quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

E dois milhões depois a pessoa vai à Praia da Dona Ana

Que era assim.


Uma praia de mar azul turquesa, transparente, em que se via o fundo e se podia nadar até à rocha do juiz, com a areia grossa, uma areia de seixos minúsculos, redondinhos, que não se pegava às pernas, mas que não dava para fazer bolinhos. Uma praia que já foi considerada das mais bonitas do mundo. E dois milhões de euros depois está assim:



Uma praia que em vez de areia, tem uma argamassa em que se pode andar à vontade de sapatos, porque não nos afundamos nem um centímetro. Com um mar baço e cinzento.



Que lentamente vai levando aquela lama


E a cereja no topo do bolo: um esgoto a debitar directamente para o areal.




Um excelente investimento de dinheiro público...


22 comentários:

  1. A natureza, o mar mais propriamente, sabe o que faz. Deixa vir dois invernos rigorosos e tudo será como era.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me do meu primo Dietmar fazer mergulho e eu servir de "boia de simalização" ( já era assim há um ror de anos, veja bem...),. Vestia um colete cor de laranja, amarrava uma corda e punha os óculos e as barbatanas. Ele andava lá por baixo e eu era pôs assim dizer a antena de GPS que lhe marcava as coordenadas. E via-se um fundo magnífico, com peixinhos, algas, conchas, cores difusas e maravilhosas. Há 40 anos, a Praia de D. Ana era a praia mais elegante e misteriosa de Lagos. Garantidamente.

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que o dinheiro que me farto de descontar está a ser investido em coisas como deve ser...

    ResponderEliminar
  5. o esgoto era escusado...meu rico dinheiro :(

    ResponderEliminar
  6. É um desgosto. Mas, segundo me pareceu a maioria dos locais aprova o resultado. (Não entendo como)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério?!
      É o mais estranho é que me dá ideia que não fizeram nada às arribas. Mesmo à saída da escada está um pedregulho enorme, que dava para matar uma família, e que veio a rolar lá de cima...

      Eliminar
  7. Um verdadeiro crime ambiental! Mas que mente(s) (tão pouco) iluminada(s) é que terão estudado a intervenção efectuada na Praia D. Ana?!?!? Num país de "primeiro mundo" seriam apuradas responsabilidades e os culpados exemplarmente punidos mas num país onde assistimos diariamente ao que assistimos...
    Tive o privilégio de, durante quase 20 anos possuir um apartamento no Condomínio Iberlagos (o condomínio que fica mesmo por cima da Praia D. Ana) e durante esse tempo desfrutar da Praia D. Ana como ainda a recordo e como a Palmier descreve: água azulinha transparente onde se viam nitidamente os peixinhos e onde, ocasionalmente nos meses de Julho, os golfinhos se passeavam junto à rocha do juiz. Depois da "reabilitação" ainda não voltei a Lagos mas das reportagens e fotos que tenho visto... até me dá vontade de chorar! Tenho muita esperança que, tal como a Mirone comentou, o mar traga de volta a Praia D. Ana que recordo com grande saudade.
    Desejo-lhe um Excelente 2016!
    Sónia :)

    ResponderEliminar
  8. Portugal no seu melhor, por isso estamos como estamos, dinheiros mal gastos um pouco por todo o lado.
    Beijinho Palmizinha :)) Bom Ano 2016

    ResponderEliminar
  9. Mas o que se passa?? São 14:38 e não há posts de feliz ano novo??? Combinaram todos e não me disseram nada só para me envergonhar por este ano ter feito um post de fim de ano??????!
    Acho isto incrível!

    ResponderEliminar