sexta-feira, 24 de junho de 2016

Nunca mais me esqueci disto

Uma vez, estava eu em Londres e houve um problema qualquer com as comunicações entre a Grã-Bretanha e o resto da Europa, os telefones estiveram em baixo durante uma data de tempo, e as letras gordas da capa do jornal no dia seguinte eram: "Europe isolated".

Acho que este título explica bem a cabeça dos ingleses em geral e o resultado deste referendo em particular.

7 comentários:

  1. Há que não esquecer que são ilhéus!

    :)

    ResponderEliminar
  2. Hum... Eu estava convencida de que tinha sido Churchill a dizer isso mas não pode ser que tu não és tão antiga.
    Em Londres ganhou o Não. 62%. O problema foi o resto, isto também diz alguma coisa. Mas calma, o parlamento ainda tem de votar a favor do sim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar foi, mas então adaptaram a frase àquela situação...

      (e sim, eu sou uma super nova :D)

      Eliminar
    2. (não acredito que o parlamento vá contra o resultado do referendo... mas já não digo nada...)

      Eliminar
    3. Tinha ideia de essa frase ter sido proferida numa altura em que as ligações pelo canal da Mancha foram interrompidas, por causa de uma tempestade.

      (também não me parece, mas agora é esperar. Para já, todos os Ingleses que ainda não pagaram as férias no Algarve estão bem lixados que a Libra caiu que foi coisa séria)

      Eliminar
  3. Este seu post ilustra na perfeição a realidade da forma como esta metade que votou pela saída olha para o resto. Ilha?? A ilha dois vós. Nós somos o verdadeiro continente. Vivo em Inglaterra há dois anos e meio. Hoje uma sexagenária, adepta da saída, dizia-me "nós não somos como vocês europeus e nunca seremos". Tudo dito. Depois dizem-me "Ah mas isto não é nada pessoa. Gostamos muito de ti." Não é pessoal o carai. Claro que é pessoal. Estou profundamente triste acima de tudo porque sei que as razões no fundo no fundo são muito mais de raiz xenófoba do que eles querem admitir. Mas a história fala por si. Tendo nascido e crescido no Algarve nunca percebi por que raio os ingleses lá residentes se autodenominavam "expatriots" e a razão é somente porque emigrante é um termo de conotação negativa usualmente empregue par descrever residentes de outras etnias. Se forem ao Google o The Guardian tem um artigo muito interessante sobre isso. Um dia muito triste de facto.

    ResponderEliminar