domingo, 20 de outubro de 2013

Maman...

Ajuda, por favor, a tua pobre e pouco dotada filha a ajudar o teu neto a fazer os trabalhos de matemática, antes que ela perca toda a sua credibilidade...

Y x 5 - 3 = 27
Y = ?

A tua filha sabe que Y=6 mas, o que a tua pobre filha não sabe explicar é como se fazem as contas para chegar ao resultado...
Muito agradecida.

14 comentários:

  1. Y=6 e não 5
    Numa equação existem dois membros. O que está à direita do = e o que está à esquerda.
    A primeira coisa é passar o -3 para o outro membro, para isolarmos o Yx5. Como está a subtrair, ao passar para o outro membro fica a operação inversa (soma): Yx5=27+3. Então Yx5=30
    Depois queremos que o Y fique sozinho. Mais uma vez, se o 5 está a multiplicar, ao passar para o outro membro fica a dividir (operação inversa). Assim, Y=30/5. Resultado: Y=6

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  2. Todos os números que passam da esquerda para a direita passam a ter a operação inversa. Tudo o que somava, passa a subtrair. Tudo o que multiplicava, passa a dividir. Por aí fora... É só passar os números todos para a direita e à esquerda fica apenas a incógnita... (estou a falar de Matemática, nada mais) :)

    Boa tarde :)

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  3. y*5 - 3 =27

    y*5 -3 [+3] = 27 [+3]
    y*5 +0 = 30
    y* 5 = 30
    y*5/5 = 30/5
    y*1 =6
    y = 6


    (tudo o que se faz de um lado do sinal de igual tem de se fazer do outro lado)

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    1. Obrigada Helena. Ainda estou à espera de saber como é que se faz na escola dele... :)

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  4. Eu não tenho nada com isso, mas se fosse sua leitora assídua e não soubesse a equação, ia ficar muito mortificada por não saber vir responder. Não sei se os seus fiéis leitores pensam como eu ou não, e cada um lá sabe as linhas com que se coze.
    Eu não ia gostar que me passasse um atestado d burrice, não ia não.

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    1. Tranquila... o atestado de burrice é para me ser entregue a mim... que já não me lembro de nada destas coisas das matemáticas...

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  5. Eu, Corvo, leitor/comentador deste blog com todo o prazer e assiduidade, deixei a panela ao lume a "cozer" umas castanhas para vir declarar o seguinte:
    Por acaso também não sabia, mas não me sinto minimamente incomodado, melindrado, diminuído ou ofendido por isso. Muita gente, boa e honrada gente, não sabe. Uns porque não aprenderam, outros porque já esqueceram, como neste último caso a honestidade moral da proprietária do espaço, reconhece.
    Quem sabe ou se recorda, veio ajudar. Uns sabem matemática, outros sabem "cozer" umas castanhas e tudo fica perfeitamente equilibrado.Tão simples quanto isso.

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    1. ah ah ah ah ah que maldade... ah ah ah ah ah

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    2. Aposto que quando as castanhas estiveram todas cosidas umas às outras, vai sair daí um belo colar! Um verdadeiro statment neckless! :DDDD

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    3. Pois a ideia foi essa. Aprimorei-me tanto no cosinhado que superou as minhas melhores expectativas. Vai ver que num rapidíssimo prazo, (prazo é com z ou com s?) o melhor é escrever alternando um e outro que é para as pessoas não darem por ela, porque não saber matemática ainda passa, mas não saber matemática e gramática ao mesmo tempo, alto lá e burrice sim, mas nem tanto. Mas o que dizia mesmo eu? Ah, pois; a breve praso vai andar, o primoroso colar de castanhas cosidas; (aqui não me engano e sei mesmo que são cosidas) vai andar, portanto, numa disputa acesa com todas a querem usá-lo para se mostrarem com ele num "hoje deu-me para isto"

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    4. Ahahahahhahahahahahahhahahhahahhahaahhahahahhahahahahahahahhaha
      Reservo já o primeiro exemplar! :DDDDDD

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  6. Mas.... estão a falar de quê???? HEHEHE

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    1. Não reparou? De sabedoria em franca expansão!
      Cozer castanhas e coser baínhas. Bem; que se for tipo saia da Neuza, deixa de ser coser com linhas e ascende a tricotar com fios de seda

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