terça-feira, 5 de agosto de 2014

Depois de ter ficado enfeitiçada com as labaredas de um banco em chamas, tenho, afinal, outra dúvida

É que há aqui umas peças que não estão a encaixar...

Vejamos: De acordo com o relatório de ontem do Governador Carlos Costa, o BES tinha uma almofada que permitia absorver os prejuízos de 2000 milhões de euros que eram expectáveis há cerca de um mês atrás pelo Banco de Portugal e tudo estava certo:

Recordo que, no passado dia 10 de julho, o Banco Espírito Santo divulgou informação sobre a exposição do Banco a entidades do Grupo Espírito Santo à data de 30 de junho de 2014 no montante de cerca de 1240 milhões de euros. Com base nesta informação, o Banco de Portugal confirmou, em comunicado do dia 11 de julho, que a almofada de capital do Banco Espírito Santo – no montante de 2,1 mil milhões de euros – era suficiente para acomodar possíveis impactos negativos decorrentes da exposição ao ramo não financeiro do Grupo Espírito Santo, sem pôr em causa o cumprimento dos rácios mínimos em vigor.


Dessa data até agora, a alteração deu-se porque, aparentemente, Ricardo Salgado terá (muito oportunamente) enlouquecido (?) e, nos últimos dias em que administrou o BES, agravou os resultados em mais 1500 milhões de euros, fazendo com que os prejuízos ascendessem aos tais 3577 milhões. 

Estas operações tiveram um impacto negativo de cerca de 1500 milhões de euros na conta de resultados do 1º semestre. Quero aqui salientar que os atos em causa não foram trazidos ao conhecimento do Banco de Portugal por qualquer dos titulares dos órgãos de gestão ou fiscalização do Banco Espírito Santo à data da sua ocorrência, como era obrigação por força da lei aplicável.


Ora, se a almofada era suficiente há um mês atrás e a diferença está nos 1500 milhões que Ricardo Salgado, num acto de rebeldia e vandalismo bancário andou a esbanjar, a injecção de capital devia ser de 1500 milhões, certo? Então por que razão a injecção de capital foi de 4900 milhões de euros? É que, de repente, fico a perguntar-me para que caminha foi levada a almofada. É que, aparentemente, ela não estava lá (e o BdP havia de saber disto... ou também não?)....





16 comentários:

  1. Ó mulher, tu "deslarga-me" do BES, senão ainda enlouqueces! Faz de conta que tiveste um sonho mau... Não, isso também não...bom, mau, também não ajuda... olha, tiveste um pesadelo, pronto, e daqui a nada já nem "talembras"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahhahahhahhahahhahahahhahhahhahahahahhahahhahahhahahahahhahhaha
      Eu sei... eu sei...

      Eliminar
  2. Palmier, acho que me fez essa mesma pergunta, dois posts abaixo. No entretanto a gestão mudou, as contas foram revistas, encontraram muita porcaria debaixo do tapete? E vamos lá ver se a encontraram toda... Já li algures que só em Setembro se saberá tudo.
    (suponho que também tenha a ver com os rácios bancários obrigatórios, não?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... mas os rácicos obrigatórios estariam cumpridos se não fosse o ataque de prodigalidade de Salgado... pelo menos foi o que disse o Governador do BdP... acho que há aqui muitaaaaaaaaaaaaaaaaaa areia....

      Eliminar
  3. Fui verificar. Não foi levada para a minha. :(

    ResponderEliminar
  4. O que eu te digo minha amiga é que tudo isto foi preparado com pinças, ao mais infímo pormenor, como se da máfia se tratasse, mas a um nível mais profícuo.
    Havemos de estar todos, mais cedo ou mais tarde, aflitos, a tentar tirar a areia dos olhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vamos precisar todos de andar com aqueles mega-óculos-escuros fashionistas... :DDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  5. Eu tenho outra dúvida: se em Setembro de 2013, o Banco de Portugal detectou uma exposição excessiva das empresas do Ges ao BES e iniciou um controlo apertado que fez com que essas empresas entrassem em incumprimento ("... foi, no quadro de aperto do cerco que o Banco de Portugal estabeleceu, que as empresas do Grupo Espírito Santo começaram a entrar em incumprimento..."), como é que quase um ano depois chegamos a esta situação? Cerco bem feito, certo? E como se permite criar um túnel e escapar com 1500 milhões quando se está em cerco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é estranho que o RS tenha pegado nessa "pipa de massa" (usando palavras do nosso querido Barroso)...?! Se era óbvio que ia ser imediatamente detectado?! Eu agora acho isso estranho...

      Eliminar
    2. É estranho, mas ele não enlouqueceu. Tanto que aguarda o tempo e o contexto certo para se pronunciar.
      E foi tudo feito nas barbas do regulador!!! (expressão já aqui utilizada).
      O esquema é conhecido e já praticado anteriormente. Já é mais que tempo de regular o sistema bancário de modo a ser mais transparente e menos promíscuo, e já é tempo de acabar com a impunidade.

      Eliminar
    3. Acho que, tal como o BPN, nunca saberemos o que se passou...

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Ahahahahahahahahahahahhahahahahaahhahahahahahahahahahahahahahahhaahahhahahah
      Yap! Isso mesmo! :DDDDD

      Eliminar
  7. Ora ora, reguladores sempre tão lenientes em relação a banqueiros idóneos que, fruto da idade, ainda devem preencher as declarações de irs em papel, fazer contas de cabeça, esquecem uns milhõezitos não declarados e regularizam tudo "ao abrigo da lei" com impostos que também eu gostaria de pagar. E agora sentem-se todos traídos. Coitados, pobres vítimas.
    Cara Palmier, é hora de soltar a Cutxi má com uma semana de atraso nas refeições.
    "O sistema financeiro é que vai pagar... ". Sempre admirei os políticos pelo ar de serenidade com que proferem estas declarações. Ah, o esforço que devem fazer para conter o riso.
    Como ganacioso micro acionista sinto-me espoliado mas satisfeito por saber que serão os concorrentes do Bes (dos quais também sou micro acionista) que vão pagar. Parece que está tudo grosso, e eu devia estar ébrio quando coloquei 5pc das minhas poupanças nestas coisas. Poças. Como diz o chanfrado do luxúria canibal, é hora de matar (simbolicamente é claro).
    E ainda há a ironia de o novo banco se designar novo banco, forte e solido. É como aquela do sujeito que dentro da carteira tem uma fotografia da carteira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AhahahahahahahahahagahahahahahaahahhhhhhhhhhhhahahHahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahhahahhahahahahhhaahhahahahahahhahaahhahahahahahahahahhaahhahahahahahhahaahhahahahahaahjahahahaahhahahahahahahahahhahahahahahahhahaahahahahhahahahahahahahhahahahahahahahahahahhaahhahahahahahhahahahhahahahah
      Fotografia da carteira dentro da carteira é do melhor!!! :DDDDDDDDD

      Eliminar