quarta-feira, 10 de junho de 2015

Juro que não percebo a política de preservação de edifícios da Câmara Municipal de Lisboa


estava a ser demolido agora mesmo...



11 comentários:

  1. É, para mim, um enigma dos grandes, isto dos edifícios. Não só em Lisboa, como em todo este nosso Portugal. Mesmo onde deveria ter havido recursos para construir bem, o mau gosto vence de tal forma e com tal vantagem que de facto não se entende.
    São pouquíssimos os que escaparam à praga do mau gosto, é o caso desse que mostras e que estava a ser demolido, será que estava podre por dentro?! Valha-nos o sol, pronto...
    Bom feriado, Palmier.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana, a minha perplexidade vai para além do que dizes... é que CML exige que fachadas sem qualquer interesse ou estética sejam mantidas, não deixa construir terraços no topo dos edifícios (pelo menos nalgumas zonas) porque as telhas encarnadas são a imagem da cidade e essa identidade tem de ser mantida mas, depois, deixa que estes edifícios com fachadas que deveriam ser claramente preservadas, venham a baixo. E não é o único. Também na Fontes Pereira de Melo, esquina com a António Augusto Aguiar, existia um palacete que, há cerca de um ano, veio a baixo. Já para não falar dos dois prédios no Saldanha que deram lugar a um hotel moderninho (igual a tantos outros).

      (quanto a este edifício em concreto, devoluto e abandonado há anos sem fim, imagino que o interior estivesse completamente degradado. Mas tenho a certeza que a fachada poderia ser mantida...)

      Eliminar
    2. Palmier, a semana passada ouve uma conferência sobre a reabilitação muito interessante em que se levantavam essas e outras questões. Edifiícios até "protegidos" cuja estrututra pode ser recuperada e até em bom estado, sem muitas patologias a serem demolidos para manter unicamente a fachada. O que lhe posso dizer é que o que faz toda a diferença é o promotor. É público? É privado? É filho de quem? Joga golfe com sicrano? O que me parece é que a grande maioria ds funcionários da câmara até tenta cumprir, mas há sempre alguém superior que toma essas decisões.
      E nem me fale do Saldanha,.... é uma dor d'alma, olhar para o que têm feito ao longo de décadas. E toda a Avenida da República... é ver obras de referência e premiadas a serem devitalizadas pelos prédios de cérceas incompreensíveis e pelo abandono. Tenho pena daqueles que tentam diariamente fazer o melhor por Lisboa, mas é muito difícil.

      Eliminar
    3. Há sp interesses (menos inocentes) por detrás destas coisas Palmy...mas é triste é, mto triste.

      Eliminar
  2. Como diria o Bate-Punho: "História?! Isso não serve pra nada!"
    :( :( :( :( :(

    ResponderEliminar
  3. Acho que só mesmo se percebe pensando em interesses e o amigo do amigo. Uma pena, sem dúvida, estes edifícios desaparecerem. Mais um hotelzeco igual a tantos outros, provavelmente :(

    ResponderEliminar
  4. Um dia destes conto lhe umas quantas aqui do Porto.

    ResponderEliminar
  5. Caramba Palmy! Passei lá hoje mesmo e quase saltei do assento do carro quando vi!
    Absurdo!

    ResponderEliminar