terça-feira, 7 de abril de 2015

O ursinho aventureiro

Só depois de sessenta quilómetros demos conta que o tínhamos deixado para trás, lágrimas grandes e grossas, lágrimas a correrem dos olhos da minha filha, lágrimas que lhe pingavam para o colo a uma velocidade estonteante, uma torrente de lágrimas de todas as cores e feitios, de tal forma que, por momentos, cheguei a ter receio que o carro se transformasse num aquário e que nos afogássemos todos ali dentro, um drama de faca e alguidar, mas sem o alguidar, que ao menos podia servir para amparar as lágrimas e as deitar pela janela fora, o ursinho, coitadinho, o ursinho que, nos últimos sete anos, quase oito, nunca passou uma noite sozinho, o ursinho que um dia já foi cor-de-rosa e que, ainda por cima, agora é cinzento, o ursinho esquecido, triste, só e abandonado. Parámos na bomba de gasolina para abrir as portas e deixar sair a onda de lágrimas coloridas e, de seguida, já a salvo daquele maremoto súbito, tomar decisões: andar sessenta quilómetros para trás e outros sessenta para a frente, acrescentar cento e vinte quilómetros à viagem, para o resgatar às garras da solidão, sim? não? ou telefonar à avó, para saber se estaria bem, se já tinha dado pela nossa falta, se estava choroso ou se, pelo contrário estava bem e aguentava mais um dia ou dois daquele tormento? Telefonámos e a minha mãe foi à procura do ursinho, estava no quarto dela, sentado de perna cruzada em cima da cómoda, aquela cómoda alta com tampo de pedra, a fumar cigarros e a beber Coca-Cola Zero, e a minha mãe olhou bem para ele, de todos os ângulos e, aparentemente, e tirando os soluços e a linha do bigode, que já está um bocadinho descosida, a linha que o distingue de todos os ursinhos iguais a ele mas que nunca o poderiam substituir, a linha que o transforma num ursinho sorridente, estava bem. Depois de duros minutos de indecisão, acabámos por acordar que a minha mãe dormiria com ele na primeira noite, para que não estranhasse tanto, e que, no dia seguinte, logo que acordasse, lhe lavaria os dentes, o pentearia e havia de lhe vestir a sua melhor roupa de passeio, levando-o de seguida aos correios, para vir embrulhado numa caixinha, registada, uma caixinha com um buraquinho por onde pudesse espreitar e apreciar a viagem, de volta à sua dona.  E assim se fez.

Agora estou aqui à espera do carteiro, ansiosa para saber os todos os detalhes da viagem do ursinho aventureiro.

40 comentários:

  1. O ursinho lá de casa, originalmente azul e agora também quase cinzento, já teve duas aventuras dessas.
    Na primeira aventura, em Tomar, foi parar à lavandaria do hotel, enrolado nos lençóis. Fomos com as senhoras à lavandaria e salvámo-lo a tempo.
    Na segunda aventura, em Constância (acho que este ursinho tem um problema com terras do Tejo...), foi outra vez enrolado nos lençóis, mas só nos apercebemos em casa. Telefonámos para a pensão, a senhora procurou, procurou e lá estava ele. Veio depois para casa pelos Correios, a pagar no destinatário. Mas foi difícil convencer o rapaz de que o Nico estaria seguro. Quando o retirou da caixa e viu que estava intacto, foi uma alegria! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é um Kiko-Nico? Hum... estou a ver que são muito rebeldes :)))))))

      Eliminar
    2. Mas... o Kiko-Nico nico não é um rato?

      Eliminar
    3. Um rato?! Oh pah... eu sempre o vi como um urso! Querem lá ver que ando há quase oito anos enganada?!

      Eliminar
    4. Sim, é um Kiko Nico! ;) Foi paixão à primeira vista, quando, com 1 ano e tal, entrou numa loja Imaginarium...
      E é um urso! :D

      Eliminar
    5. O meu (dela) foi oferecido quando nasceu :)

      Eliminar
  2. Pobre ursinho :) Vai fazer uma viagem óptima.

    ResponderEliminar
  3. A minha filha em Barcelona lembrou-se que tinha deixado o , no caso dela, caozinho em Lisboa!! Como é que ambos iriam dormir, tão habituados que estavam um ao outro? No meu caso, a avó fez companhia ao caozinho e em Barcelona arranjou-se outro bichinho, por acaso uma vaquinha ( a minha filha não era muito de ursos) para a acompanhar em Barcelona e mais tarde a vaquinha veio fazer companhia ao caozinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o substituto nunca é bem a mesma coisa :) que eu tenho mais Kikos em casa e ela diz que não gosta deles, que têm cara de maus :))))

      Eliminar
    2. Pois não ... mas foi o que se conseguiu...

      Eliminar
  4. Tive esse drama com uma "mantinha". Toda surrada e desfiada, ficou em Saragoça, uma semana inteira sozinha. O drama, o horror. Valeu-me o esquecimento ter sido à ida e só se ter dado pela coisa trezentos kms depois. Mas fomos buscá-la, claro que fomos, depois de nós certificarmos que ficava guardadinha à espera da dona. Fiquei apavorada, com medo que a tivessem deitado fora, mas não, a política da casa era guardar todo e qualquer objecto durante trinta dias, graças aos céus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que a tenham deixado ao pé dos cobertores! Para lhe fazerem companhia. É que uma semana é muito tempo :))))

      Eliminar
  5. O Kiko- Nico é um ratinho com orelhas diferentes, para alertar os meninos com orelhas iguais que os meninos com orelhas dioferentes podem ser tão ou mais amados que os outros.
    O teu é, seguramente, muito amado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh pah... pode ser isso tudo mas ser um urso! Eu cá voto em urso! :D

      Eliminar
    2. Rato, obviamente! (Nem que seja só para contrariar a Palmier.)

      Eliminar
    3. Urso! O blog é meu e eu é que mando! :DDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    4. Vejo que já aceitaste o facto do Kikonico ser um urso... acho bem!

      Eliminar
    5. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato.Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. RatoRato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato. Rato.

      Eliminar
    6. Mau! Querem que eu vos censure os comentários?

      Urso!

      Eliminar
    7. Ratón.

      (Queres mesmo ir por aqui? É que com o google translate somos meninas para daqui a três quinze dias ainda aqui estarmos...)

      Eliminar
    8. Sim... e´um bocado parvo... até porque se vê perfeitamente que é um urso! :DDDDDDDDDD

      Eliminar
    9. eu bem disse que era um rato...

      Eliminar
  6. Não me parece que esse urso/rato seja boa companhia para a sua filha. Fumar e beber coca-cola zero??! Está a criar um delinquente, é o que lhe digo!! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :DDDDDDDDDDD
      Viu-se sozinho e longe dos seus deveres e ficou muitA maluco! :DDDDDDDD

      Eliminar
  7. Lamento tirar o glamour da viagem, mas o kiko Nico não foi em nenhuma caixinha mas sim num envelope acolchoado que o Sr dos correios disse ser perfeitamente adequado para estes casos. Casos que o Sr dos correios diz já ter solucionado milhentas vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que horror! Ainda me chega cá com um braço partido!

      Eliminar
    2. Acho mesmo incrível... que o tenhas mandado assim, em económica! Não se faz!

      Eliminar
    3. :D
      Os da minhas filhas viajam sempre acompanhados de um carregador de telemóvel. Sentem-se mais seguros
      Maria

      Eliminar
    4. Sim, assim sempre podem telefonar a queixar-se de maus tratos! Já este... :DDDDDDD

      Eliminar
  8. Oh diabo. No outro dia ia comprar um desses p o meu puto. Sendo assim... N quero mais ariscos lá em casa :)

    ResponderEliminar
  9. http://www.amazon.co.uk/Imaginarium-Kiconico-Teddy-Bear-X-Large/dp/B00OM0WDPO

    NOT Teddy Mouse... sorry :) :) :)

    :) :) :)

    ResponderEliminar
  10. Também tenho KicoNico desses lá em casa! Desde de a ofereceram (aos 7 meses) que não a larga: é conhecida lá em casa como a Ratinha Mimi! mas pode ser um Urso, claro... a nossa tem mala de viagem e um verdadeiro guarda-roupa que a mamã lhe faz!

    ResponderEliminar
  11. E não aproveitaste par tirar uma foto da choradeira da criança?

    ResponderEliminar