domingo, 25 de março de 2012

Post altamente escatológico

Hoje pequena cadela cutxi-cutxi acompanhou-nos durante todo o dia. Apliquei os ensinamentos do encantador de cães (que me foram sugeridos pelo Fio da Meada) e pequena cadela cutxi-cutxi assimilou à primeira.  Ainda fez umas tentativas infrutíferas para ladrar aos outros cães (com uma voz altamente fininha e ridícula. Diria mesmo que humilhante para os seus donos) que foram rapidamente reprimidas. Andou sempre ao meu lado, de rédea curta, sem tentar levar-me a reboque (não que alguma vez o conseguisse, tendo em conta a sua diminuta dimensão).
Há no entanto algo que não sei como contornar (e duvido que haja algum programa do encantador de cães que verse sobre tal tema).
Quando pequena cadela cutxi-cutxi foi adquirida (no Natal) foi escolhida exactamente por ser uma cadela. Ao longo da minha vida tive dois cães e duas cadelas (Pequena cadela cutxi-cutxi é a terceira) e, desta vez a escolha voltou a recair sobre uma cadela. E porquê, perguntam vocês. Porque, respondo eu, são, normalmente mais limpinhas, mais asseadas e mais graciosas no momento de  fazer seus xixis. Baixam-se de forma elegante e fazem 1 (um) xixi, em vez de 34 (trinta e quatro) e têm o cuidado de não o pisar, afastando-se, normalmente, com ar deveras enjoado. São a variante canina dos gatos. Sim... tive um cão que, até ao dia do seu falecimento, sempre que se encontrava sozinho na sala levantava a pata para o sofá (tivemos de investir em vários sofás nessa época), presenteando-nos, dessa forma com vários xixis que patinhava logo em seguida. Para além disso, o xixi dos cães (machos) é sempre mais mal cheiroso que o das cadelas. Isso acontece porque os cães têm de marcar território, fazendo por isso os seus 34 (trinta e quatro) xixis por cada passeio à rua. E, quanto mais forte o odor, mais eficaz a sua marca.
Assim, optámos (optei eu e levei todos a reboque) por uma cadela. Acontece que, depois de ter tido em conta todos estes aspectos não estava à espera de um pequeno detalhe. Não estava (mesmo nada) à espera que pequena cadela cutxi-cutxi fosse aparentada com um avião de combate a incêndios.




Sim. Pequena cadela cutxi-cutxi efectua o seu xixi em andamento. Pequena cadela cutxi-cutxi não pára. Mantém-se em movimento ao mesmo tempo que se baixa ligeiramente e faz o seu xixi. Esta técnica, tão peculiar, leva a que, de seguida, o pise alegremente.
Pequena cadela cutxi-cutxi deita assim por terra todas as minhas teorias, produto de uma profunda reflexão realizada ao longo de anos...


P.S. Pequena cadela cutxi-cutxi dorme agora feliz e serena, depois de uma intensa, enérgica e arrebatada lavagem/purificação de patas.







2 comentários: