terça-feira, 29 de março de 2016

Peço desde já perdão pela ausência

Mas quando não estou a salvar ouriços cacheiros*, que isto está pejado de ouriços, nunca vi tal coisa!, estou a resgatar o pão furtado à candonga da bancada da cozinha...


E as orelhas indignadas de Cutxi, a gritar "agarra que é ladrão!"?


* o único lesionado com a história dos ouriços é Canis, que os ouriços são super espertos, picam-lhe a língua e fogem pelos campos! Será que eles sobrevivem em cativeiro? São tão fofos!


33 comentários:

  1. Os ouriços sobrevivem em cativeiro. Mas não sei se sobreviverão depois de terem experimentado a liberdade.
    Cuidado com os picos, vejam bem se não resta algum que cause infecção mais tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não... já estive a ver a língua (aquilo que ele me deixa...) e parece-me que está tudo ok. Mas já não sei o que hei-de fazer, sempre que sai para o campo fica histérico, a encontrar ouriços por todo o lado...

      Eliminar
  2. Cuidado com os ouriços, Palmier, são super perigosos para os cães, dito pelo veterinário. O cão da minha irmã, em pouco mais de 3 horas ficou completamente prostrado, teve que ser eutanasiado. Os cães tem uma atração muito grande por ouriços, vejo pelos meus mas muito cuidado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério...?! Para já ele está bem... mas está louco com o raio dos ouriços! Sempre que vai lá para fora começa a farejar e não descansa enquanto não dá com um...

      Eliminar
    2. A sério. Eu sei que os cães ficam "passados", tipo entre a curiosidade e o medo mas acho que eles têm um tipo de, sei lá, "veneno nos espinhos" cuja ativação acontece em caso de ameaça.

      Eliminar
  3. Resgatar para quê? Vão comê-lo depois de ter sido abocanhado pelo Canis?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ele se desabituar de roubar as coisas da bancada da cozinha! E porque está gordo que nem um texugo! Ou que nem um ouriço... :D

      Eliminar
    2. Oh, mas se ele tem a língua lesionada, deixa-o lá comer o pão (nada que uma corrida atrás dos ouriços não queime)

      Eliminar
  4. Palmier podes enviar os ouriços aqui para Almancil... É que um ouriço frito é bem bom! :D (mas nada Gourmet) :P

    ResponderEliminar
  5. Eu uma vez resgatei um ouriço que estava doente, mas ele acabou por falecer :(
    A minha cadela também andou de roda dele, mas assim que percebeu que picava afastou-se :D
    Mas concordo: são tão fofinhos!

    ResponderEliminar
  6. Canis a fazer jus à raça, como um bom cão de caça. Uma amiga teve um que mesmo em mais velho roubava TUDO o que podia comer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ele já esteve melhor... agora deu-lhe outra vez para o furto por esticão! :D

      Eliminar
  7. E pequena Cutxi, como "bom garfo" (se for igual á minha), devia estar á espera de um descuido de Canis para se abarbatar ao pão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela é super queixinhas! Sempre que ele faz uma asneira lá vai ela atrás a ladrar, para avisar toda a gente :D

      Eliminar
  8. Olá Palmier!! Anda tudo ao Deus dará nesta bloga. Também foste para os Açores?

    Olha aqui: http://amigospicudos.webnode.pt/

    Dizem eles: 'São animais selvagens e jamais devem ser mantidos como animais de estimação!
    Para além de ser ilegal, são uma espécie protegida e necessitam de se reproduzir livremente de forma a aumentar a sua população (hoje em dia em grande declínio).
    Se encontrar um ouriço doente, ferido (ou se encontrar um durante o dia), significa que esta com sérios problemas. Se encontrar um ouriço que necessite de ajuda, pegue nele imediatamente e entre em contacto connosco ou leve-o até ao centro de recuperação mais perto de si.'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ?!? A população de ouriços aqui pelos meus lados... está tudo menos em declínio! Tenho andado com imenso cuidado, a olhar para o chão - que eles estão escondidos por baixo das ervas - para não pisar nenhum! Acho que eles aqui, tirando o incómodo causado pelo Canis, estão muitíssimo bem. Os que o Canis descobriu eram enormes e gordos!

      Eliminar
    2. Há anos que não vejo um ouriço e ainda bem. O meu pai uma vez trouxe um de presente e ainda o alimentei durante algum tempo no meu quintal, mas andava sempre de volta dele e o bichinho morreu. Tive muita pena.
      Da outra vez foi a minha avó que foi presenteada, mas foi mesmo ela que o assou no bico do fogão. Uma imagem sinistra que guardo desde então.

      Eliminar
  9. O pão ainda estar inteiro é que é de louvar. O meu quando apanha comida que não lhe compete "aspira" tudo com uma rapidez para não conseguirmos sequer salvar uma migalha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, mas eu fui a correr atrás dele, que o vi passar pela sala como um foguete, de pão na boca! :D

      Eliminar
  10. Já que o pão não tem salvação, dá-lhe manteiga ou chouriço. Pão sem nada, pobre Canis!

    Quanto aos ouriços, em criança apareceu um no quintal da minha avó (na cidade, nunca percebemos como) e viveu por lá uns 8 anos. Chamava-se Sporting porque comeu um lápis de cera verde, espumou e ficou verde até morrer. Era meigo, excepto para a minha mãe, assim que a ouvia começava a espumar e a fazer uns barulhos estranhos, com o resto da família não havia problema, andávamos com ele ao colo e dentro da roupa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahhahahhahhahahhahahhahhahahhahahahahahhahahahahaaahhaahhahahah
      Eu fiquei com um bocado de medo de lhes tocar...

      Eliminar
  11. O pão é para lhe tirar os picos da língua...coitadinho, é mesmo incompreendido :)
    Su

    ResponderEliminar
  12. Acho que se escreve "cacheiro"...😊

    ResponderEliminar
  13. Palmier, no caso dos ouriços (são de facto muito fofinhos) não sei se ajuda mas peça conselhos aos Amigos Picudos - Associação para a Preservação e Protecção dos Ouriços (sim, existe).

    ResponderEliminar
  14. Como é que um ouriço pode ser "qué isso, ahhhhhh, canis pára"? Não, prefiro a minha versão. Era um ratinho do campo com armadura, não percebe nada Palmi!

    ResponderEliminar
  15. Perto de minha casa, numa loja de animais, há uns ouriços à venda...

    ResponderEliminar
  16. Canis, o Picante. :): Palmier, esse cão é um poço de energia! Que idade tem?

    ResponderEliminar