quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Agora a sério… será que sou um velho do Restelo?

Sou só eu que acho estas festas de crianças de dois, três e quatro anos, com um tema que implica que uma equipa de profissionais altamente especializados se afanem a redecorar toda uma casa, com convites de design, cheias de lollypops, cakepops, cupcakes, estrelas, garrafas de vidro com palhinhas às risquinhas, purpurinas, balões e goody-bags personalizados, um verdadeiro atentado ao bom senso? É que... oh pah... oh pah... preciso mesmo de saber se sou só eu que sempre que vejo aquelas fotografias de bolos matchy-matchy até ao enjoo, fico chocada com o exagero. Para quê?! Para que raio serve aquilo tudo? E fico aqui a pensar… quando estas crianças fizerem dezoito (ou até mesmo dez) anos, como… como (?!) é que vão ser as festas?

É que eu lembro-me bem que, quando era pequena, o que menos me interessava numa festa, era mesmo o lanche… e o extraordinário é que, mesmo com aqueles bolos cobertos de doce de ovos amarelo fluorescente a dizer “parabéns” as festas eram mesmo fixes. A mim bastava-me ter um pau na mão, qual espada, e gritar "venham todos atrás de mim!". Tirando aquela vez em que a Ana resolveu desafiar a minha autoridade de aniversariante, pegando também ela num pau, e me dividiu a festa ao meio, correu sempre tudo muito bem.


(e deu-se mesmo o caso de termos sobrevivido sem traumas)

53 comentários:

  1. Dividido ficava sempre eu perante o lanche: doces ou salgados, doces ou salgados? Comia ambos e ficava super enjoado... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :DDDDDDD

      Um clássico! Agora imagina que, em cima disso, ainda levavas o goody-bag para casa...

      Eliminar
  2. Ai não é preciso?? Cupcakes a combinar com a cobertura de açúcar das bolachas e com as toalhas de mesa e com os balões e com as grinaldas e com as molduras com mantras de vida... Ai não é? Mesmo tendo um blogue, não é preciso fazer isso? Ufaaaa.... É que eu já estava para aqui em cuidados a começar a organizar a coisa (afinal já é em julho)... Posso então manter a coisa com um bolo e pãezinhos de leite com fiambre?? Ai que bom...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu dito que não! A tendência não é retro?! Então, chique, chique, são os bolos da pastelaria da esquina, os pães-de-leite com fiambre, os croquetes, as batatas fritas de pacote e as línguas de veado!

      (É que também já estava em cuidados! ) :DDDDDDDDD

      Eliminar
  3. Mas, ó Palmier, as festas não são para as crianças. São para o Instagram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fogo! Vou já ali bater com a cabeça na parede!

      (Eu às vezes sou mesmo burra!) :DDDD

      Eliminar
  4. Como é que vão ser as festas? Eu explico: já há um programa de TV sobre isso. No sempre fantástico canal TLC. Chama-se "Outrageous Kid Parties".

    http://www.tlc.com/tv-shows/other-shows/videos/outrageous-kid-parties-which-fifteen-do-you-mean.htm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... estou mesmo a ver o blogo-mundo daqui a meia dúzia de anos...

      Eliminar
  5. Nunca serei ninguém no mundo das festas infantis matchy-matchy. Pois que no último aniversário da Mironinho fiz os convites eu mesma e o lanche foi todo ele de confecção caseira, ainda que distribuido de subempreitada entre avós e tias (e sim, confirmo, houve pães de leite com fiambre, houve salame de chocolate, houve batatas de pacote).
    Do alto dos seus 4 anos a miúda pediu-me uma festa de fadas e castelos. Valeu-me a loja dos chineses (oh meu deus, assinei a sentença de interdição ao glamouroso mommy-blogomundo, nunca os seus doirados portões se abrirão para mim) onde comprei asas para todas as meninas e o meu jeito para costura que me permitiu costurar dez tutus em menos de uma tarde a um preço bem catita.
    Mas aluguei uma quinta para o efeito, que não conseguia enfiar a criançada toda num singelo "apartemã" como o meu. Se calhar afinal sempre posso aceder ao maravilhoso mundo da alta produção de eventos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disseste... loja do chinês?!

      (eu percebo que não possas responder... já deves ter a blogo-polícia a encerrar-te o blog...) :DDDDDDDDD

      Eliminar
  6. Incomodam-me mais aquelas festas de aniversário que fazem antes deles nascerem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas então são... inqualificáveis...
      festa de crianças... sem crianças?!

      Eliminar
    2. Os baby showers. A que os brasileiros chamam chá de bebé (lololol). Haja paciência para pessoas que acham que inventaram a concepção e parto e puericultura. Anda tudo tão cheio de si próprio que quero ver (not) quando as criancinhas crescerem e se tornarem adolescentes...

      Eliminar
    3. Ahah! Eu conheço uma menina que disse: festa pra bebé que ainda não nasceu? É pá isso é quase como fazer um funeral antes da pessoa morrer...

      Eliminar
  7. Não, o problema não é teu.
    Faz agora um ano que deixei um comentário a um dos 4 posts que a autora do blog fez sobre a festa de aniversário da filha, expondo as mesmas dúvidas que te assistem.
    A autora do blog respondeu de forma educada e simpática, mas logo houve uma seguidora que achou por bem comentar o meu comentário da seguinte forma: "Não me leve a mal Scarlet Red, não tenho por hábito comentar os comentários das outras pessoas mas, na verdade,não me sentiria bem comigo se não fizesse aqui uma ressalva. Não se trata de do aniversário "duma" criança mas sim da "filha" de alguém."
    Ainda hoje, um ano depois, estou a tentar deslindar a filosofia intrínseca a esta observação...
    :D :D :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MAs sabes que eu acho que é isso mesmo!? É que as mummy-todlers&tiaras acham genuinamente que, se não fizerem uma ultimate party para as filhas, as filhas não são "ninguém"...

      Eliminar
    2. Ok, já dizia a minha querida avó Céu que a rica teve um menino e a pobre pariu um moço, mas a filha da mulher da fruta também é filha de alguém.
      És mesmo inteligente pá, só agora é que me ocorreu que a criatura era tão pedante que colocou mal as aspas, deviam estar no alguém...

      Eliminar
  8. As festas de aniversário aqui em casa continuam a ser feitas apenas com a familia e no dia em que fazem anos, por isso problemas desses é algo que não me assiste. Mas mete-me muita confusão esse estilo de festas, então aquelas no TLC era de dar um chapadão àqueles pais, sim porque quem descamba da realidade são eles não os putos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus têm as festas com os meninos da escola (como eu também tive). Mas... caramba... é uma coisa "normal" com o bolo do boneco que "está a dar" na altura e mais meia dúzia de coisas normais para um lanche. Agora que o meu filho mudou de escola, há até uma óptima modalidade. Juntam-se os meninos todos que fazem anos num espaço de um mês e meio, e faz-se a festa em conjunto. Não só se divide o trabalho, como não temos que nos apresentar em festas todas as semanas. É um esquema que recomendo vivamente.

      Eliminar
    2. Isso é que era. É que senão é quase todos os fins de semana..

      Eliminar
    3. Bem, eu nisso também alinhava, agora passar os meus fins.de-semana que já passam a correr a gramar festas de aniversário nem pensar.

      Eliminar
  9. É o tipo de festas de crianças, para adultos. Esperemos que os miúdos se portem bem e não estraguem os cupcakes com dentadas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahhahhahahahhahahhahahahhahahahhahahahhahahahahahahahahaha

      "Se tocares na mesa, levas logo um tabefe, ouvisteS?" :DDDDDDDD

      Eliminar
    2. Tabefes só depois da sessão fotográfica matchy-matchy, não vá o "miminho" entortar-lhes o laçarote!

      Eliminar
  10. As minhas festas de aniversário é que eram: pão de forma e pão de leite com queijo e fiambre, cortados assim de viés, gelatina, mousse, bolo de aniversário e sumos. Se senhora minha mãe tivesse tempo, ainda fazia mais um bolo, e se houvesse frango assado, ui. Passávamos o tempo todo na brincadeira, lanchava-se, apagava-se velas, e pronto, mais brincadeira. E não se convidava a turma toda, só amigos mais chegados, que coubessem num apartamento.
    Hoje até me passo: ele é convites, ele é goody bags, ele é um bolo para a escola, outro para a família, outro para a festa com amigos, e até se paga fortunas para reservar locais, para onde se convida a turma inteira e arredores. As mães a quem manifestei surpresa disseram-me que a pressão é grande, porque todos fazem assim. Juro que não entendo. Keeping up to the joneses, todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yap... é verdade que se tem de convidar a turma toda... aquela cena da inclusão e tudo e tudo (na primeira festa do meu filho -ainda desconhecedora das regras- fui admoestada pela antiga escola...)... mas, caramba, há meio termo para tudo...

      Agora na nova escola é maravilhoso! Como disse à Pipinhaehehe ali em cima, juntam-se dois ou três aniversariantes da mesma turma e faz-se a festa em conjunto. Eh pah... o que se poupa de trabalho e de fins-de-semana arruinados por termos de ir pôr e levar a festas...

      (mas, claro... há sempre os pais renitentes a este downgrade dos seus queridos filhos...)

      Eliminar
    2. É engraçado pensar que a geração de pais que faz as festas matchy-matchy fazia festinhas em casa com 3 ou 4 amigunhos. E esta mudança de hábitos de onde vem? pois vem da blogosfera e da net lato senso, acho eu...é o copy -past daquilo que se vê por aí postado.
      Os meus filhos escolhem o tema e eu tento fazer uma coisa compatível, faço tudo em casa e depois arrependo-me tanto...No plano parece fácil e sob controlo. A realidade é outra coisa.
      Nunca percebi a necessidade de convidar a turma TODA . Também não convido os meus colegas para os meus aniversários. Quando os miúdos são pequenos fazem lanchinho na escola, com todos os colegas, mal seria... e levam os tais saquinhos, evito carrega-los de doçaria. É só uma "goga". No fim-de-semana seguinte faço lanchinho em casa com os "melhores amigos" . há o drama da escolha, é certo, mas a vida é feita de escolhas, e mais vale começarem logo a aprender a fazê-las.Como não temos vida para passar TODOS os fins de semana em festinhas , também têm de escolher aquelas a que querem mesmo, mesmo ir. Mais escolhas...
      desculpe o testamento, mas esta questão das festas infantis, embora carregada de uma conotação fútil, preocupa-me. Parece-me mais um sinal de que o futuro não será muito auspicioso.

      Eliminar
  11. Obrigada palmier... O meu filho faz 3 anos em breve, e eu sem nada dessas coisas blogoimportantes, já estava cheia de vergonha do lanche caseiro que lhe ia fazer... A palmier é a salvadora do blogosubmundo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada temas! Palmier está aqui para vos salvar das blogo-pressões! :DDDDDDDD

      Eliminar
  12. ainda bem que podes dizer isso. se eu opino tal afronta, sou linchada pela falta de comparência: quem não tem filhos, não tem opinião. Obrigada por dares uso ao mandato :)

    ResponderEliminar
  13. Ora Palmier, toda a gente sabe que essas festas são para as mães, não são para as crianças...
    Aos infantes bastam batatas fritas, gomas e pipocas. E um bolo qualquer que seja para apagarem as velas, assim como assim fica a mais de meio...
    Aos 14 fecha-se o Urban, aos 18 é uma semana inteira nos Alpes ou em Ibiza. Como é que não sabe isso? Como?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raios! Acho que tenho de ir fazer um workshop de parentalidade! :DDD

      Eliminar
    2. Isso, ou um mealheiro. Sabe-se lá se quando chegarem aos 18 a "moda" não é uma viagem à lua...

      Eliminar
  14. A melhor parte é o lanche concordo plenamente!

    ResponderEliminar
  15. Então e aquelas mesas com os doces todos alinhados? Faz-me confusão porque no fundo acho que é tão pouca comida. É tudo muito matchi-matchi mas se alguém se atreve a tirar dois cup cakes já não chega para o próximo. e os macarrons muito coloridos e aqueles bolos arco-iris carregadissimos de corantes? ... blenhc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é preciso muitoa comida, mesmo porque acho que quem come um cupcake daqueles deve ficar tão enjoado o resto do dia que nem precisa mais nada...

      Eliminar
  16. ah as festas de aniversário da criançada... confesso que de há uns anos para cá não endendo o fenómeno. seja pela temática (é uma festa de anos: tá aí o tema!), pelo matchy-matchy, pela história de alugar um espaço por 2 horas para soltar os miúdos ou pela obrigatoriedade de convidar os meninos/meninas todos das turmas. o que os meninos e as meninas mais querem aí entre os 6 e os 12anos é convidar pessoas do outro génerno para a festa de anos...

    ResponderEliminar
  17. Sempre fiz festas de grande estadão para a minha filha mais velha, desde que nasceu ( a mais nova, Leoa de Agosto como a mãe, tinha os supostos participantes todos de férias).
    Esta declaração é tanto absolutamente verdadeira, como absolutamente falsa.
    É verdadeira, se entendermos que sempre fiz festas de altíssimo gabarito nos dias de aniversário da minha filha mais velha, desde que nasceu. É falso se entendermos que as fiz para ela, que não ligava a mínima aquele espalhafato todo. As festas que fiz pelos aniversários da minha criança, foram tão somente um pretexto para fazer festas em grande estilo, e nada mais.
    O que é que uma criança até aos 4 /5 anos entende de temas e etiquetas, louvado seja Deus?

    ResponderEliminar
  18. Chama-se arte contemporânea. Só os bolos e os matchy matchy à volta são autênticas instalações. A criança até pode preferir um bolo com o Mickey, a Pequena Sereia ou a Hello Kitty, mas tal como já disseram acima, a opinião da criança é completamente secundária quando o mais importante é publicar fotos no Instagram e mostrar aos restantes progenitores (principalmente às progenitoras) que a nossa criança é a maior da nossa aldeia. Lembro-me dos pães de leite com fiambre e queijo das minhas festas de aniversário de infância. Estes miúdos vão lembrar-se de quê? De cupcakes e bolos a gritar cake design por todo o lado, com 5 kgs de açúcar em cada fatia? Já para não falar nos convidados que estão de dieta que são obrigados a beber 20 copos de água e cestinhos de frutas para não darem facadinhas na dieta dos 31 dias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahhahahaahhahahahahaahhahahahahahahhahahahahahahahahaahahahahahahahhahahaahahhahahaahahahhahaah

      Coitadinhos dos convidados! A roubar a fruta toda às pobres criancinhas! :DDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  19. Então Palmier?! É fantástico. Parece uma despedida de solteiro com pouco álcool e sem bombeiras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem... eu nunca fui a uma despedida de solteiro... mas imaginava uma coisa assim mais máscula.
      Mas se me dizes que é uma coisa assim com cupcakes e lollypops (mesmo que acompanhados de álcool e bombeiras), quem sou eu para contradizer... :DDDDDDDDDDD

      Eliminar
    2. conhecimento empírico cara Palmier! ah, a visão das Bombeiras eclipsa tudo à sua volta, até os disparates dos amigos já ébrios meio caídos no chão (que acabam por perder a melhor parte).
      esta juventude... cortejos de aniversário, discoteca aos 12, viagens de finalista no secundário...
      absolutamente genial, quem me dera ter 12 anos novamente...

      Eliminar
  20. Quando a minha filha fez um ano, teve um queque com uma vela em cima, apenas para poder apagar a vela. Aos 13 anos ja nao queria festa, nem tampouco bolo de anversario para apagar as velas. Abençoada!!! Hoje em dia, convida os amigos para almoçar/jantar e vao ao cinema, em que cada um paga o que gasta. Maravilha!

    (Mas esfalfai-me entre os 2 e os 12 anos, verdade seja dita...)

    ResponderEliminar
  21. http://miss-scarlet-red.blogspot.pt/2013/04/estou-quase-fazer-anos-1.html

    ResponderEliminar
  22. Aos dezoito? Nada menos que um baile de debute.

    ResponderEliminar
  23. palmier, não podia estar mais de acordo, tenho comentado tanto isso. mas está tudo doido?! e agora esta modernice das festas mega produção para babys q ainda n nasceram?! céus, medo. nem imagino os casórios desta miudagem...

    eu faço pic-nic no parque. lanche tradicional (formigas incluidas!) copos de plástico e bolo caseiro. tudo ao rubro e super feliz. se a meteorologia nos trair junta-se a grupeta toda em casa. caos, confusão e desarrumação total. canetas de feltro sem tampa, migalhas e restos de comida (adoro os cadáveres dos pães, croquetes e rissóis só c uma dentada) smarties espalhados e esborrachados por toda a casa. em suma, festas de anos de crianças :)

    ResponderEliminar
  24. É tudo um exagero! Isso e dar telemóveis aos miúdos.

    ResponderEliminar
  25. Bem, vou dizer isto baixinho: eu gosto imenso do efeito visual.
    ...
    Nunca fiz uma festa parecida, até porque faço sempre jantar e gosto de ser eu a tratar das decorações. Mas gosto de tirar ideias a aplicá-las de uma forma minimalista.
    Dois apontamentos sobre este tipo de festas: parece que falta sempre comida a sério e acho uma tirania os miúdos terem que levar com bolos com bonecos todos lindinhos, quando o que eles querem mesmo é o Furby, a Kitty ou as princesas a sério. De resto, acho que ficam visualmente muito apelativas.

    ResponderEliminar
  26. Ainda bem que ainda há mães com bom senso. O meu (3 anos) até agora fica feliz com um bolo na escola (já lá esta a turma toda, certo?? ), e lá tive que me render a arranjar uns saquinhos com um chupa e uns caramelos e um balão para cada colega (mas pensava que afinal quem fazia anos era o meu...), e depois um lanche em casa com a família no próprio dia ou no fim de semana seguinte. Calhou esta semana ver pela primeira vez o programa das festas dos miudos no TLC e aquilo não é normal, é doença (das mães, sobretudo...os pais que eu calhei de ver estavam tão em choque como eu, talvez pior porque era do bolso deles que aquela histeria toda ia sair...). Depois de porem a fasquia num sitio, nunca podem fazer uma festa menos exuberante do que a anterior, e as miudas (parece-me que as miudas são piores neste aspecto, mas posso estar enganada) depois todas querem superar a festa da "amiga" e entra-se num ciclo de loucura colectiva feminina (sim, porque são cenas de "gaja" levadas ao extremo) da qual só saem se mudarem de cidade...quando forem adolescentes ninguém as atura e mandam-nas para o bratcamp, os monstrinhos que elas próprias criaram...

    Helena Santos

    ResponderEliminar
  27. Vou ali dizer à família que afinal vou gastar o dinheiro do mealheiro numa viagem e que já não precisam de me dar as moedas todas porque está cancelada a festa de aniversário do meu primogénito (ainda por conceber) que ando a planear vai para 3 anos. Já volto!!!

    ResponderEliminar
  28. Só não entendo porque não há fotos do pos-festa. É que só assim sei analisar se a criançada se divertiu.

    ResponderEliminar