segunda-feira, 12 de junho de 2017

Vá, "des"larguem lá os feriados para virem para aqui dar-me umas palmadinhas nas costas, que eu ando há três semanas nisto e este foi muito difícil!



Título: "A Patroa"
100x120 cm
Acrílico s/ tela

71 comentários:

  1. Está maravilhoso!! :D O canito está perfeito mesmo.

    A senhora faz-me lembrar a Isaura: https://www.youtube.com/watch?v=eM_R2oi3l_s

    (E as mãos da senhora, minha nossa, que maravilha! Como faz isso? :DDD Temos grande artista!)

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    1. (se ela tirasse aquele penacho da testa conseguíamos ver-lhe a cara. Agora assim... :DDDDDDDDDDDDD)

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    2. Ahahahaha, é verdade :DD

      Veja aqui: http://9.fotos.web.sapo.io/i/Bfd065b16/18375818_LKiTb.jpeg

      Está igual!

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    3. Sim, assim com o cabelo para trás tem mais parecenças. De qualquer forma acho que tem sempre um ar melancólico, falta-lhe aquela centelha de crueldade :DDDDDDDDD

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  2. Chamar-lhe-ia antes "A Megera"!
    Compreendo que a família Palmier não queira este exposto.

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    1. Como assim?! Eu adoro a patroa terrível! Com cara de quem está sempre pronta a despedir! Até estou a pensar trazê-lo para o meu trabalho, para pendurar aqui por cima de mim! :DDDDDDDDDDDDDDD

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    2. Então "A Patroa Megera". Não abdico d'A Patroa! :DDDDDDDDDD

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  3. Os dedos, os dedos! Tens de ver isso, os dedos. Nao te esqueças, vê la isso...

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    1. Esforcei-me imenso... mas eles estavam mesmo assim, crispados, e aquela luz de chapa não ajuda lá muito a definir os sombreados...

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  4. Fantástico!
    O olhar lancinante, a fragosidade da postura dorsal, as mãos rudes e ansiosas. O espectro antagónico. :)

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    1. Toda ela escorre maldade! :DDDDDDDDDDD

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    2. ...embora o espectro a desminta cabalmente. :)

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    3. O espectro mais forte é sem dúvida o do cão ridículo, que é super diabólico! :D

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  5. Oh pah, está tão mas tão real que parece que sinto o cinto , aplicado de forma patronalmente implacável pelas mãos ansiosas. :) :)

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  6. Nunca comentei... mas hoje não resisto :) Fantástico!!!

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    1. Nada como um primeiro comentário para incentivar a "artista" :DDDDDDDDDDDD

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  7. Esse ovo estilo ovo de fabergé também ficou muito bem, ali a fazer de contrapeso à tensão das mãos da senhora/mini cão em fúria. Aposto que a porteira vai ter muito que dizer sobre este! :D

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    1. Estilo Fabergé?! Estilo?! Isto é um Fabergé autêntico, furtado ao espólio Romanov! :DDDDDDDDDDD

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  8. Se o cão se chamar «Carlo» poderei dizer que é um retrato fiel de Emily Dickinson (que, é sabido, também se vestia sempre de branco), imediatamente antes de ela escrever estas linhas:
    (...)
    HE put the belt around my life,—
    I heard the buckle snap,
    And turned away, imperial

    (...)

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    1. Esta minha técnica de retratar primeiro e encontrar os retratados depois está a ser um enorme sucesso! Carlo será. Mas a carregar nos erres. Assim: Carrrrrlo, ataca! :D

      (acalento a esperança de, um dia, também eu conseguir dizer coisas só com uma linha pura <3)

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  9. Gosto muito das mãos. E, estás a melhorar de tela para tela.

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  10. Bravo! Bravo! O olhar!... As mãos!... O Fabergé!...

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  11. D. Palmier, deixe a porteira entrar, vai ver que alivia o semblante.

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  12. Gosto taaaaaaannnnnnttttttttoooooo!

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    1. Eu teria posto o cinto numa posição de "ataque", uma parte enrolada numa mão e a outra mão a esticar a outra parte, como quem se prepara para dar umas chicotadas. Só assim o patronato ficaria verdadeiramente retratado. :DDDDDDDDDDDDDD

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    2. A ideia do cinto só veio depois, já as mãos estavam feitas :D

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  13. Desculpa, Palmier, mas aqueles dedos (anelar e mindinho) da mão direita são próteses, que não ficaram bem encaixadas, não é? :DDDD De qualquer modo, acho que combinam com as sombras criando uma atmosfera super sinistra!

    Calíope

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    1. Achas?! :DDDDDDDDD
      As mãos estão numa posição estranhíssima. Estive quase para as desfazer e mudar completamente a posição, mas depois com o cinto - que só pus quase no fim - achei que tinham melhorado muito, que tinham passado a fazer sentido.

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  14. Gostava tanto que, de uma vez que a porteira a visitasse, encontrasse um quadro com a cara dela a espreitar num dos seus quadros, Queen P. Era tão belo. E ela dizer "Mas esta sou eu!", e a Palmier "Ora, não é nada!", e os filhos "é que não tem nada a ver!", só para ela sair de sua casa ainda mais intrigada, directa para o andar de cima, tocar a outra porta. Eu ia querer ser uma mosca na sua parede, Queen P. (Podia incluir-me dessa forma no quadro. Pronto. O sonho está lançado. :D :D :D :D )

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    1. :DDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Não sei como abordar a questão para lhe tirar uma fotografia! Para além disso, se lhe digo, vai fazer cara bela, para ficar bonita e estraga todo o ambiente da pintura :D um drama!

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    2. Tanto tarado na praia a fazer vídeos com o telmóvel, sem ninguém dar por nada, e agora uma causa tão nobre morre assim neste obstáculo. Se eu pudesse! Fazia eu o vídeo e enviava-lhe um printscreen jeitoso.

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    3. Não estou a dar a ideia por perdida, só estou a magicar como fazer! :DDDDDDDDD

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    4. Diz-lhe que estás a pensar fazer uma homenagem à rainha da Inglaterra, mas que precisas de uma modelo com um biotipo mais semelhante (o teu claramente não dá) e que tinhas pensado nela. Ela vai ficar inchadíssima de orgulho com a ideia de poder passar por rainha e vai aceitar, aposto.

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    5. Mas assim ela não faz aquelas caras óptimas, imperdíveis, com a mão sobre a boca, como quem diz "creeeedo!" :DDDDDDDDDDD

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    6. Uma com aquele ar "quéisto". Enquanto ajeita os seus óculos borboleta.

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  15. Como é que há gente como tu, carambas?

    (Não tardo na meia idade e o meu desenho não passa da 1a classe. Juro! Como forçar o meu filho se a genética é terrível?)

    (A concierge já o viu?)

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    1. Era este que ela dizia que tinha um cão muito feeeeeiiiiiiio! :DDDDDDDDDDD

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  16. Palmier, lembrei-me agora de uma coisa genial: para quando a imagem de consorte nas tuas belíssimas telas? :)

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    1. Só se for ele horrorizado com os meus tubos de tinta espalhados pela bancada da cozinha! :DDDDDDDDDDDD

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  17. ...A Patroa que queria muito aparentar um ar extremamente malévolo, mas não fosse aquele efeito especial do cinto nas mãos e o cão, esse sim, lá está ele pronto a atacar sem dó nem piedade qualquer pobre assalariado que lhe apareça à frente, apenas pareceria estar a perguntar, por exemplo, olhando-nos de soslaio: "Então? pinto alguma coisa de jeito ou quê?" E eu, que tenho gostado tanto dos "bonecos" todos desde o inicio, agora estou aqui a olhar para aquela camisa, para os sombreados daquela camisa, a forma como estão pintadas as dobras naquelas mangas e cheia de vontade de dizer que a Palmier pinta mesmo qualquer coisa de jeito...

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  18. A long time ago, in a galaxy far, far away....

    The Dark Lady of the Sith
    Pau-M'Iê Imperatrix


    ... and her faithful apprentice

    Doggy Veida


    once again The Sith rule the Galaxy
    tatarata-ta tatarata-ta tatara-tão...

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    1. Ahhahahahhahahahahhahahahahhahahahhahahahhahahahahhahahahahhahahahgahahahahgaahgahahahahahhahahahahhahahahahahhahahahahahhahahhahh
      O Doggy Veida!
      Ahahahhahahahhahahahhahahahahahahhahahahahbahgahgahahahahhahahahahhahhahahahhahahahahahaa

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  19. ... já esquecia

    só faltou a mala body bag pendurada na parede.

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  20. Cara Palmier, uma receita para nos livrarmos de sindicalistas nas empresas e porteiras em casa, um synapse buster inspirado n'O Príncipe das Trevas do Carpenter (que continua assustador após três décadas).

    . Pintar na parede (da pintura), texto em espelho, "A Patroa está a ver-te", de modo a não ser imediatamente inteligível pela vítima quando critica a pintura, distraída por Doggy Veida.

    . Colocar um espelho grande paralelo e oposto à pintura a não mais de 3 metros, escondido por um lençol branco, que, na ocasião certa, possa ser confundido com a própria pintura.

    Quando a vítima entra nessa kill zone, olha para o espelho e consegue ler na imagem espelhada "A Patroa está a ver-te", fica momentaneamente imóvel, com um sorriso beatífico e olhar distante e eclipsa-se da nossa realidade para um episódio da Twilight Zone, tornando-se para sempre uma personagem da série televisiva.

    Aliás, revendo a série conseguimos identificar sindicalistas em várias personagens secundárias e extras. No Twin Peaks também.

    A cara Palmier nunca olhe para o espelho sem óculos de eclipse solar!

    Penso que a próxima obra será "A Porteira, A Auxiliar, O Leão e o Guarda Roupa", ou simplesmente "A Porta do Esquecimento", um drama em três actos.

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    1. Um dia, quando fizer uma exposição, já sei quem é que vou contratar para andar de grupo em grupe, de flute de champanhe na mão, a explicar os obscuros e tortuosos pensamentos da artista! Já estou a imaginar os compradores, super impressionados com as histórias por detrás das pinturas, todos a dizerem que sim com a cabeça, com um ar super entendido. Vai ser absolutamente espectacular! :DDDDDDDDDDDDD

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  21. Tenho muitas questões em relação aos seus quadros mas esta tenho de a colocar: porquê a folha branca?

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    1. Então... ela pode precisar de fazer um processo disciplinar a qualquer momento. E toda a gente sabe que nessas alturas não há um segundo a perder! :D

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  22. Essa mulher tem cara de quem sai do quadro durante a noite, pega numa machadinha e mata a família toda!

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    1. Ahahhahahhahahhahahhahahhahahahhahahahhahahhahhahahahhahahhaahhahaahah
      No mínimo! Tenho a certeza que é procurada pela polícia! :DDDDDDDDDDD

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    1. Isto sabe-se lá... estas patroas são do piorio!

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  24. https://instagram.com/p/BVVCh5RlHcX/

    Se esse está no Tate :)

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  25. Tem um toque de Paula Rego.

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  26. Palmier, crie uma conta de instagram só para os seus quadros ;)

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  27. Acho que o Fabergé é falso e, a qualquer momento, vai sair de lá um alien!

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