terça-feira, 26 de junho de 2012

Como é que se resiste a isto?

Hoje filha estava diabólica. Esse estado não é nada normal em filha. Filha é quase sempre muito (MUITO) dócil e tranquila. No entanto, como qualquer regra comporta a sua excepção, filha hoje tirou o dia para mostrar o seu mau génio. Embirrativa, teimosa, choramingona... Um daqueles dias.
Quando lhe disse para ir lavar os dentes, pôs-se a engonhar, foi fazer outras coisas, a fingir que não ouvia... às tantas, foi-se-me a paciência. Disse-lhe que se estava a portar mal e, como castigo, não lhe lia a história antes de dormir (bem sei que, para ela, esse é um dos piores castigos que lhe posso dar). Mudou de imediato de atitude e genuinamente arrependida, iniciou o seu pedido de desculpas:
- Desculpa imenso, mãe. Desculpa imenso, por favor...
Ora eu já tinha dito que não ia ler e, como tal, (dizem os livros) não era suposto voltar atrás.
Expliquei-lhe que desculpava mas que ainda estava um bocadinho triste com ela. Que amanhã ia poder portar-se muito bem e que, aí sim, eu ia ler a história. Mas hoje, não. Hoje tinha-se portado mal com a Mia (empregada), comigo, com o mano e até com a Pandora (vulgo pequena Cutxi)... 
Filha ouviu-me com muita atenção e, tentando defender-se, disse-me:
- Mas mãe... também dei muitos abraços à Mia, ao mano, a ti, à Pandora... 
E, de seguida, querendo dar mais ênfase àquilo que fez de bom, concluiu:
- ... e até a mim própria!

6 comentários:

  1. Que amor!
    Eles têm dias assim; conta-lhe amanhã pela manhã, no carro, uma história assim do nada!
    Um beijo para as duas que sei (acho) que também deves de estar de orelha murcha por teres tido que manter o castigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tadinha... é tão fofa! Hoje já acordou bem disposta. Foi passear para o jardim que, esta semana, não há aulas :)))

      Eliminar
  2. Eu cá ficava toda derretida e lia-lhe um livro inteiro... Fofinha...

    ResponderEliminar
  3. Além da piada da miúda - já te disse que tens a linhagem garantida - há outra coisa gira: a pequena Cutxi ladra e a empregada Mia, ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahhahahahaha é o diminutivo que filha lhe inventou ;))))

      Eliminar