domingo, 21 de dezembro de 2014

A malete de Pequena Cutxi

É dentro deste saquinho que pequena Cutxi entra, à candonga, nos restaurantes. Irrita-me este drama tão português dos animais nas lojas, restaurantes, centros comerciais, como se os cães fossem lobos e não vivessem, na sua grande maioria, nas nossas casas, os empregados a correr, dramáticos, mãos no ar, aí que é proibido, ai que não podem entrar animais, ai socorro, Deus nos acuda! Pois que nós temos esta técnica eficientíssima. A uns metros do restaurante introduzimos pequena Cutxi no seu saquinho e lá vamos nós. Tem resultado sempre bem. Até hoje, claro. Pequena Cutxi estava dentro do seu saquinho, debaixo da mesa, totalmente camuflada pelas pernas e cadeiras, quando de repente sentimos um rebuliço, os copos a cair, os talheres a tremelicar, todos pusemos as cabeças debaixo da mesa, agarra, agarra que ela conseguiu sair, e pequena Cutxi escapou do primeiro par de mãos, do segundo, do terceiro e do quarto e, perante os olhos arregalados dos comensais, mãos a cobrir as bocas abertas de espanto, saiu triunfante, correndo e ladrando pelo restaurante fora.



34 comentários:

  1. Como é que estes estabelecimentos obrigam uma diva como a Cutxi a passar por uma vergonha destas? Onde é que já se viu, fechada dentro de um saco como se fosse uma qualquer...

    Também não compreendo isto, os bichos não podem entrar em lado nenhum, parece que têm sarna ou o catano. Desde que estejam pela trela e não incomodem ninguém, não vejo problema nenhum em deixá-los entrar em determinados espaços... (Pronto, um restaurante era capaz de não ser boa ideia para a minha cadela...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que basta ir aqui ao lado, a Espanha, e até podem ir fazer compras ao ECI! Só cá é que fazem este drama! :/

      Pobre Cutxi, atabafada dentro um saco! :DDDDD

      Eliminar
  2. Pois eu acho que não posso concordar contigo. Como dona de um cão, bem, obviamente que me chateia não poder entrar com ele aqui e ali, mas de certa forma eu até acho bem. Porque há pessoas alérgicas, pessoas que têm medo ou simplesmente não gostam de animais e não são obrigadas a conviver com eles em determinados espaços. E depois também me lembro que nem toda a gente tem schnauzers, bulldogs ou pugs... Há gente que tem cães perigosíssimos como animal de estimação. E eu pensava duas vezes se me apetecia ir a um restaurante onde, na mesa ao lado, estivesse um pitbull (por exemplo) estacionado. E por fim, Palmier, convenhamos que nem todos os canitos são tao bem tratados - higienicamente falando - como a cutxi, não é assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando eu era uma pessoa viajada, vi, por todo o lado, mas sobretudo em Londres e Paris, cães nos restaurantes. Eram sempre cães pequenos (não sei se há alguma legislação nesse sentido), nunca vi ninguém com um Grand Danois ou com um cão de raça considerada perigosa...
      Acho que que as pessoas que passeiam com os cães, normalmente têm-nos bem tratados e só os levam se forem bem educados (já tive cães que seriam impossíveis de manter quietinhos e que, como tal, nunca foram a lado nenhum). Agora, uma pessoa que tenha um cão cheio de pulgas, provavelmente não se vai sequer lembrar de o levar a almoçar fora, provavelmente está-se borrifando para ele é pouco ralada se o cão passa o dia fechado em casa sozinho...

      Eliminar
    2. É que esta cena dos cães não poderem entrar em lado nenhum faz com que, muitas vezes, os coitados dos bichos tenham de ficar fechados em casa... a não ser que se vá correr para a praia (só no Inverno, claro, que no Verão também é proibido!), o que, com este frio, não apetece lá muito...

      Eliminar
    3. (Por exemplo, assim dentro da malinha não incomodam ninguém!)

      Eliminar
    4. (Acho que publiquei sem querer)

      Dizia eu que não, que não acredito que toda a gente tenha bom senso como tu e que só levasse os cães ao dolce vita se eles fossem meiguinhos e limpinhos. Há gente sem noção nenhuma sobre o que é educar e tratar de um animal. Também tenho pena de não o levar a lado nenhum comigo, mas como este é o meu primeiro animal, consigo pensar perfeitamente no lado de quem não tem porque não gosta e não quer.

      Eliminar
    5. Por exemplo, em Espanha, os cães até 5kg podem ir para muitos hotéis (claro que Cutxi, apesar de overweighted :D também entrou nessa categoria :D). É uma forma de limitar. E assim as pessoas já sabem, se quiserem um cão que possa ir para todo o lado, devem escolher um pequenino.

      Eliminar
    6. Há uns dias também saiu a notícia de que agora é permitido levar cães até 12 kg para as Pousadas de Portugal (pelo menos para algumas).

      O resto, o resto é bom senso, que é o que falta a muita gente (em muitas coisas, não só em relação aos cães)...

      Eliminar
    7. Afinal a sua amiguinha Sara não é assim tão sua amiguinha....
      Eu bem desconfiava.
      Julião

      Eliminar
    8. ?

      (Mas as pessoas que são amigas não podem discordar? Olha... afinal não tenho um único amigo...)

      Eliminar
    9. Coitadinhos de tantos pittbulls, comparando com furiosos caniches. Essa história das raças perigosas por catálogo é só mais um preconceito anti-animal. Como diz a Palmier, os pobres cáes nem podem disfrutar de uma praia vazia no Verão.

      Eliminar
  3. Não, dentro da malinha não incomodam ninguém. Fora da malinha, se forem sossegados e educados, também não incodam ninguem. A mim incomoda-me por exemplo, nas esplanadas, no verão, ter cães a ladrar sem parar ao meu lado. Este verão, apanhei um bicho cheio de peladas e com um ar super doente, a almoçar com os donos no McDonalds, na esplanada. E saí dali. Não é por não gostar de animais, percebes? É só por saber que nem toda a gente toma bem conta da saúde deles e isso faz deles verdadeiras fontes de doenças.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... se calhar ainda não atingimos o nível civilizacional de outros países...

      Eliminar
  4. Nem pensar. Tuga nem sequer apanha cocós, os bichanos passeiam sem trela... Não. Ainda falta domesticar o dono.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu aqui perto de minha casa já vejo muita gente de saquinho. Claro que ainda há muitos cocós por apanhar, mas já foi bem pior...

      (quando calha apanhar algum prevaricador, tenho por hábito dizer "olhe, olhe, esqueceu-se aqui do cocó do seu cão!")

      Eliminar
    2. Faz assim tanto mal um cão inofensivo, longe de trânsito e sem trela? Esquecemo-nos que os cães gostam e precisam de correr?

      Eliminar
  5. E eu a pensar que nós éramos os únicos malucos a ir com a cadela dentro da mala do avião quando vamos passear e temos de entrar num restaurante ou afim! Até um castelo fomos visitar com ela na mala, pobre dono ia ficando todo torto... Nunca notámos mais ninguém a fazer o mesmo e as únicas vezes em que fomos apanhados foi por crianças (olhos de lince aliados à estatura certa). Mas já nos aconteceu fazermos o mesmo para entrar dentro do Parque da Serafina com ela e o puto, o segurança viu e não nos deixou entrar - agora damo-nos ao trabalho de ir ao parque infantil do concelho ao lado, em Oeiras não é proibido entrar com os cães nos parques, só nos recintos das diversões para crianças. Viver na "província" tem destas coisas...

    ResponderEliminar
  6. Este pais é aquele em que a maioria dos donos não passeia o cão à trela, trazem cães perigosos sem açaime, não os chimpam, não os vacinam, não apanham cocos. Obrigada, mas não como num restaurante onde possam estar cães à solta....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não sugeri que estivessem à solta... (presos com a trela -em espaços exteriores- ou dentro da malinha - em espaços interiores-, não me parece particularmente incomodativo).


      Eliminar
    2. Nada contra, repara, mas dentro do saquinho parece-me bem. À trela... não. O cão puxa, pode por-se debaixo dos pés de alguém, assustar-se e ferrar um tornozelo. Pode ser muito cosmopolita, mas numa cidade em que não seja preciso andar de olhos no chão, permanentemente, sob pena de se chegar a casa com as solas dos sapatos forradas a porcaria. Cosmopolitismo só com civismo ;)

      Eliminar
    3. Se calhar, e como disse acima, ainda não atingimos o nível civilizacional de outros países...

      Eliminar
  7. O problema é a falta de educação das pessoas. Haverá cães que não incomodam mas haverá muitos outros que incomodam. Eu não quero ir a um restaurante e ter que estar a ouvir cães a ladrar, por exemplo. Mas obviamente que um cão deitado por baixo da mesa não me incomoda nada. Fossem as pessoas educadas e não haveria problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faço ideia de qual é a legislação nos outros países, se é que existe, mas presumo que possam pedir aos donos que se retirem caso os cães sejam incomodativos. Mas isto sou só eu a dar palpites...

      Eliminar
    2. Ele há cães, crianças e até adultos mal-educados. E então? Como resolver este drama da vida em sociedade?

      Eliminar
  8. Concordo contigo, Palmier.
    Há muito mais gente que não devia ser admitida em muitos sítios

    ResponderEliminar
  9. hum...deixem-me ver se entendi.
    Segundo os comentários acima se eu tiver um cão com menos de 5 kg (Espanha) ou menos de 12 kg (Pousadas de Portugal), posso leva-lo comigo. Mesmo que seja porco, barulhento e cheio de pulgas.
    Se por acaso tenho um cão de 18 kg, limpo, asseado, desparasitado, educado e meigo já não posso.

    Qualquer dia também se proíbem as pessoas com excesso de peso em determinados sítios, não vá o azar acontecer e ainda partem alguma mobília.

    Que bela critério e merda.

    P.S. E perigosos não são os pits, são quem os educa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ir queixar-se aos hotéis espanhóis e às pousadas de Portugal...

      Eliminar
    2. (por exemplo, a mim, não me passaria pela cabeça levar o Canis (braco almeão) para um restaurante... por ser demasiadamente grande...)

      Eliminar