terça-feira, 2 de agosto de 2016

Nem sei por que razão o PSD quer levar aquela história do IMI ao parlamento

Pois que é evidente que nem o Bloco nem o PCP estarão grandemente preocupados com o aumento do IMI por mor da exposição solar e das vistas. Em primeiro lugar porque quem paga IMI são os proprietários que, tal como o nome indica, são capitalistas - são aliás sinónimos. Em segundo porque toda a gente sabe que só os ricos é que têm casas viradas a sul e com vistas de cortar a respiração, com enormes varandas onde, no Verão, bebem os seus gin tónicos ao fim da tarde, rindo-se do proletariado que passa lá em baixo, ajoujado sob o peso dos sacos do mini-preço, a caminho das suas caves arrendadas, viradas a Norte, cheias de bolor, onde nascem cogumelos nas paredes rachadas durante o ano inteiro. 

- Oh Pureza, passe-me aí os óculos Cartier, os de ver ao longe, que me parece que vem ali um proletário.
- Ai credo, Salvador, já estou estafada de tanta risota, venha para dentro e feche a janela que já cheira imeeeenso a bafio! 

42 comentários:

  1. Sou muito burra. Então mas as casas quando as adquirimos não têm ja esse aspecto contabilizado? É verdade que se paga mais por uma casa que tem uma disposição solar melhor que outra virada a norte. Isso não vai já fazer com que o IMI aumente? Tendo em conta que o valor da casa também é maior. Ou por ex... num predio com dois apartamentos iguais mas que um esta virado a nascente-poente e outro a norte-sul nas finanças o valor é o mesmo? É que eu vou pagar mais pelo primeiro do que pelo segundo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa é o valor de compra, outra o valor matricial (com base no qual se paga o IMI). E se no que respeita à exposição solar a coisa se resolve facilmente com uma bússola, gostava bem de saber o que é uma boa vista...

      Eliminar
    2. Como nunca comprei casa nem pretendo, não entendo nada disso destas coisas.. mas ok, assim faz sentido. :) obrigada pelo esclarecimento!

      para mim isto é uma patetice pegada. espero que não avance...lol. a vista só conta do ponto comercial... onde raio eles estavam com a cabeça?!!?

      Eliminar
  2. Estou bem lixada, 3 frentes de sol e uma vista maravilhosa em todas as direcções, a norte tenho árvores de fruto e pinhal.

    Mas felizmente já descobri como resolver o problema,quando vierem fazer a inspecção fecho todos s estores nascente/sul/poente, nem sol nem vista, na traseira a norte vou mandar cortar todas as árvores e ficarei com vista para o cemitério, acho que ainda vou receber dinheiro

    ResponderEliminar
  3. Tou bem lixada. A urbanização onde vivo puseram lhe o nome de urbanização da Boavista,em frente tenho outra que lhe puseram o nome de colina do sol. Vou ter que mudar para ao pé do cemitério, parece que aí se vai pagar menos ahahahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AhahahahAhahahahahahahahhahahahahahahhahaha ou então para junto de uma ETAR! :D

      Eliminar
  4. Ora vamos lá ver, eu tenho uns óculos Cartier e sou do proletariado precário.
    (Desta vez tenho que comentar como anónima)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento mas isso é um contra-senso! :D

      (São ao menos de oiro? :DDDDDD)

      Eliminar
    2. Infelizmente não são de oiro, pois ainda os poderia vender numa aflição. Mas são lindos. Por coisas cá dos olhos, as lentes têm uma tecnologia incorporada que necessitam de um determinado tipo de armação, que só troco quando estão como o "chapéu de um pobre".

      Eliminar
  5. Eu tenho uma vista maravilhosa, num último piso com uma exposição solar fabulosa (que me "obrigou" a instalar ar condicionado (no verão, a exposição solar pode ser um inconveniente) o que me sobe os índices de conforto da casa...
    Adiante. Venham as novas fórmulas de cálculo, eu depois peço o reembolso se o ano for chuvoso. Ah pois se é para pagar pelo sol, então que se devolva o que pagámos a mais em caso de chuva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê lá que a chuva é boa para as plantas na varanda. não tarda estás a pagar uma taxa por agricultura confortável...

      Eliminar
    2. Muito, muito bom :D

      Eliminar
    3. Ui ainda por cima com ar-condicionado, isso já não é de gente rica, é de milionários, está a aumentar o IMI a 200%!!!

      Eliminar
  6. Eu sabia que este dia ia chegar, o sol e as vistas já são tributadas, agora só falta mesmo o oxigénio.
    PS no seu melhor que ninguém os critique por falta de iniciativa para cenas mirabolantes.
    A velha máxima de que o sol quando nasce é para todos tem que ser alterada para o sol quando nasce é para todos; aqueles que o podem pagar. É por isso que socialista é coisa que não sou, embora a constituição do meu país assim o diga logo na primeira pagina.

    ResponderEliminar
  7. Ok, parece que o sol vos anda a fazer mal à mioleira. Vamos a ver: este fator de ponderação (sol e vistas) já existia, só foi agravado. Já agora, a taxa máxima do IMI baixou 10% no OE de 2016, por proposta do PCP (grandes burgueses!!!). O PSD votou contra. Continuação, e vão pela sombrinha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, claro... no fim vamos todos pagar menos...

      Eliminar
    2. (Acho graça ao "só foi agravado". Talvez pudesse acrescentar que quadruplicou...)

      Eliminar
    3. Pode agravar até 20%, coisa pouca, portanto.
      (Anteriormente era de 5%)

      Eliminar
    4. O aumento é só num dos elementos de cálculo de coeficiente de conforto, entre 11 majorativos e 11 minorativos. O Coeficiente de conforto é uma das parcelas, entre 6 que são multiplicados para achar o valor patrimonial - Vt = Vc x A x Ca x Cl x Cq x Cv . Como é que o aumento final do imposto pode ser de 20%?

      Eliminar
    5. Então sabíamos que havia "antigamente"... já não é mau!!! Também sabemos que "pode" agravar. Se pedirmos reapreciação, certo? Também pode desagravar. A aí - tcharam! Vamos mesmo pagar menos!

      Eliminar
    6. Não, cara(o) Bels, as autarquias também podem pedir a reapreciação...

      E, Anónimo, é evidente que é apenas um factor, um factor que pode quadruplicar.

      Eliminar
    7. Mas, claro, como é um aumento feito pelo PS, PCP e Bloco, é seguramente um bom aumento.

      Eliminar
    8. Mirone, não é o IMI que pode agravar 20%. É a majoração deste critério em particular. E não foi agravado o respectivo coeficiente, que se mantém em 0,10. Eu ainda não estou na praia, é escusado atirar com areia para os olhos.

      Eliminar
    9. O da exposição solar passou de 0,05 para 0,20...

      Eliminar
    10. Como já lhe disse, mesmo com essa majoração ou minoração (com o nosso fantástico ordenamento territorial, é sabido que nem todos temos a melhor exposição solar), temos uma diminuição geral de 10% no IMI. É fazer as contas. E parece-lhe que as autarquias vão pedir reapreciações em vésperas de autárquicas???

      Eliminar
    11. Claro que o mundo acaba depois das autárquicas...
      Veremos o resultado final.

      (Bels, é absolutamente inútil discutir quando se olha para as medidas com base nas preferências partidárias. Para a/o Bels, esta medida é muito boa porque vem da esquerda. Eu não concordo, viesse ela da esquerda ou da direita.)

      Eliminar
    12. Concordo perfeitamente consigo, é completamente inútil nalguns casos perder tempo a combater o populismo. Ele cai de podre.

      Eliminar
    13. Ahahhahahahhahahahahhahahhahahahhahahhahahahhahahahhahahahahahahahhaha
      Que cómica!

      Eliminar
    14. Mas o pessoal é todo parvinho, ou andam a mamar à pala de alguns partidos? É que eu acho que tanta defesa (de uns ou outros) só pode ser porque andam a comer do mesmo tacho também!
      "já existia, só foi agravado."... Sério? Só porque uns fizeram os outros também podem fazer e está tudo bem? NÃO, o povinho é mesmo leigo. Se uns roubam, os outros não podem fazer o mesmo. Havia de ir tudo preso, eu sabia muito bem como baixar a despesa do Estado, logo os impostos aos trabalhadores e punha tudo na choldra. Mas não, há uns tristes iluminados que acham que se uns podem roubar o zé povinho, ou outros também podem... baixem mais o rabinho!!!

      Eliminar
    15. Pessoal de esquerda, direita, virado a sul e a todos os demais pontos cardeais, anarquistas e todos os outros, ainda não repararam que vivemos em Nottingham que seja ele o governo que for de esquerda de direita da geringonça todos nos cobram impostos elevadíssimos, sejam eles sobre o trabalho, propriedade( que também é trabalho), lucros, sol, vista e acho que vem aí um sobre a qualidade do ar que respiramos (não sei, mas Costa é um ser com bastante imaginação ele até consegue que as vacas tenham assas e tem a lata de nos mostrar o feito para ilustrar não sei que m#$%a e ri e diz "té logo" quando não lhe apetece explicar o que tem de explicar). Estou farta até à raiz do cabelo de pagar impostos excessivos e ainda por cima não sei para onde vai o meu rico dinheiro que tanto trabalho e preocupações me dá a ganhar, todos os meses faço contas e mais contas para pagar ao Estado e os ordenados das pessoas que trabalham comigo e para as quais e suas famílias tenho a obrigação máxima de lhes garantir que o seu trabalho é pago a tempo e a horas. Resumindo que venha o Robin Hood ou o zé do telhado, tanto faz eu quero é que não me explorem mais.

      Eliminar
    16. Eu não disse que o imposto agravava 20%, disse que podia agravar - não esclareci se era a majoração ou o imposto final, erro meu, uns acharão que falava do imposto, outros dirão que falava na majoração, permanecerá a dúvida- ATÉ 20%.

      Eliminar
  8. Você é que é mesmo cómica. Lembro-me perfeitamente dos seus inúmeros posts sobre cortes de pensões, aumentos no IVA, IRS, cortes no estado social (NOT).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tarda estão os seus co-partidários a repetir a receita. É que o dinheiro em breve acaba-se e o aumento do IMI não vai ser suficiente.

      (E guarde lá essa agressividade para si que aqui não faz lá grande falta. Tal como lhe disse acima, é absolutamente inútil discutir qualquer assunto com radicais)

      Eliminar
  9. Fique-se pelos vestidinhos, penteados e TPCs dos filhinhos, senão esbarbalha-se toda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vou já pôr o avental para ir lavar a loiça.

      (adoro a esquerda progressista)

      Eliminar
    2. E agora que já lavei a loiça com o Sonasol, vou arranjar as malas para ir viajar a convite da Galp, que é uma coisa que encaro com toda a naturalidade.

      Eliminar
  10. Ó anónimo, é assim mesmo: tudo na choldra à la Trump! Brilhante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó maravilhosa Bels, ponha-se a andar !
      Agradecida. Mariana

      Eliminar
    2. Não, deixe andar os ladrões à solta! Você deve ganhar pouquinho à nossa conta, deve. Deixe-se andar por aí, que nós vamos pagando isso tudo!
      Antigamente havia um coisa porreira para isso, mas não posso dizer o que é, só posso dizer que começa em Tarra e acaba em fal... E por aqui me fico! Que eu não gosto de discutir com gente que me leva o dinheiro que eu tanto suo para ganhar.

      Eliminar
  11. Caro(a) Bels irra que é irritante. Sei que deve estar a dormir mas eu já estou a ir para o trabalho não para o emprego, guarde lá a sua cassete ou aquilo que se usa hoje em vez da mesma, que a politica em Portugal como em tantos outros países deste mundo não é bom exemplo já a alguns séculos.
    Gosto de ler o blog da Palmier porque me divirto e me distraio das agruras da vida, gosto de ler os comentários e de comentar para me divertir, Tome lá qualquer coisa e deixe as desgraças não vê que a Palmier já foi de viagem!

    ResponderEliminar