quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Por que estás aí nesse canto escuro e frio, sentada sobre uma pedra, a chorar, Palmier?

- Porque descobri que não poderei continuar a ser snob-chic...
- Como assim, Palmier? Uma menina tão bonita, com tão bom gosto, um nível cultural mundialmente reconhecido que vem de há dezassete gerações, a dizer uma coisa dessas?
- Mas é a verdade fada-madrinha, é a mais pura das verdades... é por causa daquela coisa...
- Qual coisa, Palmier? Nada pode ser assim tão grave?! Disse a fada-madrinha com voz doce.
- Nem queira a fada-madrinha saber, é que nem tenho coragem para revelar... é demasiado terrível.
- Vá, vá Palmier, minha linda, vamos secar essas lágrimas, respirar fundo e esclarecer essa questão, vai ver que não passa de uma simples confusão. 
E, para secar as lágrimas de Palmier, a fada madrinha transformou de imediato o seu chapéu-de-chuva transparente com nuvens azuis, num lenço de linho branco com o monograma de família.
- Mas é a verdade fada-madrinha... é que eu tenho a mania de fazer aquela coisa...
- Qual coisa Palmier? Vá, minha querida, não me assuste...
- É aquilo, quando saio do escritório...
- Palmier, minha linda, tem de ser mais clara...
- Aquilo da éme-oitenta...
E a fada-madrinha, com olhos arregalados, inspirou o ar em golfadas rápidas e curtas e, prendendo a respiração, perguntou aterrorizada:
- Éme-oitenta, Palmier?!
- Sim, sim, fada-madrinha - diz Palmier, rebentando numa torrente de lágrimas enormes e redondas que rapidamente se transformaram num riacho e depois num rio, um rio largo de águas rápidas e cascatas assustadoras. E, como que abrindo um dique, Palmier revelou mais, revelou tudo!
- Sim, fada-madrinha! Quando saio do trabalho, entro no meu carro, o alemão, aquele que a fada-madrinha me ofereceu quando transformou aquele eisbein com chucrute numa viatura topo de gama, lembra-se?  Pois então, ele liga-se logo na éme-oitenta e eu, não contente com isso, fada-madrinha, ponho a música muito alto. Tão alto que os vidros vibram, pum, pum, pum, e tão alto que não oiço a minha própria voz enquanto canto. E como eu canto alto, fada madrinha...
E a fada-madrinha, mãos sobre o coração, tenta proferir algumas palavras, mas o som, o som teima em não sair.
- É que eu sei as letras de todas as músicas de cor fada-madrinha e, pior, faço uma pequena dança de acompanhamento enquanto conduzo...
E a fada madrinha, olhar horrorizado, boquinha aberta, prestes a desfalecer.
- Mas não é tudo...
- Como assim, não é tudo?! Não é possível haver mais, Palmier! A menina é a experiência de uma vida! O meu case-study de total makeover! disse a fada-madrinha enquanto recuava uns passos, tal a magnitude do choque.
- Mas há fada-madrinha, há! E agora que comecei, tenho de confessar toda a extensão do meu pecado...
- Nãoooooo... não consigo ouvir mais, gritou a fada-madrinha, girando sobre si própria e correndo em bicos de pés para longe, com passinhos de fada-madrinha ao mesmo tempo que tapava os ouvidos com as suas mãozinhas de fada-madrinha.
- Tem de me ouvir, disse Palmier, correndo atrás dela, perseguindo-a com aquela revelação ruinosa. Deixe-me terminar, por favor... É que às vezes chego mesmo a ter pena que o trajecto trabalho-casa demore apenas sete minutos e, então, para prolongar aquele momento, dou umas voltas pelo meu bairro, escolho as ruas que sei que têm colégios e que, àquela hora, estão entupidas, que sempre demora mais um bocadinho, e, caramba fada-madrinha, aquilo é catártico, é melhor que um SPA!
E, perante aquela revelação, a fada madrinha, não suportando o choque, mergulhou no rio de lágrimas, sucumbiu às correntes e o encantamento que pairava, havia anos, sobre Palmier, quebrou-se. O topo de gama transformou-se de novo numa travessa de eisbein com chucrute, os óculos de massa pretos transformaram-se nuns óculos de metal dourado com arabescos, as roupas top em artigos duvidosos da Primark, os livros do Philip Roth em simples livros de Paulo Coelho e as fotografias do seu blog... as fotografias do seu blog transformaram-se naquilo que sempre haviam sido... fotografias de gatinhos com corações.




13 comentários:

  1. Também sou das que ouve a éme-oitenta e digo mais... Glup... Para além de ouvir a éme-oitenta no carro, também a costumo ouvir em altos berros, na cabine de duche do meu apartamento suburbano. Ele é éme-oitenta enquanto me ensaboo, enquanto lavo o cabelo, enquanto ponho creme no corpo... Cantarolar, as músicas todas, enquanto seco o cabelo. É trágico mas fico revigorada e odeio que me interrompam durante o meu éme-oitenta spa. Bora lá formar um clube?

    ResponderEliminar
  2. Troca é de fada madrinha! É a melhor década da música (diga-se Pop, Rock, Punk, Trip Hop, Acid Jazz, etc) do século passado. O período 70-80-90 é musicalmente brilhante. Vai dizer que a rihanna e a miley é que são snob-chic?
    Pode ouvir M80, Antena 3 e para realmente elevar-se a Antena 2.

    ResponderEliminar
  3. Jesus, Maria, José! Ouvir a m80 e gostar faz isso tudo?

    ResponderEliminar
  4. palmier, palmier...

    M80?! really?! ainda p cima levada ao limite, esticada até não poder mais, com cantorias e dancinhas matchy-matchy ?!
    confesso que não esperava... estavas no meu top 5 minha menina!

    i´m speechless

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhahahhahahhahhahahhahahhahahhahahahahahhahahhahahahahahhahhahahhahahhahahahhahahahahahahahhahahahahahahhahahhahhahahhahahahahhahahhahahhahahhahahhahahhahaahhahahahahhahahahahhahahahahahhahahahahaha
      Dancinhas matchy-matcy é GOLD! A sério... como?! Como é que não me lembrei disso?! :DDDDDDDD

      Eliminar
    2. não te lembraste porque estavas demasiado ocupada a cantar e a dançar ao som daquele grande hit dos 80 - the final countdown, dos europe.
      palmier, tens mesmo que sair dessa espiral de loucura, só te vai trazer baladas medonhas e outros hits manhosos.
      força palmier, nós precisamos de ti concentrada no que efectivamente interessa.

      e vá... há pouco exagerei, continuas no meu top5.

      Eliminar
  5. Faz como eu; M80 na cozinha enquanto cozinho, e Smooth e Oxigénio no carro enquanto conduzo; assim a coisa fica mais equlibrada e a fada-madrinha já não se zanga (ou terá sido por isso que ela me espetou com esta dor de dentes?)

    ResponderEliminar
  6. Ahahahahahahahahahah - é isso mesmo M80 ! Grande Palmier.... acho que dava um bracinho para assistir ao one -woman -show.... só de pensar, Palmier, só de pensar Ahahahahahahahahahahahah

    ResponderEliminar
  7. não tenho a mínima ideia acerca deste tema, mas parece-me que o Pipoco vai ficar zangado! logo ele que só aprecia aqueles monólogos sorumbáticos do MEC (nunca se compreende bem se este se está a babar ou a ter uma ideia que julga genial) numa antena qualquer, e aquelas soporíferas partidas de xadrez...

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Como assim?! Não estou a perceber...
      (e agora que o encantamento se quebrou, deveria talvez responder com smiles, muitos smiles!)

      Eliminar
  9. Só a imagino como a fada madrinha do Shrek. Caramba, ainda se estivéssemos a falar da Orbital...! Éme-oitenta parece-me bastante, vá, razoável.

    ResponderEliminar
  10. Ainda bem que tens uma fada madrina, mas será que ela te vai voltar a aparecer?

    ResponderEliminar