segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cánis, o cão de Papá

Julgávamos nós que Cánis era o cão de Maman. Acontece que estávamos redondamente enganados. Cánis é, nada mais, nada menos, que o cão de papá. Para Cánis, Maman não passa da empregada.Ou seja:
- Quando Papá aparece, Cánis dá largas à sua energia, saltando para cima dos sofás (amarelos clarinhos, com as patas cheias de terra do exterior);
- Come bolinhos directamente do prato de papá (sendo que papá fica impedido de os comer);
- arranha a cara e as pernas de papá, sem que este se importe;
- Atira-lhe os óculos ao chão para lhe dar diversos ósculos, sendo que papá em nada se incomoda com esta inusitada situação.
Já com maman, a conversa é bastante diferente. Para além de infinitas dentadas perpetradas com os seus dentes de leite (ou de ferro, de acordo com palavras de filha), tem-lhe causado diversas artrites nos pulsos, já que maman, para exclusivo divertimento do canídeo, se vê obrigada a atirar a bolinha, non stop, durante todo um dia. Mais! Quando a bolinha vai para baixo de um móvel, Cánis vai-lhe buscar a vassoura, para que maman a retire imediatamente dos locais mais inacessíveis, não lhe dando, assim, um segundo de descanso.
Mas, por mais que maman chame a atenção de papá para a excessiva permissividade com que está a educar Cánis, papá não se mostra nada preocupado. Papá está muitíssimo satisfeito com o seu primogénito.
A última situação verificou-se quando, deslocando-se os três na viatura de papá, maman dava ordens para que Cánis se mantivesse deitado no banco de trás, enquanto papá a repreendia dizendo que maman grita de mais com o pobre pequeno e que, na realidade, não há mal nenhum que Cánis faça viagens de 300 km com a sua cabecinha gentilmente apoiada no ombro de papá. 
Claro que, quando proferiu estas palavras, papá não estava a contar que Cánis estivesse extremamente enjoado...

4 comentários: