sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Não vejo qual o problema do tal imposto, afinal só os aldrabões que não pagam IRS e que andam a enganar o Estado à grande e à francesa é que o vão pagar. E é muito bem feito!

O que se trata aqui é de justiça fiscal porque nós temos em Portugal muitas pessoas que não declaram IRS, ou porque vivem do património financeiro e pagam uma taxa liberatória de 30% quando na verdade quem vive do seu trabalho paga um IRS muito superior a isso, ou porque têm os rendimentos no estrangeiro que não declaram em Portugal ou porque têm em rendimentos em Portugal que não declaram em Portugal, porque fogem, e depois têm património de luxo(...)

Declarações de ontem da Mariana Mortágua 



47 comentários:

  1. pois é, e os que cá trabalham por conta de outrem e pagam cá os seus impostos? toma lá mais um impostozinho. Vou já desfazer-me de algum património, para ficar abaixo dos 500.000 e guardar o dinheirinho debaixo do colchão.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves estar enganada, todos sabemos que não há gente séria entre o pessoal do património de "luxo"... :/

      Eliminar
  2. Eu adoro o facto de se devolver coisas aos FP com dinheiro público porque retirar regalias é "inconstitucional" mas depois vão cortar e taxar bens de primeira necessidade e outros através de impostos indirectos que afectam todos os portugueses.

    É que quem não vive em Lisboa/Porto precisa mesmo do carro para ir trabalhar. Isto não é inconstitucional?

    (Sinceramente este governo é o desastre esperado já aquando das eleições. Continuam a fazer tudo para agradar a alguns e a levar o país para nova ruína financeira)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de várias medidas que eles querem promover mas acho que está a ser feito com tanta rapidez e tão pouco estudo que só podia dar barraca. Estão a aumentar impostos vertiginosamente e a tentar atirar areia para os olhos de todos enquanto, de peito cheio, garantem que estão a ajudar os mais pobres.

      A classe média? Que se lixe. Vamos torná-los todos pobres. Espero que quando formos todos pobres exista dinheiro para nos sustentar a todos também.
      Além do mais, provavelmente custa muito mais à familia de classe média-baixa ou baixa pagar o combustível para ir trabalhar do que a qualquer outra pessoa.

      A mim estes pseudo-beneméritos andam a tirar-me do sério.

      Eliminar
    2. Escrevi ali um "ou" a mais.

      Eliminar
  3. Acho que me vou despedir. Tenho quase a certeza que me vai sair mais barato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso, excelente ideia! Junta-te à vida louca do pessoal do imobiliário! :DDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  4. Eu acho que isto de voltar a guardar o dinheiro dentro do colchão é o futuro, a modernidade. Investir em imobiliário passou a ser coisa do século passado. Vamos em frente camaradas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O povo unido jamais será vencido!

      (vê lá se o colchão é Hästens... caso contrário ainda é tributado no âmbito dos impostos sobre bens mobiliários...)

      Eliminar
  5. Pipocante Irrelevante Delirante16 de setembro de 2016 às 12:12

    Os ricos que paguem a crise!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sacanas, há séculos que andam a viver à nossa custa sem contribuírem com nada para o Estado! É muito bem feita!

      Eliminar
  6. Pipocante Irrelevante Delirante16 de setembro de 2016 às 12:13

    Porque fogem...
    Também eu estou a pensar em fugir, é verdade.

    Ai Mariana, Mariana, podíamos ter sido tão felizes, eu, tu e a tua mana Joana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho visto aqui da minha janela imensos multimilionários aldrabões a fugir. Reconheço-os porque vão deixando cair notas pelo caminho, daquelas que andam a refundir ao fisco.

      Eliminar
    2. Pipocante Irrelevante Delirante16 de setembro de 2016 às 12:20

      Conseguem correr sem deixar cair a cartola?

      Eliminar
    3. PID, eles andam nisto há anos! Já têm muita prática na fuga! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  7. Dá gosto viver num país de gente rica, não é? Eu vejo estas notícias e é só isso que me ocorre, que o país está carregado de magnatas multibilionários escondidos atrás de cada esquina e que finalmente vão passar a pagar impostos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não era sem tempo, Mi. Cambada de sanguessugas!

      Eliminar
    2. Pipocante Irrelevante Delirante16 de setembro de 2016 às 12:20

      Mirone... declarou o património obtido com a prospecção, ou já vai a caminho de um off-shore?

      Eliminar
  8. Eu adorava era ver os partidos políticos a pagarem imposto sobre o património imobiliário que detém. Estão isentos de IMI e possivelmente isentos também de uma taxa deste género. Mas claro, sobre isso ninguém se pronuncia, a justiça fiscal desnavece no Excel da contabilidade própria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que o PCP é o maior proprietário de entre os vários partidos...

      Eliminar
    2. O PCP já explicou que paga IMI de todo o seu património que não é usado para actividade politica. Quanto ao restante, aplica-se a lei do financiamento dos Partidos, que aliás o PCP até votou contra por achar que estes não devem receber tanto dinheiro do Estado.

      Eliminar
    3. O camarada está a esquecer-se da sede do Partido que fica ali em plena Av. da Liberdade e que paga zerito, népia nem um carcanhol. Os portugueses não são obrigados a financiarem os partidos Sr, devem pagar todos da esquerda radical até à extrema direita passando pelo PAN que ninguém sabe o que raio é.

      Eliminar
  9. Um à parte ao tópico: se calhar tens alguém do governo a ler o teu blog.
    Recordaste da conversa sobre o combustível das empresas de transportes de mercadorias e o abastecimento de inúmeros camiões em Espanha, pagando impostos para Espanha? Esta semana saiu uma noticia em como o governo decidiu fazer o "combustível profissional" dando-lhes combustíveis mais baratos (ainda assim não está ao nível de Espanha mas sempre estão a abrir horizontes para novas fontes de rendimento).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me perfeitamente. Fiquei chocada com o tamanho do depósito de um camião :D
      Provavelmente chegaram à conclusão que aquele apelo patriótico do nosso ministro da Economia não teve grande impacto... :)

      Eliminar
    2. "Recordas-te" (o meu português hoje está horrível).

      Eliminar
  10. Este provavelmente ja conhece, em todo o caso aqui vai.

    http://expresso.sapo.pt/multimedia/259/2016-04-07-Como-meio-mundo-anda-a-roubar-o-outro-meio


    ResponderEliminar
  11. Li o post e os comentários e só tenho a dizer:

    Tadinhos... se quiserem posso mandar os papeis para pedirem o Rendimento Social de Inserção... Ou quem sabe, os papeis para se inscreverem no centro de emprego e ir trabalhar 8 horas por dia ganhando menos do que o Salário Mínimo...

    sniff, sniff...

    já diz o povo (o que não tem 500 mil euros de património) que para quem não tem vergonha, cada humilhação é uma barricada de riso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JMJ, para a próxima é capaz de ser melhor ler com mais atenção. O post não se pronuncia sobre a bondade ou não da lei, uma vez que ainda não a conhecemos. o post alude ao facto espantoso de uma deputada ter vindo anunciar que esta lei era para criminisos, aqueles que fogem ao fisco e enganam o estado, partindo do pressuposto que todo e qualquer cidadão que tenha um património com o valor matricial de quinhentos mil euros é um aldrabão que nunca, em toda a sua vida, pagou impostos.

      Eliminar
    2. Por este andar e pelo sim pelo não mande lá não vá eu chegar à conclusão que os somatório dos subsídios seja maior do que ganho por mês.
      Veja se aprende, a maioria dos portugueses que têm propriedades com valor superior a 500.000 não são ricos e sobre este( os imóveis) já pagam inúmeros impostos, mais lembro-lhe que propriedade é trabalho quem possui imóveis sabe que este não são obra do Espírito Santo o divino ou o banqueiro, são o fruto do que ganharam com o seu trabalho e inteligência ou da daqueles de quem o herdaram. Comentários como o seu só me dão é pena, vá trabalhar e dar no duro e vai ver que depois também tem este valor em imóveis não é assim tão difícil, agora se continua aí sentado com o sim senhor no sofá à espera de o ganhar no euro milhões a coisa fica difícil, senão impossível. ( um sniff para si também e no caso de estar enganada e possuir um vasto património porque raio ainda não partilhou o mesmo pelos mais desventurados não é isso que diz a sua ideologia, oh meu amigo " a terra a quem a trabalha" mesmo que depois a levem à falência porque não têm ideia de como se administra e isto nada tem com o grau de instrução, olhe lá para o Belmiro.)

      Eliminar
    3. Um snifff por todos os invejosos deste pais, que não podem ver nada na mão dos outros que não pensem de imediato em apropriar-se do que não é deles.

      Aplica-se a bens materiais e não só, já que normalmente são os mesmos que não podem ver alguém feliz com uma situação corriqueira do dia a dia, que não fiquem roidinhos de inveja por testemunharem a felicidade alheia e, se puderem, tudo fazem para lhes retirar o sorriso do rosto.

      Eliminar
  12. Pois a mim não me sai da ideia que o partido que anda a governar o nosso país, não tem dinheiro para pagar as suas próprias contas... acho que isso por si só demonstra bem quais as capacidades de gestão deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yap... parece uma situação saída de um sketch dos Gato Fedorento :D

      Eliminar
    2. Apenas uma ressalva: esse não é o partido que anda a governar o país. Assim como lhes falta capacidades de gestão, estão reféns de BE's, PCP's, sindicatos, etc, etc, etc. Esse partido de que fala não tem tempo para governar o país: está demasiado ocupado a treinar afincadamente o seu número de equilibrismo que o mantém no poder, não tem tempo para minudências como governar o país.

      Eliminar
  13. JMJ (não consegui responder directamente a si), o meu comentário vai ao encontro de quem já ganha tão pouco e vai ter de pagar muito mais para utilizar o carro para trabalhar.
    Apetece-lhe rir? Olhe eu que já tive de gastar perto de 300€/mês em deslocações por falta de opção em transportes públicos também agradeço que me envie cheques, a mim e a todos os portugueses, que em breve terão maior beneficio em ficarem em casa sem trabalhar do que irem trabalhar.

    Além do mais, a maior critica que de minha parte recebem é este fervor em pagar tudo e aumentar tudo (entre elas a TAP que só dá prejuízos) enquanto se aumenta os impostos indiscriminadamente para todos. Mas claro que já se percebeu quem é que o JMJ apoia e é a personificação da ideia que eu tenho de todos os que têm um partido politico definido: completamente cego para a realidade.

    ResponderEliminar
  14. Mariana uma moça tão inteligente, só é pena que a porcaria que habita no seu cérebro que lhe foi ensinada desde o berço, não permita que o demonstre, tal como Portas lhe disse numa dessas comissões parlamentares está no ADN.
    Não percamos a esperança Durão Barroso também começou como militante do MRPP e agora " ó pra ele" todo satisfeito com o novo emprego com certeza a dizer ao jovem Barroso mas que estúpido que tu eras
    E ainda, eu devo ter já ganho o meu lugar no inferno e a culpa é do Centeno quando o vejo só penso, mas porque é que esta criatura não morre; bem té logo como diz o Primeiro e um abracinho (é assim que está na moda, não é?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Durão Barroso? A sério? É, de facto, um exemplo de rigor e honra!!!
      Quanto ao desejar a morte a alguém... se acredita no inferno...
      E aos outros Ministros das Finanças (Vítor Gaspar e Maria Luís)? Acendeu velinhas?
      Cristina

      Eliminar
  15. A sério que a classe média portuguesa tem casas com valores acima de 500.000 €? É essa a normalidade da classe média portuguesa? Pronto ok... Está visto que eu é que ando enganada a pensar que um dos problemas deste país é precisamente ter uma classe média empobrecida e uma diferença cada vez maior entre classes, com os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Certamente que é a política fiscal do atual governo que está a contribuir para isso.

    ResponderEliminar
  16. Mas um valor matricial de 500 mil euros é bué. Eu sei que não é direto mas em princípio se o valor matricial é de 500 mil o valor comercial em princípio será bastante superior. :O


    (Não deixa de ser uma barbaridade aquilo que ela disse. Isso e um tal comentador da SIC que disse que qualquer familia chegava facilmente aos 500 mil euros de valor matricial...... LOOOOOOOOOOL. :) )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que só demonstra a falta de conhecimento que eles têm sobre a realidade portuguesa e das famílias da classe média.

      Eliminar
  17. está correcto! a declaração enquadra-se perfeitamente neste ambiente de hospital psiquiátrico / espectáculo circense de feira em que os políticos / rapazinhos vivem cá no burgo.

    "só os aldrabões que vivem à grande e à francesa... "
    só pode ser erva de má qualidade.

    a Filipa acabou por resumir na perfeição este país-ito ao recordar o fantástico És muito linda dos Ena pá 2000.

    enfim, acaba por ter graça.

    ResponderEliminar