quinta-feira, 8 de outubro de 2015

I ❤ contabilistas

Tenho de aceitar: a minha vida já não é o que era.

Desde que o senhor que, desde sempre, nos trata da contabilidade, aquela pessoa que sabe tudo na ponta da língua, que apresenta tudo para pagamento no dia certo, que está sempre ali, pronto para ajudar, nos foi parar ao hospital, que o caos se instalou. Estes últimos dias têm sido um stress como não me lembro, todos no escritório de mãos na cabeça, a cada hora que passa lembramo-nos de uma obrigação cujo prazo para cumprimento se está -tic-tac, tic-tac- a esgotar. E depois levantamo-nos a gritar, corremos sem rumo em volta das nossas próprias mesas, bracinhos no ar: O IVA! Como raio se apura o IVA, como se paga o IVA, paga-se por transferência ou por cheque e à ordem de quem se passa o cheque?! E a sobretaxa de IVA?! Ou a sobretaxa é de IRC? O que raio é a sobretaxa? Há lugar a pagamento da sobretaxa ou não? E tem de ser paga  num cheque à parte, ou paga-se tudo junto? E o pagamento por conta do IRC do terceiro trimestre, já está pago?! E a retenção do IRS, como se entrega ao Estado, a quem e até quando?! E a segurança social, como raio se envia o ficheiro para a segurança social? E os ficheiros mensais para a seguradora, de onde se tiram? E para onde se mandam? Ahhhhhhhhhhhhh, mais gritos, cabelos em pé, mãos a tremer, corridas desesperadas em volta das mesas, e as penhoras dos salários para os solicitadores (um dia, quando estiver mais calma, ainda hei-de falar sobre as penhoras de salários das empresas de telecomunicações...)?!, e as penhoras de salários para as finanças?!, e os descontos para o fundo de compensação?! E como se entregam as quotizações das pessoas sindicalizadas aos sindicatos?, e fechar o mês no programa informático para se poder começar a lançar as facturas de Outubro? E a comunicação à autoridade tributária das facturas emitidas? E as facturas a acumularem-se e os fornecedores, que não estão habituados a esperar um dia que seja, a telefonar, e mais gritos no escritório, mais corridas em volta das mesas, mais braços no ar, lágrimas, muitas lágrimas, choques anafiláticos a cada cinco minutos, a entrada de artigos em sistema parada porque o mês de Setembro ainda não está fechado, e a password das Finanças, da Segurança Social, as passwords de todo o lado? O código da certidão on-line? E os agendamentos dos pagamentos no banco? E os vencimentos do final deste mês que têm de começar a ser preparados?, tudo aquilo que num segundo nos era respondido tranquilamente pelo nosso senhor da contabilidade que deixou de estar ali sentado, à distância de uma simples pergunta.

E depois de uns dias neste registo, sinto-me compelida a declarar publicamente o meu mais recente amor: Os contabilistas. Os contabilistas são os meus amores! Contabilistas, I love you all!

(Oh pah, a sério, alguém me tire do mundo maléfico da contabilidade!)



48 comentários:

  1. Acalma-te Palmier. Não podes confiar esse monte de coisas apenas a um único contabilista. Estás a imaginar o caos que estão a sentir todas as outras empresas que ficaram sem o senhor? Os contabilistas têm de ter pessoas que os ajudem a fazer as coisas mais prementes, uma técnica de contabilidade, alguém que faça as coisas no caso de haver algum azar.
    Tens de contactar um escritório de contabilidade e pedir ajuda para este período. Se não podes estar a criar multas e multas, problemas e problemas sem necessidade nenhuma.
    Boa sorte.
    (Eu também adoro contabilistas, por acaso)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele trabalha aqui connosco, Uva. É só nosso!

      (temos a ajuda do TOC e dos ROCs, que estão habituados a confirmar que está tudo bem... claro que ajudaram, mas há uma série de coisas PRÁTICAS em que ficam tão às aranhas como nós :) mas, enfim, estamos a fazer o melhor possível :) mas, caramba... o stress de estar a falhar alguma coisa... brrrrrrrrrr)

      Eliminar
    2. Santo Deus não há pachorra para o paternalismo baco.

      Eliminar
    3. Se for algo temporário é pedir ao toc que ajude, não sei com que programa trabalham mas se estiver tudo automático não há grande problema. Se a situação se arrastar é melhor contratar um gabinete. É que as multa por falta de entrega numa sociedade são no mínimo de 300 becas. Não esquecer até dia 10 envio da segurança social, da declaração de remunerações à AT, da retenção na fonte à At e caso tenham IVA mensal, do IVA. As facturas tens até ao dia 25 para comunicar.

      Eliminar
    4. Espero (por todas as razões) que para o próximo mês as coisas se recomponham. Do que disseste, só a declaração de remunerações ainda não seguiu. Mas vai hoje! Obrigada :)

      Eliminar
    5. não esquecer o fundo de compensação que tem de ser enviado de 10 a 18 de cada mês. E atenção que os pagamentos de ss, retenções e fundos de compensação têm de ser feitos até dia 20.

      Eliminar
    6. ah falta o da seguradora podes enviar até dia 15. Mas isso não cria coimas. E atenção aos veículos se tens algum IUC este mês. E caso pagues o Pagamento especial por conta tens de pagar até 31 de outubro a 2ª prestação. Tens que ter cuidado é com tudo que é Estado, com esses é que não dá para passar prazos. É uma canseira é que o que te digo..

      Eliminar
    7. Ai pah! Fogooooooo! Já estou quase a chorar outra vez :DDDDDDDDDDDDDD

      (mentira! Obrigadaaaaaa! <3)

      Eliminar
  2. Compreendo-te Palmier. De todo o teu post só sei requerer e consultar certidões permanentes on-line.
    A contabilidade para mim é uma ciência oculta acrescida pelo facto de eu ter muito medo do Fisco.
    Pelo que, sendo a minha contabilidade uma coisa muito simplória, felizmente tenho um senhor que me faz tudo, senão.... já teria uma enormidade de processos fiscais.

    ResponderEliminar
  3. Não vou comentar, pelo simples facto de <3 e contabilista na mesma frase.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É porque nunca te aconteceu uma destas! Só assim se vê como os podemos amar eternamente! :DDDDDDDDD

      Eliminar
  4. Já percebeste agora a falta que nos fazemos Palmier? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah e tal que aquele senhor tá sempre ali caladinho no cantinho dele e não faz mais nada que as cenas dele. Ah e tal que aquele senhor só trabalha um dia ou dois por mês. Ah e tal quem me dera ter a vida daquele senhor. Ah e tal de certeza que recebe bem demais para o trabalho que faz!

      Há três gerações que a minha família ouve estas frases gozonas.

      Pode ser que posts destes (lamento a hospitalização do senhor...) deitem um pouco de luz sobre o tema!

      Eliminar
    2. :D

      (se dizem isso é porque nunca os contabilistas lhes fizeram falta :D)

      Eliminar
    3. Precisar, precisaram... Dois ou três dias por mês! :D

      (Estou aqui a sorrir-me todo por dentro, porque estes abre-olhos são muito importantes. Não só para os contabilistas como, por exemplo, os advogados, os RH's, os RP's e outras profissões que parecem supérfluas ou fáceis de fazer por todos mas que, afinal, não são bem assim.)

      Eliminar
    4. A maioria de nós ganha é uma bosta para todas as obrigações que temos e datas pra cumprir, até para ir de férias nunca se pode ir descansado.

      Eliminar
  5. Desde quando é que "pah" é português? "Pá" ainda vá... mas "pah"? Como é que lê isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lê-se "pá". Sempre escrevi assim... mas a verdade é que não sei exactamente porquê...

      Eliminar
    2. Conhece alguma palavra portuguesa em que a combinação de letras "pah" se leia "pá"? Eu não.
      E a interjeição "pá" está consagrada nos dicionários.

      Eliminar
    3. Ok. Para a próxima já sei. (mas a verdade é que se vê muitas vezes escrito desta maneira... deve existir alguma razão para isso? Ou é só um erro "bastante" generalizado?)

      Eliminar
    4. Parece-me erro generalizado, tenho-o visto muitas vezes, e só lho apontei porque costuma escrever com correcção. Se parar para pensar, como me parece que fez, conclui que não faz qualquer sentido escrever "pah", que não corresponde à fonética desejada.

      Eliminar
    5. Confesso que não faço ideia, e não consigo imaginar nenhuma razão para isso. E quando digo que é erro bastante generalizado, refiro-me a blogues, só, e já se sabe que são terreno que não prima pela qualidade do português, tantas as asneiras que se lêem, muitas vezes até de gente com responsabilidades na matéria (jornalistas, etc.).

      Eliminar
    6. Sabem que as mensagens de satélite enviadas pelos navios para os seus agentes não levam acentos? Se um navio quiser comunicar que chega "às 7 horas" vai escrever "ahs 7 horas", por exemplo. Se quisessem escrever pá, escreveriam pah...

      Eliminar
    7. O motivo é simples. Telemóvel. Começou a escrever-se pah, eh, ah, peh e etc quando se generalizou o uso do Blackberry que para colocar assentos é do camandro. Eu por acaso tenho um e escrevo sempre assim.

      Eliminar
    8. A forma "pah" vem dos teclados que não têm acentos. Quem escreve em Português com esse tipo de teclados usa o "h" em vez do acento.

      Eliminar
    9. Exacto. Ia dizer isso, o pah vem dos tevlados sem acentos ou com acentuação diferente.

      Eliminar
    10. Acho uma explicação perfeitamente plausível, de facto.

      Eliminar
    11. E a interjeição "Oh" existe? Já agora aproveito para aproveitar a sabedoria do outro anónimo. "Ó João anda cá!" Acho que me lembro de escrever assim na escola primária, que depois disso não voltei a ter oportunidade de escrever frases tão singelas. Obrigada

      Eliminar
  6. Hahahahahahaha.
    Tão bom Palmy.
    BTW sou contabilista, razão pela qual este post me está a dar um gozo tremendo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade sim senhora, ali a tónicha é a nossa contabilista de eleição; )
      O q eu já me ri com isto. Mas eu n sou contabilista, q eu n sou maluca.

      Eliminar
  7. Estou aqui atrás da minha secretária com um grande sorriso, todas as empresas reconhecessem a falta que o contabilista faz. Só por este texto maravilhoso a Palmier merece um beijinho na testa.

    Romar

    ResponderEliminar
  8. Típico. O homem no hospital e a única coisa, a mais importante, para ela é a contabilidade.
    Pensei que fosses diferente, afinal, és só mais uma. Se o texto era para ter graça, não teve. Talvez tivesse ajudado se omitisses a razão de teres ficado sem contabilista. Todos iguais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Típico. Um Anónimo a querer desconversar.

      (é que sabe, Anónimo, para além da preocupação pessoal que tenho pela saúde da pessoa, as empresas não podem parar. Mas, claro, já se sabe que as pessoas... é de Direita, não é?... são todas assim, umas almas insensíveis e cruéis que só cuidam de escravizar o próximo... se possível, até à morte!)

      Eliminar
    2. Oh que mauzona a Palmier, escreveu um texto a elogiar o trabalho dos contabilistas mas não o pode fazer porque isso agora é feio.
      No fundo este contabilista, não é um contabilista, é um escravo que trabalha para uma empresa (colocar musica de fundo de terror) uma empresa !!!! imaginem só, o universo dos mauzões.

      Eliminar
    3. C'orrore! Uma empresa?! Esse reduto dos capitalistas exploradores?? Vade retro Satanás! :DDDDDDDDDD

      Eliminar
    4. Então mas n tá bom de ver. O contabilista da palmy está no hospital pq ela empolgou-se e esticou-se nas chibatadas diárias q aplica aos funcionários :p

      Eliminar
  9. Cruzes! Com tanta gente que nem a tabuada sabe, uma pessoa perita em contas e que as tem sempre prontas A tempo e horas é tão difícil de conseguir como a combinação do Euromilhões ! BTW, boas melhoras para o senhor :)

    ResponderEliminar
  10. Muito bom. Viva nós! Os contabilistas, os TOC ou como será agora - Contabilistas Certificados.
    Vida de cão. :)

    ResponderEliminar