segunda-feira, 16 de novembro de 2015

A forma como as televisões se apropriam destas tragédias é absolutamente doentia

Parecem uns abutres famintos.


17 comentários:

  1. Infelizmente é verdade, e parece que é um mal geral! Li há pouco um depoimento de alguém que vive no Dubai, e queixava-se do mesmo, a ponto de desligar a TV! Eu ontem a certa altura fiz o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que uma coisa é informar (e todos queremos ser informados), outra coisa é mastigar pedaços de informação (muitas vezes escassa) com inúmeros entendidos em coisa nenhuma, até a conseguirem banalizar aquilo que não é passível de ser banalizado! Caramba... até é ofensivo...

      Eliminar
  2. Enquanto o PR não lhes atirar milho para debicarem noutro lado, vampirizarão as chacinas até à última nano-particula de alento. Já não interessam as mortes no mar, as quedas dos coligados, a arrogância do quéfrô, a megalomania da liliputiana... Enquanto houver cheiro a sangue, mesmo que putrefacto, toca de apiranhar, porque quanto pior , melhor.

    ResponderEliminar
  3. Eu que acompanho os jornais online, já desisti. Só olho para os jornais franceses.
    Ainda ontem, num meio de comunicação português qualquer a falar num tiroteio, o filho na escola, o marido a conduzir em "île de France", felizmente já estava com calo dos dias anteriores, fui aos jornais franceses, nada...

    ResponderEliminar
  4. E as imagens senhores! Mas aquilo, a dado ponto, traz algum valor acrescentado???! P mim é só morbidez.

    ResponderEliminar
  5. Ao menos não se vê o portas+o pedor+o costa e o outro!! lol
    Acho que nunca vi tantos canais de tv por fibra como agora :) as minhas series preferidas, mentes criminosas, arrow, csi e por ai fora.

    ResponderEliminar
  6. Li em qualquer lado que os media franceses tentaram limitar ao máximo as imagens de tudo aquilo, passando apenas informações relevantes. Em Portugal montou-se um circo, como de costume aliás, sempre que acontece uma desgraça.

    ResponderEliminar
  7. Doce Palmier,
    A mediatização do terrorismo, designadamente no que toca à atenção dispensada à identidade dos criminosos, concede importância e "tempo de antena" a almas mortas, que deveriam nunca ser lembradas. De alguma forma, ecoa a necessidade de "aparecer" de outros fundamentalistas, que pretendem "deixar marca". (Assemelha-se ao efeito que as notícias de incêndios florestais, acompanhadas de imagens dantescas, provocam em pirómanos.) Seria tão importante fazer uso da contenção e do bom-senso.
    Bom dia,
    Outro Ente.

    ResponderEliminar
  8. Experimente ver a RTVE ...!!!! INVENTAM factos

    ResponderEliminar
  9. Dizia Lucy Peper (http://observador.pt/opiniao/nos-todos-somos-os-relacoes-publicas-dos-terroristas/) que de cada vez que inundamos as redes sociais com notícias, fotos e status relativos ao que se passou, quando iniciamos discussões violentas, extremamos posições e radicalizamos, estamos a fazer o papel de relações públicas dos terroristas, espalhamos/exploramos o medo, a contra-informação... As televisões terão a sua quota parte de responsabilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mirone, acho q mais do q terem a sua quota de responsabilidade, têm é mm interesse nisto...

      Eliminar
    2. Interesse? Em vender, só se for, porque as pessoas acabam por querer estar informadas (mas possuir muita informação solta não é sinônimo de estar informado). Não me parece que tenham interesse em promover os terroristas, fazem-no inconscientemente.

      Eliminar
  10. Não parecem, são e nós estamos fartos de saber disso!
    Por isso lá em casa é comando na mão e desliga-se a televisão, ou põe-se música, ou vê-se um filme, ou um canal "estrangeiro", não temos de ficar reféns destes "terroristas" da desinformação que tratam a morte de inocentes como se de uma jogada de futebol (um penalty ou um fora de jogo) se tratasse com repetições em loop.
    Last but not the least, não quero contribuir para esfregar o ego àquelas bestas (os executores dos atentados) que quantas mais imagens daquilo que fizeram virem espalhadas pelo mundo inteiro, mais importantes se sentem.

    ResponderEliminar
  11. Esta coisa do "24 hour news cycle" inventada pela CNN e copiada pelo mundo todo é esgotante.

    O curioso é que passei grande parte do fim-de-semana a ver a TV5 francesa e a sobriedade deles era de um contraste assustador. Nunca deixaram de dar a notícia e debatê-la, mas não estavam 24 horas sobre 24 a passar imagens da tragédia...

    ResponderEliminar
  12. Concordo plenamente! Nos últimos dias não dá absolutamente mais nada nas notícias, e em todos os canais, a não ser o ataque que foi feito em Paris.
    Podem chamar-me insensível se quiserem, mas já não tenho paciência!! Foi uma grande tragédia, sim. É muito triste, sim. Mas 1 hora e meia sempre a falar no mesmo não!! Nós também precisamos de saber outras notícias, nomeadamente do nosso país.
    Por exemplo, aqui na minha zona houve um grande acidente de 5 jovens, que vinham da noite, o condutor acelerou o carro ate aos 200km e, não se apercebeu de uma rotunda, e o carro voou 50 metros e foi embater na estrada em baixo. Morreram 2 jovens, um com 19 anos outro com 20, e um está internado no hospital em coma induzido, os outros dois sobreviveram.
    Não houve sequer uma referência a esta notícia. Nada! E, na minha opinião, era bom falar disto, para que estes jovens parem de uma vez por todas de viverem com tanta pressa! Mas não. Vamos falar do terrorismo que é melhor coisa a falar! Odeio tv portuguesa!

    www.pensamentoseepalavras.blogspot.pt

    ResponderEliminar