quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Esqueço o carpinteiro?

Ora bem, pondo a hipótese (remota, claro), do senhor não me enviar o orçamento que lhe ando a pedir há alguns séculos, tenho aqui uma alternativa que me parece agradável:


Isto, mas em preto

Esta tem 2 metros de comprimento (2 de altura e 25cm de profundidade), a parede para onde preciso da estante tem (entre interruptores) 3,70m. A minha ideia era comprar duas de 1,50m que ficariam lado a lado, com um intervalo entre elas. 

O contra: esta estante é para a sala dos miúdos... para pôr, além dos livros, dossiers, jogos, inutilidades e outras coisas feias ...  (e não tem nenhuma parte fechada para esconder essa tralha). 

A favor: acho-a bastante bela na sua simplicidade.

E agora? O que faço?

49 comentários:

  1. Não queiras ir já para o pronto-a-amparar só porque o carpinteiro do teu coração te deu com os pés! Calma, Palmier.. Não há tinder no mundo da marcenaria?

    ResponderEliminar
  2. A não ser que goste de limpar pó, prepare-se para dia sim, dia também limpar o dito, ou não, que o pó conserva :-)

    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a outra (que ía encomendar ao carpinteiro) também tem toda a parte superior aberta...

      Eliminar
  3. Esquece a outra. Se demora tanto tempo a dar o orçamento, imagina o tempo que demorará a entregar a estante.
    Tinhas que ir de joelhos 10 vezes a Santiago de Compostela e mesmo assim não teria a certeza de nada ...E esta também é bonita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Pelo que o empreiteiro me diz, o problema é mesmo fazer o orçamento (só têm uma pessoa para isso). Acho que depois, fazer, é um instante... mas a verdade é que, em preto, também gosto desta :D

      Eliminar
  4. Inutilidades e coisas feias fazem parte da mobília. Os meus filhos já são adultos e essa saga mantém-se, com a diferença de que agora nem me atrevo a mudar as "peças" de sítio ou a escondê-las. Mas também gosto da sua persistência em relação ao carpinteiro. Não sei que lhe diga! :)

    ResponderEliminar
  5. E para guardar as coisas feias não pode ser um baú?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha de ter uns quantos baús, sobretudo para os dossiers... :/

      Eliminar
  6. Mulher de pouca fé! É o que me apraz dizer. 😃

    ResponderEliminar
  7. De certeza que não arranja outro carpinteiro? É muito melhor por encomenda, não só aproveita a dimensão toda da parede como pode fazer estantes com várias dimensões. Eu fiz assim mas estou no norte, infelizmente não a posso ajudar com recomendações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Palmier, pode ser de estarmos perto de Paços Ferreira mas por aqui qualquer loja de móveis te desenrascaria. Fazem todos móveis por medida... Ora experimenta ir a uma loja de móveis nacional vais ver como te ajudam. Ou liga para uma fábrica de móveis. Aqui no Porto seria bastante simples...

      Eliminar
    2. Não obstante, essas estantes são bem giras, mas para os miúdos... Convinha serem mais "tapadas" sim.

      Eliminar
    3. Olha, acho que te vou dar uma procuração e tu tratas-me disso! :DDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    4. Isso. Vou à loja da ninha rua... "Bom dia vizinho, blablabla queria uma estante assim e assado blablabla", depois "sim senhora com certeza", fazem-me o orçamento, fazem a estante e tal e combinamos entrega: "ah não, não é para minha casa... É para uma amiga de Lisboa..." :DDD

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Isso é o que tenho agora, na estante que estava no quarto deles na casa antiga (e que vai servido até ter uma nova), mas os jogos , por exemplo, não cabem em cestos e ficam muito feiosos :/

      Eliminar
    2. Ahahaha não se consegue ter tudo...
      Mas por este andar só tem estante com o tal do carpinteiro daqui a uns anos...

      Eliminar
  9. Acho maravilhosa esta opção. As estantes são lindas e ainda trazem por brinde não fazer negócio com alguém que a deixa pendurada por meses. Eu não ia recompensar tamanha falta de profissionalismo, comprando estantes a esse senhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto imenso delas, só não as acho totalmente adequadas ao fim... :/

      Eliminar
  10. Já experimentou esta opção

    https://linhasdireitas.pt/pt/produtos/estantes

    Fizeram as minhas estantes e foram rápidos a dar o orçamento.

    ResponderEliminar
  11. Respostas
    1. Errrr... tenho uma opinião um bocadinho fracota das coisas do Ikea, sobretudo as que são destinadas a aguentar muito peso...
      (Em Novembro, para o meu atelier comprei no Ikea duas mesinhas redondas, altas, perfeitas para ter as tintas e a paleta. Resultado, aqui há uns dois fins-de-semana, estava eu muito tranquila a pintar quando, de repente, do nada, os parafusos que ligam o pé ao tampo saíram disparados -como tiros - tau, um parafuso, tau, dois parafusos, tau, tau ,tau - todos os parafusos (?). E pronto, era só uma pequena mesa. Agora imagina que acontecia o mesmo com uma estante!!! :D

      Eliminar
    2. Estou contigo Palmier!
      Por questões pessoais (leia-se, "baixinho", cof, cof, financeiras) também há em casa umas quantas coisas IKEA mas não aconselho, sobretudo para coisas que desejamos robustas e duráveis. É o parafuso, a "madeira", o revestimento... é giro mas fica por aí. Para quem quer coisas duráveis e pode pagar acho deve investir em materiais de melhor qualidade. Depois para caixas, almofadas e coisas que mudamos quando nos dá na cabeça, aí sim o prêt-a-porter dá jeito.

      Eliminar
    3. Tenho a minha há 10 anos, prateleiras carregadas de livros com prateleiras impecáveis, direitinhas. Por outro lado tenho outra da area que começou a entortar toda com o peso.

      Eliminar
    4. Anónimo das 11:13,
      As Billy de há dez anos eram diferentes. Eles foram piorando a qualidade. Eu precisei de ir comprando ao longo dos anos e posso dizer-lhe que as mais velhas estão com melhor ar do que as mais recentes.

      Eliminar
    5. Eu tenho uma estante com quadrados há anos a servir de secretária, com pc e impressora semi-profissional enorme e pesada e outra mais recente 4x4 cheia de livros (esta tem quase 3 anos) e está como nova, apesar de ter mudado de escritório algumas vezes

      Eu percebo que as pessoas queiram algo mais especial, diferente, etc e que não se importem de pagar muito para o ter mas nunca percebi o problema com o IKEA. Devo ter tido mesmo muita sorte.

      Tive uma cama supostamente de qualidade e caríssima em casa que foi para o lixo quando mudei de casa porque ficou completamente torta e cheia de problemas. Comprei uma Malm no IKEA à pressa que já mudou de casa, de quarto (foi desmontada também), tem uns 6/7 anos e esta em perfeitas condições...

      Eu devo ter mesmo muita sorte mas deixei de comprar mobilia cara porque a minha experiência com uma gama supostamente superior deixou muito a desejar.
      Ate posso apaixonar-me por alguma peça ou querer um estilo diferente mas neste momento estou bastante desiludida com os materiais que tenho encontrado.

      Há 2 anos comprei casa e decidimos fazer uma cozinha do IKEA (mesmo básica apenas para podermos escolher a cozinha que pretendemos mandae fazer por medida com tempo e qualidade).
      Não consigo explicar a desilusão que tenho sentido com a qualidade que tenho encontrado. Sei que se fizer uma cozinha ikea não vou esperar que chegue aos 15/20 anos de uso. O problema é que tenho visto cozinhas pelas quais pedem 25.000/30.000 e a qualidade dos materiais é de fugir também.
      Nos desenhos é lindo, depois quando vamos visitar obras feitas... Credo. Não vejo nenhum factor diferencuador com a minha cozinha actual que custou 1000€. A diferença mesmo é o preço e um design mas eu não vou pegar valores exorbitantes por um design sem qualidade na execução.

      Eliminar
  12. O meu problema com as estantes, que esteticamente me são bastante apelativas, é uma coisa chamada PÓ. O meu problema maior será o facto de eu ser "uma senhora cá de casa" sem "senhora cá de casa" e ter de limpar objectos e prateleiras, mas além disso detesto pegar por exemplo num livro com pó. Causa-me "urticária" e por isso prefiro os móveis de arrumos tenham maioritariamente portas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu sei... o meu pai também tem esse problema com o pó nos livros e tem as estantes todas fechadas :)

      Eliminar
    2. Eu tenho na minha humilde biblioteca uma estante de canto toda aberta cheia de livros e nunca tenho pó. :) Limpo todas as semanas.

      Eliminar
    3. Eu tenho um aspirador com uma aplicação catita que não estraga os livros (nem apanha Legos) mas aspira o pó!
      Ainda assim tenho pó 😑

      Eliminar
  13. Há uns dossiers bem catitas na Area forradas a "linho" (é o que tenho na minha estante aberta). E depois com umas caixas ou cestos giros faz o resto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é uma alternativa, mas que implica andar sempre a tomar conta da estante, para a manter apresentável :D

      Eliminar
  14. Palmier, já pensou em enviar mensagem a dizer que está a caminho do Ikea de Loures, que se calhar já não precisa do orçamento? É que Fátima não comove ninguém, porém, um bom sacrilégio chama sempre a atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD
      É uma excelente ideia!

      Eliminar
  15. Compre esta estante mas continue a implorar o orçamento ao carpinteiro, numa base bi-horária. Quando chegar o orçamento, recuse-o, alegando ser uma ofensa um orçamento tão baixo, certamente porque o material é ruim.

    (não me agradeça estas recomendações, faço-o com gosto...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Também podia partilhar aqui o número de telefone do senhor e depois todos lhe mandávamos mensagens a pedir o meu orçamento! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  16. Há cestos/caixas muito giras, em cores fortes, em tecido ou cartão com desenhos/ilustração, em várias superfícies comerciais (só me ocorre o D'borla mas certamente haverá outras ..) e problemas resolvidos a esconder coisas !!
    Por mim comprava já essa! Gosto 🙂

    ResponderEliminar
  17. http://www.genesisdecor.pt/moveis-por-medida/

    Fiz todo o escritório por medida. Adorei.
    Uma amigas fez umas estantes para uma saleta, perfeitas.

    Experimenta o orçamento!
    Ana

    ResponderEliminar
  18. Eu esperava pelo orçamento. Se comprar essas nunca vai ficar completamente satisfeita. Mais vale uma coisa boa do que uma “não era bem isto”.
    RN

    ResponderEliminar
  19. Eu optaria por soluções para esconder a tralha...

    ResponderEliminar
  20. Eu acho que conseguias fazer um jogo engraçado entre estante aberta e estante com cestas e caixas bonitas... para a tal tralha!

    ResponderEliminar
  21. Podes sempre usar cestas e/ou caixas decorativas com tampa para "esconder" o que esteticamente é mais desagradável. Faço isso nas minhas estantes e resulta bem.

    ResponderEliminar
  22. Já não vinha aqui há algum tempo e já na época estava à espera do carpinteiro... Eu sei que gosta muito dele (eu também gostei muito do que lhe tinha feito na sua casa anterior) mas talvez esteja na hora de seguir em frente??

    Por outro lado, revejo-me. Esperei meses pelo orçamento do meu portão e depois seguiram-se 4 meses de espera. Veio na semana passada e eu ainda não tenho a certeza se estou a alucinar sempre que saio de casa 😅

    ResponderEliminar