terça-feira, 23 de outubro de 2018

Sinceramente, quando uma pessoa precisa de alguma coisa vai-se a ver e não há nada

É que isto há blogs com listas para tudo, listas de como organizar a mala para a maternidade, como fazer a viagem perfeita, como organizar um casamento, como planear a lua de mel mais romântica, como fazer um safari em África, como viajar para Honolulu com uma chinchila, como embarcar no Expresso do Oriente com um peixe assado no forno... e aquilo que verdadeiramente importa... nada! Alguém me diz onde anda a lista de "como organizar uma mudança", hã? Onde está ela?

Caramba, a coisa está iminente e a pessoa está aqui em negação. Ok, já pensei (pensei! ainda não fiz... mas hei-de fazer! Até porque sexta-feira é daqui a uma eternidade, não é?) que tenho de fazer uma mala como se fôssemos de viagem, necessaire incluído, tenho de pôr toalhas e roupa de cama na casa nova, para poder fazer as camas quando elas lá chegarem, tenho de separar os livros e cadernos da escola para não ficarem perdidos no meio dos caixotes... e mais?! hã?! Alguém me diz o que raio tenho de fazer mais?!

65 comentários:

  1. Só me lembro que quando me mudei o gato foi para casa da minha mãe.
    Ajuda?
    (acrescento que me mudei há 12 anos e ainda tenho caixotes com coisas na arrecadação. Vergonhoso, eu sei!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah... pois é!... vou ter de prender pequena Cutxi - não sei onde - para não fugir porta fora! :///

      Eliminar
    2. Explicas a Cutxi, calmamente, que é preciso que não fuja. Com tranquilidade e algumas repetições vais ver que será fácil. Se fala é porque percebe, percebes?

      Eliminar
    3. Vou escrever-lhe um bilhete! :DDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    4. Sim, sim. Coloca-o mesmo à saída ;)

      Eliminar
  2. Pergunte à Pipoca Mais Doce.

    ResponderEliminar
  3. Mudar uma divisão de cada vez: Por exemplo a sala, se a usamos menos, depois os quartos (neste entretanto acampam na casa velha / até é divertido) deixando a cozinha para último. Digo eu :-)

    Entrem com o pé direito e sejam felizes o resto é mais caco menos caco.

    ResponderEliminar
  4. Eu mudei-me pela última vez há 10 anos, sem filhos, e tenho ideia de que foi tranquilo. Lembro-me dos senhores a embrulharem as louças e peças sensíveis, que foi um alívio para mim. Acho que fizeram tudo na desmontagem da casa antiga, Depois na casa nova é que só montaram os móveis e puseram-nos onde eu pedi, os tarecos já fui eu que arrumei. Fizeram tudo num dia. Começaram às 9h e acabaram às 18. As casas era perto uma da outra, nem 5 minutos de carro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... esta também vai ser assim - só que estão planeados quatro dias!...- e as casas também são muito perto uma da outra (nem cinco minutos a pé...). A diferença é que já levo catorze anos de tralha nesta casa, já para não falar dos dois filhos e um cão! :DDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    2. Se vai demorar 4 dias faz mala para uma semana, como se fosses de férias. Os miúdos que façam as mochilas com as coisas da escola. Ah, e roupa de cama e banho. Nos primeiros dias jantam fora (que ninguém merece jantar numa casa de pernas para o ar). Manda empacotar tudo e identifica as caixas por divisão. Os senhores põem os móveis onde tu mandares e depois as coisas vão-se arrumando por caixa (o que não quiseres na casa nova já fica na caixa para ir para o depósito/armazém onde guardas o que não usas).

      Eliminar
    3. Oh páaaaa... não tenho um armazém para guardar o que não uso! :DDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    4. Se não usa, lixo com elas.

      Eliminar
  5. A máquina do café e uma chávena. Separe as coisas para o primeiro pequeno-almoço. Na primeira manhã vai estar demasiado cansada para as poder procurar.

    ResponderEliminar
  6. Ouvi falar deste livro "Arrume a sua casa, arrume a sua vida" há pouco tempo e não sendo específico para mudanças, pode ser que ajude. Eu estou a tentar deitar coisas fora/dar coisas, antes da mudança, para que leve menos coisas para a casa nova.

    (https://www.wook.pt/ebook/arrume-a-sua-casa-arrume-a-sua-vida-marie-kondo/16283631)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu já me vi livre de milhentas coisas! O problema? Não noto diferença nenhuma na casa! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  7. A mim deram-me as fúrias (marido diz que parecia possuída) e encaixotei tudo num instante (os próprios dos putos estavam que vinham em caixotes). Fiz quase tudo sozinha, e o que não fiz foi com a premissa de ninguém questionar as minhas ordens. Sim, "ordens" era fazer e calar, ou ir à vida que eu fazia... :D Estava passada; eu só queria ver-me livre daquele filme. Levantava-me de madrugada e de madrugada me deitava. Sempre a aviar caixotes.... Tudo para a sala. No início ainda comecei a destralhar, a separar e tal, mas depois deram-me os nerves e encaixotei tudo a eito. As coisas foram decididas tão a correr, mas tão a correr, que decidimos trazer as mobílias da outra casa para não estar a perder tempo a ir comprar novas... :D como cabia tudo mais ou menos bem, veio o tudo... A pressa? Era só a de me ver livre daquele filme, que só de pensar já entro taquicardia... Quanto mais tempo demorasse, mais a dor se arrastava...

    (encaixotei as coisas por móvel... O que estava num mesmo móvel, veio no mesmo caixote, chegados aqui, a esse móvel regressaram.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que medo! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Pensando melhor...


      Acho que te vou contratar! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    2. Ahahahahahhahaahahahahahahhahah agora se me dá para rir, mas foi bem difícil! "Ninguém fala comigo..." E zumba, zumba... Sempre a andar! Estava fora de mim... "Tu vai comprar fita.", "Tu vai montar mais caixotes", "Tu traz os livros da estante do teu quarto e põe-nos encostados a essa porta", "Tu, desaparece -me da vista, e vai estalar plástico de bolinhas para o teu quarto", "Tu arranja espaço naquele canto.", "Tu...", "Porquê?! Eh pá... Porque eu digo, não me enerves..." Foi assim e correu bastante bem... :DDDD

      Eliminar
    3. Ahahhahahhhahahhahahahhahahahhahahahhahahahha
      Acho que vou pôr a minha gente toda a estalar plástico de bolinhas! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  8. O teu anónimo de estimação23 de outubro de 2018 às 14:35

    Parece impossível a menina não ter ninguém contratado para fazer o pack completo de mudança.

    Anyway, who cares...

    ResponderEliminar
  9. Não posso ajudar muito, nos últimos 20 anitos foram 4 mudanças mas eu escapei a todas, a próxima que já está eminente não sei se terei tanta sorte.
    Depois conte como foi, para ajudar aqui as suas discípulas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum... posso sempre tirar uma semaninha de férias nos trópicos... :D

      Eliminar
    2. ou arranjar uma viagem em serviço ou formação, quer seja uma outra, com participação obrigatória.

      Eliminar
  10. Encaixotar só as coisas mais frágeis; as "miudezas" vão muito bem em sacos grandes do Ikea ou em caixas de plástico daquelas grandes com rodas (na divisão de destino arrumam-se logo e o saco/a caixa fica livre para novo uso. O melhor para transportar livros são as malas de viagem com rodas (caixotes de livros pesam como tudo...). Se os móveis vão para a casa nova, não se tira nada das gavetas (podem tirar-se as gavetas, tapar com película aderente e transportar separado do corpo do móvel). A roupa dos roupeiros leva-se nos cabides, de preferência pendurada num varão, (normalmente dá para fazer isso no camião da mudança) e tapada com um lençol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fogo, vocês são super prós! :DDDDDDDDDDDD

      Tu e a NM estão contratadas! :DDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    2. Concordo plenamente com os livros, as gavetas e os cabides! :)

      Eliminar
  11. Fiz 4 mudanças em 8 anos, sempre que penso que me posso mudar outra vez até me dá dores de cabeça.
    As minhas sugestões são:fazer como a NM disse (concordo a 100%) encaixotar por móveis; identificar as caixas; no dia da mudança estar como um general à porta enquanto lhe vão trazendo as caixas e organizando por divisão - aí pode colocar cada caixa na divisão à qual se destina ou usar uma divisão para colocar TODAS as caixas, mas organizadas por divisão (esta opção é para não ter caixas por toda a parte que cansam a beleza de uma pessoa enquanto as ditas estão lá e não desaparecem, se bem que se torna mais fácil para desembalar estando já na divisão certa e não se procastina a tarefa do desencaixotar).
    Com calma tudo vai correr bem e são só os primeiros dias do resto da vida!
    Boa sorte para a mudança e Felicidades na nova etapa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, então tenho de arranjar carregamento de marcadores, para correr atrás dos senhores dos caixotes! :DDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    2. A ideia das cores é bestial! Pode-se sempre incutir às crias a tarefa de colorir as caixas, (uma cor por divisão), e entregar aos senhores das mudanças um croqui da casa nova com cada divisão pintada da cor correspondente para eles saberem onde ir largando o quê e onde. Talvez ajude a agilizar o processo se, na casa nova, à porta de cada divisão colar algo da sua cor. Assim sabem automaticamente para onde vão as verdes, as azuis, etc.

      Eliminar
  12. Ó Palmier, o que tem de fazer antes é parar de se queixar e aproveitar a casa nova e a excitação que isso implica (quem me dera!). Se se esquecer de alguma coisa não precisa de ir à China, faça as coisas com calma e aproveite a vida, mulher, nem que tenha só um colchão e uma escova de dentes durante o primeiro mês. Porque não fazer um post positivo? Essa coisa de toda a gente falar mal de mudanças é só o maior tédio. Eu cá adoro a adrenalina de mudar de casa e fazê-la minha, pena é ser sempre arrendada :) Beijinhos e boas mudanças! Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu não me estou a queixar! Só estava a tentar organizar a logística mínima - roupa de cama e toalhas, coisas da escola dos miúdos, roupa para os dias da mudança - para todos nós -, e agora com os comentários já acrescentei: marcadores para escrever nos caixotes, máquina de café e chávena... e se alguém tiver mais alguma coisa para acrescentar à lista, agradeço! :D

      (adoro a primeira noite numa casa nova! :D)

      Eliminar
    2. ah, bom :) assim já autorizo o seu comentário, sim, pois como se atreve a perguntar o que quiser no seu blogue, bamo lá ber :) :) Eu estaria aos pulinhos, ainda por cima tão pertinho do Natal...que maravilha, e com popó novo! Sim, quando me mudo tb numero os caixotes, dá imenso jeito, aliás, imprimo a lista, por números, caixote 1 tem isto e aquilo...depois sei sempre onde estão as coisas. Eu acho que não me esquecia também da máquina fotográfica :) Boa mudança! Vai sentir saudades da "casa velha?". A grande obra tem lareira?

      Eliminar
    3. Não... nunca me dei bem com lareiras. Por melhor que extraiam o fumo fico sempre - sempre!- com dores de cabeça terríveis.

      (os meus filhos querem por força levar a ombreira da porta do quarto deles, que tem os risquinhos com as marcas do crescimento de ambos :D acho que eles, mais do que eu, vão sentir muito a diferença :)))))

      Eliminar
    4. Oh! Que fofos! Em casa da minha mãe temos uma ombreira com as marcas das netas todas...

      Compra uma tabuinha é cópia as marcas e datas e assim eles podem continuar a fazer os risquinhos na casa nova.

      Eliminar
    5. Arranque lá a ombreira para os miúdos, então!...isso da cópia nunca é o original e essas coisas têm muito significado! Ai eu ia querer uma lareira...

      Eliminar
  13. Não te esqueças das chaves!

    :DDDDDDD

    (felicidades!)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Sim, só me faltava ter de chamar a Chaves do Areeiro no meio da mudança! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      (obrigada! :D)

      Eliminar
  14. Só me ocorre tomar medidas extremas! Assim ao nível daquele presidente daquele clube da 2.ª circular na eminência de ter de prestar declarações à justiça... uns dias internada e regressar após a mudança feita! :DDDDD

    ResponderEliminar
  15. Mudei-me há pouco tempo, por isso acho que ainda consigo dar uma ajudinha :)

    Primeiro que tudo decidi as mobílias: o que fica e o que vai e coisas que precisava de comprar. O que fica fui desmontando, deixando a cama para o final. Contratei uma empresa de mudanças que me mudou tudo numa manhã. Depois pus as roupas todas em malas de viagens. Fui fazendo isto uns dias antes, deixei só de parte alguma roupa para vestir. Os livros empacotei mais cedo e pus todos em caixas. Loiças também em caixas. Comidas em geleiras.

    A primeira coisa que fiz foi montar a cama. Depois fui arrumando as roupas todas e produtos essenciais. Ainda tive de montar o sofá e coisas para a sala que era tudo novo. O quarto foi basicamente a única coisa que trouxe da casa antiga.

    Acho que até ter tudo arrumadinho ainda demorei uns meses :D e ainda hoje não sei onde andam algumas coisas e faltam-me candeeiros em todo o lado! Mas não foi um pesadelo, tudo se faz, com calma e alguns gritos, claro.

    Boa sorte! Alguma coisa, é só gritar :DD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai a comida!... nem me tinha lembrado dessa parte! :DDDDDDDDDDDDDDD

      Ok! Inspira, expira e vai correr tudo impecavelmente! :DDDDDDDDDDD

      Eliminar
  16. Mas isso é a coisa mais fácil do universo. Contratas uma empresa e já tá, onde ta a dúvida? ahahahah
    Boa sorte:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, caramba, disso já tratei! :DDDDDDDDDDD
      O que queria era organizar a logística durante os dias em que os senhores cá vão estar!

      Eliminar
  17. Fiz A Grande Mudança há 18 anos. Separei os caixote à chegada por zonas , onde não havia móveis, fizemos camas no chão, e arrumei tudo sozinha numa semana. Depois acho que caí para o lado . Foi aí que começou a minha cruz com as cruzes.
    Vai correr tudo bem. Vai ver que numa semana tudo se compões tipo supercalifragilisticespialidocious, e passados uns dias , depois do resultado final, nem se lembra da trabalheira.
    Beijnhos e break (NOT!) a leg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :DDDDDDDDDDDDD

      A ver se consigo desencantar uma varinha mágica para ter a coisa despachada numa semana :D

      Eliminar
  18. Mudei de casa á 10 anos e para ñ perder a minha (pouca) sanidade mental estive de férias uma semana para arrumações.
    Tenho uma area exterior á casa para arrumos de roupa e lavandaria, para ai foram logo todas as roupas de quarto e casa de banho e ficaram logo arrumadas, a loiça que nñ se utiliza no dia a dia foi encaixotada e arrumada logo nos respetivos sítios, abasteci a despensa como se ñ tivesse nada na dispensa "antiga", desde detergentes a alimentação e produtos de higiene; vestuário foi todo mudado, excepto 6 mudas de roupa completas para utilizar nos dias em que durava a mudança e estavam na casa antiga, nos últimos 3 dias mudaram-se todos os móveis e os já pouco " tarecos " existentes.
    Tive quem me emprestasse uma carrinha furgão e transportei tudo, menos as mobilias, essas ficaram para uma empresa que resolveu tudo num dia e ficou tudo montado no respectivo sitio.
    Não foi rápido, mas foi eficaz 😊

    Joaninha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu para a semana também não venho trabalhar!
      Errrrr... se calhar já devia ter ido ao supermercado! :D

      Eliminar
    2. Tss, tss...
      Tantos blogues que explicam essa coisa das marmitas, outros tantos que ensinam como preparar mala para umas mini férias. Não percebo o stress Palmier!

      Um mini workshop com a MN, depois é só pegar na marmita e na mala.


      Boa sorte :)

      Eliminar
    3. Não vás nada ao supermercado.. Compra online e manda entregar! São compras grandes e escusas de as empurrar no supermecado e carregá-las para a porta do prédio ;)

      Eliminar
  19. Marquei caixotes com letra do número do quarto (ou armário) e a numeração toda sequida (ex. D33) e fui anotando num bloco a legenda do conteúdo. Tenho um clipboard com a lista passada a computador. Muito útil.

    À chegada também deu jeito apontar os caixotes que ficaram reservados em determinado local.

    Boas mudanças :D

    ResponderEliminar
  20. Mudei de casa faz agora 1 ano. Foram 10 anos de vida a 2, com 2 filhas, 1 cadela e 4 gatos.
    As casas também são muito próximas pelo que fui empacotando a tralha secundária, divisão a divisão, e fui arrumando conforme podia.
    Para a grande mudança final, deixei tudo devidamente identificado e pedi que me colocassem na respectiva divisão da casa nova. Até aqui correu tudo muito bem. No dia da grande mudança ficaram algumas coisas para trás (poucas achava eu...) principalmente do jardim porque ainda tínhamos quase 1 mês para entregar a casa e eu queria era despachar os homens das mudanças e conseguir dormir já nessa noite na nova casa.
    No fim de semana seguinte o meu sogro e o meu marido foram buscar as "poucas" coisas que ficaram para trás. Era quase tudo do jardim mas havia algumas tralhas (daquelas que nascem espontaneamente nas mudanças) dentro de casa. E o que fizeram o marido o sogro? Pois que "empacotaram" aleatoriamente coisas de casa com coisas do exterior num completo caos que nem me quero lembrar.
    Anda uma pessoa a por tudo direitinho, divisão a divisão porque facilita imenso a tarefa de arrumar, e eles fazem-me aquilo! Eram brinquedos das miúdas com vasos e almofadas de jardim, louça com ferramentas, roupa de casa (boa!) a embrulhar cenas com terra o caos completo!!
    Posso dizer que vários meses depois, já corria a Primavera, fui encontrar uma planta enfiada numa casota que uso para dar abrigo aos gatos de rua com umas ferramentas à frente. Eu bem que me fartei de procurar a plantinha e já me tinha convencido que tinha ficado para trás. Eram 2 pés, um morreu, o outro está lá todo bonito. Não é para qualquer planta sobreviver uma estação inteira sem água e sem luz. É uma planta guerreira, acho que lhe vou dizer para escrever um livro.

    Os animais foram no dia da grande mudança para a casa nova.

    ResponderEliminar
  21. Mudei de casa o ano passado (com 2 filhos e um gato!)
    Numerámos os caixotes e fizemos uma listagem do que cada um continha.
    Grande parte do sucesso deve-se ao facto da empresa que nos fez as mudanças ser impecável.
    Por esta altura já deve saber... há "mudanças" para todos os tipos de necessidade, desde nos "empacotarem" tudo e "desempacotarem" na casa nova, até ao "faça você mesmo que nós acartamos"
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  22. Uma coisa que aprendi com as mudanças (odeio mudar de casa e fi-lo 5 vezes, duas das quais grávida de quase termo, em 17 anos) foi a levar as gavetas das cómodas com as roupas lá dentro. Cobri as gavetas com lençóis de turco, toalhas de mesa ou lençóis de cama, e quando chegava à casa nova, era só pô-las no sítio.
    A roupa pendurada em cruzetas também não saía das ditas: assim que a casa nova tinha guarda-fatos, levava-a para lá, e depois era só pendurar. Toda esta roupa foi transportada nos nossos carros, para não se sujar/engelhar.

    ResponderEliminar
  23. Mudei-me de mala e cuia dos trópicos para cá há um ano. Vieram 231 volumes. É impossível esquecer. Quando os senhores empacotam, é andar atrás deles a marcar os caixotes. Se eles forem organizados, têm um registo de cada volume, o que tem e de que divisão é. Quando chegam à casa de destino, como vais ter que ficar a controlar todos os volumes que entram para ter a certeza que chega tudo, vais lodo destinando. Camas sempre para desmontar por ultimo. Se conseguirem, na ultima noite, durmam só nos colchões. Não te esqueças que vais ter que levar essa roupa de cama e as toalhas que estás a usar na casa velha. Papel higiénico na casa nova é fundamental. Beijos e boa mudança.

    ResponderEliminar
  24. Sou expert em organização. Coloca tudo em caixotes ou sacos do pingo doce, chegando à casa nova tira tudo para fora (salvo seja) e é só distribuir pelas assoalhadas. Simples!

    ResponderEliminar
  25. Vou fazer a mudança de um apartamento T3 para uma moradia sem recurso a empresa de transportes.... panico total.... vou ser so eu, marido e a minha mae. Depois um amigo q tem uma carrinha vem-nos ajudar c os moveis. A ideia é nao ter de empacotar nada, ou seja, tirar as gavetas dos moveis e levar assim, a roupa ir directamente no carro ou em malas e chegar la e colocar logo no sitio, os objectos de cozinha colocar em poceiros protegidos com toalhas velhas e levar logo, despejar na moradia e trazer o poceiro de volta ao apartamento. Tenho a sensacao q vai correr mal e eu queria tentar empacotar algumas coisas ja. Fazem ideia de onde se pode comprar caixotes para isto? Nunca vi nada disso no Continente e nao faço a mais pequena ideia de onde procurar.

    ResponderEliminar
  26. Eu não tenho dicas para te dar, só que relaxes e te divirtas nessa mudança que finalmente vai acontecer!
    Daqui a umas semanas é o que eu tenciono fazer ahahahah

    ResponderEliminar
  27. Passo 1

    Arranjar várias caixas e etiquetas grandes para escrever o conteúdo das mesmas. Separá-las por ordem:

    - cozinha e subcategorias (pratos, panelas...);
    - sala;
    - quarto 1 e subcaterorias (caixa para roupa, caixa para sapatos, caixa para brinquedos);
    - quarto 2:
    - quarto 3;
    - coisas do Cutxi;
    - livros:
    - etc.

    Passo 2

    Começar a empacotar. A roupa deve estar dobrada, os frágeis bem embrulhados em papel, os livros por categorias...

    Passo 3

    Começar a atirar tudo para dentro das caixas sem critério nenhum, já com ar tresloucado. Tudo ao molho e fé em Deus.

    Não falha.

    ResponderEliminar
  28. 1. Os eletrodomesticos e coisas de limpeza (para ir limpando o sitio novo enquanto os homens carregam o peso)
    2. A comida toda numa geleira e siga pro frigorifico novo, pedem-se cervejas e pizzas no sitio novo pra evitar ter de cozinhar no meio da confusao
    3. Roupas e todo o wc (produtos e merdices) vem em malas, as roupas metidas em sacos de vacuo,os produtos de wc dentro de necessaires ou sacos de praia (nós ja tentamos ter apenas o essencial e sempre dentro das suas bolsinhas o que facilita muitooooo) ou atiramos pra sacos de praia porque se um shampoo rebentar no caminho eles sao impermeaveis.
    4. Livros e cacarelhos sao metidos em caixas de arrumaçao com rodinhas para poder levalas quase a patada (porque acaba por perder a paciencia com tanta merda e tao pesada)
    5. Os patudos vao dentro da coisa transportadora e sao enfiados no wc novo pra nao fugirem
    6. Tudo o resto junta-se no jardim e prende-se fogo

    ResponderEliminar