terça-feira, 23 de julho de 2013

Um funeral visto pelos olhos de uma criança

Hoje um amigo do meu filho telefonou-lhe a dizer que o avô tinha morrido, ele apresentou os sentimentos e, de seguida, inseguro, telefonou-me a perguntar se tinha feito bem.
- Eu disse-lhe "os meus sentimentos". Fiz bem, mãe?
- Fizeste, sim.
- Ainda bem...
Mas o assunto não ficou completamente esclarecido e, à tarde, voltou à carga:
- Mas, mãe, para que servem os cemitérios?
- Tem de haver um sítio para enterrar os mortos, não é? Esse sítio é o cemitério.
- Mas o que é que as pessoas fazem nos cemitérios?
- Então... as pessoas que gostam muito daquela que morreu, juntam-se para se despedir.
- Só isso?
- Sim... e normalmente choram porque estão muito tristes.
- Mas o que é que fazem ao morto?
- Enterram-no.
- Mas os convidados é que têm de enterrar o morto?!

E eu fiquei na dúvida de qual era a melhor visão... se era o facto dele pensar que as pessoas que vão a um funeral são "os convidados", se imaginar os próprios "convidados" a deitar mãos à obra e a enterrar o morto...

5 comentários:

  1. Ingenuidade, a quanto obrigas! :)

    ResponderEliminar
  2. É muito dificil explicar as crianças o que é um funeral e como se processa tudo. Tenta da melhor maneira sem traumatizar a criança.

    ResponderEliminar
  3. Pois realmente é um assunto complicado,mas as crianças têm curiosidade em saber! Achei o diálogo uma ternura! (apesar do tema).

    ResponderEliminar
  4. Nunca é facil explicar-lhes aquilo que na verdade, nem nós entendemos muito bem...

    ResponderEliminar
  5. Dei este post a ler ao teu pai.
    Sabes que o teu pai quando muito sorri...
    Então não é que riu com gosto...

    ResponderEliminar