domingo, 6 de maio de 2012

Não, não é um post sobre o dia de Maman

Há uns anos atrás (poucos que ainda sou uma jovem adolescente), quando se preparavam para o meu nascimento, Maman levou para a maternidade, para além dos seus objectos pessoais, uma mala de roupinhas de bebé. Acontece que, ao abri-la e perante o seu conteúdo, ninguém diria que eram as roupas para o aguardado recém-nascido que aí vinha.
As roupas eram de cor... tcharan... PRETA. Vejam com os vossos olhinhos:


Pois. Papai dera ordem contra os cor-de-rosa, amarelo canário, ou suaves azuis e insistira num look gótico-uderground para a sua querida bebé (eu própria, portanto). Papai, que se encontrava ausente de Portugal, deixara também instruções para o nome de seu baby. Se fosse rapaz, chamar-se-ia... tcharan... Lúcifer. Nome bué da fixe porque é o nome do... tcharan... Diabo! Imaginam o alívio das famílias de Maman e Papai ao avistar o meu pipi? Pois... tudo (mesmo tudo) é melhor que Lúcifer (confesso que ainda há noites em que acordo sobressaltada com a possibilidade de ter uma pilinha e de me chamar Lúcifer....). Havia, também, uma alternativa algo estranha para o caso do Baby ser uma menina. Acontece que, face a Lúcifer, todos os nomes são, simplesmente, maravilhosos, pelo que, me foi aplicada a alternativa.
Conforme disse, Papai encontrava-se ausente de Lisboa, pelo que Maman teve de lhe escrever uma carta a comunicar o nascimento de sua baby, cujo conteúdo reproduzo: "Já nasceu a bebé, está tudo bem e registámo-la com o nome que querias. E, depois, acrescentou, num acesso de extrema franqueza: "Tem muito cabelo e é muito feia. Parece (sic) uma macaquinha". 
É portanto este o relato do meu nascimento: Uma bebé vestida de preto, com um look extremamente gótico-underground, um nome alternativo, muito cabelo e tão feia que se diria ser aparentada com um símio!
Ainda hoje agradeço a meus pais esta minha entrada no mundo já que, sendo impossível piorar, as expectativas eram excelentes e, a partir desse momento, seria sempre a melhorar (pensava eu)!
Com Maman e sua baby já em casa chegou o papel da Conservatória do Registo Civil onde estava escrito, preto no branco, o nome extremamente alternativo de sua baby. No entanto, nada havia preparado Maman para o choque de ler no referido papel um detalhe de extrema importância. Também aí, estava escrito, preto no branco, que a baby de Maman era do sexo: MASCULINO.
Ora Maman, ruborizada com tal erro, abalou, de imediato para a Conservatória do Registo Civil com o objectivo de repor a verdade dos factos. Levou-me com ela para o caso de ser necessário exibir o meu pipi como prova das suas alegações. Felizmente, não foi necessário a exibição de pipi (pois que, por esta altura dos acontecimentos, já me encontrava suficientemente traumatizada com este tratamento tão pouco digno da minha pessoa). Bastou a declaração do hospital a atestar a existência de pipi. No entanto, Maman não se livrou de ser insultada pela senhora da Conservatória pela escolha absurda do nome para a pobre criança, "tadinha", que não tem culpa nenhuma e é tão linda (apreciei de imediato esta pessoa de extremo bom gosto) e depois põem-lhe este nome que nem se sabe se é rapaz, se é rapariga!
As coisas acalmaram até ao meu ingresso na escola e, a partir daí o meu nome continuou a proporcionar-me alegres momentos de confusão (que, um dia destes, vos contarei). Acontece que, ao longo da minha vida, em Portugal, só tive oportunidade de conhecer uma pessoa com o mesmo nome (extremamente absurdo) que eu pelo que, se o revelasse, ficaria impedida de aparvalhar aqui à minha vontade, porque (e essa é mais uma das desvantagens do meu nome) eu seria, inevitavelmente, eu...

P.S. Apesar de tudo isto, gosto do nome. É um bom nome. Quis, inclusivamente, passá-lo a filha. Infelizmente, marido afirmou não se sentir à altura de lidar com duas...

15 comentários:

  1. AHAHAHAHAHAHAAHAHAH! E eu que achava que era mau ter passado toda a minha infância com a minha avó!
    Ahahah Lúcifer ahahahah pobre destino teria esse rapaz.
    E olha, estou cheia de curiosidade para saber qual o teu nome :D

    ResponderEliminar
  2. Ahahahaahah Lúcifer?? Isso não se faz a ninguém!
    Eu estou com a M, estou aqui a matutar sem me lembrar de nenhuma hipótese para o teu nome tão original nome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não... Apesar disso, quando filho nasceu, papai ainda fez várias tentativas de me levar a ver a beleza do nome :DDDDD

      Eliminar
  3. ..incrível pá, continua sem dizer o exótico nome, isto vai parecer uma novela, uma série de episódios cheios de aventura e suspense e só no fim se saberá quem matou quem, ou seja, o nome da criança. também te digo uma coisa a ver pelo calibre do nome que estava destinado para o caso de teres sido "ele" não sei se será boa ideia saber o que te tocou como rapariga...parece que estou a ficar com a curiosidade um bocadinho mais contida :D

    ..dá-nos só uma pista, é pior que Lyonce Viiktórya?

    ..e já agora, porque prevejo que jamais o saberemos, por acaso tiveste ao longo desta tua ainda curta existência (segundo palavras tuas)curiosidade em saber, junto do progenitor, a razão pela qual ele escolheu tamanha fonte de constrangimentos para nome? é capaz de ser um bom tema para um episódio desta tua saga.

    por último para concluir, que princípio de vida atribulado heim?

    :DD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso... Lyonce Viiktórya bate o meu nome aos pontos... essa sim, essa vai ter verdadeiros problemas psicológicos. Mas lá está, papai poderá dispensar-lhe uns minutinhos e recebê-la no consultório para umas consultas de psiquiatria. Afinal, já tem alguma experiência nesse campo. Poderá, inclusivamente, propor-lhe o nome Lúcifer para um dos filhos que venha a ter! Isto, claro, se o Djaló e a Floribela não adoptarem a sugestão para o próximo filho :DDDD

      Eliminar
  4. Eh pá: mas afinal até quano nos vais deixar aqui na expectativa? Lol!!!

    ResponderEliminar
  5. Olha, lembrei-me que afinal sei o teu nome ahaha
    Mas deixa estar, que está em segredo dos deuses :D

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Acabei de descobrir o teu blog por mero acaso e, tendo lido apenas 2 posts, posso seguramente afirmar-te que já sou tua fã! O que eu me ri com a história da tua vinda ao mundo!
    Além de teres um sentido de humor que aprecio, gosto da forma como escreves.
    Parabéns, ganhaste uma seguidora! :)
    Carlinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlinha! Bem vinda :DDD Obrigada pelos elogios (estou sempre aberta a receber elogios:DDD). Já viste... uma pessoa que chega ao mundo desta maneira, tem de se saber defender :))) quanto mais não seja rindo-se do facto :DDD

      Eliminar
    2. Admiro muito essa qualidade de saber rir da vida e de nós próprios! :)

      Eliminar
  7. Lucifer e Cleopatra, nomes do core...
    espera la mas afinal o teu nome nao e Cleopatra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehehhehehehe Cleópatra é o nome (também ele super comum) que uso como disfarce :DDD

      Eliminar
  8. Ahahahah não tinha lido este xD
    Palmierzinha, minha middle sis, ainda bem que Maman apenas me adoptou na idade adulta. Nem quero imaginar o que Père me poderia ter chamado!
    E digo eu que sei o teu nome (hihihi) é de actriz gostosa e eu gosto :o

    ResponderEliminar