segunda-feira, 20 de março de 2017

Atentemos, então, no meu problema

É este o exacto momento em que a cara não está acabada mas, se lhe toco, a transformo num desenho animado. Quid iuris?


(a minha adorável família continua a perguntar-me se este também é para pendurar no meu escritório e eu acho que eles são um bocadinho maus e não têm qualquer consideração pela artista) 

(o próximo já hei-de fazer sem ter como base outra pintura)

(alguém também havia de me dizer como é que se tiram fotografias às telas sem que a imagem fique a reflectir por todo o lado..)


60 comentários:

  1. Que o próximo seja: "Uma reflexão de Palmier no banho no seu duche em mármore calacatta"

    ResponderEliminar
  2. Não mexas mais. A Sra. tem um ar austero.

    ResponderEliminar
  3. Macaquinhos no sótão, é o que é, estás cheia deles.

    (Gosto das olheiras. Gosto dos frios da pele por oposição aos quentes do quarto. Talvez seja o contorno da pálpebra inferior esquerda que te dá a sensação de cartoon - eu não acho nada que pareça um desenho animado. Amo a mão)

    ResponderEliminar
  4. Para as duas meninas: A questão é que, na fotografia não se nota, mas ao vivo percebe-se que a cara está muito menos trabalhada que o resto...

    (acho que o meu problema passa pelo facto de, quando ponho só as manchas de cor na cara, faço-o sem preocupação nenhuma e a coisa resulta aceitável, só que, a partir do momento em que se parece efectivamente com uma cara, fico cheia de preocupações para não estragar e depois... pumba, é o descalabro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Repito: A cara está óptima. Não parece nada um desenho animado. A mim lembra-me mais uma personagem duma tragédia grega. A outra senhora de há uns dias atrás tinha um ar mais feliz e indolente, esta tem uma ar austero e quase que amargurado.

      Eliminar
    2. Agora não está desenho animado, é quando lhe vou mexer mais que se dá essa transformação! :D

      Eliminar
    3. Mas está inacabado, Mi. Ao vivo percebe-se perfeitamente!

      Eliminar
    4. Dá-lhe uma segunda de mão, exactamente igual, umas pinceladas despreocupadas. Não corrige, não acerta cores, não nada. Como cair a tinta fica.

      Eliminar
    5. Isso é muito bonito de dizer! O pior é fazer! :DDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    6. Eu sei... eu sei. Porque é que julgas que fui tão rápida a apresentar a solução? Somos sempre peritos quando o "mal" toca aos outros.

      Eliminar
    7. Eu própria sofro da tua angústia. Tenho há 11 anos um quadro no escritório inspirado uma marioneta indonésia a que Mr Mirone se refere como o quadro da macaca (por causa das orelhas).
      Tive um outro, de dimensões generosas (100x-120) no corredor de minha casa, num estilo "borrão", que devia ser a cara de uma gueixa, mas da primeira vez que uma tia o vou veio dar-me os parabéns pelo quadro da Natália Correia que eu tinha pintado.

      :DDDDDD

      Eliminar
    8. Para além disso os teus quadros sofrem do mesmo degredo que os meus (escritório, corredor...)! Somos umas incompreendidas, é o que é! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    9. Sonho com o dia em que me seja permitido exibir as minhas magníficas obras de arte num lugar de destaque da sala. :DDDDDDDDD

      Tenho um outro começado, o inspirado no Fernsndo Pesdoa do Almada Negreiros, mas em verdes, que já nem vou acabar, por que a primeira coisa que Mr Mirone me disse foi "mas achas que ISSO vai ficar bem no teu escritório?".

      Eliminar
  5. (Porque é que vestiste a senhora de melancia? É a sobremesa para o vestido de pizza da amiga? :DDDDDDD)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahhahahhahahahhahahhahahahhahahhahahhahahahahahahhahaahhaahahahahaha
      O meu filho perguntou-me a mesma coisa! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      É uma série figurativo-alimentar! :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    2. Giuseppe Arcimboldo revisitado :)))))

      Eliminar
    3. Melancia? É mais Anna do Frozen ;)

      https://www.google.pt/search?q=frozen+anna&espv=2&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjKppLO9eTSAhXI5iYKHUp-CXMQ_AUIBigB&biw=1920&bih=974#imgrc=sRbj8RM-d5Q3TM:

      Eliminar
    4. Pronto, lá está! Desenho animado! :DDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    5. Eu gostei imenso da saia verde às pregas (não consigo ver melancia nenhuma).

      Eliminar
    6. Há ali um pouco de melancia, daquelas que têm a casca listada :D

      Eliminar
    7. Sim, sim, eu percebi de que melancias estão a falar, mas gostei tanto da saia que me é impossível ver outra coisa!

      Eliminar
  6. Palmier, este comentário tem que ver com gostos pessoais e não com quaisquer conhecimentos técnicos. Muito a sério, gosto mesmo destas suas pinturas, gostei da outra e agora volto a gostar desta, já tenho vindo aqui ao blog só para ver a outra pintura :-). E Esta tem uma coisa que acho que está perfeita e que é das coisas mais difíceis de pintar ou de desenhar, as mãos, a posição daquela mão acompanha perfeitamente a expressão da cara, acho eu, claro, eu olho para ali e o que vejo é uma pessoa que está embrenhada nos seus pensamentos (talvez esteja a reflectir sobre como acabar caras em pinturas sem transformá-las em desenho animado, daí aquele ar visivelmente preocupado, ensimesmado...). Até me faz lembrar um bocadinho jack Vettriano, que adoro. O que também acho é que, quer esta mulher, quer a outra, estão com uma expressão muitíssimo triste, isso na pintura dá um certo charme, se fosse a sério, ficava preocupada com elas. :-)
    O facto de, se não fosse a palmier a dizer, não imaginar que a cara não estava acabada, prova que esta minha opinião não serve para nada, só sei que gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia Filipa, a minha única fã :DDDDDDDDDD
      Quando já não tiver espaço no escritório mando tudo para tua casa! :D

      Eliminar
    2. Convenhamos que a Cláudia levou a coisa mais a sério! Estou quase, quase a contratá-la como minha manager! :DDDDDDDDDD

      Eliminar
    3. Pronto, não podem ler nada, agora já são todas fãs :D (a Ana tem razão, até disse: "Repito: A cara está óptima.")

      Tenho toda uma família que pinta, Palmier, sabem lá a minha vida :-). Mas, se estas pinturas, algum dia, estiverem a correr o risco de desalojamento, acolhê-las-ei com todo o gosto :-)

      Eliminar
    4. Cautela, que qualquer um destes dias podes ter um camião TIR a descarregar à tua porta! :D

      Eliminar
  7. Se me permitem a pergunta, qual é a pintura que esteve na base deste resultado?
    Eu olho e só me lembro de Van Gogh e nada tem a ver com o Starry night :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma pintora chinesa contemporânea, não me lembro do nome :/, com um resultado final bastante mais naif que o meu. Na altura imprimi a imagem e não memorizei.

      Eliminar
  8. É a Pina Bausch! (Sim, também fui eu que disse que a outra era a Ferreira Leite... É este o meu passatempo!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhahahahahahahhahahahahahhaahhahahahahahhahahahahahahhahahahahahahahhahahahahahhahahaha
      Podia ser, sim! :DDDDDDDDDD

      Eliminar
  9. Tenho uma saia igual. Camisola preta também. Estou cansada e tenho olheiras... Serei eu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem possível! É um processo inverso: Eu faço os retratos e depois encontramos uma vítima que se encaixe! :DDDDDDDDDD

      Eliminar
  10. Está bonito, sim senhora! Temos artista!

    ResponderEliminar
  11. É um auto retrato ? Tem qualquer coisa de Virgínia Woolfe, mas gosto muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como não está nada parecido, posso dizer que sim, que usei como base uma fotografia minha :D

      Eliminar
  12. Eu gosto, mesmo com as olheiras em preto e branco. Azul cerúleas , muito pouco encarnado e branco qb

    ResponderEliminar
  13. Ficará lindo na minha sala. Posso mandar a morada?
    Soneca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim que o meu stock deixar de ter espaço, já sei onde distribuir a arte! :DDDDDDDDDD

      Eliminar
    2. Posso ser sua agente? Palmiarte Encoberta.
      Soneca

      Eliminar
  14. há ali qualquer coisa com o cabelo mas duvido que seja da técnica da autora...

    fotos: uma dslr com objectiva estabilizada e sem flash, ia sugerir uma canon mas poderia soar a publicidade, ou um tlm de jeito que permita ajustar o efeito do flash a posteriori, ia sugerir um lumia 950 mas só as empresas gostam das coisas microsoft, além de já estar em fim de ciclo, ou projectores em iluminação indirecta, difusa, muitos, incidindo em guarda chuvas claros.

    de resto está bem. não tem qualquer menino a chorar que ninguém sabe que lá está.

    ou tem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como "não tem"?! Então não se vê que ele está mesmo ali, daquele lado, mesmo junto àquela coisa?! :DDDDDDDDDDD

      (bem, uma vez que não sei dos carregadores das máquinas, sobra-me o telefone, que não é mau, e foi o que usei - sem flash - mas que reflecte sempre. Acho que tenho de contratar um fotógrafo profissional. Aliás, a minha arte merece isso e muito mais! :DDDDDDDDDDDDDD)

      Eliminar
  15. Eu gosto como gostei do anterior. Mais uma vez te gabo a coragem de dares o corpo às balas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D

      (só se levasse esta minha distracção a sério é que podia ficar triste com as críticas :D)

      Eliminar
  16. Palmier eu colocava o quadro à entrada, assim para perceberem logo quem manda.ahahah A "senhora" tem um ar de quem não brinca em serviço. E está bem bonito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nas escadas do prédio! Para deslumbrar a vizinhança! :DDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  17. Sem flash consegues tirar boas fotos a telas.

    ResponderEliminar