terça-feira, 22 de julho de 2014

Não pecarás por pensamentos palavras e obras

Acho que, num dos meus raros momentos de lucidez, percebi, finalmente, a razão de ser desta minha inquietação com o Espírito Santo Salgado. Trata- se, conforme realizei, de uma preocupação genética, uma vez que já a minha avó sofreu deste mal que agora me perturba. É verdade… tempos houve em que, na cidade onde a minha avó vivia, existiu um Padre, de seu nome Salgado, que, pelo seu aspecto tísico-romântico provocava pensamentos pecaminosos nas senhoras virtuosas que assistiam embevecidas à missa de Domingo. Esses pensamentos eram passados a palavras na confissão que ao Padre faziam e que o mesmo perdoava com o poder que o Espírito Santo lhe conferira. As senhoras sentiam-se felizes com o homem que ia ao leme do rebanho e teciam rasgados elogios à forma como distribuía irmãmente a palavra do Senhor.
No entanto, contava a minha avó, que, a certa altura, uma certa senhora da terra, cansada do marido e de pecar por pensamentos e palavras confessadas, passou-se para outro nível e resolveu pecar por obras partilhadas com o Senhor Padre. A partir daí o Padre deixou de ser o mesmo, apresentava-se prazenteiro na missa e a elevação com que costumava quase declamar a homília, passou a tornar-se uma pressa, pois que urgia pecar e perdoar as obras de uma virtuosa especial. Ora, as senhoras gostavam do Senhor Padre, que era um bom padre, mas aquele desprendimento com que agora tratava a luz do Espírito Santo, deixou-as estarrecidas. Parecia impossível! Não podiam ser complacentes com tamanhas irregularidades! Temendo que os rumores da situação se alastrassem, pondo em causa não só a reputação de todas as senhoras, como o número de presenças na Igreja de Santa Maria face à sua concorrente directa, Igreja de São José, resolveram então convocar uma reunião de cúpula da família cristã daquela cidade, para tomar as medidas necessárias que levassem ao afastamento daquela pouca vergonha que lhes era dada a assistir.

Dispenso- me de contar as razões que levaram à expulsão do Padre Salgado, conhecido como “O Último Padre Tísico-Romântico”, para outra freguesia e a virtuosa senhora a mudar de cidade com o marido, porque o que importa aqui é o facto de ter descoberto a razão de ser desta minha inquietação. Sinto-me agora bastante mais tranquila. É que, afinal, trata-se apenas e só de uma inquietação de família.




12 comentários:

  1. Cuidariam padre Salgado e senhora pecaminosa que o povo ede mais senhoras suspirantes, fossem coniventes com um serviço dominical celebrado em "cima do joelho"? Que pecasse sim, mas nunca descurando a sacralidade dos ritos dominicais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo menos um serviço dominical em cima do joelho! E depois... escolher assim uma Delfina (será o feminino de Delfim?) por entre tantas aspirantes, é evidente que ia dar mau resultado! :DDDDDDDD

      Eliminar
  2. Concluímos que, afinal os Salgados não são lá muito católicos ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhahahhahahhahahhahahhahahahahahhahahahhahahhahahahhahaahahhahahahahahahahahahahaha
      Acho que sim, MD, acho que pode ser essa a conclusão! :DDDDDDDDD

      Eliminar
  3. E já que estamos em maré de salgados, parafrasearei ( ai que palavra difícil..) o Pipoco Salgado, com o mesmo espirito de originalidade, profundidade e oportunidade : Tudo Está Bem quando Acaba Bem.!!!!!
    Beijinhos, boa semana
    ámen

    ResponderEliminar
  4. É que nem se atreva de parar por aqui com as aventuras do “O Último Padre Tísico-Romântico”!!!! Há ainda muito que expiar nessas razões que levaram à expulsão do Padre Salgado e das quais quer dispensa. Confesse minha querida, confesse. Que a confissão liberta. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)))))))
      Um dia destes o último padre tísico-romântico faz um come-back e a confissão será levada às últimas consequências! :DDDDDDDDD

      Eliminar
    2. Secundo as palavras da Mep; que é lá isso?
      Já que o dito padre pecou por palavras e actos, não queiras tu Palmier pecar também por omissões.
      :DD

      Eliminar
  5. Ah ah ah! Eu cá acho inadmissível que um Padre Tísico-Romântico, de seu nome Salgado, não chegue para todas! E pior: que não mantenha a regularidade, fazendo com que não cumpra as suas obrigações...

    :D

    ResponderEliminar