domingo, 17 de julho de 2016

Estas pessoas não têm noção do risco que correm com este tipo de afirmações...

E então lá estava ele, a dominar a conversa à mesa, voz profunda e grave que me chegava por entre a profusa vegetação que brotava das jarras, conseguia antevê-lo por entre os castiçais bruxuleantes,  queixando-se da iliteracia desta nova geração, e aí aumentava dramaticamente o volume da voz que acompanhava com um gesto de mãos, juntando o indicador ao polegar, para afirmar indignado: "uma coisa absolutamente confrangedora!", passando depois a discorrer sobre literatura, a escrita hermética de Saramago, que depois do Memorial do Convento foi sempre a descer e, já agora, sussurrou, a propósito de Saramago, era bem possível que tivéssemos na calha mais um Nobel da Literatura, e eu então cheguei-me para a frente, para ouvir aquela revelação feita ali, perante aquele grupo restrito, em jeito de segredo, quando ele nos anuncia, orgulhoso da sua descoberta, nada mais que "o jovem José Luís Peixoto". E enquanto a conviva à minha direita, crédula daquela opinião abalizada -e vagamente embaraçada por só ter percebido à segunda - apontava rapidamente o nome do escritor no telefone para posterior leitura, eu olhava em volta assustada, temendo que o Lourenço saltasse de um canto escuro, qual ninja literário, fita encarnada amarrada à cabeça, agarrasse o senhor pelos colarinhos e partisse a baixela toda de um só golpe. 

(se esta possibilidade de um Nobel da Literatura para José Luís Peixoto não nos trouxer de volta o Lourenço, então podemos perder a esperança para todo o sempre)


25 comentários:

  1. O José Luís Peixoto?! Só se a Margaridq Rebelo Pinto recusar o prémio. ;P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahhahahahahhaahhahahahahahahhahahahahahahahhahahahahahahahhahaha

      Eliminar
    2. E eu a pensar que o próximo seria o Chagas. Ou aquele do "Querido, mudei a casa". :'(

      Eliminar
  2. Não se pode comparar Peixoto a Margarida Rebelo Pinto!!!!! Mesmo a brincar é descabido...
    Inês

    ResponderEliminar
  3. A Palmier não gosta do José Luís Peixoto e lê Ferrante???? :(((
    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahhahahhahahhahahhahahahhahahhahahhahhahaha Inês, calma! Não é o fim do mundo! Só não acho é que o Peixoto seja material para Nobel (também não acho que seja uma Rebelo Pinto).

      Eliminar
    2. Que comparação absurda.

      Eliminar
  4. Estou mais contentinha. 😄diga me quem considera para Nobel.
    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade nunca pensei nisso, nem sequer estou ultra-a-par da escrita dos escritores contemporâneos, aliás, muitas das vezes nem sequer conheço os escritores que recebem o Nobel. É mais fácil excluir que eleger :)

      Eliminar
  5. Entendo. Não sei que livros leu de Peixoto, mas alguns, quase todos são bons. Uma prosa muito poética. O último foi o que gostei menos. Já o leio há 15 anos e compro sempre. Não sei se está ao nível de um Nobel, mas gosto. Estou um bocadinho birrenta pq queria que a Palmier também gostasse :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li o Morreste-me, o Livro e o outro, o relato da viagem à Coreia do Norte. Mas, mas... não tive vontade de comprar os outros... :)

      Eliminar
    2. para mim o melhor é o nenhum olhar e logo a seguir o cemitério de pianos. também não gostei tanto do último

      Eliminar
    3. Também gostei do cemitério de pianos :)
      Inês

      Eliminar
    4. Nenhum Olhar é um livro superior (Palmier, leia, leia!), Cemitério de Pianos muito interessante sobretudo pela técnica de escrita (não é para todos os leitores) e Morreste-me é... Morreste-me. Não se pode classificar. É sublime.
      Os outros romances são bons (também gostei de Livro), mas não serão transcendentes. Gosto de alguma poesia, nunca li nada de viagens ou afins e gosto das crónicas e dos contos, mas não serão estes que fazem dele um escritor excepcional.
      No geral, é muito bom.

      Eliminar
  6. Hum! Também não são os meus preferidos. O da viagem nem li porque não me interessa o tema. Nenhum olhar, galveias e cal tem contos bonitos. :)

    ResponderEliminar
  7. Mas se mais algum português ganha o Nobel, o Lobo Antunes passa se :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a verdade é que esse sim merecia ganhar. Tenho algumas paredes com excertos de obras dele 😁

      Eliminar
  8. Desculpa-o. A euforia despoletada pela conquista do Euro ainda não abrandou e nem tem porquê, visto que outras conquistas se empilham nesta fase. Eu aventei a possibilidade do Nobel vir para cá, mas por intermédio de outro "autor". Se quiseres dar uma vista de olhos: http://contrachatosnaohamedicamentos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Dai-me forças para afirmações dessas.
    Sei que muita gente lê Peixoto, tal como se lê muito Chagas e o "Orelhitas".
    Mas caramba, isso não significa qualidade.
    E sim, queremos o Lourenço de volta :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diga lá, caro anónimo, que autor considera de qualidade. É que quem mistura os autores dessa forma...Não percebe muito de Literatura!!!!!!

      Eliminar
  10. Embirrei com o José Luís Peixoto a partir do momento em que ele deu continuidade aos Maias, naquela infeliz edição do Expresso. Também embirrei com os outros autores metidos no projecto, claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também odiei isso! :DDDDDDDDDD

      (só se safou a Clara Ferreira Alves)

      Eliminar