terça-feira, 12 de abril de 2016

Em resposta ao post da Vera, a Loira

Talvez o que mais contribuiu para o desequilíbrio da minha balança de livros tenha sido a descoberta da Wook, a facilidade, o é só hoje, é só mais um, amanhã não compro nada, os arranha céus de livros a acumular-se por todo o lado, que com a mudança de casa em perspectiva já não faz sentido mandar fazer mais estantes, o meu pai, que exige sempre estantes com portas por causa do pó nos livros, no outro dia mostrou-se horrorizado perante a minha falta de organização livresca, a pilha de não-lidos a tomar proporções astronómicas, o total descontrolo, o carteiro que me bateu à porta, claramente um frequentador habitual com laços de amizade já criados, que me disse com tristeza por me ver a mim em vez da minha empregada, "ah, hoje não é aquela menina que me costuma abrir a porta...", pode assinar, por favor, que tenho aqui uma encomenda. E com um certo desprezo na voz, o desprezo de quem tem de carregar aquele peso de um lado para o outro, acrescentou... "é para a senhora do costume...".


31 comentários:

  1. Ahahahahah... Lê isto Palmy http://tambmqueroumblog.blogspot.pt/2014/12/nos-ultimos-tempos.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahhaahhahahahaahhahaahhahaahhahahhahaahahahahahahahahahaha
      Ainda bem que não é o mesmo carteiro, caso contrário acho que era bem capaz de organizar um motim! :DDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    2. Eu acho que o meu carteiro me odeia. E de tempos a tempos o carteiro muda, então imagino uma reunião de carteiros, todos a discutir, porque ninguém quer ficar com a minha rua.

      Eliminar
    3. E lembrei-me de outro. Palmy, lê isto http://tambmqueroumblog.blogspot.pt/2016/03/wook-detesto-te.html

      Ahahahahhaahha...

      Eliminar
    4. :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD aposto que tiram à sorte, numa espécie de roleta russa!

      (eu tive receio de dizer que a senhora do costume era eu. Fiquei calada... nada como prevenir!)

      Eliminar
    5. Vamos fazer um grupo de Wooks Anónimos! É urgente! :DDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  2. Pior, muito pior, é o imediatismo da Amazon, e das suas versões electrónicas. Ah, invenção do demo (ao menos os livros não ocupam espaço, mas a tentação à distância do clique, a chegada num segundo, a fila de espera a aumentar, o défice na balança comercial...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não aderi... sou um bocado cegueta, já passo o dia em frente ao computador e fico muito cansada, e depois gosto dos livros, dos objectos, apesar de não os tratar assim tão bem e de lhes dobrar os cantos das páginas, de os saber por perto, de ver as pilhas a crescer, apesar de desorganizadas... ainda não estou preparada para dar esse passo :))))

      Eliminar
    2. ora aqui está alguém que me entende :)

      (dobrar os cantos é um acto de amor, nunca aceites que os Andradas desta vida te digam o contrário :b)

      Eliminar
    3. E tenho vários tipos de dobras, com diferentes significados, valor e relevância!
      Fazer dobras é fundamental! Quem me tira as dobras tira-me tudo! :D

      Eliminar
    4. exacto!

      ah!!!... tão bom ser compreendida...

      Eliminar
    5. Ah, mas o gosto de sublinhar páginas e páginas no Kindle -- e aquilo ficar tudo num sítio de sublinhados (só acessível ao próprio). Anos depois, volto lá e em vez de reler o livro, releio só os sublinhados. Faço de vez em quando -- é terapéutico tentar recordar porque diabo sublinhei tais coisas. Claro que, entretanto, os livros em papel se acumulam sem qualquer ordem geográfica, visível ou invisível.

      Eliminar
    6. (mas que diabo é isso, «sublinhar páginas e páginas no Kindle»?? enfim... juventude...)

      Eliminar
    7. Não! Não! Para longe de mim, tentação! Já me estou a ver a sublinhar tudo! Vade retro! :DDDDDDDDD

      (a propósito do post de hoje, não se tratando de um escritor do séculoXVII ou IX, devo declarar que descobri Camilo Castelo Branco, que não sei por que razão tinha banido, talvez o Amor de Perdição no liceu, já não me lembro bem, mas agora gosto muito dele :)

      Eliminar
    8. "A Queda de um anjo" é imprescindível (tenho-o todo sublinhado no Kindle...) :D

      Eliminar
    9. Mandei vir hoje!!!! :D
      (pronto, já estou nuns nervos para o ler!)

      Eliminar
    10. Tenho os meus livros todos sublinhados, a caneta, alguns com o abre-olhos, e muitos, quase todos de páginas dobradas em cima. O meu marcador de livros é sempre uma caneta porque estão constantemente a fazer anotações e pontos de exclamação.
      Não sei o que é ler um livro sem o anotar. Se não está anotado é porque não o li.

      Eliminar
    11. "A queda de um anjo" é maravilhoso.

      Eliminar
  3. Estes dias alguém sugeriu que doasse alguns livros como contributo a uma biblioteca municipal. Inicialmente ponderei fazê-lo. Achei uma ideia interessante e sempre desanuviava a desorganização da estante, mas depois quando caí em mim, pensei: e os sublinhados? as notas? as chavetas a abranger excertos, as setas de interligação, os pensamentos..?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, é terrível! Mesmo que queiramos não nos conseguimos ver livres deles! :DDDDDDDDD

      Eliminar
  4. O meu pai, é um leitor e comprador de livros compulsivo. Tem cerca de 40.000 livros, dos quais naturalmente não leu todos. Mas o volume dos não lidos não o faz desistir de continuar a comprar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também o meu! Sobretudo na área da física... é uma loucura! :D

      Eliminar
    2. Não resisto a contar o que uma vez me disseram , vindo eu na rua, carregada de livros:" Que pena, tão bonita e com tantos livros!" Se calhar, agora seria crime mas, na altura, foi só engraçado.

      Eliminar
  5. Quando chega ao ponto do senhor dos correios me reconhecer na rua e saber o meu nome é sinal que recebo muitas encomendas.
    No outro dia ía a entrar no carro com o meu marido e vejo o homem a correr na minha direcção a chamar pelo meu nome "tenho uma encomenda para si". Não sabia se havia de rir da cena ou ficar envergonhada por o carteiro já saber quem sou. E lá deve ele pensar quando vê mais uma encomenda para mim "aquela mulher já parava de fazer encomendas"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pobres carteiros! Hoje em dia devia ser considerada uma profissão de desgaste rápido! :DDDDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  6. Não gosto de estantes com portas. Aprisiona-me os livros. É mais fácil para os mudar de lugar e leva-los a visitarem-se. Imagino-os a contar histórias entre si.
    (Na hora de comprar verifico sp as 3 - wook, fnac e Bertrand- já me aconteceu o preço bom de uma ser excelente em outra. O que significa 2 livros em vez de 1)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)

      (fogo, estou feita! Não sabia que a Fnac e a Bertrand também vendiam on-line...)

      Eliminar
    2. A Fnac é a minha preferida, super rápida nas entregas e às vezes com descontos de 40%... obviamente não nas novidades!

      Eliminar