domingo, 12 de julho de 2015

O Grave Caso do Leilão de pequena Cutxi

Catorze horas depois da convocatória para a reunião secreta do Grupo dos Euro-Piratas, a realizar na casa das máquinas e com dress code adequado à solenidade do acontecimento, começaram a chegar os tripulantes-pirata. Elas vinham de mau humor, que isto com os saldos, a loja on-line da Zara está completamente depauperada e os prazos de entrega são uma vergonha, que o helicóptero da Zara Airlines demorou para cima de oito horas a aterrar no convés com as encomendas, o que fez com que tivessem sobrado apenas seis horas para cabelo e make-up. Eles apareceram ensonados e com garrafas de vodka nos bolsos, sendo que Andraminihir, o Cozinheiro, se apresentou com um smoking manifestamente pequeno e com corte de senhora, que furtou da mala Samsonite da Pipoca Mais Doce quando se cruzaram no aeroporto de Cannes, e Álvaro de Campos com o seu fraque a tresandar a naftalina. Para além disso, tivemos de destacar uma equipa, que dedicou todo este tempo a distrair Cuca, A Pirata, recitando-lhe as obras completas de Borges, ininterruptamente, durante as últimas catorze horas. 
Apesar das dificuldades conseguimos finalmente reunir secretamente na casa das máquinas, com um catering preparado especialmente para o efeito pela Laranja-Limão, num mood Pirate-Chic, com uma mesa enorme, decorada com tassel garlands, bandeirolas com caveiras e jarrinhas de prata, as últimas que restam do saque que fizemos ao palácio de Buckingham quando fomos convidados pela rainha de Inglaterra que ingenuamente nos agraciou com a "Comenda da Protecção aos Piratas em Vias de Extinção", jarrinhas essas que conseguimos esconder de Cuca e da sua compulsão consumista.  Depois de terem sido servidos às senhoras Gins-tónicos em copos altos de balão, com pétalas de rosa e bolinhas de pimenta encarnada a boiar, e garrafas de Rhum com palhinhas azul turquesa dos Piratas das Caraíbas aos homens, pedi finalmente a palavra:

- Caros e amorosos Piratas, o assunto que nos traz aqui é deveras importante e sigiloso! Cuca, a Pirata, resolveu leiloar pequena Cutxi, a nossa mascote, o nosso amuleto da sorte, o amuleto que nos permitiu chegar vivos até aqui, com o intuito de, com os proveitos, continuar a alimentar uma vida utópica de conquistadora de mares e terras, manifestamente acima das suas capacidades bélicas!

Pausei então o meu discurso, esperando que as minhas palavras ressoassem nos ouvidos dos meus colegas de infortúnio, e não foi preciso esperar muito para que um coro de ohs, acompanhado de frenéticos acenos de cabeça, se fizesse ouvir ao longo da sala, e eu, animada com a concordância geral da tripulação pirata, continuei:

- Camaradas, não podemos deixar que esta situação se arraste, temos de nos unir e exigir que Cuca, a nossa capitã, implemente medidas de austeridade credíveis, que corte nos custos dos canhões, munições diversas, combustível e de manutenção deste navio, para continuar a investir naquilo que é realmente importante, festas no deck, workshops de algas e cereais e lançamento de livros que descrevam os outfits adequados às tempestades, mar-picado, mar-chão, vento Norte, etc., no fundo, livros que ajudem outros que, como nós, queiram seguir esta difícil vida de terrores dos mares, sem que tal opção implique sacrificar pequena Cutxi! 




29 comentários:

  1. Ahahahahahahahahahahaha
    Uma traição em movimento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (a assobiar para o ar) A minha capitã por aqui?! Traição?! (escondam os planos!) Não sei onde foi buscar uma ideia tão estapafúrdia?! Estamos só a descontrair antes do ataque a Bizâncio!

      Eliminar
    2. Ah! Lembro-me de ter lido sobre isso no Borges. É um sonho, claro!

      Eliminar
    3. Um sonho?! Muahhhhhaaaa! Eu cá chamava-lhe um pesadelo...! Errrrrrr... mas sim, minha Capitã... tem toda a razão, Borges fala muito disso, esqueça... estava a fazer confusão...

      Eliminar
  2. ??? Mas que diabos? Eu não quero discursar na convenção dos Piratas pobres!!! Eu uso Chaneel! (é mesmo assim que se escreve, fui confirmar).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AhhHahahhahhhHhhHhHhHhHhahahahahahahhahahahahahahhahahahahahhahahahahahhahaahhahah
      Entào o que é que estavas lá a fazer?! És uma infiltrada da capitã, é isso?!

      Eliminar
    2. ??? Fui negociar a Cutxi, ora essa!!!

      Eliminar
    3. O quê?! Enquanto nós fazíamos de tudo para salvar o nosso talismã, tu estavas ali à espera que o acordo falhasse?! Esta história está muito mal contada,,,

      Eliminar
    4. Não sei de nada....

      ...mas ouvi dizer que a Cuca estava a vender a Cutxi...

      .......... para ir de férias..... ...................... mas não sei de nada....

      Eliminar
    5. Hum... o caso é mais grave do que aquilo que eu supunha... acho que a Cuca está a usar pequena Cutxi para atrair milionários que possam financiar as suas aventuras, para o navio! Estou em crer que estás em mais lençóis...

      Eliminar
    6. G, faz lá o textinho a contar o que ouviste na reunião secreta que eu faço um desconto no preço da Cutxi.

      Eliminar
    7. (Raios e coriscos, Pirata! Agora tenho de bufar??)

      Eliminar
  3. Cambada de traidoras, ponha-se a (perna) pau! Tape o olho de vidro e faça cara de mau!
    Deve bastar para as pôr a milhas. Se não, deixe-as isoladas numa ilha deserta.
    Pobre Cutxi, não se pode confiar em ninguém!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, Be, isto é gente que nào se assusta com essa facilidade... : DDDDDDD

      Eliminar
    2. Ora ... Ora... Se quisessem salvar a Cutxi, compravam-me a lua! Tenho lá culpa de precisarmos de financiamento para uma expedição a Bizâncio e ninguém oferecer um tostão furado pela lua?!

      Eliminar
    3. Incrível! Agora Cuca, a capitã Pirata, invade a reunião de salvamento de pequena Cutxi para tentar fazer negócio! Isto é um verdadeiro volte-face, senhores! :DDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    4. Trouxe um vestido comprido. Não sei do que te queixas!

      Eliminar
    5. Vejam, vejam a calma com que profere estas palavras diabólicas! Levem-na daqui! Amarem-na ao mastro! Escondam pequena Cutxi dentro da Bimby do Andriminhir! Fechem os olhos e tapem os ouvidos! Esta mulher é um demónio, vence sempre! Aprendeu a ser assim num workshop com as sereias do Ulisses!

      Eliminar
    6. (Cuca de vestido comprido?)

      (a história começa a interessar-me...)

      Eliminar
    7. Pronto... outro que já caiu no canto da sereia, isto é limpinho, tiro e queda!... é o que eu digo, ninguém se há-de salvar!

      Eliminar
    8. Acabou-se a bandalheira! Contei a verdade ao povo!!!!

      Eliminar
  4. Bola... deixaram-me tão para trás, que só ouvi o barulho das máquinas.... Nem deram por mim... ainda bem, porque ia de pantufas e rolos na cabeça... baldei-me ao dress code...

    ResponderEliminar
  5. Palmier encontrei este texto sobrea situaçao na grecia

    http://mises.org.pt/posts/blog/traducao-de-as-dez-vergonhas-gregas-que-nunca-nem-o-podemos-nem-o-syriza-te-contaram/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas... as instituições europeias sabiam de quase tudo... e foram complacentes...

      Eliminar
  6. Compro a Cutxi com um poema se me cederem Mano Linho para um serviço na Grécia.
    A Lua não. É demasiado grande para o meu bolso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Mano Linho, esse terrorista, até vai de graça! :DDDDDDDDDDD

      Eliminar
  7. Se calhar o melhor é mandarem a cutxi p um spa durante uns 5 anos, canídeos, e depois ela volta ;)

    ResponderEliminar