quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Porque isto de ter um blog deve servir para alguma coisa...

Vocês, pessoas que percebem de coisas, ajudem-me!

O ecrã do meu computador é um Samsung para aí com uns três anos, não é dos mais pequenos mas também não é dos maiores (não faço ideia como se vê o modelo) e ia dando bem para o gasto. Acontece que eu estou cada vez mais cegueta e achei que, se tivesse um ecrã maior a minha vida podia tornar-se mais bela, podia ler os vossos blogs com mais alegria, as vossas letrinhas maldosamente pequenas iriam ser menos torturantes para os meus olhos velhos e cansados e, vai daí, pedi para me comprarem um ecrã maior. Na segunda-feira tinha aqui um ecrã novo à minha espera, um ecrã HP maior e, esperava eu, melhor. Esperava mal, como é bom de ver (ou, neste caso, acho que o adequado será dizer "como é mau de ver"). Passei dois dias terríveis, a mudar o brilho, o contraste, a definição (não posso passar para 125% porque me desconfigura alguns programas), a empurrar o ecrã para trás e depois para a frente e depois outra vez para trás, para e a chegar às cinco da tarde com uma dor de cabeça medonha. De tal forma que hoje fui, cabisbaixa, buscar o velho ecrã que, mal por mal, não me faz dores de cabeça. Só me causa aquele problema de ter de estar praticamente em cima dele, com a cara colada ao ecrã, como aqueles anciãos que conduzem em cima do volante. Ora, posto isto, pergunto:

Qual é o ecrã mesmo, mesmo fixe que devo comprar?



59 comentários:

  1. Respostas
    1. :DDDDDDDDDDDDDD
      Mas eu tenho óculos! As lentes são de Julho!

      (tenho uns óculos liiiiiiiiiindos! de tartaruga escura, redondos... opá são tão belos que poderia passar um dia inteiro a olhar para eles - mesmo sem os ver... que para olhar para eles teria de os tirar, como é bom de ver :DDDDDDDDDD)

      Eliminar
    2. Compra outros iguais,assim podes ter uns na cara p admirares os outros :D

      Eliminar

    3. E assim não tenho de olhar para o computador e fica o problema resolvido :DDDDDDDDDDDDD

      Eliminar

  2. Digo o mesmo que a Filipa e se já tens óculos mudar as lentes....(fala a voz da experiência)

    ResponderEliminar
  3. Isso depende de muita coisa. Pode ser um ecrã 16/9 e a placa do teu computador ser de resolução 16/10. Tens de ver a tua placa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mi... sabes que estás a falar chinês, não sabes?

      Eliminar
    2. E não estou a falar de dentes :)))))

      Eliminar
    3. ahahahhahhahahhahahhahahahhahahahhahahhahahhahahahahahhahahahaha
      É que já estava com medo que o computador me desse uma dentada! :D

      Eliminar
    4. Pede ao teu filho que ele explica-te.
      (Falaste com o informático antes ou escolheste o monitor sozinha, só porque te pareceu que era só uma questão de tamanho?)

      Eliminar
    5. Foi o informático que o escolheu... :(

      Eliminar
    6. Então retiro o que disse, ele sabe , seguramente, mais do que eu.

      Eliminar
    7. Compra um plasma e depois ligas-lhe o pc.

      Eliminar
    8. Pá... para ficar sentada na primeira fila do cinema? Vocês são muito más para as pessoas idosas, é o que é! :DDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  4. Este??

    https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSfORR985ympWfJrkp0Hb546Unp3Nq4Iit9FCqrVfAIBvIBuSwE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahhahhahahhahahhahahhahhahahahahahhahahhahahhahahhahahhahahhahahhahahahahahhahahahhahahhahaha
      Esse é capaz de dar... e daí não sei... :DDDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Ahahhahahhahahhahahhahahhahahhahahhahahhahahahhahahhahahhahahhahahha

      Eliminar
  6. A melhor coisa que podes fazer é:

    Arranjas um monitor ou uma televisão full HD (1920*1080), de preferência toshiba ou samsung!

    Posso dizer-te que tenho um samsung 16/9 de 22" a funcionar a esta resolução e é excelente
    Na outra saída da placa gráfica tenho uma televisão toshiba 16/9 72 cm full HD também na mesma resolução

    Em ambos os casos foi "plug and Play" ao contrário do muito temido "plug and pray"

    Claro que a televisão é mais para estar a jogar a alguma distâcia! Se tiver em cima dela troca-me a vista, por ser demasiado grande. Como monitor normal, de secretária, não te aconselharia nada maior que 24"

    Mas de qualquer forma quase todos os monitores são opímos, desde que os uses ao topo da resolução. Caso contrário, sobretudo nos TFT, começas a ver sombras brilhantes por trás das letras e indefinição de linhas, o que cansa a vista! So o teu monitor novo for full HD (deve ser) deves ter a placa gráfica a 1920/1080, caso contrário tens degradação de imagem!
    clicas com o botão do lado drt do rato no fundo do ambiente de trabalho e escolhes "propriedades" (win XP) ou "resolução de ecrã" e ajustas a resolução para estes valores. Podes também tentar outras resoluções para ver o efeito que têm na imagem do monitor (há quem prefira aguentar a degradação de imagem pelo que ganha em tamanho com resoluções mais baixas)

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou tentar fazer isso... não sei bem se vou conseguir... :/ é que isto é tudo um bocado chinês para mim :D
      (mas isso é nas definições avançadas? É que se for, já andei a experimentar várias opções e fiquei sempre com a sensação que as letras estavam desfocadas... )

      Eliminar
    2. tenta sempre as opções mais altas. letras desfocadas é por a resolução estar abaixo daquilo que o monitor está preparado!

      :)

      Eliminar
  7. Não serão os olhos que estão cansados? Visto que as lentes estão com a graduação actualizada... É só a Palmier que vê mal nesse ecrã ou toda a gente? Eu uso há algum tempo umas gotas para colocar nos olhos quando estão cansados, porque passo muito tempo ao computador e ficava cheia de dores de cabeça por causa disso. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não... no computador de casa, um portátil com o ecrã mais pequeno, não me acontece nada disto...

      Eliminar
  8. Agora percebo aquele vídeo dos pássaros... também não viu nada, pois não??

    Caso não consiga sozinha, peça ao senhor informático que lhe vá ajustar as resoluções do ecrã, sem ser directamente no ecrã mas nas propriedades do mesmo (clicar com o botão esquerdo em cima do ambiente de trabalho > propriedades >personalizar). Às vezes basta mudar a personalização (janelas, cores, etc). Se não resolver, compre uns óculos maiores!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahhahhahahahhahahahhahahhahahahhahahhahahahhahahahahahahhahahah
      Eu esse vi! Vocês é que vêm mal e não viram! :DDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    2. Ahahahahahahahahahaah!!!! Esta resposta dos pássaros está muito boa!!!!! Mas no começo vê-se bem, depois é que fica desfocado!!

      Eliminar
  9. Samsung. Dos grandes.

    Por aqui ninguém se queixa e é muito elogiado pelo Técnico de Segurança ;)

    ResponderEliminar
  10. Modelo é que não sei dizer. Nem as polegadas e pormenores afins.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estive aqui a investigar... e acho que já cheguei a uma conclusão :)

      Eliminar
  11. Eh pah .. não dá para pores a letra maior?? caredo essas modernices de resolução, hd, full hd e tudo acabado em ê.. também nao entendo nada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No word dá, mas há programas em que não é possível aumentar... :/

      Eliminar
  12. Eu tenho um Samsung e não quero outra coisa (está com a resolução 1920/1080), depois quando quero aumentar as letras, faço Ctrl + roda do mouse e aumento. Para diminuir, a mesma coisa (ctrl + roda do mouse no sentido inverso). Ah e tenho sempre as definições do browser para abrir a última sessão, ou seja, como tenho sempre quatro ou cinco janelas abertas, ponho nos tamanhos que quero e fecho na boa tudo, para no dia seguinte, quando abrir o browser, ter tudo como deixei. É uma solução um bocado tosca, mas funciona muito bem para a minha miopia :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Mac, acho que o problema é mesmo o ecrã HP... agora puseram-me aqui um Samsung de uma colega, para experimentar, e é mil vezes melhor!

      Eliminar
  13. As mães sabem tudo!
    1º levanta o ecran do computador para que não fiques com o pescoço dobrado ao olhar para ele.
    2º faz ctrl + e as letras vão aumentando para o tamanho que te convém, claro que ctrl - faz o contrário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Mãe :D
      isso ajuda mas o Ctr+ e- não funciona em todos os programas... há uns que ficam todos desconjuntados :D

      Eliminar
    2. Maman comprova que percebe de gadgets e de computadores :DD

      Eliminar
  14. Mais um esclarecimento para o caso de não teres deduzido: Com lentes progressivas ao olhares de cima para baixo para o computador estás a ver ao perto com as lentes de ver ao longe, além de que o pescoço dobrado também provoca dores de cabeça.

    ResponderEliminar
  15. Não consegui perceber qual era mesmo o problema. as letras aparecem "desfocadas" ou pequenas? Penso que, qualquer que seja o monitor, dificilmente não estará a cumprir o seu propósito; por isso, deve ser um problema de configuração (se for acho que posso ajudar) ou então, como já foi dito, o problema é mesmo os óculos. Mas queria perceber melhor o problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok. Já estive aqui com o informático e vou tentar explicar o que eu percebi do "informatiquês" :D
      Acho que o problema é mesmo do ecrã HP, uma vez que - e isto foi o que ele me explicou - os "frames" da imagem que nos aparece no ecrã muda mais rapidamente no HP do que Samsung e o efeito que isso provoca (pelo menos nos meus olhos) é a sensação de não conseguir focar (um bocadinho como a roupa às riscas fininhas na televisão, que a imagem fica a "bater"). Entretanto puseram-me aqui o ecrã Samsung de uma colega, para experiência, e, sendo da mesma gama de preços, é, de facto, mil vezes melhor.

      Estou a fazer sentido?

      Eliminar
    2. Perfeitamente.
      É tipo aquela cena do vestido azul que afinal era castanho, certo?

      Eliminar
    3. Ahahahhahahhahahhahahhaahahahhahahhahahhahahhahaahhaahhahahahahahahahhahaa
      Não há respeito pelo péssimo estado dos meus olhos, é o que é! :DDDDDDDDDDDD

      Eliminar
    4. (ah, e o Samsung é LED e o outro não... whatever that means... para além disso o HP tinha imensos reflexos e este tem um "baço" muito mais agradável :)

      Eliminar
  16. Respostas
    1. :)

      (o informático disse-me que, se eu quisesse comprar um da Apple ele me conseguia pôr a correr os programas do Windows sobre o Apple mas... e há sempre um mas... tenho cá as minhas dúvidas que todos os programas corram impecavelmente desta forme e... também há sempre um "e" :)... não me sentiria bem em ser a única na empresa a dispor de um computador manifestamente mais caro... )

      Eliminar
    2. Eu tenho Apple com Windows instalado e funciona tudo impecavelmente. A imagem é excelente. De facto é mais caro e admiro o cuidado.

      Eliminar
  17. Doce Palmier,
    Os monitores hp, caso estejam devidamente configurados - e a seu gosto -, têm boa qualidade. Sugiro que peça ao seu técnico que lho configure na opção "deixar o win decidir o que é melhor". Na pior das hipóteses, chame a ACT...
    Boa tarde,
    Outro Ente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum... admito que existam HP que funcionem bem (e olhos menos sensíveis) mas o dito informático esteve aqui comigo mais de uma hora e não conseguimos chegar a uma solução satisfatória. Com um Samsung que me emprestaram para teste a coisa está a correr muitíssimo melhor :)

      Eliminar
  18. Palmier, peça por favor que lhe devolvam o dinheiro das lentes de julho.ahahahahaha

    ResponderEliminar
  19. Palmy, não sei como lhe dizer isto, mas.... Acho que precisa trocar de lentes... e para progressivas! (que não sei se já usa) ;-)
    Se quiser pudemos falar um bocadinho sobre o assunto... Há lentes que melhoram a visão na distância intermédia, aquela que usamos para os monitores.
    Não ganho viagens, mas dou uns toques sobre o assunto... lol
    (Já o pus, finalmente, no sítio. Ficou muito, muito giro. Obrigada, mais uma vez! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tenho lentes progressivas... e fui hoje ao oftalmologista... há uma pequena diferença nas lentes mas não o suficiente para me fazer dores de cabeça, aliás, o médico passou-me a receita mas disse-me que achava que não se justificava mandar fazer uns óculos novos já, já, já... para esperar mais um bocadinho.
      (já tive um desses óculos só para o perto/meia-distância, mas depois esquecia-me de trocar e usava-os também para ver ao longe. Os progressivos perto/meia/longe são bem mais práticos :)

      (ficou bué da nice :)

      Eliminar