domingo, 9 de outubro de 2016

Oh Magos da Química, venham até mim!

O meu filho está a estudar química - 8º ano - e apresentou-se-me com uma dúvida à qual respondi - depois de me pôr a ler o livro com muita atenção- mas sem ter a certeza que estou a responder bem, por isso agradecia que vós, os sabedores desta ciência oculta, me descansassem e me dissessem que não o estou a enganar. Ora a questão era muito simples:

- Se as moléculas são constituídas por átomos, por que razão aquelas são consideradas uma unidade estrutural?

E então eu li, li, li e encontrei uma explicação que me pareceu bela e até poética mas que, lá está, não tenho a certeza de estar certa: Os átomos correspondem ao alfabeto e as moléculas às palavras do dicionário. Apesar destas segundas serem constituídas pelas primeiras, têm uma existência autónoma. As letras do alfabeto sempre que ligadas de determinada maneira têm um determinado significado. Tal como as moléculas.

Mas depois o meu filho tirou-me o computador e disse, arrasando todos os meus esforços:

A minha dúvida é: Se os átomos são unidades estruturais e as moléculas são constituídas por átomos, por que é que as moléculas são unidades estruturais também? A explicação da minha mãe não me esclareceu nada, por isso agradecia que me respondessem rápido, visto que tenho teste na 3ª feira.

58 comentários:

  1. Tanto os atomos como as moléculas são unidades estruturais. Só que as moléculas podem ser constituídas por átomos diferentes (por exemplo a água, hidrogénio e oxigénio). Mas tmb tens matéria so constituída por átomos (diamante - atomos de carbono). Ja n tenho química há muitos anos. Mas n sei se é por aí... ou então não estou a perceber a dúvida :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas a dúvida dele é exactamente essa: Se as moléculas são constituídas por átomos, por que razão estes não são as unidades estruturais daquelas... :)

      Eliminar
    2. Hmmmm.. porque basicamente podes ter uma molécula constituída por 3 átomos imagina. Mas a matéria é constituída por 5 moléculas dessas. Portanto a unidade estrutural daquela matéria é AQUELE conjunto de atomos que formam UMA molécula mas a matéria em si é formada pelas 5 moléculas... nao sei se me expliquei bem. XD

      Eliminar
    3. !Sou eu que tenho a dúvida¡ Essa resposta não faz sentido (acho eu) 0porque se a matéria é formada por 5 moléculas, cada uma formada por três átomos, então a unidade estrutural é o átomo e não a molécula, e a matéria é formada por 15 átomos!

      Eliminar
    4. Folha de papel, errado, porque 15 átomos organizados aleatoriamente é algo bem diferente de 5 moléculas com 3 átomos cada com organização específica e ligações particulares. Daí a matéria ser a unidade estrutural da matéria e os átomos a unidade estrutural da molécula.

      Eliminar
  2. Mas se o teste é só na terça e hoje é domingo...

    (meu bom e excelente Folha de Papel, dou-lhe a resposta se me conseguir dizer em menos de dois minutos quem marcou os sete golos quando aviámos sete a um ao Benfica)

    (quid pro quo...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mário Jorge (15' e 68'); Manuel Fernandes (50' 71' 83' 86') Vando (59') Meades (65')

      Eliminar
    2. Só interessa quem marcou os nossos. E há um lapso...

      Eliminar
    3. A minha mãe estava a ditar, e eu logo disse que esse Vando tinha um nome muito estúpido pra ser do Sporting mas a minha mãe mandou-me escrever... e o Meade só tem "S" porque o meu dedo escorregou...

      Eliminar
    4. Ahahahhahhahahahahhahahahhahahahhahahhahahahhahahahhaha

      Eliminar
    5. Bem, bem, considerarei certa a resposta.

      (de onde se prova que não pode acreditar em tudo quanto lhe diz a Senhora sua mãe...)

      Eliminar
    6. Meu caro Folha de Papel, podemos definir "unidade estrutural" como o menor conjunto eletricamente neutro de que é feita a matéria. Se a matéria a que nos referimos for "diamante", então a unidade estrutural é o átomo de carbono, que forma a matéria sem se combinar com outros elementos. Por outro lado, se a matéria for "butano", o gás de garrafa que se usa em casa, a unidade estrutural é uma molécula com dezasseis átomos (neste caso C4H12).

      (creio que sua dúvida tem a ver com o léxico, neste caso não pode assumir que a unidade estrutural é indivisível)

      Eliminar
    7. Neste caso, molécula, não pode assumir que a unidade estrutural é ----> divisível, certo?
      Ou seja, se dividirmos a molécula BUTANO, não temos butano. Temos, na minha teoria das palavras, Bu e Tano, mas não temos butano.

      Eliminar
    8. Exactamente. Podemos combinar os átomos que formam o butano (carbono e hidrogénio) com outros elementos e formar novas unidades estruturais.

      Eliminar
    9. O tio pipoco é o maior. :D explicou mesml bem.

      Eliminar
    10. Ok. Ele agora passou para as Ciências da Natureza. Daqui a um bocado já lhe digo para vir ler as explicações :)

      Obrigada

      Eliminar
    11. Não tem que agradecer.

      (mas veja lá isso de o rapaz não saber na ponta da língua quem marca os golos nos jogos do Sporting)

      (isso sim, merece ser estudado ao domingo...)

      Eliminar
    12. Tio Pipoco, Tio Pipoco, isso passou-se em 1986... (Acho que eles dão essa matéria nas aulas de História quando falam do Mesolítico :DDDDDDDDDD)

      Eliminar
    13. é só um preciosismo pouco relevante para a dúvida em questão mas, sendo um butano um alcano de fórmula genérica CnH2n+2 a sua fórmula deverá ser C4H10

      Eliminar
    14. Certissimo. Parto sempre de metano e vou acrescentando os H. Enganei-me nas contas...

      Eliminar
  3. É só uma forma de simplificar as coisas. Se tens um conjunto de átomos que formam uma pequena molécula no entanto uma matéria específica é formada por um conjunto de 5 moléculas a unidade basica dessa materia são os três atomos. É a estutura base dessa matéria. :) mas eu aconselhava a procurar a professora amanhã e ir tirar essa dúvida diretamente :D

    Basicamente o atomo e a molecula sao os dois unidades estruturais. No entanto como existe matéria bastante complexa é mto mais facil falar em moléculas que em átomos. :)

    ResponderEliminar
  4. Os átomos são também unidades estruturais porque são constituídos por electrões e coiso e tal.

    ResponderEliminar
  5. Ó pah eu vim até ti, porque percebi no titulo Maguns e como disso eu percebo, avancei!!

    Afinal é sobre química? buaaaaaa isso não entendo patavina :)

    Talvez aqui apareça algum Mago boa sorte :)

    ResponderEliminar
  6. Isto atormenta-me. :)

    Existe matéria como o diamente que é só formado por carbono e esses átomos organizam-se de uma determinada maneira. Para o diamante a unidade estrutural é o átomo. Podes pesquisar no google como é formado o diamante.

    Já a água é formada por milhareeees milhoooesss de um conjunto determinado e específico de associações de dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio. H2O. Mas a agua só é agua por ter esses tres atomos juntinhos. Se tivessem todos espalhados ja n era agua. Era outra coisa qlq. Os tres atomos juntos formam a unidade base da agua e portanto essa molecula é a unidade estrutural da água.


    Eu tenho um grave problema. Não descanso enquanto n arranjo uma resposta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, então a minha resposta abecedário vs palavra está certa :D

      Eliminar
    2. Para que a palavra, por exemplo, "água" signifique água, tem de agregar aquelas letras, daquela forma, caso contrário se escrever guáa tenho as mesmas letras -átomos - mas já não tenho lá água - molécula. Tenho outra coisa qualquer :D

      Eliminar
    3. Exactamente. :) no entanto isto vai mais além. Porque a base da matéria da agua é o tal H2O junto daquela forma. Não de outra. Não podemos ir mais ao detalhe ao H e ao O individual porque se multiplicares esses átomos não vai dar agua vai dar um monte de hidrogénio e de oxigénio. No entanto podes multiplicar a molecula de H2O e vais ter agua :)

      Eliminar
  7. Classificação das substâncias em função das unidades estruturais

    Substâncias atómicas - são aquelas que são formadas por átomos;
    Substâncias moleculares - são aquelas que são formadas por moléculas;
    Substâncias iónicas - são aquelas que são formadas por iões.

    O exemplo da água é bom para demonstrar que a sua unidade estrutural são associações de átomos que formam moléculas. No caso do diamante, a unidade estrutural são átomos de carbono, e no caso do sal, o cloreto de sódio, as unidades estruturais são iões. Não podemos considerar no caso da água que a sua unidade estrutural seja simplesmente átomos, porque os átomos por si só não formam água. Quando uma substância é constituída por átomos de várias espécies, dizemos que a sua unidade estrutural são as moléculas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como as letras, se as atirarmos ao molho para cima de uma folha, também não formam palavras. :)

      (ele agora está a estudar CN. Daqui a um bocado já vem ver as explicações. Obrigada :)

      Eliminar
    2. A resposta do Manuel está corretíssima. A unidade estrutural é aquela que se repete na substância, pode ser átomo, molécula ou ião.
      Os átomos que constituem as moléculas estão ligados quimicamente entre si, não é o mesmo que um conjunto de átomos. O2 é diferente de 2O.

      Eliminar
    3. Muito bem explicado Manel Mau-Tempo! embora seja de química, acho que vou recorrer a si, quando chegarem as dúvidas existenciais do meu!

      Eliminar
  8. Pipoco, já que está em modo explicador, diga-me por favor qual é o sentido da vida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se souberes quem marcou aquele golo contra o Benfica na época 1911/1912, aquele com efeito que foi contra a barra e depois entrou, talvez tenhas sorte :DDDDDDDDDD

      Eliminar
  9. mas o teu filho já anda na faculdade?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :DDDDDDDDDDDDDD

      (bem sei que se passa qualquer coisa num hotel com o Cão de Loiça e Vendredi, mas eu estou tão constipada e com o cérebro tão lento - para mais a ter de pensar nestes difíceis assuntos da química - que ainda não consegui desvendar todo o enredo! Mas tenho esperança! Eu hei-de conseguir!)

      (se percebi isto dos átomos e das moléculas!... :DDDDDDDDDD)

      Eliminar
    2. nada de grave, Palmy. na verdade, comparado com esses problemas de átomos e se Deus existe, etc., etc., etc., esta minuscula arranhadela da enjoada da Vendredi à minha pessoa, esquecendo que eu sou Doutora, Engenheira ou Magnífica, e não uma qualquer Donazeca. quero ver se me livro dela de vez. descobre lá isso da metafisica dos atomos e mandamo-la para o buraco negro :))))

      Eliminar
    3. Já estou a imaginar Vendredi a voar numa espiral quântica em direcção ao vazio! Vai ser épico! :DDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  10. Com a idade do Folha "simplifiwuei" esse tema da seguinte forma: a molécula é a unidade mais pequena em que determinada matéria se pode dividir sem perder a sua identidade. A molécula, por sua vez, pode dividir-se em átomos, mas se se dividir deixamos de ter molécula de ...(a matéria em causa)..., para termos um grupo de átomos (ou outra matéria diferente).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fogo, Mi... também tu, que és do meu curso, és uma Maga da Química?!

      Sou só eu que tenho dificuldade em pensar nestas coisas?! Que grande humilhação! :DDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    2. Claro que não sou maga! Então eu não te disse que é uma visão simplificado de quem só teve dois anos de físico-química, ainda por cima nos late 80's!

      Eliminar
  11. Cadê a Nê?
    Depois da resposta de tio Pipoco, quando exmo. Folha de Papel tiver resultado do teste, se não for inconveniente, partilhe. Por aqui desejamos boa sorte a Folha de Papel (e muito estudo, que isto da sorte sem trabalho não se vai lá.)

    ResponderEliminar
  12. Palmy, já está aqui respondida a questão. Mas como eu gosto de dizer coisas, vou dizer mais uma:

    Uma unidade estrutural é uma unidade estrutural "de qualquer coisa". Por isso as unidades estruturais não são todas iguais. A tua explicação das letras e das palavras está perfeita, quanto a mim.

    Mas talvez ele goste deste outro exemplo: a unidade estrutural de uma equipa de futebol é: 11 jogadores, cada um na sua posição. Embora 1 único jogador, qualquer um deles, seja também uma unidade estrutural, uma a que podemos chamar "unidade estrutural humana", ou seja, ambos a equipa de 11 jogadores e o jogador sozinho são unidades estruturais, mas de coisas diferentes.

    Boa sorte, Folha de Papel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De certeza que ele vai gostar muito mais da tua explicação! :D

      Obrigada

      Eliminar
    2. que explicação fantástica!!!! Agradeço-lhe também.

      Eliminar
  13. Já é tarde e o teu pai já está a dormir, mas isso não era uma daquelas perguntas que o teu pai poderia explicar ao neto e o neto ouviria embevecido a explicação?

    ResponderEliminar
  14. Carrisima Palmier passo aqui algumas vezes e agora entrei nisto dos blogs qual unidade estrutural se me permite e como já responderam á questão gostaria apenas de dizer que gosto do seu chapéu já as botas se calhar deixamos isso para outra ocasião mais oportuna.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senhor Ministro?!

      Não me diga que se converteu à monarquia!

      Eliminar
    2. Ora caríssima a politica está para além do meu alcance prefiro outras coisas mais requintadas.

      Eliminar
    3. Dra. Palmier, pode explicar-me o que é isto?!

      Eliminar
    4. Não sei Senhor Ministro! Será um sósia?!

      Eliminar
    5. Por favor sou Visconde nada tenho que ver com politica, meus senhores, minhas senhoras tenham calma.

      Eliminar
  15. Acabei de me aperceber que não devia ter cabulado a FQ no 9º ano. Depois fui para as humanidades e não tive que me preocupar mais com o assunto.

    ResponderEliminar