segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Agora a sério… o que é isto? (e para quê?!)

Depois a pessoa perde um bocadinho do seu tempo a ver a campanha eleitoral na televisão, com os candidatos a serem teletransportados pelo país a alta velocidade, tanto estão aqui como estão ali, uma espécie de número de ilusionismo, cu-cu, dizem os candidatos, que acabados de desaparecer em Trás-os-Montes, reaparecem uns segundos depois em Évora, sempre aos beijinhos às velhinhas, chuac-chuac, tantas velhinhas para beijar, é uma espécie de loucura colectiva, cada um a convencer-se a si próprio que o grande afluxo de velhinhas beijoqueiras é um sinal de vitória, uma espécie de barómetro dos resultados eleitorais, oh Paulo, quantas velhas despachamos hoje? P’ra cima de setecentas, diz o Pedro de olhos reluzentes, olha que o Costa hoje só deu vazão a quinhentas e trinta e oito que nós temos os nossos olheiros a contabilizar cada beijo. E os estrategas de Costa a incentivá-lo, vá força, tens de beijar pelo menos mais cento e sessenta e duas, e o Costa, de rastos, a lamentar-se, que é injusto, que eles são dois e conseguem beijar em dobro. E depois há os homens para abraçar, as máquinas agrícolas para escalar, os tejadilhos dos carros para trepar, batas plásticas para vestir, bonés para enfiar na cabeça, tanto aparecem num cenário de feira, como de campo, como nas ruas das mais diversas cidades, são transportados ao alto, em braços, como os santos nos andores, devorando especialidades da doçaria nacional, bebendo copinhos de vinho, consultando os menus dos restaurantes e gritando hashtags inflamadas dos seus palanques improvisados, e as velhinhas sempre a rondar, só mais um, só mais um, pedem elas de boquinha esticada, e eles acedem, claro está, que cada beijo equivale a um voto. E isto já se sabe, a voto dado não se olha ao dente.




11 comentários:

  1. Pois é... e o Paulinho dá beijinhos por dois....

    ResponderEliminar
  2. A campanha eleitotlral no seu melhor. Ainda este fim de semana lia qualquer coisa sobre a importância das arruadas para os principais candidatos. Ninguém tem paciência para ouvir debates ou ler programas, mas para ver passar as bandeirinhas e caçar umas beijocas e apertos de mão está toda a gente pronta. O que me dá mais uma ideia maravilhosa. Tem a vantagem de envolver a população no debate eleitoral e pouparia imenso dinheiro. Fechavam-se os candidatos numa casa, ao jeito de reality show, que é uma coisa que atrai muitos espectadores, e fazia-se um concurso de beijos. O público votava em quem dava mais e melhores beijos e escolhia-se assim. No fim chamava-se a Teresa Guilherme para a gala de saída com entrevistas a partir do confessionário e o vencedor sairia em braços, dava beijinhos a toda a gente é viveríamos felizes para sempre. Alguém pegue nesta ideia, por favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahhahahahahahhahahahhahahhahahahhahahhaha
      Mi, genial! Algum marketeer que pegue nesta ideia, por favor! :DDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    2. Oh pah... mas agora a sério, será que alguém vai votar "derivado" do beijo?

      Eliminar
    3. Infelizmente, tenho uma ligeira impressão que sim. Quanto às famosas arruadas, já andei a fugir de uma, só para acabar por cair nos braços de outra: "E um saquinho? E uma caneta, leve uns autocolantes e cá beijinho" Blagh!...........

      Eliminar
  3. E nós aqui - simples cidadãos - a trabalhar. Não sabemos já que isso não se usa?

    ResponderEliminar
  4. Doce Palmier,
    Nota-se que vivemos tempos de crise em tróika. Lembro campanhas áureas em que nas feiras se distribuíam e envergavam aventais, canetas e crachás. O voto, claro, era para quem, em vez de bics reles, oferecia canetas click.
    #Danteséqueerabomnaquelestemposescrevia-seagorasósebeija
    Bom dia,
    Outro Ente.

    ResponderEliminar
  5. Estava eu a beber um cafézinho numa esplanada e lá passa a arruada dos ditos "bicandidatos" mas uma arruada tão pequena que dava dó, meia dúzia de gatos pingados e novinhos, muito novinhos. Das duas umas ou estavam com muita pressa ou com medo de alguma coisa, não pararam para beijinhos e as bandeiras não esvoaçavam, arrastavam-se pelo chão. Macaquito passeava por ali de bicicleta, estive quase para lhe dizer "vai ali o Passos Coelho, podes ir lá dizer-lhe as mesmas coisas simpáticas que dizes quando o vês na televisão".
    Não sei porquê já que não temos o hábito de discutir política na frente deles, sempre que vê políticos na televisão diz: O Miguel Relvas é palhaço e o Passos Coelho é mentiroso!!

    ResponderEliminar
  6. Tenho estado ausente, mas hoje, já matei saudades dos seus excelentes posts!!!!!! Ahahahahahahahahah!!!!! Muito boa ideia!!!!! Só de imaginar a cena!!!

    ResponderEliminar