quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Palmier encontra-se num dilema

A situação é a seguinte: A estante da esquerda está incluída na empreitada. O desenho vai ser o que está em baixo, mas o material/madeira não está ainda definido. Acontece que essa estante não é suficiente para albergar os livros do casal, logo Palmier determinou que a estante tem de ser replicada na sala. Acontece porém que Palmier não faz a menor ideia de como quer a sala. No entanto, ao escolher a localização e o tipo de madeira para a estante, Palmier vai estar a condicionar todo o decor. O carpinteiro já entrou em cena e precisa de uma resposta. Palmier não sabe o que fazer da sua vida...



Estante do escritório

64 comentários:

  1. Escolha uma madeira clara (ex. faia ou Bordo(ácer)) porque pode sempre escurecê-la à posteriori.
    Se escolher uma madeira escura (ex. Mogno) fica mais condicionada. É possível branquear o mogno (que fica lindíssimo e era uma moda comum nos EUA nos anos 50 - pode procurar "blonde mahogany" e ver alguns exemplos) mas duvido que haja por cá quem o faça em condições e têm de ser usados produtos muito corrosivos (aplicar uma solução de soda caustica, esperar que seque, aplicar H2O2 a 130 volumes e ir alternando a aplicação dos dois produtos até se obter o tom desejado, altura em que se aplica uma solução de vinagre e água a 50% para parar a reacção).

    ResponderEliminar
  2. Os meus pais, há muitos anos, tiveram o mesmo dilema. Quando se casaram, o meu pai já bibliófilo convicto, mandou fazer uma estante que ocupa toda uma parede da sala sem fazer a mínima ideia de como iria decorar a sala. Até hoje, essa estante condiciona toda a decoração coisa aliás que nada preocupa o meu pai. Desde que os livros estejam bem o resto não importa.

    ResponderEliminar
  3. Não dá para fazer duas no escritório? Ou aproveitar algum lance de escadas (já vi algumas assim e ficavam bem giras)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dava para fazer uma mais pequenitas noutros sítios... mas acho que quero mesmo uma gigante na sala :D

      Eliminar
  4. No dia que eu mudar a mobília do quarto, vou querer algo assim (quinta imagem)
    http://kerfdesign.com/built-in-bookcases/

    Para algumas pessoas fica um quarto muito pouco clean mas gosto mesmo da ideia dos livros como decoração de quarto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema de muitos livros no quarto é o pó... os livros são tremendos para agarrarem pó...

      Eliminar
  5. Como assim, o carpinteiro precisa de uma resposta?! Uma pessoa não pode ser apressada numa questão de tanta importância!


    (E nas paredes laterais, em vez da que fica de frente para a janela, já pensaste? Sempre são mais pequenas, a hipótese de monopolizarem todas as atenções sempre são menores. Por outro lado, e porque não o dar-lhes (aos livros) o destaque na sala semelhante ao que têm na tua vida? Pintadas da cor da parede? Das portas? Se for em madeira natural, clara... mas se o chão for escuro... por outro lado... e volto ao início, como assim precisa de uma resposta?! Não sabe que não se pode apressar uma decisão desta importância?!)

    Vais escolher bem, no worries.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :DDDDDDDDDDDDDD

      As paredes laterais são esconsas, como a do escritório. Acho que na sala ficava estranho. E não dá para ser madeira pintada, as estantes vão ser iguais às que temos agora e que têm umas ilhargas com umas ranhuras onde as prateleiras encaixam (dá para pôr, tirar, mudar alturas, é muito eficiente), mas que descascam a tinta... estou nuns nervos! :D

      Eliminar
  6. A sala tem uma porta de correr em cada canto, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na lateral. Mesmo sendo esconsa. Em faia, cor clara, não compromete. Um sofá de orelhas, uma mesa de apoio, um candeeiro de pé, uma manta nas pernas, uma chávena de chá...

      Eliminar
  7. Não posso ajudar, mas adoraria ter esse dilema.
    Reserve espaço para as futuras compras de livros, são como cogumelos no Outono!

    ResponderEliminar
  8. Lacado de cor branca ... fica bem com tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum... não dá. Fiz copy-paste da resposta que dei à Mirone:

      as estantes vão ser iguais às que temos agora e que têm umas ilhargas com umas ranhuras onde as prateleiras encaixam (dá para pôr, tirar, mudar alturas, é muito eficiente), mas que descascam a tinta.

      Eliminar
  9. madeira escura...tipo cerejeira :)

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho uma estante de 7 metros na sala, do chão ao tecto, tinha ali um recanto mesmo a chamar por ela. Acabei por mandar fazê-la em carvalho, sendo uma cor neutra não teve implicações com o decor. Poderia lá ter posto ovelhas se quisesse. Boa sorte...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com tantas opções, estou muito baralhada... :))))

      Eliminar
    2. Eu também tenho uma grande estante do chão ao tecto que me ocupa toda uma parede da sala. Mandei fazer em carvalho francês. Sóbria, neutra alberga os meus queridos livros, bibelots e fotografias. Tal como diz a Picante não implica com o decor. Adoro-a. Já tem 15 anos e nunca me cansei dela. Será um amor para a vida (pelo preço que me custou é bom que seja :D).

      Eliminar
  11. e duas estantes, uma em cada extremo da sala?
    assim "libertava" toda a grande parede (oposta ao grande envidraçado) e não cortava nada, só a area de percurso...
    anonima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nas paredes laterais? São esconsas, como a do escritório. Acho que na sala ficavam estranhas duas estantes inclinadas...

      Eliminar
  12. Olá Palmy!
    Entendo a problemática de acondicionar livros ;)
    Eventualmente enquadrar as prateleiras na própria parede?!
    Do género:
    http://www.decorfacil.com/ambientes-decorados-com-leds/
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A estante em si está escolhida, é igual à que temos agora cá em casa, é a que funciona melhor para nós, dá para alterar as alturas e é gira, o problema é mesmo a escolha da madeira :)

      Eliminar
  13. e fazer uma biblioteca? cortando à sala ou mesmo cortando a sala. :D
    não ajudei, eu sei mas não resisti! o meu sonho de consumo é ter uma casa com biblioteca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma estante com aquele tamanhão transforma a sala numa biblioteca :D

      Eliminar
  14. Pipocante Irrelevante Delirante16 de fevereiro de 2017 às 16:59

    Estante?
    Para quê senhoras... Agora está tudo na cloud.

    ResponderEliminar
  15. A madeira clara pode não ser tão neutra quanto parece é, como já disseram aqui, há madeiras escuras que acabam por se tornar algo algo invisíveis.

    Sem pensar na decoração, pense nos tons que deseja para a sala e tente pesquisar mais algumas madeiras/materiais. Pode também deitar um olhinho à decoração de algumas fazendas brasileiras/outros edifícios coloniais que foram restaurados e modernizados.

    A decoração colonial fazia uso de madeiras preciosas, escuras e os decoradores tentam sempre mantê-las.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A que tenho agora é de madeira escura, mas acho que naquela parede toda fica um bocado pesadona...

      Eliminar
  16. Querida Palmy,

    É ir ao Pinterest, criar um mood board e depois fazer igualzinho :)
    https://br.pinterest.com/pin/302937512417556228/

    Um beijinho e boa sorte com a empreitada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum... essa tem as prateleiras fixas. Não podem ser fixas, têm de ser ajustáveis :)

      Eliminar
    2. E algo assim ? https://pt.pinterest.com/pin/518758450808390585/

      Sem ter a parte "de trás" da estante, uma vez que é apenas parede, os espaços "brancos" sem livros ficam mais "abertos" e a decoração vai respirar mais do que sendo toda uma parede com fundo de madeira. E mantém as prateleiras ajustáveis :)

      Eliminar
    3. Ainda a mesma anonima :) https://pt.pinterest.com/pin/247838785717149146/ está também é uma opção interessante, mas percebo que seja mais cansativa a longo prazo

      Eliminar
  17. Há umas estantes de madeiras feitas por medida e as prateleiras parecem troncos de árvores cortados na vertical. As prateleiras são compridas e têm luz "escondida" horizontalmente. Parece uma obra de arte Palmier! Fica lindo num ambiente mais requintado tal como num ambiente mais clean. Eu morro de amores por esse tipo de estantes.

    ResponderEliminar
  18. Há anos, numa qualquer edição digital da Máxima Interiores, vi as fotos da casa de um qualquer arquitecto com umas estantes, tão mas tão excepcionais, que ainda hoje são a minha referência no que vou querer um dia que me meta em obras.
    Queria partilhar, mas há tanta coisa na máxima que não consigo agora encontrar. Tentarei descrever o melhor possível:
    Se a memória não me falha, ocupavam uma extensa parede na totalidade, mas possuíam portas sem qualquer puxador, o que iludia qualquer um que desconhecesse a existência da estante, passando perfeitamente pelo pormenor arquitectónico de uma parede forrada a madeira.
    Esta seria, de um tom médio, talvez cerejeira ou carvalho, não recordo.
    Parecida com a que aparece aqui, mas ainda melhor. Se bem me lembro também tinha esta "divisão quadriculada" mas a direcção dos veios da madeira intercalavam-se, ora na horizontal ora na vertical, o que lhe dava um elevado interesse e sofisticação. Acho que com estantes ocultas nunca se erra.
    http://www.maximainteriores.xl.pt/decor/interiores/1004/casas/100.shtml

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos 2, Palmier.
      Os livros são das decorações mais bonitas numa casa.

      Eliminar
    2. Já passei por uma longa fase em que estava convencida que também gostava de ver os livros. Mas quando parece que não se tem "casa que chegue" para tanto livro, (juro que por aqui até existem livros na despensa, dentro de contentores herméticos de plástico, tão pesados que mal os consigo mover)...
      Pode sempre fazer uma estante híbrida, semi-oculta, deixando algumas das "quadrículas" sem porta, podendo assim ter alguns livros e outras peças em exposição.

      Eliminar
  19. Cuidado, estás a ficar como o teu pai! "Eu gosto de ver os livros"....
    Já te estou a imaginar a meio da noite a abrir e a fechar as portas da estante para tirar livros, olhar, folhear e torná-los a pôr no lugar.
    Também não sei para que é que sublinhas os livros como o teu pai? À velocidade a que eles se vão acumulando nunca vais ter tempo para rele-los.
    Faz como eu, deita fora depois de ler!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahhahahhahahahhahahahhahahahhahahhahahahhahahahha
      Estás doida? A assumir publicamente o teu desapego pelos livros?! Vais ser blogo-trucidada!

      Eliminar
    2. Não é, de todo, uma má ideia, a de Maman de Palmier.
      Para além de ser um acto de desapego material, conceito muito cultuado e tido como elevado, ainda existem formas bem imaginativas e giras de "deitar fora" os livros, seja deixando-os em espaços públicos para que cheguem às mãos de novos leitores, seja doando a n organizações possíveis.

      Eliminar
  20. E fazer a estante em alvenaria? Não pode mudar as prateleiras mas fica com o problema da decoração resolvido. A ser em madeira, já pensou em nogueira? É uma cor bonita e, na minha opinião, fica igualmente bem num estilo mais clássico ou tradicional como mais contemporâneo e até mesmo minimalista. Boas inspirações!

    ResponderEliminar
  21. Esta é difícil, acho que e tendo a consideração o tamanho faria com que a estante quase não aparecesse o que implica que poderá não ser de madeira? De qualquer maneira optando por madeira deverá ser igual à das aduelas e portas para que exista um fio condutor?! Não sei?
    Ás vezes (quando tenho que os limpar, tarefa que não confio à minha secretária do lar) quase que concordo com a sua maman mas depois...não consigo e dou comigo a fazer o mesmo que o seu pai, abro tiro folheio vejo as notas e sublinhados da minha maman, papá, avó, avô e por aí fora e pronto não dá!

    ResponderEliminar
  22. Branca! Não compromete e deixa os livros serem o centro das atenções! É muito grande para ser de madeira... torna o ambiente pesado!

    ResponderEliminar
  23. E tem mesmo que ser uma estante em madeira. Eu já vi estantes feitas num material (não sei qual) que se confundia com as paredes da sala. Sempre que pintam a sala pintam tb a estante e assim fica sempre bem.

    ResponderEliminar
  24. Eu gosto muito desta: https://pt.pinterest.com/pin/533324780850137217/visual-search/?x=94&y=60&w=376&h=240

    ResponderEliminar
  25. E esta: https://pt.pinterest.com/pin/533324780851353959/

    ResponderEliminar
  26. Tem de copiar e colocar diretamente na barra do http...agora tb só consegui assim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo assim não dá. O Primeiro link fica sempre a rodar e o segundo diz que não foi possível encontrar a página...

      Eliminar
    2. E por aqui, consegue?:http://www.architectureartdesigns.com/buddys-house-a-truly-modern-home-by-sergey-makhno-in-ukraine/
      Buddy’s House by Sergey Makhno

      A estante fica por trás das escadas.

      Eliminar
    3. E esta? http://onekindesign.com/2015/03/21/fabulous-contemporary-renovation-to-victorian-home-in-australia/

      Eliminar
    4. A primeira é muito gira (na verdade é praticamente igual à minha actual), mas acho que desta vez a queria mais clara...

      A segunda também é gira, mas a pintura lacada não funciona com o sistema de ranhuras que quero fazer... estive a ver aqueles aglomerados de madeira (ou é madeira mesmo, não sei bem) que formam umas riscas na espessura, e acho que era uma possibilidade. Iluminar a estante também me parece importante.

      Eliminar
    5. Não encontro nada de jeito na net, mas é esta madeira:

      https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/53/4a/14/534a140fcd19b4993a92ed556f412beb.jpg

      Eliminar
  27. Muito gira a sua madeira :)
    Eu confesso que ando fã dos móveis pretos para contrastar com o branco e a madeira natural.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)

      (pois, eu como já os tive nos últimos 10 anos, agora apetecia-me outra coisa :D)

      Eliminar