quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Eu também ando a ensinar os meus amigos a reciclar

Nem imaginam, às vezes convido-os para jantar em minha casa só numa de fazer uma sessão de coaching, eles chegam, sentam-se e eu trato logo de lhes dar uma aula teórica cheia de dossiers e power points com as cores das tampas dos caixotes e o tipo de lixo que se deve colocar em cada um, normalmente a sessão dura cerca de sete horas, porque este é um assunto que me deixa bastante empolgada, uma coisa cheia de perguntas e casos práticos, e depois, já se sabe, um lixo orgânico puxa um plástico e quando a pessoa dá por isso são quatro e meia da manhã e ainda não jantámos. Nada que me desanime, evidentemente, que, depois da aula teórica, temos de passar à prática! É nessa altura que vou para a cozinha dar azo à minha criatividade e ponho os meus amigos a tratar do lixo, para verificar se eles adquiriram os conhecimentos que lhes transmiti com todo o afinco. Tu aí, de camisola verde, põe estas cascas de ovo no caixote, e se o tipo da camisola se engana eu uso logo o cutelo para lhe decepar uma mão, que eu sou muito rigorosa nestes assuntos, e também sinto que tenho de dar o exemplo às novas gerações, para que se apercebam da importância da reciclagem. O último jantar que fiz estava óptimo, infelizmente sobrou imenso, porque tive de assassinar os incompetentes dos meus amigos um por um, já que eles insistiram em deitar as embalagens de plástico no caixote azul, as de cartão no amarelo -  enfim, uma vergonha! Depois do que fiz por eles, trocaram-me aquilo tudo...-, de tal forma os trucidei que já nem tiveram oportunidade de saborear o excelente jantar que lhes fiz. Mas nada que me preocupe, no fim, depois da loiça lavada e arrumada, tratei de acondicionar os meus falecidos amigos em sacos plásticos biodegradáveis e fui com os meus filhos ao ecoponto deitá-los no caixote do lixo orgânico, evidentemente. Nestas coisas não se pode facilitar, há que dar o exemplo!

27 comentários:

  1. Bem, a decepar mãos dessa maneira é evidente que um caixote de dimensões caseiras para os lixos orgânicos não chegava!

    Já agora, nunca pensaste fazer compostagem? Ah, bem me parecia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, se vens para aqui gracejar com um assunto que me é tão querido, ficas já avisada que corres o risco de ser a primeira a conhecer as minhocas do meu caixote de compostagem!

      Eliminar
    2. Palmier, desculpe mas o comentário da Mirone foi bastante pertinente. Não se esqueça, no entanto, de ir entremeando as peças cadavéricas com as cascas e peles de frutas e vegetais para que a humidade facilite a sua putrefação. E se houver unhas de gel ou gelinho, arranque-as com um alicate e descarte-as como lixo tóxico para que não comprometam a qualidade do composto – a sua orquídea agradecerá!

      Eliminar
    3. Gracejar? Longe de mim tal ideia!!!!!!!!!!!!!!!
      Eu bem vi que na Grande Obra há uma zona de jardim, de certeza que reservaste uma área generosa para a zona de compostagem :DDDDDDDDDDD

      Eliminar
    4. Ahahahhahahhahhahahahahahhahahhahahahahahah
      As unhas de gel são do piorio! Comprometem logo a separação dos lixos e dão cabo do meu depósito de compostagem na Grande Obra! :DDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    5. Sim, as unhas de gel são péssimas! São unhas do demo, literalmente.
      :DDDDD

      Eliminar
    6. Julgo que os serviços municipais têm dias em que fazem a recolha de resíduos de grandes dimensões, estando até sujeito a coima o depósito desses lixos nos outros dias. Assim sendo, aconselho contactar a Câmara para saber em que dias é que podes despachar esses ex-amigos. És ecológica e boa munícipe, cumprindo os regulamentos municipais. Deve serem-te dadas as chaves da cidade.

      Eliminar
    7. :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eu quero a medalha de honra da cidade! E as chaves da ETAR! No mínimo! :DDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  2. ahahahahahhahahaha. Situação bem apanhada, cara Palmier. Esteve muito bem nesse impulso da reciclagem! ;)

    ResponderEliminar
  3. Então... mas é uma PPP???? Que falha é esta que não assinalas, Palmier? Não é para isto que eu pago!!! (ou consumo, não sei bem.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente, que insinuações são essas?! Este post foi absolutamente espontâneo! :DDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  4. Palmier, a Mirone tem razão, não há caixote com dimensões caseiras que aguente!
    Tem que rever a literatura pois as peças anatómicas não caiem dentro do lixo orgânico. Mas como o assunto lhe dá tanto prazer penso que deve haver matéria para mais umas noitadas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cá não sei que caixotes do lixo ridículos vocês têm em casa, mas eu, que sou uma pessoa que leva isto muito a sério, estou preparada para todas as eventualidades! :DDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  5. Mentira! Tu não gostas de cozinhar! (e julgo saber que há mais quem não goste) :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto, ok... essa é a única parte floreada... o resto é tudo verdade! :DDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  6. Para aumentar a dificuldade e se ainda tiveres amigos, acrescenta uma garrafa de óleo. Onde se põe? E onde está o recipiente adequado, que presumo que se chama "oleão"?
    Acho que vou passar a por os resíduos que me deixam dívidas quanto à sua classificação nas lojas Nespresso, bem acondicionados com as cápsulas usadas e eles que se desenvincilhem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oleão? Oleão, Ana?! Toda a gente sabe que é o Gordurão! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    2. O Gordurão fica ao lado da Clínica Milénio.

      Eliminar
  7. Oh,não!! Fiquei virtualmente decepada!!!

    ResponderEliminar
  8. Ahahahahahahahahahah Ahahahahahahahahahah Ahahahahahahahahahah Ahahahahahahahahahah

    (Este post é tão, mas tão, dos antigamentes... Quase me vieram as lágrimas aos olhos... Primeiro de riso, depois de nostalgia... Sôdade!!! :D)

    ResponderEliminar
  9. Porquê deitar fora amigos perfeitamente saudáveis? Descarte a mioleira que já percebemos que não presta e faça umas empadas à Sweeney Todd! Ou agora também és vegan?!

    ResponderEliminar
  10. Excelente ideia! Depois vou vendê-las ao Amoreiras Shopping Center!

    ResponderEliminar
  11. Faltou só dizer que preparou todas as apresentações nessa ferramenta fantástica que é o Surface pró e sentada num café do melhor sítio do mundo para preparar tudo e mais alguma coisa, o Amoreiras.

    ResponderEliminar