sexta-feira, 20 de julho de 2012

Desde quando é que me tornei tão acessível?

A sério?! Estou confusa...
Eu sempre fui uma pessoa inabordável e inatingível. Sempre pairei lá em cima, num pedestal. O mundo sempre me olhou de baixo para cima, com reverência e cortesia. Havia sempre cerimónia na forma como o comum dos mortais se me dirigia. Estava envolta numa aura de inacessibilidade que me agradava particularmente. Acontece que, de há uns tempos a esta parte, a bolha de cristal onde me movimentava, ter-se-á quebrado sem que eu disso desse conta.
De repente, há mais do que uma pessoa a dirigir-se a mim apenas e só pelo meu nome próprio (o que causa alguns embaraços porque se vêm incapazes de o pronunciar correctamente). O primeiro a dar início a esta estranha prática foi o senhor do quiosque. Um dia, assim de repente, aproximei-me do quiosque e fui abordada com o seguinte cumprimento:
- Então Fulana, está tudo bem consigo?
Assim! Sem mais! Sem Senhora, sem Senhora Dona, sem Doutora, sem apelido, sem nada. Só o nome, em singelo. Ora eu estranhei bastante e olhei-o desconfiada. Até porque o quiosque se situa nas imediações do meu local de trabalho e esta é uma zona onde eu sempre fui conhecida, apenas e só, por doutora. Aliás, já nem reajo ao meu próprio nome. Eu sou a Doutora. E isso de ser a doutora é bastante interessante porque cria logo um enorme fosso (cheio de crocodilos e piranhas) entre mim e os outros. É claro que esse fosso foi agravado pelo facto de, antes de vir trabalhar para esta empresa, ter sido semeado o boato que eu era um misto de Adolf Hitler com exterminador implacável. E, convenhamos, tal mexerico ajudou a que durante muito tempo e perante a minha aproximação, os inúmeros funcionários se perfilassem em parada e batessem continência à minha passagem. E, lá está, a minha aura saía imensamente reforçada e isso era muito agradável.
Mas voltando ao assunto que me aflige… De repente, do senhor do quiosque, passámos para a farmácia. Agora, entro na farmácia e dizem-me:
- Olá Fulana!
E, uma pessoa, olha para trás… a ver se, por milagre das deusas, se encontra atrás de nós pessoa com nome igual ao nosso. Mas não… atrás de nós não está ninguém… é mesmo connosco que estão a falar…
Com estes sinais tão claros, eu devia estar preparada para o que aí vinha… Mas, a verdade é que não estava. Foi com choque, horror, aversão e repulsa que recebi e-mail do Via CTT que, a pedido de Vitor Gaspar, me informava das minhas obrigações fiscais. E, no e-mail, enviado a pedido de Vítor, tratavam-me por:
Cara Fulana
Novamente sem mais nada. Nem o apelido se dignaram a escrever! Só acrescentaram aquele "cara", como que a dar indicação que, se sou cara, vou ter de pagar quantias elevadíssimas de impostos. Eu sei que tenho assuntos com Vítor. Sei, inclusivamente, que lhe fiz promessas. Mas, daí até estarmos numa base de tratamento tão íntimo vai uma certa distância… É que uma pessoa até se questiona:
- Isto é culpa minha, ou será que é, apenas, Vítor a aprender com Álvaro? 

11 comentários:

  1. Eheheheheheheh... Hasta la Vista, Fulana....

    ResponderEliminar
  2. tenho dito, com tantos doutores esse país está mesmo doente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema não é serem muitos.. O problema é mesmo serem maus! :)))

      Eliminar
  3. maus... eu diria inexistentes mesmo!! doutor é o médico ou o doutorado, um licenciado não passa de um licenciado e não é doutor nenhum, esse é um título abusivamente usado por muito licenciado que vive nesse país. Osd garus académicos dicivem-se em Bacharel, Licenciado, Mestre e Doutor. Afinal de contas é tão simples!!!

    ResponderEliminar
  4. não tenho óculos e depois pareço meia disléxica a escrever...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás desactualizada... Com o acordo de Bolonha, basta o bacharelato para se ficar automaticamente licenciado e, portanto, doutor :))) É uma coisa quase instantânea :)))

      Eliminar
    2. sim mas a pasta bolonhesa continua a ser em 3 ciclos ou seja: para ser doutor é preciso os 3 ciclos completos ou seja 8 anos...
      o bacharel equivale hoje a licenciado de facto(3 aninhos só), mas daí até ao doutor ainda são mais 5 anos, mas quantos são bachareis ou licenciados e andam com doutorices à toa?
      um licenciado ou um bacharel são só isso, licenciados ou bachareis, não me venham com tretas!!

      Eliminar
  5. só a título de curiosidade, já tinha escrito a este porpósito:
    http://amorportatil.blogspot.com/2012/04/o-licas-da-minha-terraisto-nao-e-o-fado.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. porpósito não foi propositado, lol

      Eliminar
    2. Só posso ver no Domingo. Estou só com o telefone (sem o computador). É evidente que tens razão. Mas há sempre uma nuance... Os Doutores (doutorados) escreve-se por extenso. Os licenciados designam-se por Dr. (abreviado)... O que é estranho porque devia ser apenas Lic. Mas deves estar a par do provincianismo que grassa por estas bandas... :)))

      Eliminar