segunda-feira, 15 de julho de 2019

Cutxi Report

Já percebi tudo. É medo!(??)... durante o fim-de-semana esteve óptima, normalíssima, a saltar, a ladrar, a brincar, enfim, como de costume. Hoje de manhã a minha ajudante de roupa e lar chegou, ela fez-lhe uma festa como sempre, depois, mal eu saí e começaram os barulhos (aspirador, uma porta que bateu com uma corrente de ar...) ela ficou aterrorizada e foi para a estante (???!) O que é estranhíssimo, porque nunca teve estes medos. E agora?! O que raio se faz a um cão espavorido?! Psicanálise numa chaise longue?! Lexotans?! Terapia ocupacional?!

(Entretanto tenho o meu filho a enviar-me vídeos culpabilizantes a dizer que ela está a tremer e que eu devo abandonar o meu posto de trabalho para ir para casa acompanhar Cutxi neste momento de aflição)

E pronto, estamos nisto:


46 comentários:

  1. :(

    tadinha... porque não a levas contigo para o trabalho? :))))

    pensando bem, seria uma excelente ajudante para mim, com aquele pelinho macio, seria excelente para me ajudar a lavar janelas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com um bocadinho de Ajax limpa vidros e as janelas ficavam uns cristais! E ela devia ter menos medo! :DDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  2. O veterinário saberá o que fazer. O meu gato tomou um calmante durante bastante tempo e quando noto que anda mais nervoso ainda toma.
    A Cutxi vai ficar bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A veterinária só está lá a partir das 16h00, estou à espera para falar com ela :)

      Eliminar
  3. Conclusão: não gosta da casa nova,
    a verdadeira anónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que seja isso... já lá estamos vai para oito meses e ela esteve sempre normal. Deve ter sido algum barulho que a assustou muito...

      Eliminar
  4. Esteja sempre atenta e em contacto com veterinário. Alguma coisa é.

    As melhoras.

    ANM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)

      (falei ontem pelo telefone e vou passar hoje no consultório :)

      Eliminar
  5. Conheci uma miúda que dizia que a profissão que queria ter era psicóloga de cães, brincávamos com ela dizendo que tal não existia, afinal a miúda teria sido pioneira...e hoje estaria de visita à sua casa analisando todo o envolvimento ambiental, a relação com os donos, etc
    ~CC~

    ResponderEliminar
  6. Pré-caopausa, vai por mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quando eu estou em casa ela está óptima... se fosse uma coisa hormonal acho que não mudava radicalmente com a minha presença/ausência...

      Eliminar
  7. Tem algum barulho extremamente agudo e quase imperceptível em casa? Ou aspirador ou até de um carregador? Os cães são muito sensíveis a sons quem nem conseguimos perceber de onde vêm. Para se esconder é porque lhe dói. O melhor é andar com ela pela casa na hora do barulho e perceber em que zona se situa esse incómodo. Tadinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho (não tenho a certeza ainda) que ela está com medo das portas. Estou em crer que alguma deve ter batido com uma corrente de ar (mesmo ao pé dela(?)) e ela ficou apavorada... mas ainda estamos em investigações :)

      Eliminar
    2. Tadinha da Cutxi, espero que descubram logo o que é e a consigam tranquilizar.
      Um beijinho, Palmy.

      Eliminar
    3. <3

      (hoje vou ter com a veterinária, que acha que ela deve tomar uns calmantes -fraquinhos e naturais-, para ver se fica melhor durante o dia)

      Eliminar
  8. - Ela está assustada em casa.
    - Leva-a à rua.
    - Ela está bem aqui.
    - Então fica.
    - Estou farto de estar aqui.
    - Leva-a à rua.
    - Ela está bem aqui.

    hahahahahahahahahahaha

    ResponderEliminar
  9. Palmier, as minhas cadelas ficavam super estranhas quando tinham gravidezes psicológicas, e escondiam tudo a fingir que eram bebés, defendendo os sapatos com unhas e dentes...ela está a juntar coisas? sara

    ResponderEliminar
  10. Ohhhh isso é porque ainda não usaste o paranax, paranix, panoramix... Ela está amedrontada pelos piolhos que fazem sapateado em sua cabeça. Não davas para psicóloga animal!

    ResponderEliminar
  11. Bom dia,

    Como está a pequena Cutxi?

    Sílvia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem estive em casa e por isso ela esteve bem. Hoje vim trabalhar... vamos ver como corre :)

      Eliminar
  12. Os medos podem ser resultado da hormona do stress estar em valores elevados. Um teste simples ao cortisol ajudaria a Vet a perceber se precisará mesmo de calmantes, ou de medicamentos reguladores do cortisol.
    Cumprimentos cordiais ,
    Ariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ariana. Ela fez análises, mas acho que não fez ao cortisol... o que a veterinária lhe deu foi uma coleira calmante e uns comprimidos (hormona do leite??). Ontem estive em casa e ela esteve bem, hoje vim trabalhar. Vamos ver como corre...

      Eliminar
    2. isso dos comprimidos para o leite é para secar? As minhas tomavam isso.

      Eliminar
    3. Não. Supostamente tem um cheiro que os faz sentir bem...

      Eliminar
  13. Ela não pode ficar na varanda? Lé em casa quando entra a ajudante de roupa e afins, o bicho instala-se na varanda e por ali fica até ter a certeza que não corre risco de dar de caras com um aspirador ou outra coisa assustadora do género, tipo uma vassoura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade não gosto nada que ela esteja na varanda... a protecção da varanda é de barras verticais e o afastamento é para aí de 15cm, o que dá para, na loucura, ela cair... eu sei que os cães não são malucos e não se atiram, mas... faz-me muita impressão :/

      Eliminar
    2. Eu também nunca deixo o meu gato sozinho na varanda. É comum ver gatos nos parapeitos, mas eu tenho medo que ele caia, como aconteceu com a gata de uns amigos. Compreendo-a, Palmier. Quando eu tiver possibilidade, farei uma saída para a varanda, protegida por redes, para ele apanhar ar e ver os passarinhos a gozarem com ele. (A sério, há passaritos que fazem de propósito.)

      Eliminar
    3. Sim, também já pensei em arranjar um parque dos bebés! :DDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  14. Terapia de choque: feche-lhe várias vezes a porta na cara, perdão focinho.😁

    ResponderEliminar
  15. Respostas
    1. Mas ela vai à rua bastantes vezes, e apanha sol na sala...

      Eliminar
  16. Respostas
    1. Sim, bastante bem. Esteve normal e nunca se foi esconder. Hoje de manhã também parecia bastante bem (e quando saí já estava o aspirador em acção) :))))

      Eliminar
  17. Boa tarde,
    Então como está a pequenita?
    Cumprimentos,
    Ariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ariana, está bem, normalíssima :)))
      (agora ficamos sem saber se ficou bem por causa da coleira calmante ou se simplesmente lhe passou aquele grande medo :)

      Eliminar
  18. Palmier recheado! Como ficou a história da estante? E a que propósito veio isto? Na minha empresa, queremos mudar o sistema de segurança, queremos orçamento, queremos mudar, e desde há 2meses que sim sra. já temos tudo, já enviamos, mas até agora nada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, cansei-me de esperar... acabei por comprar uma estante na Area ://// claro que uma semana depois de ter comprado a estante, o carpinteiro enviou o orçamento... :D

      Eliminar
  19. Como está pequena Cutxi...??
    Espero que melhor, tadinha....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está óptima, Isabel!:D Aquele estranho medo passou-lhe completamente :)))))
      Obrigada :)

      Eliminar