quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Palmier não resiste a um passatempo e tenta captar a atenção de Pipoco, O Mais Salgado, durante mais de três segundos... (porque a chave nem sempre é a qualidade literária...)


A busca pela Mulher Perfeita, assim definida segundo os cânones de Pipoco, o Mais Salgado, tinha sido iniciada muitos anos antes mas, por razões mal explicadas e envoltas em mistério, nunca tinha sido concluída. Sabe-se pouco sobre as pesquisas levadas a cabo e até nós chegaram apenas rumores esparsos que indicavam que os homens que haviam tentado trilhar esse caminho tinham sido sucessivamente conduzidos ora à santidade, ora à loucura, condição que os impedia de transmitirem os dados que haviam recolhido. Os primeiros recusavam-se a partilhar a informação alegando que dela tinham tido conhecimento através do sacramento da confissão e aos segundos não se podia, evidentemente, dar qualquer crédito. Talvez por isso tenha sido determinado que, desta vez, a abordagem fosse feita de forma diferente, desta vez a investigação seria levada a cabo pelo melhor investigador que, à data, integrava o GaNPI (Gabinete Nacional dos Problemas Irresolúveis), uma mulher com provas dadas em terrenos onde todos os outros tinham falhado.
Quando me entregaram em mãos esta tarefa epopeica, deixei-me cair sobre uma cadeira de fórmica e, desalentada, apoiei a cabeça entre as mãos e chorei. Chorei porque não sabia por onde começar. Chorei com a certeza que iria fracassar, logo eu que tinha uma reputação a manter e que era conhecida no meio por conseguir, sempre, resolver os enigmas que me apresentavam. Os dias passaram e eu quase sucumbi. Invejei os meus colegas a quem tinham sido atribuídas tarefas tão simples como a de determinar a origem do universo ou a existência de Deus.
Depois de meses de desânimo que me conduziram a uma profunda depressão, o meu orgulho ferido, apunhalado, trespassado por balas, fez-me reagir e, a pouco e pouco, recompus-me e dei os primeiros passos na minha pesquisa. Comecei por vasculhar bibliotecas, consultei livros, pergaminhos, velinos e papiros, procurei em revistas e jornais, explorei bancos de dados e arquivos informáticos, tudo em vão. Continuava tão longe da Mulher Perfeita como no início dos meus trabalhos. À noite afundava-me numa poltrona confortável e, apesar de querer dar tréguas às minhas lucubrações, imaginava-a, via-a ali, envolta no fumo dos meus cigarettes, quase conseguia ter a percepção daquilo que procurava mas as imagens desdobravam-se em infindáveis permutações impedindo-me de ter a visão clara que tanto procurava. A minha busca era agora uma doença, uma obsessão, uma questão de honra. Sabia bem que a Mulher Perfeita era aquela que, dotada de um conjunto de atributos de tal forma irrepreensíveis, faria com que quem a olhasse, não mais ousasse pensar noutra coisa. Talvez por isso o segredo sobre o seu paradeiro estivesse tão bem guardado... é que o simples vislumbre de tal criatura faria com que os homens esquecessem coisas tão simples como a existência do mundo. Depois de uma fase inicial totalmente infrutífera, conclui que seria necessário recorrer a grandes meios para conseguir obter o resultado que o GaNPI esperava de mim. Dei uma reviravolta nas investigações e optei pelo método científico. Reuni uma equipa de estetas, psicólogos, antropólogos, lógicos e semânticos e delineámos um plano que passava por fazer um inventário exaustivo de todas as mulheres! As suas categorias seriam finalmente estabelecidas, a beleza catalogada, a inteligência definida, o carácter revelado. Os dados seriam então avaliados por teóricos e estudiosos dos cânones de Pipoco, O Mais Salgado daí retirando o inevitável corolário - a determinação, sem margem para dúvidas, d'A Mulher Perfeita.
Contratei espiões, detectives, investigadores privados, agentes infiltrados, inquisidores e alcoviteiras. Prepararam-se questionários redigidos em todas as línguas e utilizando todos os alfabetos, seleccionaram-se amostras de todos os estratos e condições e iniciámos o inquérito. Uma operação a nível global, lançada simultaneamente em todos os Continentes. Ao todo foram questionadas mais de cem mil milhões de mulheres. Umas apresentaram-se livremente sonhando que poderiam vir a ser consideradas a Branca de Sal do planeta, outras foram inquiridas nos seus domicílios, locais de trabalho, via pública, lojas e até em banquinhas de Centros Comerciais montadas entre as do Barclays e as do Nails4us, outras, mais avessas ao nosso estudo, foram submetidas a interrogatórios intensivos, aliciadas ou coagidas, por vezes torturadas, algumas só responderam sob a acção de drogas, soros e poções, outras sob ameaças. Muitas pereceram nesses trâmites, outras perderam o juízo mas, na generalidade, sobreviveram. As que seduziram os inquisidores numa tentativa desesperada de manipular os resultados, tiveram de ser imediatamente desqualificadas. Coordenei pessoalmente grande parte dos trabalhos e inteirei-me de todos os passos daqueles em que não participei directamente. Foi com algum pesar que tomei conhecimento da morte de alguns dos meus agentes, alguns incinerados por dragões na China, outros que ficaram congelados nas planícies geladas da Sibéria onde ainda são utilizados como estátuas, um grupo que acabou encurralado em Creta por um inusitado Minotauro e ainda um outro cujo rapto pela mafia continua até hoje por explicar. Ainda assim, e apesar de todas estas baixas e revezes, não esmorecemos e obtidas as amostras, procedemos à chamada de poetas e artistas que avaliaram todas as candidatas em termos de beleza física, matemáticos e psiquiatras que lhes determinaram o Q.I, especialistas em cálculo que as agruparam em grupos e sub-grupos e informáticos que fizeram o upload de todos os dados. E, depois de anos de análise eis que hoje permiti-me, finalmente, esboçar o meu primeiro sorriso em muito, muito tempo. O resultado tenho-o aqui à minha frente, num dossier de capa verde plastificada, formato 29x42… pronto para ser entregue à única pessoa capaz de o validar...





Inspirado no "Enigma da esfinge" - do meu pai

15 comentários:

  1. oh palimier o texto é gigante
    perdi-me ao fim da primeira linha
    (e nem leio o pipoco)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Buááááááááááááááá... acabaste de dar razão ao Tio Pipoco....

      Eliminar
    2. Sorry Palmier com tempo reduzido, gosto de coisas rápidas de assimilar
      (dai as fotos e textos pequenos me atraírem, mas isto aplica-se a todos os blog´s)

      Eliminar
    3. mas acredito que esta excelente o texto :P

      Eliminar
  2. Descobri! Descobri!! Dentro do dossier de capa verde plastificada, formato 29x42, tem uma fotografia da mulher perfeita: Palmier Encoberto!! (pronto, o meu primeiro pensamento foi Cutxi, já a via sentada num Lamborghini descapotável roxo e tudo, mas dei-me conta que a Deusa é feminina e não mulher).

    ResponderEliminar
  3. Eu li atentamente, até ao fim , mas o fim deve estar provavelmente em segredo de justiça: só se vai saber quando houver fuga de informação. :D

    ResponderEliminar
  4. Tanta coisa e dispêndio de dinheiro e energia, e se me tivesse contratado saía-lhe bem mais em conta.
    Mulher perfeita é a que tem um bom rabo por trás e umas boas mamas pela frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. zorro, o clarificador.23 de outubro de 2013 às 13:26

      Também, mas ainda incompleta.
      Com isso e com o frigorífico sempre atestado de cervejola, atinge a plenitude da perfeição feminina.
      Também não compreendo o motivo de tanto e exaustivo esforço de pesquisa.

      Eliminar
  5. Fórmica? Esteve na moda há 100 anos (precisamente), quando foi inventada. Espero que seja só uma referência histórica para impressionar o Pipoco...

    ResponderEliminar
  6. Caramba Palmier! Nem os segredos de Fátima. Quando poderemos conhecer o resultado de tão Rigorosa pesquisa?

    ResponderEliminar
  7. Quanto a Sir Pipoco não sei, mas a mim, reles gaja da plebe, prendeste-me a leitura nas 3 primeiras linhas, além do teu humor extraordinário, tens outros atributos de valor sim. Acho que irás ganhar o passatempo:):):)

    ResponderEliminar
  8. Eu como não fiz a pesquisa que a querida Palmier efectuou, só pensava que a mulher perfeita para um homem fosse a que não apresentasse os terríveis sintomas biológicos de padecimentos femininos não especificados.
    Como acompanhamento ser sempre muiiiito gentil e atenciosa, muito educada e muiiiiito feminina e só descalçar os louboutin de 15 cms de salto ao deitar, se estiver sozinha e se o amo o permitir, se estiver acompanhada dele.
    É dever de toda a mulher ser gentil e educada para alegrar a casa do seu marido. Eu acho...
    Agora estou aqui que nem posso cheinha de nerves à espera que desvende o conteúdo do dossier de capa verde plastificada para ver.

    ResponderEliminar
  9. Humberto Eco que se cuide, que mesmo que Palmier Parsifal não tivesse encontrado o Santo Graal da Perfeita Donzela está, por tal prosa, identificada a herdeira da Baudoliniana Demanda do Prestes João.
    E pelo poder de Excalibur, e por tal feito, assim sereis armada Lady da Mui Nobre Ordem dos Palmiers Encobertos.
    Deo gratias.

    Boa tarde :)

    ResponderEliminar
  10. Qual Dan Brown, qual quê? Espero ansiosamente pelo desfecho.

    ResponderEliminar