sábado, 6 de junho de 2015

Sábado à tarde, no jardim

Fomos ao jardim experimentar uma coisa, não sei como lhe hei-de chamar, uma espécie de trotinete, mas com três rodas, que a minha filha recebeu ontem de presente de aniversário, andámos todos naquilo, ela muito bem, eu mais ou menos, mas lá me safei, é divertido andar naquilo, estive o tempo todo a ver quando é que me espalhava ao comprido em frente às pessoas que bebiam imperiais na esplanada, mas tive sorte, nem um tropeção. Depois fomos aos baloiços, detesto a parte dos baloiços, não sei porquê, mas dá-me nervos ficar ali feita parva, à espera, e estava eu a pensar que aquilo me dava nervos, quando vejo um pai ali mesmo ao meu lado que, sentado num banco, vira o pescoço todo para trás, de forma assustadora, vejo-o pôr-se muito direito, e soltar um grito, mas um grito enorme, um brado aos céus, praticamente um rugido, que ecoou por todo o lado, um grito que me fez dar um salto, assustada, "Váaaaa! bebe água!", "bebe a áaaaaaguaaaa" e eu, virando a minha própria a cabeça no sentido em que o homem gritava, corado de raiva e com o queixo a tremer, percebo que se dirigia ao filho de não mais de cinco anos que, a escassos a três metros de distância, esperava pela sua vez no bebedouro. E assim que a menina que lá estava acabou de beber água e se afastou, também ela assustada, o pai, não contente, como se estivéssemos em pleno deserto e aquela fosse a última água do cantil, volta a dar novo grito, mas uma coisa absurda, capaz de furar os tímpanos aos mais incautos, "TU ESTAVAS PRIMEIROOOOOO!". 

E eu, por momentos, temi cruzar-me com aquela pessoa ao volante...

26 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, acho que em qualquer circunstância (nomeadamente num Sábado à tarde no jardim), mas ao volante... eh pah... que terror! :DDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  2. Há pais que levam a competição a extremos que não imaginava possíveis.No outro dia a Mironinho foi andar de bicicleta e encontrou umas amigas. A amiguinha pediu-lhe a bicicleta emprestada e a Mironinho acedeu (ficou a brincar com outras amigas). A certa altura, a mãe de uma amiga que ficou a brincar com a Mironinho vira-se para mim e diz indignada: "Então não diz nada à sua filha? Já viu há quanto tempo a outra está a andar na bicicleta? Vá-lhe lá dizer que não seja palerma, que reclame a bicicleta, senão a outra continua a andar". Eu ainda lhe expliquei que a Mironinho não estava nem aí, que preferia estar com as outras amigas do que a andar de bicicleta, que nunca gostei de garotos invejosos e que até gosto que ela partilhe. "Não concordo nada, antes ter uma filha invejosa que uma filha mole ou palerma".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Muitos pensam assim. E o pior é que já estou a imaginar os petizes um dia orgulhosos a achar que os pais sempre lhes deram todo o apoio para ele vencer...

      Eliminar
    2. Depois dizem que os miúdos são assim e assado, claro com pais destes a educá-los... As pessoas são cada vez mais egoístas e amorais.Pais que acham melhor os filhos serem uma bestas quadradas que um fracote.

      Eliminar
    3. Outra questão é que nem achei que a Mironinho estivesse a ser fracota ou com medo de pedir a bicicleta de volta. Ela estava muito mais feliz a brincar com as outras meninas do que se estivesse a andar de bicicleta sozinha às voltas na praça. Mas há pais que só estão bem se os filhos forem os reis do bairro, tem de ser os maiores, mandar em todos.

      Eliminar
  3. Espera até assistires a um jogo de futebol de infantis. Nem imaginas os impropérios que os pais gritam quando o filho falha ou então com que o apoia e dá ânimo, "vai-lhe ás canelas $$/&%, %%$%/&()=, =)(&%/&%$#.!"

    ResponderEliminar
  4. Bora lá ensinar o catraio a ser homem e não se deixar enganar por ninguém. (suspiro)

    ResponderEliminar
  5. A desidratação, é um problema de desidratação.... cerebral!
    Parabéns à filhota.

    ResponderEliminar
  6. Vai ser bonito quando começar a jogar à bola com o filho... ou qualquer outro jogo. Deve ser daqueles que só se sentem machos a espezinhar e humilhar os filhos... que raiva Palmier. Coitadito do miúdo, para bem dele espero que só ature esse pai aos fins-de-semana e mesmo assim, já é muito.
    Oh Palmier, tem cá um azar em se cruzar com parvalhões, espero que tenha melhor vizinhança na nova casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nova é na rua ao lado da actual :) mas acho que estes parvalhões estão por todo o lado :/

      Eliminar
  7. Passo só para deixar um beijinho de parabéns a mini Palmier. :)

    ResponderEliminar
  8. E os gritos? Odeio gritos. Odeio.

    ResponderEliminar
  9. Manda beijinho da Tia Picante a mini Palmier. E diz-lhe que os Cebolinhas e Tio Patinhas são mais divertidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)

      (foi ela que o escolheu o livro! juro que não foi sugestão minha! Aliás, eu não sei ler poesia, leio muito depressa, vou por ali fora feita maluca na auto-estrada. Já desisti de tentar :D. Mas ela gosta muito. :DDDD)

      Eliminar
    2. Então experimenta comprar-lhe Menino de sua mãe, de Amélia Pinto Pais. É sobre Pessoa. Tem poesias para miúdos e graúdos, juntamente com um bocadinho de história sobre o poeta. A minha adorou. Farta-se de me pedir que lhe recite o monstrengo, à la João Vilaret

      Eliminar
    3. Hei-de procurar :)
      Mas o Mostrengo eu sei de cor! Também pedia à minha mãe para mo contar à noite :D

      Eliminar
  10. A minha alma está parva!

    (parabéns à pequena Palmier :)

    ResponderEliminar
  11. Há pais mto estranhos há...tb já me deparei com uns quantos.

    ResponderEliminar
  12. As pessoas andam todas doidas, estou fartinha de dizer! Andam tão envolvidas no seu dia-a-dia, no seu trabalho, na sua (nossa, cada um com a sua) crise, no pagar contas, no trabalhar para ter, para ser o melhor lá da rua, que se esquece que são só crianças, são só jogos, são só buzinadelas no trânsito (as zaragatas que tenho visto por uma buzinadela, ui, até de atirar gás pimenta para a cara uns dos outros!), etc... Anda tudo muito stressado!

    "Na ânsia de ter, o Homem se esquece de ser."

    ResponderEliminar