quinta-feira, 17 de maio de 2018

E o que andaste a fazer hoje, Palmier?

Depois de muito pedinchar e insistir, depois de ter sido regiamente ignorada durante meses, desloquei-me secretamente à obra, às escondidas dos arquitectos, para pedir para me porem um estendal. 

(Agora acho que vou lá deixar um copinho de água com uma caixa de Lexotans para quando eles derem com a coisa...)

42 comentários:

  1. É do meu conhecimento que os arquitectos não gostam de estendais. Sentem-se ofendidos com semelhante objecto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que estendal é sinónimo de diabo ou assim : DDDDDDDDDDD

      Eliminar
  2. Como assim???? Ainda não tens a obra entregue e já estás a apunhalar os arquitetos???

    [estás tão tramada!!! arranja algo mais forte, lexotan não é suficiente!!!]

    [em calhando... agora é que não te entregam a obra!! não mereces a confiança deles!!! :DDDDD]

    [toma tu os lexotans!!! :DDDDD]

    Boa sorte!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem sei... não me admirava nada que da próxima vez que lá vá me tivessem mudado as fechaduras :DDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  3. Quando se muda ? E fotos finais ? Imagino que não vá colocar fotos da casa já decorada :) :) e os outros apartamentos ? A palmy tem de escrever mais , sinto falta deste bocadinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já desisti de fazer previsões... hoje estavam a testar todos os equipamentos de ventilação... algum dia há-de acabar. Até lá, espero :D

      (é verdade... ando muito preguiçosa para escrever...)

      Eliminar
  4. Segundo eles, a roupa estender-se-ia onde?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seguindo eles seca-se tudo na máquina de secar. Faça chuva ou faça sol :D

      Eliminar
    2. Tão errado!!! Na minha casa, senhores arquitectos também projectaram lavandaria e tal mas nada de estendal. A verdade é que nunca me tinha apercebido até então que a maior parte da roupa não pode ir à máquina de secar. Por isso Palmi, tem todo o meu apoio quanto a esta questão.
      Bj,
      Catarina

      Eliminar
    3. Juntemo-nos contra eles! É a revolta do estendal! :DDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  5. Estou chocada, horrorizada, sem palavras, a Palmier está a escrever um post a promover a indústria a farmacêutica e nem diz que é um post patrocinado??? Lexotans??? Nah, nah, nah, devia ser só calmantes ou no limite bromazepan. Vai ficar rica quando a Roche vir este post, eh, eh, eh.
    Beijinhos e bom fds,
    Catarina

    ResponderEliminar
  6. Não sou uma pessoa idosa (tenho 39 anos), mas sinto que tenho que dizer isto: MODERNICES!!!!! Que raio terá acontecido nestes últimos anos em que não só erradicaram os estendais, como o espaço para eles em tudo o que é apartamento de construção recente? Tenho visitado alguns porque pondero comprar casa brevemente, mas a não ser no R/C não vi nenhum com estendal!! Mas está tudo doido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, não sei mas parece que estão em vias de extinção. Se há máquina de secar, fora com o estendal. O que, com a quantidade de sol que cá temos, é quase criminoso...

      Eliminar
    2. A máquina de secar, no meu tempo (lá estou eu de novo, afinal devo ser mesmo idosa :D), era utilizada em último caso, mas assim mesmo em uuuuuúltimo dos últimos. Mesmo com os toalhetes bem cheirosos e supostamente amaciadores, detesto quando tenho que usar a máquina. Nem vou falar da questão ecológica, nem da poupança energética e económica, prefiro dizer apenas que nada se compara ao cheiro e à suavidade de roupa estendida ao sol, num estendal, como sempre fizeram as pessoas normais.

      Eliminar
    3. Yap! Mil vezes secar a roupa ao sol!

      Eliminar
  7. Há arquitectos que se pudessem prescindiriam das especialidades. Quadros eléctricos? Armários de telecomunicações? Interruptores e tomadas a desfigurar as paredes, mantas ignífugas nas cozinhas, em caixas vermelhas?! Fora com isso tudo. A perfeição está na parede lisa, na porta sem puxador, na casa de banho integrada no quarto sem parede divisória. Até as escadas atrapalham.

    Há uns 10 anos uma senhora arquitecta perguntou-me se podia colocar o quadro eléctrico num nicho no pavimento. E queria uma tomada e um ponto de luz por divisão. Eu, com o mau humor que me caracteriza, perguntei-lhe se não seria mais adequado meter tendas nos quartos.

    Corra com essa gente toda cara Palmier. Contrate um engenheiro. Pode crer que o carro passa logo a entrar na garagem mal pegue no telefone a pensar num engenheiro.

    D.Pipoco domina as artes mágicas da engenharia. E vai no nível 74 do Warcraft.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahhahahahhahahahhahahhahahahahhahahahhahahah
      É mesmo! A luta para conseguir umas gavetas na casa de banho foi hercúlea! E as estantes... arrancadas a ferros! Na verdade (isto já me aconteceu na minha actual casa) há ali um período depois da mudança, em que quase tinha receio de decorar a casa, de pôr papel de parede, de pendurar quadros... com medo que os arquitectos não gostassem! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      (acho que o Pipoco agora não pode tratar disto... deve estar a preparar a candidatura à presidência do Sporting! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD)

      Eliminar
  8. Para desviar a atenção do horror do estendal, peça-lhes para fechar uma varanda, insista numa marquise. Vai ver que ainda se vai divertir.

    ResponderEliminar
  9. Não entendo essa cena dos estendais. É isso e as despensas/zonas de arrumos.
    É suposto as pessoas secarem a roupa aonde? E onde guardam a roupa que é para passar a ferro, respectiva tábua e coiso e tal? E onde se guardam aspiradores, baldes, esfrogonas e outras coisas menos bonitas mas essenciais ao dia-a-dia de uma casa minimamente limpa?
    Também andei a ver casas para comprar e em quase todas não havia um sitio para arrumar nada de casa. Salas muito lindas, cozinhas idem e nem um armáriozinho na cozinha para as vassouras havia. É assim tá complicado projectar um espaço para arrumos? E um sitio para secar a roupa?
    Isto é pessoal que nunca mexeu uma palha em casa, só pode.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há muitas falhas na arquitectura que são claramente de homens que nunca usaram uma cozinha no dia a dia :DDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  10. Saudades do meu estendal do comprimento da frente do prédio (vantagens dos prédios antigos de Lisboa!) em que secava 3 máquinas de roupa até num dia de inverno (desde que não chovesse). Também ajudava ser um último andar no topo de uma das colinas e levar com o sol TODÓ-DIA.
    Agora nem varanda nem estendal 😢
    Maria

    ResponderEliminar
  11. Haverá melhor que roupa estendida no estendal? sim, ok, às vezes fica um pouco dura quando não a recolhemos e está muito calor; quando está húmido a roupa teima em não secar e emana um bafio do pior, mas não há melhor terapia que por a roupa a secar, organizar a fila das meias, das cuecas, das camisas...tudo ordenado...por cores...por feitios...as molas iguais.... SOCOROOO alguem me dê um Lexotan que já estou a panicar com a minha OCD

    ResponderEliminar
  12. Esses arquitectos devem viver em Rivendell ou isso. Onde é que arrumaria os livros?? Parece que nao desenharam a casa para ser habitada.

    ResponderEliminar
  13. Todos muito assim, sem dúvida!! Trabalho num castelo, ao qual foi acrescentado um edifício todo modernaço (sobre isso, nem me pronuncio...) que tem uma fantástica galeria de exposições temporárias, com um pé-direito grandioso e toda um a largueza de espaço, suficiente para trazer parte do espólio do Louvre - desde que toda e qualquer peça venha para cá pelo seu pé, sem qualquer tipo de protecção, embalagem, caixa, caixote ou caixinha, folhinha de papel de seda que seja !!! porque a Galeria não tem nem sequer um armarinho pequenito para guardar essas coisitas sem importância............ Já agora, também não tem lugar para guardar esses objectos desagradáveis, vassouras, baldes, esfregonas, invenções do Demo ... Pronto! Olha, para resolver o assunto, fechei ao público uma das casas de banho e requalifiquei-a como arrecadação !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A explicação para este flagelo está no comentário abaixo, pela mão da Dias Cães! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  14. Nós temos a ambição de viver num mundo perfeito, o mundo onde não há roupa para lavar/secar/passar, nem vassouras e pás para arrumar, nem mãos e pés sujos, nem crianças com brinquedos para arrumar.
    E andamos a tentar vender esta excelente ideia a todas as pessoas do mundo, mas o mundo ainda não está preparado :))))
    Não me diga que não achava o mundo perfeito se não houvesse lides domésticas e tralha para arrumar???
    (eu sou a pessoa que tem a máquina de lavar roupa no closet porque se "esqueceram" de fazer as ligações, por exemplo, sei lá, na cozinha. Todos temos a nossa cruz.)
    Agora fora de brincadeiras, acho sensato ter pedido aos arquitetos para pensarem numa solução em vez de o fazer à socapa. Certamente que, assim, pensarão numa solução mais integrada com o restante edifício.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pedi! Mas eles ignoraram-me daquela maneira típica que é "fazerem-se de esquecidos"! :DDDDDDDDDDDDDDD

      Pedi para porem o estendal nesta parede (retráctil, para poder ser recolhido quando não está a ser usado) que não se vê de lado nenhum excepto do interior:

      https://palmierencoberto.blogspot.pt/2017/06/a-grande-obra-mansarda-pronta.html

      Eliminar
    2. A casa é da Palmier. Penso que nem satisfações tinha de dar. Já foi absurdo o suficiente quando a Palmier contou que nem corrimão nas escadas queriam por. O estendal parece só um capricho parvo, mas não quererem o corrimão já parecia uma falta de noção da realidade.

      Eliminar
    3. É mesmo assim :) tem de se saber lidar com os artistas :DDDDDDDDDDD
      (eu gosto imenso deles e já lhes conheço bem as manhas! Tudo tranquilo e na boa! :D)

      Eliminar
    4. :D

      Eles sobreviverão ao estendal!

      Eliminar
  15. Estou muito longe do mundo dos arquitectos, daí não ter qualquer noção, mas eles não fazem aquilo que lhes pedem e que são pagos para fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bom arquitecto é um artista e os artistas só fazem o que querem :)

      Eliminar
    2. É mesmo uma cena estranha, alguns sao assim, mas nem todos, é preciso saber escolher. Qd procurei p a construcao da minha nova casa visitei 3 gabinetes, sendo q 1 foi logo excluido pq mostrou na conversa q ia ter essa atitude. Para mim é completamente irreal eu estar a pagar por um serviço e eles quererem mandar na minha casa. Podem e devem dar sugestoes, opinioes, mas a decisao final é minha.

      Eliminar
  16. Só sei que os estrangeiros acham muito estranho que tenhamos roupa pendurada fora das casas, dizem que parecem aqueles bairros pobres (neste caso, de França). Também eu, ao ir morar para prédio novo, não havia nada de estendal cá fora (e não temos varandas nem marquises!) Hoje, toda a gente já colocou. Acho que não são só os arqquitectos que implicam com isso, pelo que me dizem, a própria câmara municipal pode aplicar-nos uma multa. No nosso caso, todos os estendais estão nas traseiras do prédio e voltados para o mato, portanto são capazes de não implicar muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É very typical! :D

      (mas o meu estendal ficou na parede da varanda das traseiras e virado para dentro, por isso não se vê de lado nenhum :)

      Eliminar
  17. A seguir à roupa estendida, coisa mais horrível, porém, igualmente, necessária, são as unidades exteriores dos AC nos prédios mais antigos.

    ResponderEliminar