segunda-feira, 23 de abril de 2018

E então, Palmier, quando te mudas?


Talvez quando receber o carro novo e conseguir escalar para dentro da garagem… sim, escalar. Porque o meu carro, que não é propriamente um desportivo, não entra. Verifiquei isso mesmo este fim-de-semana, perante o olhar estarrecido de um grupo de turistas. Ali estava eu, vrum, vrum, pódérósaaaa,  a sacar do comando, o portão- lindo por sinal - a abrir, os arbustinhos lá dentro a dizer-nos olá e a cintilar à luz do sol, e vá de embicar o carro para o interior, as rodas da frente sobem o passeio, sobem o lambril da garagem e antes das de trás iniciarem a sua subida, raccckkkkcchhhhhhhcccracc, a parte de baixo do carro a arrastar no chão. Lá fiz marcha-atrás, outra vez o raccckkkkcchhhhhhhcccracccckhhh, e os turistas de boca aberta e mão na cabeça, lá cheguei tudo à esquerda - que os degraus são mais baixinhos - para fazer a segunda tentativa, lá pus as rodas da frente, raccckkkkcchhhhhhhcccracccckhhh, lá voltei a fazer marcha-atrás, raccckkkkcchhhhhhhcccracccckhhh, lá fechei o lindo portão, fiz adeus aos turistas e fui-me embora.

Pois que vejamos: a Câmara exige que na reconstrução dos edifícios se façam garagens, o que me parece muito bem, já que todos sabemos o inferno que é estacionar nesta cidade, os cidadãos fazem os projectos de reconstrução com garagem, a Câmara aprova o projecto com aquela garagem mas, depois, o senhor do departamento de acessibilidades, que verifica estas coisas na prática, diz, literalmente – o senhor disse mesmo isto - que se está nas tintas para os carros, se entram ou não, e que só quer saber dos peões, e que, para os peões, os passeios não podem ter inclinação.

Moral da história: os carros não entram nas garagens que a Câmara aprovou...


32 comentários:

  1. Ou talvez isto:
    https://www.facebook.com/FanaticMonsterTruck/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá terá de ser! Vou fazer um sucesso no trânsito! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  2. Até me arrepiei com o raccckkkkcchhhhhhhcccracccckhhh.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrepiaste-te tu, arrepiei-me eu, arrepiaram-se os turistas... só o senhor das acessibilidades é que acha isto normalíssimo! ::D

      Eliminar
    2. Fale com s Cristas!Ela não ia mudar a cidade?A propósito, onde andará? Será pela "brilhante" lei rendas que aprovou?...

      Eliminar
    3. Bem, a falar, talvez fizesse mais sentido falar com o Medina, afinal é ele o presidente da Câmara e em última instância o responsável por este tipo de absurdos...

      (quanto à lei das rendas "da Cristas" - nem sabia que ela tinha aprovado uma lei das rendas, uma vez que era Ministra da Agricultura, mas adiante-, até admito que tenha falhas, o que tenho a certeza é que a solução que vigorou neste país durante alguns cinquenta anos é que não fazia qualquer sentido. Não têm de ser os particulares a subsidiar a habitação a custos controlados, essa é a função do Estado. Ou então o Estado que dê incentivos aos particulares para o fazerem. E reduzir a taxa de IRS para contratos de arrendamento a dez anos - que acabei de ouvir na televisão, que é a medida anunciada hoje pelo PS- também não me parece que resolva qualquer problema)

      Eliminar
    4. Tenha calma anónimo (20h59)... Repare que a Palmier bem admitiu que, ainda assim, eram os degraus mais à esquerda que lhe davam alguma possibilidade de acesso...

      Eliminar
    5. Ahahaahahhahahaahhahahahhahhahahahhahahhaahhahaahah

      Eliminar
  3. E o dinheirão que custam as garagens...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobretudo aquelas em que um carro normal não consegue entrar... :D

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Há que fazer sempre uma reserva para lidar com os absurdos da nossa administração pública...

      Eliminar
  5. Tão típico. ..
    Por estas e outras é que limito a baixa do Porto ao trabalho, fui viver para longe!ahahahah ah

    ResponderEliminar
  6. oh diabo! isso não é com a CM.

    é castigar os responsáveis técnicos (por uma vez a culpa não é do electricista!), a fiscalização contratada, o representante do dono de obra, enfim, o sr. arquitecto.
    a responsabilidade nunca é da câmara e nunca foi das entidades certificadoras.
    a responsabilidade é/foi sempre dos técnicos "responsáveis", haja ou não vistorias ou inspecções.

    não é a primeira nem será a última vez. vejo plantas que me levam a interrogar "se fosses tu, ó, como é que ias enfiar o teu poderoso bólide francês, de noventa cavalos vapor e três metros de comprimento, dentro daquela coisa"?

    Abraço, cara Palmier. E não esqueça, não há nada que um engenheiro não consiga resolver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então se um arquitecto fizer um projecto com uma garagem com um portão que dê para um abismo de três andares, a Câmara aprova?! Caramba, que contra-senso, tantas exigências com milhentos detalhes e uma coisa destas passa sem problema?!

      (independentemente da culpa, lá vão ter de voltar a levantar o chão todo da entrada da garagem, para o porem de nível... mais alguns três meses, portanto :)

      Eliminar
    2. Não é exactamente isso. Há requisitos mínimos de segurança que são sempre verificados. Mas, apesar de o licenciamento atingir valores verdadeiramente obscenos, e mesmo que seja efectuada uma inspecção (digo isto porque, por exemplo, o regime das instalações eléctricas está a tornar-se irresponsavelmente liberal e um destes dias até um agricultor executa instalações eléctricas sem qualquer habilitação ou posterior certificação), a responsabilidade é sempre, em última instância, do técnico.

      Em boa verdade, algo esteve mal no projecto ou na execução.
      E como existem responsáveis por projecto e por execução, que têm seguros de responsabilidade civil para as asneiras que possam fazer, é chamar esses senhores à razão.

      Enquanto técnico também tenho seguro, obrigatório, diga-se.
      Também cometo erros. Mas certamente não vou culpar a autarquia ou a DGEG ou a Anacom (bem, a Anacom culpo mas por outros motivos) se fizer asneira no projecto ou na execução da obra.

      Uma coisa é certa, se isso se tivesse passado com a instalação de telecomunicações e a cara Palmier reportasse a situação à Anacom, os dois técnicos seriam imediatamente objecto de sanção. O técnico responsável pelo projecto e o responsável pela execução, um deles por ter feito asneira, o outro por ter visto ou não mas ter deixado passar. Pior, teriam os nomes mencionados na primeira página da newsletter do "regulador".

      E digo-lhe tudo isto sendo um indivíduo que tem a pior opinião possível do funcionamento das autarquias e da infeliz relação de décadas entre poder político e construtores.

      Eliminar
    3. Bem, então acho que tenho de ir averiguar de quem é a culpa do grande scrrcchchchchchcccckkkssssshshhshshhshshshhshs, e depois pego no carro dele e vou lá metê-lo na garagem! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD


      (bem... quanto à instalação das telecomunicações... estamos há para aí dois meses à espera que a PT vá enterrar a porcaria dos cabos que estão pendurados na fachada! Já para não falar dos meses que esperámos que a EDP fosse tirar um daqueles armários de rua, todo podre e ferrugento, para o encaixar num nicho todo impecável na fachada... e da GALP, para ligar o gás da rede ao edifício... epá estas empresas grandes são uma autêntica desgraça!

      Eliminar
    4. ahahahahahahah

      técnico avisado tem um todo o terreno!

      sim, este paísito é uma miséria na falta de considerações que tem pelas pessoas.

      da Erse, Anacom e Edp já não falo mais. ainda levo com outro processo da turpe de malfeitores, dos delegados clientelares que sentam o venerável traseiro no Circo, ou um tiro dos ninjas sino-africanos.

      boa sorte cara Palmier. bem vai precisar. sorte ou um bruxo, daqueles dos clubes de futebol a recibo verde, e dois camiões de galinhas pretas, pobres bichos...

      Eliminar
    5. Ahahhahahhahahahahahhahahahahhahahhahahahhahahahah
      Vou já para o campo à procura dos galináceos! Amanhã aparece no Correio da Manhã "roubo maciço de galinhas pretas intriga autoridades" :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  7. Troca para um jipe Palmier! É maravilhoso andar lá em cima, é toda uma outra panorâmica e, com o estado esburacado das estradas, bem mais apropriado. Tirando o pequeno pormenor que paga o dobro no imposto de circulação, nas portagens e nas lavagens :<
    A licença de habitação já saiu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yap, é a minha intenção :D

      (não... ainda nem sequer a pedimos. Ainda estamos à espera da aprovação da segurança e da segunda vistoria da EPAL, porque na primeira faltavam umas válvulas quaisquer de não retorno... isto está para durar... :/)

      Eliminar
  8. Ops! Actualmente as câmaras remetem as responsabilidades para os técnicos. Há regras, legislação e tudo mais, o técnico responsável assume o seu cumprimento e pronto. Convém aferir se foi problema de projecto ou se da execução. E para quando iremos ver um tour da casa mobilada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, parece que sim, já o Onónimo acima mo disse...
      Não há ainda decoração nenhuma, a casa continua exactamente como estava, nem um tapete, nem uma cortina... nada! Os homens ainda lá andam, não vale a pena estar a limpar...

      Eliminar
  9. vê se resolves isso depressa ou tiras o chinelo da frente. o meu Jolly Jumper não tem qualquer problema em entrar na "nossa" garagem. não me obrigues a chamar a psp por obstrução do acesso à "nossa" propriedade... (até pode ser que tenham bom lombo e empurram-te essa sucata)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :DDDDDDDDDDDDDDDDDDD
      Arranja lá uns senhores da psp com bom físico, que não basta empurrar a sucata, é preciso pegar-lhe ao colo para a pousar lá em cima! :DDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Agora têm de voltar a levantar o chão para o rebaixarem e porem de nível com o passeio... :///

      Eliminar
    2. Portugal no seu melhor!

      Eliminar
  11. Respostas
    1. Está encalhado na garagem! Achavas que te ía facilitar a vida, não?!

      Eliminar