quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Situações

E então comprei um bonsai bastante belo, mas hesitei muito porque já sei que eu e as plantas não nos damos particularmente bem e sempre ouvi dizer que os bonsais são muito difíceis de domar, mas a senhora era muito simpática e esteve a explicar-me tudo o que tinha de fazer, como o devia podar, que suplementos tinha de lhe dar, como o devia regar, e o belo bonsai estava ali sempre a olhar para mim com muita atenção, os olhinhos suplicantes, a sussurrar “leva-me contigo, leva-me contigo…” e eu a olhar para ele “oh que bonsai tão fofinho, tem de ser meu!” e pronto, trouxe-o para casa muito confiante.  A senhora tinha-me explicado tudo, tinha-me dito que, para o regar, o devia submergir em água, mas disse-me tantas coisas que eu já não tinha a certeza e então preferi regá-lo de maneira convencional, achei aquela terra um bocado impermeável, com a água a escorrer pelos lados e assim, mas como tenho o hábito de afogar plantas pareceu-me que, à cautela, era melhor deixá-lo assim. Uma semana depois olhei para o meu belo bonsai e vi-lhe as folhas todas murchas, muito caidinho, o meu pobre bonsai, e então, numa grande apoquentação, corri a salvá-lo, levei-o para a cozinha em modo ambulância, que não havia um segundo a perder que o meu bonsai estava completamente desidratado, fechei o ralo do lava-loiça, abri a torneira à força toda e quando vi que a coisa tinha profundidade suficiente para o submergir, mergulhei o meu querido bonsai na água…


quente.



42 comentários:

  1. Respostas
    1. Lulu... eu escalfei o bonsai! Acho que não tem salvação possível! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  2. Olha que é mais provável ter sido água a mais do que a menos...
    Raspe um pouquinho do tronco, se ainda estiver verde ainda terá salvação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coitado... depois de o ter escalfado vou torturá-lo? :DDDDDDDDDDDDDD

      (vou experimentar para ver se sobreviveu :D)

      Eliminar
    2. É depois fazer o favor de avisar se a pobre criatura sobreviveu.
      É que nunca tive coragem de embarcar na aventura dos bonsai, sempre pensei que fossem areia demais para a minha camioneta. Contudo, se esse sobreviver, sou bem capaz de arriscar...

      Eliminar
    3. Aquilo está uma bocado agreste, as folhas estão todas a cair :(

      Eliminar
    4. Isso não quer dizer que não tenha recuperação. Mesmo sem folhinhas, se o caule estiver vivo e for bem tratado - sem mais banhos quentes p.f. - uns shots de vitmaninas, rega adequada (sem mais nem menos água) e tal e ele recupera... Mas a tortura é indispensável ;)

      Eliminar
  3. Aproveita para o jantar.
    Nunca me aventurei com bonsais, tenho um certo medo deles. O preço e a perspectiva de não sobreviverem muito tempo nas minhas mãos faz-me sempre fugir deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sopinha de bonsai :D

      (pois, eu também... comprei um baratinho já a antever este desfecho :D)

      Eliminar
  4. É (ou era :p) aquele que está tão bonitinho na foto do header?

    ResponderEliminar
  5. Será que ele não estava assim caidito derivado de apoquentações lá da psique dos bonsais?! Eu quando me sinto assim tomo um duche quentinho e fico a sentir-me melhor. Eu cá acho que fizeste bem.

    (Se não arribar... Come-o!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou realmente muito boazinha, é que não me limitei ao simples duche quentinho, eu preparei-lhe todo um banho de imersão! Só faltou a espuma da Badedas! :DDDDDDDDDD

      Eliminar
  6. Então agora que o Bonsai já está escalfado é só juntar as ervilhas e umas rodelas de chouriço. Coitadiiiinho... :) e a Grande Obra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D

      (irritantemente por finalizar... falta qualquer coisinha em todo o lado. A ver se para a semana já tenho as estantes. Estou desejosa de as ver! :)

      Eliminar
  7. Hahaha

    Gostava de ajudar mas não percebo nada de bonsais e as plantas têm uma tendência para morrer em minha casa..

    ResponderEliminar
  8. ??????......!......???????...!!!!!...(#€#€)...

    Mulher... Que uma Supernanny te salve, Jesus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :DDDDDDDDDDDDDDDD

      (de certeza que me vai mandar sentar no banquinho durante uma semana! )

      Eliminar
  9. Tenho uma malapata com bonsais. O último que tive, já lá vão uns dez anos desde que "partiu" foi por mim cuidado com tanto carinho, orientei-lhe os ramos para que se assemelhasse a uma escultura rara, era lindo!
    Um dia cheguei a casa e a minha senhora comunica-me orgulhosa que tinha podado o bonsai, que estava sem forma nenhuma, todo torto, mas que agora iria rebentar mais redondinho.

    Nunca rebentou, a poda foi radical!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahhahahahhahahahhahahhahahahhahahahahah
      Deve ser prima da minha. A tua podou o bonsai, a minha a pelagem das patinhas de pequena Cutxi! :DDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  10. hahaha!
    Ia comentar "faz caldo verde japonês" mas a Ana antecipou-se :D :D :D

    ResponderEliminar
  11. Caramba, quando toca a assassinar bonsais... não perdoas! :o)))))

    [os desgraçados comigo também não têm sorte nenhuma! :DDD ]

    ResponderEliminar
  12. Se a CPCJ dos bonsai ler isto, corres um sério risco de te mandarem a BonsaiNanny aí para casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :DDDDDDDDDDDDDDDDDD

      (e o direito à privacidade dos bonsais nos seus momentos de fragilidade?! Não pensaste nisso, pois não?! Só os podemos expor quando estão em todo o seu esplendor! :DDDDDDDD)

      Eliminar
  13. Sopa de Bonsai?? Parece-me muito oriental...é a nova moda a seguir ao Sushi???

    Eu e as plantas também é uma desgraça...comprei um arbusto lindo, o sr. garantiu que se dava dentro de casa e o bicho agora está num tal cair de folha que temo que, em menos de nada, vá ficar careca.
    Perguntei a outros entendidos e pelos vistos, é uma planta de exterior...Élaasssss Cães de louça e plantas de plástico e e...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :DDDDDDDDDDDD

      Há uma planta que, desde que se regue muito, sobrevive a tudo. É uma planta louca, que não pára de crescer, a minha está quase a chegar ao tecto. Experimenta para variar das de plástico e do cão de loiça - não sei qual é o nome de verdade mas se procurares por money tree vais dar com ela.

      Eliminar
    2. É esta:

      http://www.easternleaf.com/v/vspfiles/photos/101400-06-2T.jpg

      Eliminar
    3. Existem algumas que precisam de pouca água e poucos cuidados, não sei o nome,mas são conhecidas como "pata de elefante", tenho uma há 10 anos, mais coisa, menos coisa e está bastante bonita.

      Joaninha

      Eliminar
    4. A que eu tenho é uma águaólica! Bebe litradas quase diariamente! :D

      Eliminar
    5. É que é horrível estar sempre a ouvir tshh tshhh tshhh e são as folhas a despencar.

      Vou então comprar uma dessas.

      Obrigada pela dica ;)

      Eliminar
    6. A minha "money tree" não sobreviveu, acho que já diz muito das minhas capacidades :(

      Eliminar
  14. As pessoas devem achar que eu nao bato bem :) soltei uma gargalhada imensa no restaurante :) :)

    ResponderEliminar
  15. Eu comprei uma orquídea azul , eu não queria aquela , está doente , mas a dona da loja disse que eu a vou salvar . Eu acho que não :)

    ResponderEliminar
  16. Há muito tempo ofereceram-me um quando do meu aniversário. Tesourinha de podar e tal, líquido para por na agua, livrinho... durou um mês sem escalfar. Ficou sem folhas e beije cor de pedra suja. Se calhar petrificou. Não quis cá mais nada disso. Bastou um para ver que sou a Medusa dos bonsais...
    O seu pode ser que ainda ressuscite. Que tal usar um desfibrilhador?

    ResponderEliminar
  17. Um bonsai não é um submarino.. credo, que falta de competências :P

    ResponderEliminar
  18. Tive 3 bonsais quando era miúda. Era completamente obcecada com aquilo por causa dos cuidados todos que eram necessários. Houve uma vez que os coloquei diretamente ao sol num dia de primavera. Tudo muito bem até um deles apanhar piolhos de uma flor exterior. Fiquei tão preocupada que me comessem as folhinhas todas, que o borrifei logo com... DUM DUM! Era o que tinha à mão e estava desesperada! O desgraçado estava a murchar todo, continuei com o desespero e já chorava e tudo. Até que já estava por tudo e fiz-lhe Reiki. Caraças! E não é que ficou maravilhoso passado uns dias! Quando chegou o Verão fui de férias e quando regressei já tinham morrido. Foi um desgosto muito grande. Passados 14 anos nunca mais consegui ter nenhum. O problema é que exigem demasiado amor e cuidado. Se o seu sobreviver leve-o de férias consigo. Ahahaha

    ResponderEliminar
  19. Cha´ !!!! (espero que seja um pequeno limoeiro :D)

    ResponderEliminar
  20. Palmier, nem de propósito!! Os seus problemas com bonsais estão resolvidos: Curso Básico de Bonsais!Veja aqui: https://www.facebook.com/fullformfs/photos/a.455932514450281.103839.455927377784128/1663336973709823/?type=3&theater

    ResponderEliminar