quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Respondendo ao desafio da Picante (peço desde já desculpa pelo twist...)


Eu sei que estão à espera de uma coisa divertida, mas, calha que nestas coisas dos blogs, tal como na vida, nem sempre tudo é divertido; a verdade é que somos mais sensíveis às doenças que, por alguma razão, tocam o nosso quotidiano, porque lhes conhecemos as dificuldades, porque sabemos as limitações que provocam ao dia-a-dia daqueles que numa idade precoce se tornam portadores de uma doença crónica, porque temos consciência da enorme dificuldade que é manter equilibrada a balança dos “açucares”, porque sabemos que muitos pais são totalmente incapazes (não por não quererem, mas por não conseguirem, porque é de facto complicada) de perceber e lidar com a doença, porque as crianças e adolescentes precisam de saber que não estão sozinhos, porque muitas das escolas não estão preparadas (e não fazem o menor esforço para estar) para receber meninos diabéticos, porque os meninos têm de lidar com o preconceito e a ignorância natural dos que os rodeiam e precisam de ajuda exterior para encarar a sua condição com normalidade, e é por isso que, perdoem-me os familiares e doentes com esclerose lateral amiotrófica, gostaria de pedir que, em querendo, e mesmo sem balde de gelo, contribuíssem para a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal.


Eu, pela minha parte, agradeço :)

57 comentários:

  1. Por mim damos continuidade ao teu twist...

    http://calmacomoandor.blogspot.pt/2014/09/ice-bucket-challenge-vamos-comecar.html

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Acho uma grande cobardia . Dinheiro é muito fácil de dar quando se tem. E um twist é tão fácil de fazer.
      É um facto que quando se cultiva a imagem, e a realidade é outra coisa , ninguém quer a sua imagem com craquelé. Nem dar a cara com o balde de água por cima. Exige muita coragem. E classe.
      A Isa, isso sim, que classe.
      E naturalmente por aqui vai ficar o grande challenge.
      ahahahahahaha

      Eliminar
    2. Cara Anónima,

      É bem sabido que raramente me irrito com esta coisa dos blogs, mas a verdade é que de vez em quando acontece... e quando me irrito, normalmente irrito-me com a estupidez. Que é o caso. Caso não tenha percebido, o objectivo do Ice Bucket Challange é angariar dinheiro para uma determinada causa, o objectivo do Ice Bucket Challangr NÃO é entornar um balde de água em cima da cabeça. O balde de água é apenas um meio para chegar a um fim, que, lá está, é o de levar as pessoas a contribuir na medida do possível para uma determinada causa. Acontece que, infelizmente, há muitas doenças neste mundo e por razões das nossas vidas, umas tocam-nos mais de perto que outras e, por essa razão, tornam-se mais importantes. O twist não tem nada que ver com a minha imagem (que, digo-lhe já, seria muito facilmente contornável), tem apenas que ver com a minha realidade. Se outros entendem chamar a atenção para a esclerose lateral amiotrófica com o desafio do Balde de Gelo, não tenho rigorosamente nada a opor, acho até muitíssimo bem, acontece que esse não é o meu Cavalo de Tróia. Compreendido?

      Eliminar
    3. Lamento informá-la, mas a estupidez não é o meu forte, nem o meu fraco nem o meu cavalo de Troia ou calcanhar de Aquiles. Não se irrite com a minha estupidez, que não existe. Tempo perdido. Eu sei o que é o Ice Bucket Challenge, e sei o que é angariar dinheiro para causas. Também sei o que são meios para atingir os fins.
      E também sei muitas outras coisas, nem imagina quantas. Conheço situações que felizmente nem lhe passam pela cabeça. E sei conhecer pessoas e imagens.
      BTW, também sei o que é um twist.

      Eliminar
    4. Pelo comentário que deixou acima, ninguém diria...

      Eliminar
    5. Leu-o com emoção e não despojada. Tire a primeira frase, que é uma opinião, e leia as outras frases, que são frases muito curtas, que lhe são dirigidas e verá que nenhuma é um disparate ou uma estupidez. Dinheiro é fácil de dar quando se tem, a Palmier é generosa, percebe-se. E tem dinheiro pelo que vai mostrando. Um twist é tão fácil de fazer. Estou a referir-me a si , que é inteligente e tem imaginação. Logo, é uma pessoa que pode fazer twists com agilidade mental e criativa.
      Cultiva-se a imagem, e e a realidade é outra coisa.Aqui também não há qualquer estupidez, é a sabedoria dos lugares comuns, e até me deu razão na sua resposta. Vamos agora ao balde de água fria . Não exige coragem ? exige pois. E classe. Idem. Referi a Isa, que deu a cara e o cabelo pela convicção, e conseguiu ter muita classe. Isto foi estúpido da minha parte ? uma opinião apenas.
      Que o IBC vai ficar por aqui nos blogs, acredito. Também não é uma estupidez, o tempo me dará razão, ou não, mas os indícios são a meu favor.
      Onde está a estupidez ?

      Eliminar
    6. Cara Anónima, já lhe expliquei que a minha atenção está focada na Diabetes -Tipo 1. Percebo e aplaudo que tantos outros se dediquem a angariar dinheiro que possa possibilitar a investigação de eventuais curas (ou tratamentos) para outras doenças. O ponto aqui é que a Anónima quer por força insinuar que me conhece perfeitamente e que eu descartei o dito desafio do Balde de Gelo porque sou medonha e não quero mostrar a cara. Ora, num post onde se apela à generosidade alheia, acho extraordinário que alguém que se diz especialista em angariação de fundos para situações que nem sequer me passam apela cabeça (portanto generosa e solidária), se preocupe em vir com um comentário tão idiota. A isso, chama-se estupidez...

      (ou o único apelo válido à solidariedade é o que envolve baldes de gelo?)

      Eliminar
    7. Insinuar por força, considera-la medonha.......ora ora, isso jamais eu disse ou pensei. Como não disse ser especialista em angariação de fundos. Especialista é palavra que não uso. Exagera Palmier.....
      É verdade que sou generosa e solidária, por acaso nunca tinha percebido que tinha a atenção focada na Diabetes-tipo 1, mas não leio tudo, como é natural.Noutros blogs já encontrei, e é uma causa que me toca também muito.
      Quanto à estupidez, fique na sua.
      E .....um bom serão.

      Eliminar
    8. Quando se quer desconversar... enfim...

      Eliminar
    9. Ó anonima, chama «coragem» à exibição da figura nas redes sociais?!? ahahahahahahahahahahahah!

      Coragem é olhar com olhos de ver e ajudar. O resto é treta e passatempo, às vezes útil, outras, nem por isso.

      Palmy, és Linda. Beijo

      Eliminar
    10. :)))

      (enfim... já passou... é que às vezes é difícil perceber o fundamentalismo das pessoas...)

      Eliminar
    11. Coragem e bom carácter é ajudar sem ser para aparecer. O IBC foi feito para que pessoas que gostam de se mostrar o façam e sintam gosto em fazê-lo e, aproveitando a vontade de aparecer dessas pessoas, "obrigá-las" a ajudar. Mas nem sempre dá certo e relevador disso é que a quantidade de vídeos não se reflete na totalidade em números ou em cifrões nas contas das associações.

      Ps: Não duvido que alguns ultrapassem os receios e tenham "coragem" em se mostrar, outros fazem-no com gosto e satisfação porque é o que realmente gostam de fazer: exibir-se. A "ajuda" vem por acréscimo quando vem.

      Zip

      Eliminar
    12. Não chamo coragem à exibição da figura nas redes sociais. Chamo coragem à atitude das pessoas que aceitaram este desafio, o challenge, com as "regras" (estúpidas ou o que quisermos chamar) e o cumpriram. E daí ter referido a Isa ( e que a própria me desculpe esta insistência).Disseram-me num blog onde deixei uma critica à história dos baldes, que num caso destes "os fins justificam largamente os meios", cito.
      Chamo coragem a aceitar os meios neste caso.
      É verdade que não me recordo da Palmier ter militado pela causa dos Diabetes, pois teria tido eco em mim.




      Eliminar
    13. Continuemos, então...

      Se lhe disseram num blog, deve estar certo com toda a certeza...

      (o que eu faço no meu dia-a-dia nesse âmbito -dos diabetes- é assunto meu, assunto que raramente passo para o blog. Apesar de lhe terem dito num blog que as coisas devem ser feitas de uma determinada maneira, eu cá penso - deu-me para isto, o que hei-de fazer...- que devem ser feitas de outra... ainda assim, se quiser clicar no link que está no post acima -na parte das escolas que não fazem um qualquer esforço para receber meninos com diabetes- , há-de reparar que o assunto já aqui foi abordado...)

      Eliminar
    14. Estive a ler o link, e tal como pensei , estive ausente nesse mês e por isso falhei a leitura de um assunto que me interessa muito. Agora já o li.
      Não vamos continuar, volto a desejar boa noite.

      Eliminar
    15. Foi um arrufo... já passou :)
      Boa noite também para si

      Eliminar
    16. Isto fez-me lembrar um post da mãe preocupada: http://maepreocupada.blogspot.co.uk/2014/09/blog-post.html
      "O mundo que critica os que exibem tudo o quanto fazem, é o mesmo que duvida e reclama provas daquilo que não vê."
      Boa Palmier! Cada vez gosto mais deste blog :)

      Eliminar
  3. Desculpem vir interromper a vossa conversa tão animada mas, se se chamar "Desafio do Balde de Insulina" fica tudo mais satisfeito? :)
    É só uma sugestão.
    Mas voltando ao que é importante, eu percebo-a perfeitamente: quando uma doença nos toca o assunto torna-se menos abstracto, logo, está-nos mais próximo das emoções.
    Tenho diabete tipo II desde os 21. Se com essa idade foi muito difícil fazer uma mudança de estilo de vida, com uma criança é ensinar-lhe O único estilo de vida que poderá alguma vez ter. E isto é difícil de entender por quem não passa pela situação. No caso dos bebés, ou crianças, estou em crer que os pais e familiares passam, também eles, a ser todos um bocadinho diabéticos, porque são eles, mesmo antes da criança, que têm de aprender e adaptar-se a todas as mudanças. Não é fácil.
    Também me toca o "Desafio da Máquina de Diálise", que é menos divertido porque cansa muito, mas é mais divertido porque, claro!, mete máquinas. E tooooda a gente gosta de máquinas e de apitos e de luzes!!! :) Só não mete é água gelada.
    Não há doenças melhores nem piores, nem que legitimem mais nem menos a movimentação de pessoas. Há assuntos que nos são mais próximos do coração e é por esses que, naturalmente, nos movemos sem ter de dar explicações a ninguém.
    Fez muito bem em apelar à causa que a move.

    ResponderEliminar
  4. Apoiar a Diabetes com baldes de água gelada é tão justo como apoiar a APELA. Porque não? Com a agravante de ser uma doença incurável que atinge cerca de 10% da população mundial.
    Se a onda é ir na moda e apoiar simbolicamente instituições fazendo figuras tristas, bora lá, mas temos o direitos de escolhermos quais, ou não? A APDP é tão boa quanto outra qualquer. É dar o NIB que as baldadas são só figuras de estilo ( quantas vezes sem nenhum)

    ResponderEliminar
  5. Toda a caridade precedida de exposição pessoal, não é solidariedade.
    É vaidade exibicionista de querer ser um grande peixe, normalmente habitando um pequeno charco.
    Não é coragem, é fraqueza. O fraco faz sempre questão de gritar mais alto porque acha que isso o faz parecer forte.
    Ele sabe, mas não o admite, que há um vasto mundo para lá do seu pequenino círculo, que pouco se importa que ele exista ou não, ou que viva ou que morra.
    Daí, a justificação para o exibicionismo.
    Corvo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enfim... que façam uns como querem e gostam e deixem os outros fazer o que querem e gostam... na verdade não é assim tão difícil... :)

      Eliminar
    2. Acho que é a primeira vez que concordo consigo corvo.

      Zip

      Eliminar
  6. Eh pah, leio-te há uns meses e divirto-me imenso, às vezes isto dos blogs divertidos é uma espécie de chocolate em momento de hipoglicemia.
    Sou diabética tipo 1 desde a adolescência, lembro-me na altura me ter inscrito na APJD, julgo que funcionava no Hospital S. Francisco Xavier. Faziam várias ações, eu nunca fui a nenhuma, porque sou do Minho, e aquilo ficava um bocadinho fora de mão, mas através do contacto postal com associação sentia-me menos sozinha, sabia que havia outros jovens nas mesmas condições que faziam inúmeras atividades que seriam, aos olhos da época, pouco convencionais para o senso comum que dizia que os diabéticos são uns coitadinhos que só podiam comer 2 bolachas de água e sal e eram diabéticos porque comiam muitos doces e eram gordos (nenhuma das 2 permissas se aplicava a mim). Estou a falar de um tempo em que as ligações à internet eram mais raras do que a água no deserto do Sahara,
    O conhecimento das atividades da associação, o empenho dos meus pais, que sempre me incentivaram a ter uma vida perfeitamente normal, o apoio dos médicos do Hospital de Viana do Castelo, e também a minha forma de ser, fizeram com que tivesse uma vida igual à dos jovens da minha idade. Hoje, já a meados dos 30, continuo a ter uma vida similar à dos meus pares, feliz com o meu marido, o meu filho, os meus glicómetros (agora USB, e com softwares todos xptos), e claro a tia Lantus e a D. Humanlog.

    Obrigada por te lembrares da APJDP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sónia, gostei muitoooooooooooo de ler o teu comentário :)

      Eliminar
  7. Muito bem Palmier. (O meu balde vai cheio para a causa das doenças mentais... passamos o tempo a fingir que nao existem...e so quem passa por elas sabe... )

    ResponderEliminar
  8. Posso meter a colherada? Posso? Quanto a mim, o balde de água nunca teve nada a ver com exibicionismo. Foi uma maneira diferente de chamar a atenção das pessoas para uma doença praticamente desconhecida da grande maioria. E como foi feito por "famosos" toda a gente via (famosos esses que se fartam de apoiar causas sociais, já agora). Sem balde de água o impacto teria sido bem menor, daí que não o consiga achar uma estupidez, acho até uma metáfora muito bem conhecida, deve ser exactamente essa a sensação de uma pessoa se ver confrontada com uma doença destas.
    Hoje em dia e entre desconhecidos? É perfeitamente indiferente, há quem o faça por graça, há quem o faça para se manter fiel à origem da coisa, há quem o faça por exibicionismo. Em falando do assunto e em contribuindo, pouco importará.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em momento algum disse que o balde de água é uma estupidez... é uma forma de chamar a atenção que deu resultado e que, portanto, foi eficaz. Que é o que importa. O que disse e mantenho é que há formas e formas de ajudar e que cada um o pode/deve fazer da maneira com que se sente mais confortável. Uns com baldes, outros sem....

      Eliminar
    2. 100% de acordo. Nisto da solidariedade não há verdades, certos ou errados. Cada um agirá de acordo com o que a sua consciência lhe dita. Se todos agirmos, um bocadinho que seja, o mundo ficará um bocadinho melhor.
      (a obrigatoriedade do balde de água lembra-me um bocado a caridade praticada nos colégios, mal comparando é forçada...)

      Eliminar
    3. Ok, sem me meter mais nestes assuntos, mas só para alertar que se eu pagasse os impostos que diversos dos "famosos" do ibc que pulularam na tv pagam duas coisas aconteceriam: seria rico e seria a delícia de dezenas de instituições de solidariedade.

      Eliminar
  9. Respostas
    1. O melhor comentário.
      A figurar como o melhor comentário da semana.
      Acho que é melhor não assinar
      :)))

      Eliminar
    2. A melhor resposta a um comentário.
      Seriamente candidata à melhor resposta semanal.
      Calha, continua a ser melhor não assinar também
      :)))

      Eliminar
    3. ahahahahahaahahahahaahahahaahahaahahahah :DDDDDDDDD :)))))))))))))))))))))))))))) <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3

      Eliminar
    4. Hã?! O que é que se me está a escapar?!

      Eliminar
    5. Que pergunta mais desalinhada Palmier...

      Eliminar
    6. Mau... censura na caixa de comentários alheia?! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    7. ahahahahaahahahahahahahaahahah Love you! :DDDDDD

      Eliminar
  10. Cara Palmier, observando a cronologia, diria que tem aqui o mesmo chato que anda a importunar a Filipa (não, não me refiro a mim próprio mas ao outro/a chato e contumaz). Suponho que seja como um fogo de inverno e se extinga por si. Não lhe dê lenha, nem oxigénio, que ele cansa-se.

    ResponderEliminar
  11. Completamente enganado, caro quiescente.
    Não ando a incomodar a Filipa, desconheço que a incomodem nem comento a Filipa e só muito raramente o faço, sem a incomodar, e quanto a isso da cronologia; bem: não acredite na Margarida com aquilo de "Não ha Coincidências" Porque como vê, há sim senhor!
    Além disso, acho, penso, conjecturo, imagino que os cookies servem para alguma coisa e que não é por falta de assinatura que o proprietário não tenha conhecimento de quem é quem que escreve no seu blog, quer assine ou não.
    O não assinar, poderá, por exemplo, ser o prolongamento de uma brincadeira sem maldade nem prejuízo para ninguém.
    Por conseguinte, penso que o caro quiescente, através do meu sintético comentário explicativo, aprederá de uma vez por todas
    que a Margarida não é leitura a levar em linha dconta.
    Calha, talvez não seja mau não assinar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :DDDDD
      Não há nada como o sentido de humor. Excelente meu caro.

      Eliminar
  12. Por outro lado. Tenho para mim que não é só de matemática que a NM percebe.
    O fugitivo da rubrica.

    ResponderEliminar