segunda-feira, 11 de setembro de 2017

O estranho caso do homem que bordava o nome completo no interior do casaco

A voz tremente de Catarina Constança de Abigail e Melo Vasconcelos de Paes Gouveia Albuquerque, saía em catadupa do outro lado da linha, o seu estado de aflição era perceptível, Porfírio ouvia-lhe os saltos dos sapatos trotando no chão de madeira enquanto ela andava, atormentada, de um lado para o outro. Ao mesmo tempo que falava ao telefone, Catarina Constança de Abigail e Melo Vasconcelos de Paes Gouveia Albuquerque, armada de uma agulha Tapestry e de uma comprida linha de seda vermelho-sangue, bordava o nome completo de Porfírio no bolso interior de um casaco de homem, era sempre o que fazia quando estava desesperada, de alguma forma, bordar em Ponto Médici usando, evidentemente, a  técnica de Holbein, o nome de Porfírio Manuel da Cunha Lencastre e Silva de Almeida Gonçalves Azeredo Mascaranhas era a única coisa que a acalmava naqueles momentos decisivos. Quando levantou os olhos para a grande sala preenchida com centenas de casacos bordados e devidamente pendurados em dezenas de varões organizados em linhas simétricas, Catarina Constança de Abigail e Melo Vasconcelos de Paes Gouveia Albuquerque, parou, petrificada.



Para continuar a saga do casaco misterioso, Palmier nomeia NM.



11 comentários:

  1. Começa a fazer-se luz para a nossa Mirone.

    (não está mal, dava um bom quadro esta cena. Dou-lhe mais quatro valores se houver quadro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, mas... isso não é justo, os quadros são da disciplina de blogo-painting, stôr!

      Eliminar
  2. Acudam!

    Nê! Nê! Vem depressa que a Catarina Constança de Abigaíl está em apuros!

    ResponderEliminar
  3. Feito! E agora que venha a flor. :)

    (Flor, meu bem, não te zangues comigo que quem complicou o enredo todo foi a Palmier com a história das dezenas de varões... Eu não tive culpa.)

    ResponderEliminar
  4. Escreve-se Mascarenhas. Mas-car-rE-nhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não. Este é de um ramo diferente da família! Está tudo explicado no Pipoco e na NM! :DDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  5. Ai, então vou ficar sem saber qual é a explicação porque mal encaro o "Mascaranhas" já não consigo avançar. Mas estou em crer que esse "Mascaranhas" é o parente pobre da nobre linhagem de Mascarenhas. E eu não posso acreditar que estejam a escrever sobre desvios genealógicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma terrível situação que aconteceu na família, vai para cima de muitos anos. Praticamente uma maldição! :DDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    2. Até estou a ficar curiosa mas, a menos que houvesse um resumo Europa-América, não estou no espírito para tão extensa leitura por causa de um "desvio" de linhagem. Fico a aguardar só pelo último parágrafo do fim da história.

      Eliminar
    3. Mas a história continua na NM! E ela explica tudo sobre esta família caída em desgraça já neste capítulo! :D

      Eliminar
  6. Vou parar neste capítulo umas horas para sofrer convenientemente o suspense...

    ResponderEliminar