "Peço, desde já, perdão aos apreciadores...
    Ás pessoas que estão a chegar aqui via um qualquer fb, devo dizer que o post que procuravam era já bastante antigo. Na verdade, aqui há tempos vi, no Chiado, uma Tuna verdadeiramente engraçada que me fez mudar de opinião. No entanto, tendo em conta os vossos comentários altamente inflamados (e despropositados) volto a ser assaltada por dúvidas...
    É que nem toda as pessoas são obrigadas a gostar de Tunas ou sequer a pecebê-las, da mesma forma que vocês não gostam, seguramente, de todos os quadros que foram pintados pelo mundo fora e não tentam sequer entendê-los. É natural. É mesmo assim. Há coisas de que se gosta e outras de que não se gosta tanto, ou não se gosta mesmo nada. Acontece que, à possibilidade de escolha, chama-se liberdade... para quem não se lembrava da palavra...
    Por fim pergunto ainda, ao anónimo das 20:15, o que é que a tal tuna masculina me faria se me apanhasse na rua... batia-me? matava-me? violava-me?
    Deverei, então, gostar de Tunas?"

    Boa noite Palmier Encoberto

    Em primeiro lugar quero dizer que foi com algum desagrado que vi o seu "post" acerca da sua opinião relativamente a Tunas. Acredito que tentou expor de forma mais humorística, algo com o qual você não se identifica, sendo que provavelmente este blog não será dirigido para um público em geral mas sim para pessoas que façam parte do seu circulo. (chame-lhe grupo de amigos, o que entender). Se não gosta, é livre de se exprimir da forma que achar mais adequada (blogs, estados do "face", mensagem privada, etc...) Não se admite, é que em praça publica exponha fotografias de elementos das tunas que critica, falando em sadomasoquismo entre outros termos e situações menos desagradáveis, que para quem estava nessas fotografias, foi verdadeiramente insultuoso. Nestes termos posso afirmar que os "comentários altamente inflamados (e despropositados)" embora não sejam justificados, sejam compreensíveis, pois o seu post foi também ele, completamente inflamado, despropositado e insultuoso. (Presumo, na minha inocência, que não fosse mesmo essa a sua intenção.)

    Ninguém obriga ninguém, mas como já alguns colegas tunantes meus fizeram, deixo-lhe o convite e insisto que vá assistir a um festival, ou a um encontro de Tunas. É algo como nunca viu, pois foge sempre à rotina do normal espectáculo musical, e aprecie que como estes grupos musicais com recursos limitados, conseguem proporcionar momentos fantásticos em palco.

    um abraço e espero que procure abrir os seus horizontes, não só relativamente a tunas, mas em todos os aspectos, e que continue a exprimir o seu ódio, através das palavras, mas sempre segura de argumentos válidos, porque se não gostamos de algo, convem saber a fonte do nosso desagrado.

    ResponderEliminar
  25. Acho verdadeiramente triste esta aversão a tunas... Uma coisa é dizer: "Não gosto" ou "Não aprecio esse tipo de música". Outra completamente diferente é descer a todo um nível básico em que se insulta todo o trabalho que um grupo de estudantes (que ao contrário do que vocês pensam também tem um curso para tirar!) desenvolveu ao longo de anos! Ah, e para quem referiu que os homens nem deviam tocar pandeireta, deixa-me que te diga: Não há nada mais espetacular do que ver as coreografias de pandeireta masculina. Não é necessário tanto ódio e ainda mais desnecessário é fazerem críticas sem fundamento. Para todos aqueles a quem as tunas causam assim tanto repúdio aqui vai a minha mensagem final: Todas as tunas quer masculinas, quer femininas, têm um site! Se querem assim tanto comentar algo, façam favor de enviar um email. Deixem-me só salientar novamente o quão triste é o facto de vocês não terem mais nada de interessante para fazer e provavelmente passarem todo o santo dia em frente ao pc a pensar no próximo tema a abordar. Deixo uma sugestão: A própria vida.
    Saudações académicas.

    ResponderEliminar
  26. Como diria um grande Mestre-Tuno da grande Javardémica, para vocês que não gostam de Tunas, uma expressão tipicamente portuense: "Olha, quinze páz' Ántas...". Quem não souber o que significa, vá simplesmente para o car****, porque é a mesma coisa. Nós não queremos saber... Tem sempre gente que gosta, e acima de tudo nós gostamos do que fazemos, porque é para isso que aqui estamos. Para nos divertirmos, fazer amigos, passar bons momentos e aprender lições para a vida. Quem não gosta, não nos aquece nem arrefece.

    ResponderEliminar
  27. Fala de liberdade, mas, como se costuma dizer, a liberdade de um acaba onde começa a liberdade do outro... logicamente perceberá que, ao ver fotos minhas e da minha tuna postadas neste blog, sem permissão e associadas a um artigo de tom jocoso me desagradou deveras. Por isso lembre-se disso da próxima vez que decidir invocar a palavra "liberdade", pois não creio que esteja habilitada a fazê-lo.

    Quanto ao artigo em si, cada um tem direito à sua opinião, a questão está na forma como se transmite.

    ResponderEliminar
  28. Parabéns pela má forma como conseguiste aumentar as visitas do teu blog!..
    ...agora faz um favor a ti mesma e continua a blogar sobre os vestidos, os cortes à caniche ou a forma como o Diabo te possuiu! ;)

    Um abracinho académico bem apertadinho!;)

    Manolo

    ResponderEliminar
  29. Tenho a lamentar a formacomo tantos e tantos Tunos aqui se exprimem, comrecurso a calão, que escrevem na base da má educação e não souberam demonstrar estar acima da mediocridade daquilo que você aqui escreveu sobre Tunas.
    Você mostrou pequenez intelectual, mas lamento que muitos Tunos tenham caído no mesmo ritmo.

    Tem todo o direito a não gostar de Tunas. Muitas delas são "inaudíveis", de facto, mas, como em tudo, a uns quantos maus exemplos existem uns quantos bons e outros muitos bons.

    Pena que opine tanto sobre algo que manifestamente não conhece ou julgue pela amostra (porventura, uma amostra convenientemente má).

    Se quer saber sobre Tunas, mantendo o seu direito a não gostar delas:

    http://www.eu-edito.com/qvid-tvnae-a-tuna-estudantil-em-portugal-ve.html

    ResponderEliminar
  30. a tuna ensinou-me TRABALHO de EQUIPA, COMPANHEIRISMO, ENTREAJUDA, PARTILHA, RESPONSABILIDADE, e acima de tudo, RESPEITO. entre tantas outras coisas sobre as quais estaria aqui a falar até amanhã. ensinou-me e ensina, diaramente a mim e aos restantes 60 tunos que compõem a tuna à qual pertenço (sem referir os outros espalhados por este país). a tuna FEZ-ME CRESCER. é triste quando se fala de algo sem conhecimento.

    ResponderEliminar