sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Este Governo?

Uma espécie de elefante a jogar Mikado.


94 comentários:

  1. E começa logo pelo pauzinho branco, que por acaso, só por acaso, ficou debaixo das outras todas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum... não sei, Mi. Para isso era preciso que estivesse a par das regras do jogo... :)

      Eliminar
    2. Sabe o básico, que ganha quem tiver mais pontos. as outras regras? Bom... Os fins justificarão os meios, não é? Não!!!!

      Eliminar
    3. Pois que nem sequer percebo se estão a arrecadar pontos... estarão? Havíamos de fazer nova blogo-sondagem!

      Eliminar
    4. Não, mas o pau branco vale 20 pontos e pode ser usado para recolher outros. Uma pessoa deslumbra-se perante a hipótese de sacar o pau branco e arrecadar "bué" pontos. A chatice é que um bocado antes de o Costa perceber que afinal não é garantido que arrecade mais pontos, vai estragar o jogo a toda a gente.

      Eliminar
    5. Claro que depois vai dizer que na realidade não queria, mas que foi forçado a sacar o pauzinho branco...

      Eliminar
  2. Malvado governo! Vai acabar por deitar abaixo o maior banco alemão! Um irresponsável, é o que é!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Anónimo... antes do dito banco alemão, vamos nós todos...

      Eliminar
    2. Íamos de qualquer maneira... Não há maneira de sair disto... Só saindo da união europeia... Mas a Alemanha não deixa... A Alemanha não quer que Portugal saia disto... Ela é que ganha milhões à nossa custa... :( fazem de tudo para deixarmos de consumir o que é nosso, para consumir o que é deles... Esfregaram as mãos de contentes quando chegaram os refugiados (YAAAY MÃO DE OBRA BARATA)... Já há um ano que digo prefiro sair da união europeia e não, não será o bicho tão horrível que se fala.. O problema é que se sairmos toda a gente vai querer sair...

      Eliminar
    3. Anónimo... boa sorte com essa saída! :D

      (à cautela é melhor guardarmos uns euros debaixo do colchão :)

      Eliminar
    4. Eu saí da união europeia. Mudei para outro continente. Como diz o ditado, se estás mal, muda-te.

      Eliminar
    5. Parece que ao sair da UE também se esqueceu de levar o conhecimento da economia.
      Nós não tínhamos, nem devíamos estar a seguir este caminho e o que ele está a fazer é arrasar tudo e todos. No final, ele sai do pelouro e deixa outro desgraçado a tentar concertar a porcaria que eles fazem.

      Eliminar
  3. Um elefante, mas armado em pavão... É o tal adágio popular: "a ignorância é atrevida"... :(

    ResponderEliminar
  4. https://www.youtube.com/watch?v=ESLc5rxqlUk

    É isso mesmo

    ResponderEliminar
  5. Pipocante Irrelevante Delirante12 de fevereiro de 2016 às 13:14

    Aguenta, aguenta.
    Esta dos combustíveis foi à canzana. Mas a Catarina continua a sorrir, e o Camarada Jerónimo mantem-se calmo.
    E os FP vão trabalhar 35 horas... Isso sim é importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (será que compra mesmo votos? epá... custa-me a crer...)

      Eliminar
    2. Eu acho que compra Palmier. Eles estão a comprar os votos dos funcionários publicos ao darem-lhes todas as regalias, enquanto todos os restantes são chamados a pagar as dívidas deles e os ordenados valentes.
      Agora com este negócio da TAP é que dá uma vergonha alheia incrivel= destroi a nossa reputação e vão injectar mais uns milhões (de todos) para manter uma empresa que não nos serve para nada.

      Eliminar
  6. Não. Estás enganada.
    Há elefantes que conseguem ser elegantes e subtis!

    LOL

    :)

    ResponderEliminar
  7. Acho uma graça á preocupação dos aumentos de combustíveis, quando o petróleo desceu imeeenso e os ditos baixaram, não vi ninguém da direita a questionar a "paf",para baixar o custo de vida!!!!! Coitadinhos dos srs!!!! Menos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, eu posso continuar a atestar o depósito... mas será que podemos todos? É que o custo de vida inclui o combustível (mesmo para quem usa transportes públicos).

      Eliminar
    2. Intrometendo-me um pouco, levando em conta que os combustíveis baixaram €.50 por litro nos últimos tempos (mais coisa, menos coisa), não vi ninguém preocupado em baixar os custos dos transportes e consequentemente os custos dos bens de consumo...
      ...mas vejo-os preocupados porque volta a subir meia dúzia de centimos!

      Sejamos algo coerentes! O impacto da baixa dos combustíveis nas empresas de transportes (que não vão abastecer a Espanha) foi brutalmente positivo! Será que reflectiram essa baixa nos custos do serviço que prestam?
      Será que a carne e o peixe e as couves e as batatas ficaram mais baratos?
      É que se ficaram eu não dei por isso!

      Já agora, quanto aos FP (que vi uma boca por aí) eu, quando passei para os quadros depois de 10 anos a recibos verdes (2 anos) e a contratos a termo certo de seis meses que foram renovados sem intervalo durante 8 (se uma empresa privada fizesse isto caia o carmo e a trindade) assinei um papel que dizia qual o índice da minha remuneração base e estava lá escrito 35 horas semanais! Não me apresentaram nenhuma alteração, pelo que aquilo que ainda está assinado são as 35 horas! O estado, que deveria ser uma pessoa de bem, alterou unilateralmente e sem minha autorização o meu contrato de trabalho, (coisa que, numa empresa privada, caia o carmo e a trindade) e na prática deminui-me o ordenado, isto além de todos os cortes e mais alguns (infelizmente ganho tão pouco que nem sofri muito com os cortes).

      Assim como digo que há muita gente que devia passar um unico dia a trabalhar na Auto-Europa, na linha de produção, num sítio como a estamparia ou a pintura para saber o que é bom para a tosse, também digo que há muita gente que fala, mas devia passar um dia do lado contrário para perceber as frustrações e o sentimento de impotência, por um lado, e o sentimento de injustiça, por outro, de quem se senta num balcão de um Centro de Saúde ou da segurança social e lida todos os dias com procedimentos obsoletos, equipamentos obsoletos, leis obtusas, e pessoas obtusas que têm todos os direitos...
      ...mas nenhum dever!

      Desculpai o desabafo, mas às vezes remoem-se-me os fígados...

      :)

      Eliminar
    3. CN, o estado faliu... se os FP passaram a trabalhar 40 horas os trabalhadores do sector privado ficaram desempregados...

      Quanto ao imposto sobre os combustíveis, isto é tudo muito bonito enquanto o preço do petróleo estiver baixo... (se bem que não percebo como é que se vai arrecadar imposto suficiente se se der uma subvenção ao sector dos transportes - e se o Costa nos manda andar de autocarro - então não era suposto a economia crescer por via do consumo?). Agora... e quando o preço do petróleo subir? A sério que o valor do imposto vai baixar?



      Eliminar
    4. Pois faliu!
      E faliu porque se salvaram bancos que deviam ter falido...
      (mas isso punha em perigo as contas de algumas pessoas como o actual inquilino de Belém)
      Faliu porque porque pessoas que tinham posições chave no governo negociaram PPP ruinosas para o estado (aquilo que já pagamos pela Ponte Vasco da Gama dava para construir outra, ou mais duas ou três...) ocupam hoje em dia posições de relevo dentro dessas empresas...
      Faliu porque houve uma Senhora que há uns quantos anos atrás, enquanto ministra das finanças, quis ter alguma mão nisto e, por exemplo, introduzir portagens nas aauto-estradas que não as tinham e foi quase crucificada, porque era injusto, porque não havia estradas alternativas em condições...
      ...mas eu, que moro na margem-sul, mai concretamente no concelho do Seixal, se quiser entrar em Lisboa de carro sem portagens tenho de fazer mais de 100 KM (o que pelos vistos é uma alternativa melhor que que fazer a nacional 125 em vez da via do infante).
      Faliu porque os partidos parecem ter o condão de escolher o seu pior para os representar quando têm no seu âmago o que de melhor haverá em Portugal, o que é algo que estraga a democracia (basta olhar para os percursos profissionais dos lideres partidários elegíveis para o governo e para os primeiros ministros das últimas legislaturas), inquinando a democracia de tal maneira que qualquer dia só mesmo os filiados fanáticos dos partidos é que se dão ao trabalho de votar.
      Não me parece que tenha falido porque a pessoa que atende no Centro de Saude, num Hospital, na segurança social ou no centro de emprego ganhe entre o salário mínimo e €800. E nem me parece que o problema tenha ficado resolvido com o aumento de uma hora de trabalho, que foi só uma daquelas coisas de que todos falam mas que na prática foi para inglês ver.
      Basta pensar que, à excepção dos atendimentos permanentes a maioria dos sítios funciona das 8h00 às 20h00, o que quer dizer que apenas se aumentou 2 horas à sobreposição de turnos...
      ...o que não têm efeito nenhum na prática...
      ...isto já para não falar na descriminação entre FP's, visto que as câmaras municipais e os organismos com alguma independência administrativa, não aplicaram as 40 horas semanais (independentemente da cor partidária) e como tal temos dois funcionários de estado com o mesmo indice salarial, a mesma função, mas um ganha menos que o outro, na pratica, visto que um trabalha mais 22 horas por mês que o outro...

      Eu, sendo sincero, nem me importo de trabalhar as 40H00...
      ...mas ou há moralidade, ou comem todos!

      E quanto à parte de "uns tiveram de trabalhar mais os outros foram despedidos" terá ideia de quantos sítios estão em risco de fechar por falta de recursos humanos? É que as alterações sucessivas às leis da aposentação levaram a um exodo massivo de pessoas e hoje não há pessoal...
      ...e vai-se aos centros de emprego buscá-los, por seis meses, tapa-se o buraco com gente sem preparação e sem o minimo de formação legal necessária para alguns tipos de atendimento, a pessoa continua a receber o subsidio de desemprego mas deixa de contar para as estatísticas, recebe mais o passe social e o subsidio de alimentação, e ali está, marimbando-se para o que está a fazer, porque, ainda que as instituições assim o desejassem, ao fim de seis meses vai de vela...

      E assim vamos vivendo todos felizes e contentes...

      (já agora, só para que não haja dúvidas, a senhora mencionada ali em cima era a Drª Manuela Ferreira Leite, que, já depois de ter saído do governo, deu uma entrevista que deveria ser obrigatório ver em que afirmava por A+B que estaríamos nesta situação mais ano, menos ano...
      ...e cá chegamos, apesar de a terem apelidado de profeta da desgraça...)

      :)

      Eliminar
    5. Pipocante Irrelevante Delirante12 de fevereiro de 2016 às 15:43

      Caro Gil

      A subida ou descida dos combustíveis consoante o preço da matéria prima é algo de natural, que os consumidores (empresas, no caso em particular) têm que absorver. Umas vezes corta a margem de lucro, outras aumenta. O Governo está a onerar os combustíveis, aumentando o seu preço artificialmente. E não, não vá reduzir a margem do imposto quando o petróleo subir. O mais interessante é que o Governo (ou o Bloco, é o mesmo) por um lado diz que quer reduzir o uso de transporte individual, mas por outro não quer perder receita. Algo aqui não bate certo.

      Quanto aos FP vs Privado, incorre em alguns erros. Eu até poderia falar no contrato que eu, tenho com o Estado, que me "dizia" no início de carreira contributiva que me iria reformar aos 60 anos, com direito a X. Mas não vamos por aí...
      No privado, o que não falta são alterações contratuais. E nem falo de alcavalas como cartão de gasolina, telemóvel, internet, falo de salário. A malta reune-se e é assim: ou reduzem o ordenado em tal por cento, ou tal por cento terão que ser despedidos. E de recursos humanos, é melhor nem falar, pois conheço empresas (e das boas, daquelas grandes, daquelas VIP) que vão correndo com o pessoal mais qualificado (leia-se, caro), e colocando maçaricos no seu lugar. Os desgraçados que lá vão ficando passam a trabalhar por dois... ou três, e ainda limpam borradas.
      Com isto não digo que os FP são uns privilegiados, como tudo na vida há casos e casos, e eu privei de perto com instituições estatais, e sei do que falo. Alguns trabalham que nem mouros e nem sabem o que é horário, outros numa empresa a sério já tinham sido chutados há muito. E sim, têm sofrido às mãos de Governos, pois são de fácil acesso nestas coisas do põe e tira.E são rápido bode expiatório quando a coisa corre mal, como aquando do célebre aumento dado pelo engenheiro Le Pinoquie.
      Porém, isto não invalida do facto de uma prioridade para a FP, e país em geral, seja a redução para as 35 horas. Há tanto a fazer, em termos de concursos, avaliações, horas extraordinária, progressões, etc, e o ponto de honra são as 35 horas. Prioridades. Com as quais não concordo.

      Eliminar
    6. Pipoca,

      Eu sei o que se passa no privado e o quanto a situação do país foi uma maravilha para certos empresários que aproveitaram para ter a mesma mão de obra pelo mesmo dinheiro. Sim, porque a sacanice em POrtugal, vai além da politica, e se temos muitos e bons empresário, tb temos FDP oportunistas e aproveitadores.

      Não digo que o privado foi privilegiado em relação ao público (infelizmente conheço bem o país que temos)...
      ...e o contrário também é válido!
      Todos levamos porrada por coisas que já vêm do tempo do Sr. Cavaco (não o PR mas o PM) e do Sr. Soares (idem aspas) e que foram sendo varridas para debaixo do tapete até já não haver hipótese!

      ...e não lhe tiro a razão em tudo o que diz. Eu já fui daqueles que entrava sem hora de saída e sem remuneração pelas horas que fazia a mais e nunca me chateei com isso...
      ...até terem imposto o sistema de ponto biométrico, por exemplo (aí passei a importar-me porque me descontam os minutos que chegava atrasado mas não creditavam os que eu trabalhava a mais)! Mas também digo, ainda bem que o impuseram!
      (aquilo que eu digo acima do "ou há moralidade o comem todos aplica-se!)

      Mas o que me chateia nesta história das 35 horas é que é uma questão por demais irrelevante, por motivos que já disse acima, e continua a ser a questão "bandeira" de um lado e do outro! Se é verdade que há uma desigualdade gritante dentro da FP (trabalhares municipais vs trabalhadores da administração central) tb o é que há coisas bem mais importantes para se discutir (no fundo, concordamos :D ) e fazer!

      E quanto ao aumento do imposto sobre os combustíveis, que tal olharmos para os orçamentos dos últimos anos?

      :)

      Eliminar
    7. E, se me permite, se não houvesse tanta fuga aos impostos e economia paralela não estávamos a sofrer com tantos impostos como estamos. Mas não, o bode expiatório é sempre o mesmo (o funcionário público é a razão de todos os males). Tanto senhor empresário que só consegue ter vida de riquinho porque não paga os impostos que deve! E depois ainda recebem chorudos reembolsos de IRS! Ele há com cada manigância que nem lembra ao diabo! E eu sei do que estou a falar, não me venham com a desculpa de que não são todos assim, e tal. Treta! São todos assim, sim senhor. Podem fugir, fogem! Mas depois enchem a boca a dizer mal dos serviços públicos. Ah e tal, havia de ser na minha empresa (onde pagam o mísero do ordenado mínimo e depois, se caso for, pagam mais uns €€€ por fora ao funcionário, que vai todo contente para casa).

      Eliminar
    8. Palmy, no mês homólogo em 2015 o combustível estava mais caro do que agora (até mm com o novo imposto) deixaram de atestar??

      Eliminar
    9. Pipocante Irrelevante Delirante12 de fevereiro de 2016 às 21:10

      Eu deixei.
      E cortei nos quilómetros que fazia e faço com o carro.
      Mas ha quem precise do carro para algo mais que lazer. E ha quem não tenha transportes públicos disponíveis. E ha situações em que o uso do transporte individual é mais barato que o transporte público.
      Mas o que está em causa não sou eu, é toda uma economia assente no petróleo. Percebo que seja algo complexo para um mero bitaite com pretensões a profundidade imensa

      Eliminar
    10. Anónimo, se sabe de tantos casos de empresários que não pagam os seus impostos, fazia bem em denunciá-los à polícia em vez de se limitar a fazer comentários em blogs.

      (claro que é bom viver na ilusão, pensar que os empresários maus e exploradores - que por acaso, mas só por acaso, claro, criam postos de trabalho - é que carregam todos os males do país)

      Eliminar
    11. Me, o pior vai ser quando o preço do petróleo subir...

      http://observador.pt/2016/02/12/combustiveis-imposto-so-baixa-execucao-orcamental-permitir/

      Eliminar
    12. Anónima, entre numa esquadra da polícia e denuncie, é para isso que elas servem. Eu, pela minha parte, estou 100% tranquila, nunca comprometeria o meu sono em troca de uns euros...

      Eliminar
    13. O patrão do meu marido, dono de uns 900 camiões que atestam milhares de litros por mês, não atesta 1 gota em Portugal - eles só estão autorizados a atestar o depósito em Espanha. Tendo em conta que ele atesta os camiões semanalmente, pagando uma média de 900€/deposito e tudo no mesmo local conseguiu que ainda baixassem mais o preço.

      A empresa do meu marido não é diferente das demais. Nenhuma empresa de transportes nacionais coloca combustivel neste país porque não lhes compensa. Simples. Já viram os milhões de euros que estão a deixar escapar?

      O combustivel há muitos anos que não estava a ser negociado a preços tão baixos. O Estado em vez de ter uma visão estratégica e compreender o impacto positivo nas familias com rendimentos baixos e médios, que teriam mais poder de compra perante este tipo de alivios, não, opta por tornar mais caro.

      Só na Grande Lisboa/Grande Porto é que existem rede de transportes publicos minimamente decentes. Se eu quiser ir trabalhar de autocarro não posso, os meus pais se quiserem trabalhar de autocarro não podem. Não há metro à porta e o autocarro - que passa 2 vezes por dia em casa dos meus pais - é mais caro (12€ para percorrer cerca de 12km) do que ir de carro... falar com a barriga cheia tenho eu visto muitos. Portugal não é Lisboa e a grande maioria dos portugueses precisa de um carro para irem trabalhar. Não é para passear, não é um luxo é um bem essencial.

      Eliminar
    14. No outro dia, uma amiga da minha mãe resolveu usar os transportes públicos no Algarve, perdeu o autocarro e só apanhou o seguinte, já de noite. A paragem dela era no meio de uma estrada escura como breu. O marido teve de a ir buscar à estrada com uma lanterna...

      (Fogo! Um camião leva 900€ de gasóleo?! Nunca imaginei! )

      Eliminar
    15. Palmier atestar um camião são cerca de 1200L... e a grande maioria das empresas não atesta em Portugal, só mete gasóleo suficiente para chegar a Espanha.

      Eliminar
    16. Ps: Não atesta 1 gota foi exagero, eles colocam algum caso fiquem com pouco gasóleo cá... só mesmo para que o camião não tenha de ser rebocado.

      Eliminar
    17. Tinha ideia que atestavam em Espanha, mas não tinha ideia que levavam taaaaaaaanto gasóleo! :)

      Eliminar
    18. E um depósito dá para quantos quilómetros?

      Eliminar
    19. Pois nem eu! Aliás não fazia ideia que gastavam tanto em combustível, uma vez vi um recibo do combustível (os camionistas entregam na empresa como comprovativo) e ia-me dando uma coisa!

      Não faço ideia para quantos km dá, só mesmo sabendo as médias de consumo de cada camião (que também varia consoante o peso das cargas). Sei que habitualmente são atestados 1 vez por semana ou 1 vez de duas em duas semanas. Cada camião faz imensos km mensais, portanto, acho que nesse aspecto Espanha está a ganhar imenso "à nossa custa". Acho que é falta de visão estratégica não querer este tipo de gastos a serem realizados cá.

      Eliminar
    20. Caramba... 900€ por semana?! Realmente é natural que se vá a Espanha!

      Eliminar
    21. Fui perguntar ao excelso esposo, diz que a média são de 20 a 30 litros a cada 100km. Diz que depende das cargas, dos camiões e também das fases do ano mas que fazem cerca de 15.000 a 20.000km por mês (cada camião).

      Como o grupo em questão gere uma frota muito grande eles conseguem negociar valores ainda mais baixos do que os praticados habitualmente em Espanha. Há uns tempos conseguiram uma renegociação onde baixaram 11cent/litro e não me espantaria se em breve fossem renegociar outra vez (tendo em conta a descida do valor do petróleo).
      Pelos vistos a gasolineira de lá acha preferível não ganhar tanto em cada litro mas ter aqueles camiões todos lá constantemente - para mim isto é ter visão estratégica, coisa que acho que as de cá não têm. Já para não falar do nosso Estado que deixa passar "em branco" milhares de euros em impostos que poderia estar a encaixar indirectamente através dos combustíveis (sem ter de aumentar o esforço feito pelas famílias portuguesas).

      Eliminar
    22. Têm o bicho para alimentar... não podem pensar a médio/longo prazo. Tem de ser sempre a curto prazo...

      Eliminar
  8. Pipocante Irrelevante Delirante12 de fevereiro de 2016 às 14:04

    Proponho substituir táxis por riquexos e que as camionetas que distribuem o pão sejam movidas a pedais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou então vamos só a sítios em que o caminho seja a descer! Podemos ir em ponto-morto. :D

      Eliminar
    2. Isso! Boa!
      Eu até já tenho experiência nisso! (sou aquela que deixou chegar a autonomia do carro a 0km. 2km nas descidas). :)

      Eliminar
    3. Camionetas a distribuir pão? Mas o PID não é auto-suficiente? Não cultiva D mói o seu próprio trigo, não amassa e coze o seu pão? Não me diga que é intolerante ao trigo?

      Eliminar
    4. Pipocante Irrelevante Delirante12 de fevereiro de 2016 às 15:49

      Eu só como o pão que o Diabo amassou!!
      (ou o Lidl, conforme)

      Eliminar
    5. Pipoca,

      de um ao outro a diferença não será grande...

      LOOOOOOOOOOOOOOOL

      :)

      Eliminar
  9. Não se fala de política nem de religião à mesa, quando temos convidados! Aprendi assim, não sei se mal ou bem ?
    É que para mim, falar de política deixa-me quase sempre descontente. Lembro-me de quando havia aqueles debates televisivos, Cunhal vs Soares, no dia seguinte quando chegava ao trabalho , a discussão era sempre sobre quem tinha estado melhor; claro que os adeptos do Soares achavam que sem dúvida fora Soares e os de Cunhal não duvidavam de que fora Cunhal. Uma espécie de análise de jogo Benfica Sporting.
    Aliás não percebo porque se fala de política, porque aquilo que ouvimos a todo o momento é comparar cêntimos com euros, confundir milhares de milhão com bilião e projecções financeiras baseadas em incertezas.
    Talvez se devesse fazer uma discussão sobre ganância , greed, avidite, Ou talvez sobre cruzadas do século para espalhar a
    "civilização" Ou sobre a globalização e o aprendiz de feiticeiro. Ou sobre o capitalista que desapareceu para dar lugar ao abstrato capital. Ou sobre o que somos culturalmente, cada nação de per si.
    Não tenho cultura suficiente para discorrer sobre estes assuntos mas gostava de ouvir quem soubesse para aprender .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabes que eu sou uma espécie de Cavaco Silva. Quero poder dizer "eu avisei" :)

      Eliminar
    2. Palmier,

      No fundo não precisas...
      ...estes são tão maus como os anteriores, que são tão maus como os anteriores, que são tão maus como os anteriores, que são tão maus como os anteriores, que são tão maus como os anteriores, que são tão maus como os anteriores, que são tão maus como os anteriores, que são tão maus como os anteriores, que são tão maus como os anteriores, (...)

      :)

      Eliminar
  10. Que preocupada esta malta de direita anda toda com este gravíssimo aumento dos combustíveis!! Que imensa e comovente preocupação social a destas pessoas, a deste grupo de blogues. Será preciso recordar ao PSD e ao CDS (e seus apoiantes) que o orçamento de 2015 também aumentou o gasóleo e a gasolina em 6 cêntimos por litro?!? Aliás em 6,5? Com uma diferença importante: ao contrário do que vai acontecer em 2016, em 2015:

    - não se reduziu a sobretaxa a mais de metade para 98% dos agregados familiares (430 milhões de aumento do rendimento);

    - não se repôs os mínimos sociais (CSI, RSI, abonos) (140 milhões de aumento de rendimento);

    - não se descongelou as pensões e não se repôs os complementos de pensão (80 milhões de aumento de rendimento);

    - não se acabou com os cortes salariais na função pública (450 milhões de aumento de rendimento);

    - não baixou o IVA da restauração (175 milhões);

    - não se aumentou o salário mínimo nacional de 505 para 530 euros (230 milhões de aumento de rendimento;

    Perante isto, é um pouco deprimente ver o esforço que um determinado grupo de pessoas, que vivem evidentemente acima da média(e da tal classe média), têm vindo a fazer no últimos dias sobre para conseguirem dizer mal do OE2016.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A seu tempo, Mãe, a seu tempo. O Costa ainda só lá está há meia dúzia de dias, Roma e Pavia não se fizeram num dia. Dê-lhe tempo que vai fazer isso tudo e bem pior. Vamos ver como vai deixar o país.

      Eliminar
    2. Querida Mãe, vá-se preparando...
      Vai ser lindo, vai.
      A esquerda? tudo gente séria.

      Eliminar
    3. Pipocante Irrelevante Delirante12 de fevereiro de 2016 às 17:40

      Oh mãe, tem calma que o pai já vai.

      Nada como usar os chavões da direita e esquerda... Eu, direita, é na estrada, sempre à direita.

      Eliminar
    4. Então pq é q tb n esperam p um bocado p atacar, já q a certeza é tanta sobre o q vai acontecer.
      E já agora, n sabem os nr do euromilhões, isso é q me dava cá um jeitaço ;)

      Eliminar
    5. Mãe (é um pouco mal-jeitoso chamar mãe a quem não é nossa mãe), deixe-me dizer-lhe que esses milhões todos nos vão fazer muita falta em breve e que, a seu tempo, o nosso amigo Costa tratará de os chamar a si. Mais, olhando para os números que aqui deixou pergunto-me por que razão se terá entendido dar ao sector da restauração, um sector bem pujante - os cafés/restaurantes que não resistiram ao aumento do IVA não irão seguramente reabrir - um euromilhões de 170 milhões, enquanto, por exemplo, às pensões se deu praticamente metade. Por que razão se entendeu beneficiar assim um sector? Espera-se, por acaso, que os preços venham a descer?

      Eliminar
    6. Me, quando o Governo PSD/CDS subiu os impostos, no seguimento de uma bancarrota e sem quaisquer alternativas - e é uma ilusão pensar que à época, tal como agora, havia grandes alternativas - tenho ideia que as pessoas refilaram e mostraram o seu descontentamento. Ora, eu não acredito nesta solução, acho que nos vai sair caríssima, ainda mais cara que a anterior. Isto é mais ou menos a postura da Grécia, o PM que vai a Bruxelas, qual pincher, morder os tornozelos dos burocratas maus - só nos faltou o Centeno na mota - e depois volta, muito triste e surpreendido porque afinal tem de tomar mais medidas de austeridade. Oh pah... que surpresa! Não se estava nada à espera de uma coisa dessas! - tornando o Orçamento que se baseava no incentivo ao consumo num ONI (orçamento não identificado) e pondo novamente o país numa situação super complicada. E eu, se não concordo, gosto de poder dizer que não concordo. No momento. Não depois, quando os Governos caem, que aí, já se sabe, aparece muito boa gente a dizer cobras e lagartos.

      Eliminar
    7. Porquê a restauração? Porque era uma promessa eleitoral. Porque foi um dos sectores mais prejudicados dos últimos anos. porque de acordo com a AHRESP o sector da restauração perdeu mais de 300000 postos de trabalho desde o terceiro trimestre de 2014 até ao primeiro trimestre de 2015, porque de acordo com um inquérito recente levado a cabo depois do processo eleitoral 77,1% dos empresários do sector da Restauração e Hotelaria vão criar novos postos de trabalho em 2016 quando a taxa do IVA for reposta nos 13%, porque é justo, porque é preciso investir em sectores essenciais para o país como o Turismo e deixar de ter uma visão pequenina das coisas.

      Eliminar
    8. E no que respeita às outras respostas.... a sério? a vossa melhor argumentação é essa espécie de futurologia de trazer por casa? é que não tem corrido muito bem: Era porque a esquerda nunca se entenderia numa solução governativa e entendeu-se. Era porque o orçamento ía (evidentemente) ser chumbado em Bruxelas e não foi. Era para causar problemas entre os partidos de esquerda logo à partida e não criou. Era porque não iria consagrar as promessas eleitorais do PS e estão lá todas. Era para levar à descida do rating e a agência canadiana diz que está confortável... talvez mudar o discurso, não?

      Eliminar
    9. Palmier n digo q estes sejam diferentes de tantos outros q já lá passaram.
      O q me anda a tirar so sério é q haja quem critique o aumento do imposto do tabaco (really???!!!), e quem atégoze imenso com a taxação mais pesada p bens alimentares q estão longe de serem essenciais. Isto pq me irrita que falem mal só por falar.
      Qt aos combustíveis, a verdade é q já estiveram bem mais caros e eu vem vejo o trânsito que apanho na A5 (onde estou dentro do bus). Q essa é outra conversa q adoro. Sim, há quem n tenha alternativas. Mas n me lixem, com F maiúsculo, os q conheço vão por puro comodismo. Por mim tudo bem, cada qual faz como entende, mas depois n me venham com cantigas...

      Eliminar
    10. Ah e palmy, nunca critiquei que disesses de tua justiça. Tens todo o dto, ainda p mais no teu espaço. O meu comentário acima era p o anónimo, q disse à "mãe" p ter calma q o costa ainda estava só a aquecer. Achei curioso.
      Mas na boa, cada qual diz o q quer. Eu farto-me de o fazer (sempre q posso)

      Eliminar
    11. Mãe, no que respeita à futurologia, nada mais simples que aguardar. Aguardemos portanto.
      Quanto ao sector da restauração, deixe-me dizer-lhe que, por acaso, é um sector que conheço muitíssimo bem, em calhando até vou lucrar com a descida do IVA - o que não me impede de a achar extremamente injusta relativamente ao agravamento de impostos noutros sectores - os cafés/restaurantes que sobreviveram, conseguiram absorver o aumento do imposto, os que desapareceram não vão reabrir. O sector tem facturado muitíssimo com o turismo, os nossos preços (mesmo com IVA, são baratos - basta ir a Londres, Paris, etc., e comparar). Não é preciso ter um IVA mais baixo para prestar um bom serviço. A AHRESP fez o seu trabalho, e depois a malta da restauração é muita e ainda são uns quantos votos...

      Eliminar
    12. (77,1%?! Gosto do rigor do cálculo - é óbvio que a resposta seria essa. Claro que sim, que vamos criar muitos postos de trabalho. Reduzam lá o IVA. Curiosamente a mim não me fizeram esse inquérito...)

      Eliminar
    13. Me, acho que depois do anúncio do fim da austeridade (tempo novo, não era?) as pessoas criticam -e a meu ver legitimamente- qualquer aumento de impostos. No fundo criaram-se expectativas que em nada correspondem à realidade...

      Eliminar
    14. Aguardemos.

      Ps- o meu 30.000 tem, evidentemente, um zero a mais.

      Eliminar
    15. Pipocante Irrelevante Delirante12 de fevereiro de 2016 às 23:39

      O que são "bens alimentares essenciais"?
      Pão, leite e batatas?

      O Estado não pode nem deve lucrar com os vícios. Quando muito, pode e deve desincentivar. Através de educação, se bem que reservo o direito de entupir as minhas artérias e lixar (com EFE) o fígado.
      Aumenta o imposto do tabaco? Que aumente sobre as bagas e papas de aveia. E morcelas, que fazem mal.
      E porque raio precisamos de mais que um par de sapatos? Carrega imposto!
      Jóias, gadgets, tudo quanto é mordomia, iva a 33%.
      Por falar em iva... O do gás e electricidade não era suposto baixar? Ah espera, restauração primeiro...

      Eliminar
    16. GANDA resposta, Pipocante!

      Eliminar
    17. Eu acho piada que se dê prioridade a sectores como a restauração "claramente essenciais" (ironia) esquecendo todas as medidas que poderiam beneficiar 100% da população, principalmente a classe baixa trabalhadora ou a classe média (que agora é mais classe baixa).
      O problema não é ser politica de esquerda, o problema é ser feita de vendas nos olhos, com populismos atrás e sem noção das consequências.

      Eliminar
    18. 50 páginas. A errata do draft de OE apresentado a Bruxelas tem 50 páginas. Ainda assim Costa diz que o orçamento passou sem espinhas.
      Vamos aguardar os espinhos do orçamento sem espinhas. Aparentemente corre por aí a ideia peregrina de taxar retroativamente doações de país para filhos.

      Eliminar
    19. São 46, anónimo, há que ser rigoroso :)))
      http://www.dinheirovivo.pt/economia/financas-enviam-errata-46-paginas-ao-orcamento/

      Retroativamente? E passará no TC?

      Eliminar
    20. Pipocante, n vou enumerar todos os bens alimentares essenciais, mas asseguro-lhe q a coca-cola e bolicao's não são seguramente. E n se trata, neste caso, do governo lucrar com um vicio, mas pq carga de água devem estes produtos beneficiar de um IVA reduzido quando, por exemplo, o detergente q necessita p lavar a roupa n beneficia?? Se calhar lavam com coca-cola, deve ser isso.
      Caso o vicio q se refere seja o do tabaco, ora bem...seguindo a sua lógica ali atrás (do aumento dos combustíveis em q as pessoas deixam de poder andar de carro) quer motivação maior p deixar de fumar do q n ter dinheiro p o fazer (e de caminho ainda poupamos uns trocos a todos nós, via SNS). Já viu os maços de tabaco? Ja viu anuncio anti tabagismo? Sugere o quê?q se dê com uma marreta na cabeça? Hipnose? Obrigatoridade a frequentar o IPO...desculpe lá.
      E a compra de mais um par de sapatos n potencia o aumento das despesas do SNS.

      Eliminar
    21. Ah, e já agora pipocante, se o estado n deve beneficiar com vicios, se calhar devia ter dito isso ao Gaspar qd ele aplicou um imposto de 20% sobre o euromilhoes.
      Ah esperem, se calhar o jogo n é um vício...pois, só que não.

      Eliminar
    22. Pipocante Irrelevante Delirante14 de fevereiro de 2016 às 10:26

      Me e cia

      Não percebe, pois não? Este governo, ao contrário do que prometera, está a esmifrar impostos onde pode. Ataca os vícios, como o tabaco, e o iva das coca-colas, não por justiça fiscal, mas apenas porque pode,e porque sabe que vai buscar receita aos consumidores. O problema dos impostos sobre o consumo é que, se demasiado elevados, acabam por limitar o consumo e reduzir a receita. E aí, o governo terá de ir buscar o restante no IRS, como sempre.
      Mas por uma questão moral sim, acho mal que alguém decida deixar de fumar ou beber porque não tem dinheiro para tal.
      Tal como o crédito que o Costa desaconselha: mal ou bem, vivemos dele, carros, electrodomésticos, casas, são bens comprados a crédito. Preciso de explicar mais?
      O seu ultimo argumento mostra bem a estupidez da esquerda: falas mal do Costa, logo deves gostar do Gaspar. Essa do euro milhões foi um gamanço, um esbulho.

      Eliminar
    23. Olhe pipocante, há coisas com as quais eu n concordo neste OE. Mas claramente aumentarem o imposto do tabaco ou de coca-colas n é uma delas.
      O pipocante acha mal q alguem deixe de fumar ou de beber pq n tem dinheiro p o fazer, talvez seja. Já eu acho mal q as pessoas deixem de fazer uma refeição digna pq n têm dinheiro p o fazer, o q aviem metade da prescrição médica pq n conseguem pagar os medicamentos todos. Isto sim p mim é moralmente incorrecto. O resto...
      E olhe q tenho um fumador em casa e eu pp só deixei do ser ainda nem fez 2 anos.
      Mas são prioridades, cada qual sabe de si, se calhar é só uma estupidez da direita, criticar medidas da esquerda...

      Eliminar
    24. Me, se por causa do aumento do imposto sobre o tabaco e coca-cola as pessoas que não aviam receitas ou deixam de fazer uma refeição por não ter dinheiro o puderem passar a fazer, força nesse imposto! O problema é que vão continuar a não poder aviar a receita médica por completo e deixarão de comer por falta de dinheiro, percebe? Não vou o que aconteceu com o imposto verde sobre os sacos de plástico criado pelo governo de Passos Coelho, um "flop", as receitas foram muitíssimo inferiores às previstas, previa receitas de 40 milhões mas nem dois milhões arrecadou (https://www.dinheirovivo.pt/economia/taxa-dos-sacos-de-plastico-previa-40-milhoes-so-deu-15-milhoes/).
      Artur do princípio que quem se opõe ao aumento do iva sobre tabaco e refrigerantes tem prioridades "invertidas" ou se está a marimbar para quem passa fome é de uma estupidez atroz.
      Em política não há só preto e branco, quem não concorda com as medidas de Costa não tem necessariamente de ser um acérrimo defensor das medidas de Passos e do seu governo. É bem possível que até seja bastante crítico em relação ao anterior governo.
      O que Costa está a fazer é a "esmifrar" os portugueses ainda mais (quando disse que não ia aumentar impostos, que era urgente acabar a austeridade) e a gastar como se o país tivesse uma solidez financeira que não tem. Não aprender com os erros do passado e repetí-los, não é burrice, não é estupidez, é criminoso!

      Eliminar
    25. Pipocante Irrelevante Delirante14 de fevereiro de 2016 às 17:13

      Mas o que tem a ver ter um fumador em casa?
      Eu nunca fumei, não tenho fumadores em casa, e por mim eram todos pendurados pelo pescoço à porta da Tabaqueira.
      Mas isto não é sobre mim, é sobre Portugal, e há mais gente para lá de mim neste beli jardim alagado.

      PS: oh Me... Gente que tem emprego estável e vive na pobreza (não sei se técnica, mas certamente táctica), conheço muitas, e já assim viviam antes da "Direita" tomar o poder. Isto da austeridade ser uma invenção do Conejo é um mito, daqueles tipo entroncamento.
      Ah... E greves, não há? O Nogueira e a Avoila andam muito pacientes...

      Como dizia o Arquitecto, só custa a entrar... Aguardem.

      Eliminar
    26. Pipocante, acho mm q estamos a falar de coisas diferentes. Como disse, há mta coisa com q n concordo. E tb já disse várias vezes q entre esta roda viva de esquerda e direita...só muda mesmo o cheiro.
      O q me incomodou (incomoda) é depois de termos tido um PM q nos chamou piegas, aplicou sobretaxas, cortou (ilegalmente) salários e pensões, mudou contratos unilateralmente, cortou em tudo e mais um par de botas e ainda mandou as pessoas imigrarem, as pessoas se ofendam pq um PM sugere q fumem menos, que tentem usar mais os transportes e recorram menos ao crédito. Opa. Desculpe lá, mas se n vê incoerência aqui.
      E continuo a achar bem q se taxem de forma mais alta produtos como o tabaco e q se acabem com ivas reduzidos p produtos q n são essenciais e q, inclusive, a médio e longo prazo aumentam, e muito, os custos do SNS. Ou será que as pessoas só se chocam qd dão as reportagens sobre a obesidade infantil e lhes passa logo na semana seguinte o choque.
      Era só este o meu ponto.
      Nunca disse q o Costa era o salvador da pátria (embora p mim 1000 vezes melhor do q passos, mas well, até o Gervásio seria melhor) e sp assumi q se avizinham tempos complicados. Só acho é q criticar por criticar é parvo.

      Eliminar
    27. Pipocante Irrelevante Delirante14 de fevereiro de 2016 às 23:16

      Custou a chegar o argumento do SNS. Pensei que fosse jogado mais cedo.
      Essa é uma questão complexa.
      Se eu fumar, será que o SNS tem obrigação de tratar sequelas desse vício?
      Se eu lixar o fígado com vinho, o SNS tem obrigação de me pagar o transplante?
      Se eu me puser a descer a serra a correr e partir um pé o SNS deve pagar?
      Ou vamos qualificar o que são bons e maus hábitos?
      Cuidado com esse argumento, é o início do higienismo.

      Eliminar
    28. (Bolas, creio q voltei a apagar um comentário antes de publicar)
      Pipocante, antes de mais eu já tinha falado no SNS, é ir ler!
      Segundo, NUNCA, mas NUNCA me ouvirá a defender o ponto de que tenta falar aí acima.
      Já tive inclusive várias discussões pq há anormais que defendem que fumadores com cancro n merecem o mm tratamento q os outros.
      NUNCA, em tempo algum me ouvirá a defender tamanha idiotice. Por isso peço-lhe, n me tente meter nesse saco, sim!
      Outra coisa bem diferente, é achar q, previamente, produtos nocivos (como o tabaco, por exemplo) sejam taxados de forma mais pesada por isso. Aliás, tb lhe digo q defendo q boa parte dessa receita (p n dizer a totalidade) deveria reverter em investigação e tratamentos da referida doença.
      Quanto aos açúcares, apenas defendo q n vejo lógica em beneficiarem de iva reduzido.
      Mas se se n quer perceber o meu ponto, n perceba. Cada qual usa as palas que quer usar. Mas n tente virar o bico ao prego e meter "palavras na minha boca".
      A sério, n entre por ai.

      Eliminar
  11. Agora não vos consigo responder. Volto cá mais tarde.

    ResponderEliminar
  12. Moro em Sintra e se tenho de ir a Lisboa fica muito mais barato ir de carro. Mesmo com estes aumentos nos combustíveis continua a ser mais barato. Isto faz algum sentido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, acho q apaguei i meu comentário antes de o publicar...
      Dizia eu, se estiver a falar njma deslocação pontual tem toda a razão, agora numa base mensal só se tiver uma mota, desculpe q lhe diga.
      O passe da linha de sintra n sei qt é, mas posso perguntar aos meus colegas. O meu fica em 35 (e posso andar de metro, autocarro e creio q comboio até Belém), chamar a isto caro será, ni mínimo excessivo.
      E nunca conseguiria gastar apenas isto a ir de carro. Alias só p pagar uma avença de estacionamento gastaria pelo menos 4 vezes mais...

      Eliminar
    2. Pipocante Irrelevante Delirante14 de fevereiro de 2016 às 23:18

      De xxxx a Lisboa pago 35€ de comboio. Ida e volta.
      Eu, mais o colega de trabalho, 70€. Mais despesas de transporte na cidade.
      É comparar com um transporte individual

      Eliminar
    3. Mora na Grande Lisboa?
      É que comparar maçãs com abóboras torna-se complicado.
      Desconversar todos sabemos fazer...

      Eliminar
    4. Pipocante Irrelevante Delirante15 de fevereiro de 2016 às 12:27

      Me

      Desconversar é fugir ao que quer falar?
      Estamos a falar em transporte individual vs transporte colectivo. Ou para si a discussão começa e acaba no interface do Parque das Nações?

      Desloco-me para Lisboa de uma localidade a 200km. É inaceitável que, para duas pessoas, se torne mais barato ir de transporte individual do que no transporte colectivo (mass transportation). Claro que para si uma política de transportes se restringe à cidade, ou quanto muito, à área metropolitana. Por isso mesmo o sistema de transportes nacional está como está.
      Um país pequeno como o nosso devia permitir que, com facilidade, alguém morasse em santarém, ou mesmo leiria, e se deslocasse para Lisboa para trabalhar, a um preço acessível. Ganhava-se em termos urbanísticos (menos pressão sobre a cidade e periferia), em qualidade de vida, era a tal descentralização que todos apregoam. Vá ver preços e horários de transportes para quem quiser entrar em Lisboa (nem falo do Porto, porque não conheço a realidade) vindo de algures a mais de 100Km (que é uma ninharia).

      Dentro da grande Lisboa, posso dizer-lhe que pago quase 60€ de passe. Opto pelo transporte público por uma questão de conforto, mas tenho de admitir que sou um privilegiado, pois não sou obrigado a usar autocarros (provavelemente suicidava-me, ou passava a usar carro), nem tenho horários fixos ou outrso "encargos", como creches e afins. O preço é alto? Pelo serviço provavelmente não, pelo salário médio nacional, certamente que sim.
      As queixas passam pela total inoperância no que respeita à coordenação de horários. Apanho três transportes, e nenhum deles tem horários combinados com os restantes. Quanto a horários e frrequência, mais uma vez, tenho sorte, pois entro e saio perto das horas de ponta. Quem tiver o azar de sair perto da meia-noite do emprego, transporte público é melhor esquecer.

      Eliminar
    5. Porra pipocante, e deixar de implicar cmg!
      Está a desconversar sim. Vá lá ler o comentário ao qual eu respondi sff.
      A anónima em questão escreve q mora em Sintra e fala numa deslocação a Lisboa. O q o pipocante fala em nada tem a ver com isso.
      E tb nunca me "ouviu" defender q os transportes eram bons ou baratos fora dos grandes centros. Sei bem q não o são, q eu tb conheço bem essa realidade sim. Não assuma coisas de mim, qd n me conhece.
      Se quer falar sobre esse tema falamos, mas tenha a capacidade de distinguir temas sff.
      Se eu estiver a falar para uma pessoa com uma otite não direi o mesmo que a uma pessoa com uma conjuntivite. Perceba a diferença.
      Eu respondi a um comentário em concreto (daí o botão responder), com uma situação em concreto. Não generalize as minhas respostas por favor.
      Aliás p quem ali acima se indignou mto pq eu assumi q n gostando do costa gostava do gaspar, tb assume mta coisa. Lá pq defendo esta questão dos transportes urbanos se a realidade muda a minha opinião n tem de ser a mesma.
      Podemos ficar entendidos.
      Leiam com olhos de ler.

      Eliminar
  13. Segundo percebo fica por cerca de 70€ CP + Metro para quem mora em Sintra como eu.
    É um facto que se levar o carro todos os dias ficará muito mais caro. Não trabalho em Lisboa mas desloco-me lá várias vezes num mês (10 vezes em média) e gosto de ir com os meus dois filhos e consorte dar o belo passeio a vários locais em Lisboa. ora se multiplicar o custo por toda a família depressa chego á conclusão que as maldivas não devem ser assim tão longe. É ridículo. Não tem justificação alguma, seja de mobilidade, de ecologia, de descentralização urbanística ou de qualquer outro angulo que queiramos olhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CP repare, o que quis dizer é que temos de olhar p esse custo numa optica mensal. E como reconhece, n gastaria apenas 70 euros se fosse de carro. Claro q se fossem 4 pessoas, mas isso quase nunca acontece (até pq os horários raramente são coincidentes), e creio q os estudantes só paguem metade do passe (pelo menos antes era assim).
      Alem disso, nunca podemos olhar ao custo individual de uma viagem, claro q isso n compensa, nem podia compensar, tal como comprar 20 não custa o mesmo que comprar 2000.
      Objectivamente pagar 70 euros para ir diariamente de sintra a lisboa n é caro. Se é caro face ao ordenado mínimo, concordo. Mas então o q está mal n será o custo do transporte...mas pelos vistos tb há quem ache q aumentar o salário mínimo n é uma prioridade. No meio disto só n sei é qual é a solução milagrosa dessas pessoas.

      Eliminar