quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Home alone

E depois o meu filho está a fazer as primeiras experiências de ficar em casa sozinho por períodos um bocadinho mais prolongados, e enquanto a hora não mudou a coisa até correu bem, afinal a luz do sol ajuda muito nestas coisas, mas agora às cinco e meia está um bocado para o escuro, breu mesmo, os barulhos tornam-se ligeiramente assustadores, para não dizer aterrorizadores e então ele liga-me em pânico, a perguntar onde é que eu estou, que está a ouvir qualquer coisa a chiar lá dentro, e eu digo-lhe para ir ver o que é, que deve ser a máquina de lavar roupa, ou assim, e ele pergunta-me se eu estou louca, que nem pensar que vai lá ver, e eu digo-lhe para acender as luzes todas, que está tudo bem, que pode ir, que está tudo fechado e que de certeza que um ladrão assassino não se ia pôr a chiar na cozinha, que nunca ouvi falar de nenhum caso de ladrões-chiadores, e ele diz-me que está com uma faca na mão a sair para as escadas, que dentro de casa é que não fica, e eu nem quero imaginar o susto que os vizinhos vão apanhar quando o virem na escada, armado com um facalhão.

(nota para a Comissão Nacional de Protecção de Menores: já telefonei à porteira para ir averiguar a situação)

39 comentários:

  1. Eheheh. Faz-me lembrar uma sobrinha, muito valentona, que me pediu para fazer voz de bruxa e contar histórias malucas num dia que a fui buscar para dormir cá em casa. Tal foi a minha performance que tive de voltar atrás porque tinha mudado de ideias e afinal queria dormir em sua casa. Eram seis da tarde, durante o mês de agosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahhahahahahhahahahahhahahahahahahahahahahahha
      Bem... já sei a quem não pedir ajuda numa situação destas... :DDDDDDDDDDD

      Eliminar
  2. Ahahahahahahahah e depois aparecia-lhe um ladrão e ele fazia exactamente o quê com a faca? :DDD estou mesmo a imaginar o rambo... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faço a menor ideia :D
      Descascava-lhe uma laranja? :DDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  3. Lol
    Coitado do rapaz.
    Eu tenho uma história desse género:
    Estava eu no princípio da adolescência e tinha ficado sozinha em casa com o meu irmão mais novo (ainda bébé) enquanto os meus pais sairam para um café próximo.
    Deviam ser uma 22/23h quando batem á porta e depois de dizer que não podia abrir a porta o homem continua a bater freneticamente e a "resmungar" para lhe abrir a porta.
    Entro em pânico e ligo para os meus avós que viviam duas casas ao lado, enquanto bato nas paredes para os vizinhos do lado a gritar por socorro...
    Depois de uns 5 minutos em pleno pranto lá apareceram os vizinhos e os avós que depois de me acalmarem lá perceberam que era o homem das páginas amarelas que queria entregar e levantar a antiga. Levou um raspanete de todos que não eram nem horas de bater à porta de ninguém, nem devia insistir de diziam que não podiam abrir.
    Nunca mais me esqueci disso e cada vez que batem á porta á noite pouco falta para ir de facalhão como o seu filho.
    Hoje em dia tenho um cão que não faz mal a ninguém, mas tem um ladrar de meter medo a qualquer ladrão.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pois... ele estava com pequena Cutxi... mas, lá está, com aquele ladrar fininho, não assusta ninguém :D

      Eliminar
  4. Tenho 34 anos e faria as mesmas coisas, lol.

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Ahahhahahhahahahhahahahhahahahhahahahhahahhahahha
      Que mariquinhas me saíram! :DDDDDDDDDDDDDD

      Eliminar
  6. Quando li, e falou na faca, pensei que fosse a brincar! Afinal foi mesmo a sério!! Espero que tenha passado e que o filhote ultrapasse a situação! Lembro-me de ter essa idade e ter medo de ficar sozinha! Escutava barulhos e via sombras no quarto á noite!!! Um beijinho para ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, era uma faca de fruta!
      Ahahhahahhahahhahahhahahahhahahhahahahahhahahahhahahhahahhahahahahaha

      (e sim, passou-lhe rápido. Não houve sequelas :)))

      Eliminar
    2. Essa das sombras também me lembro bem. Medooooo!! :-)

      Eliminar
  7. Nenhuma criança de 12 anos devia ficar sozinha em casa! É de uma profunda negligência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então a partir de que idade podem ficar sozinhos durante duas horas (e com três ou quatro telefonemas pelo meio)? Aos dezoito? Aos trinta?

      Eu, com doze anos, já ia para casa sozinha de autocarro... Coisa que os meus filhos não fazem, porque os tempos são diferentes e não me sinto tranquila. Agora, em casa, com a porteira no apartamento ao lado (e com a chave de minha casa), sempre à coca, não acho que seja, de todo, um caso de negligência ou, sequer, de risco. Tem doze anos, não dois...

      Eliminar
    2. Aos 7 anos, saía da escola primária, apanhava o autocarro e ia ter com a minha mãe ao emprego, na Av. República, Lisboa. É por estas e por outras que os putos hoje não crescem. O meu filho, o durão, só há bem pouco tempo, é que deixou de me pedir para ir com ele a qualquer outra divisão da casa. Vá-se lá saber porquê! Coisas....

      Eliminar
    3. Acho que é melhor não deixar os meninos sozinhos em casa antes dos 18.

      Saírem paa bares e discotecas podem, agora sozinhos em casa não.

      Olha, o meu tem 8 anos, e durante o dia, já lhe estamos a dar a responsabilidade de ficar sozinho 1 ou 2 horas. E tem corrido muito bem, ele pede para o deixar-mos o dia inteiro. Sabe que não pode abrir a porta, sabe os números de toda a gente e sabe o que fazer para sair de repente caso haja alguma coisa.

      Já fizemos a experiência de tocar à campainha e ele nem abre a porta nem responde.
      Acho uma estupidez casa tornarem cada vez mais as crianças infantis. As crianças também gostam de responsabilidade, aliás com o meu filho o facto de confiar mos nele, fez com que prestasse mais atenção à escola e ajuda mais em casa

      Eliminar
    4. O meu filho mais velho tem agora 13. Aos 6 já vinha sozinho da escola (é a 400 mts de casa). Desde os 12 que vem sozinho de autocarro, pois agora a escola é a 4 km de casa e, sim, fica em casa sozinho 3 tardes por semana desde o 6º ano. Não, não moro na aldeia, moro no Porto.

      Com tanta paranóia (não se pode deixar um rapaz de 12 anos sozinho????!!!!!), não estaremos a educar uma geração de tótós?

      Eliminar
    5. Pipocante Irrelevante Delirante5 de novembro de 2015 às 09:30

      Eu ficava sozinho... E nem telefone tinha... Ou porteira... Mas tinha a faca da manteiga e o cutelo.
      E ia para a escola... A pé

      Eliminar
    6. Concordo com a Palmier, se for um filho responsável (o que é de certeza) acho que não tem mal nenhum ficar sozinho em casa. Eu ficava sozinha em casa desde os 10 anos (tenho 21 neste momento) e penso mesmo que nunca corri perigo nenhum. Já se sabe, não se abre a porta a ninguém, não se enfiam dedos na tomada, não se pega fogo a coisas aleatórias, se houver fogo fugir de imediato e ligar para o 112... Acho que hoje em dia certas crianças são demasiado "atadinhas" porque nunca fazem nada sozinhas, são tratadas como bébés irresponsáveis até demasido tarde.

      Eliminar
    7. Enfim... a mim normalmente criticam-me por ser super-protectora (que sou)... mas há sempre uma primeira vez para me criticarem exactamente do contrário... :)

      Eliminar
    8. And the winner is......: ANÒNIMO DAS 00.16!O Perfeito criador de PANHONHAS. O Rei do TÒTÒZISMO! CONGRATULATIONS!!

      Eliminar
    9. Pipocante Irrelevante Delirante5 de novembro de 2015 às 10:34

      É preciso perceber que antes de 1997 não existia pedofilia, por exemplo. Só foi inventada depois. Os perigos hoje são muitos mais, muitos mais.

      (adoro os papás que levam o filhote à porta da escola porque o autocarro é um perigo, mas deixam os petizes ir prá naite sozinhos)

      Eliminar
    10. A minha filha fica, e tem 12. Não acho negligência absolutamente nenhuma. nenhuma.è muito mais desenrascada que amigas dela com 16 que tem mãe/pais como a senhora/or.

      Eliminar
    11. Aos 11 anos ia a pé da escola para casa, ficava a 20 minutos mais ao menos. De manhã a minha mãe levava-me mas à hora que saía (13h) eu ia sozinha ( com colegas) para casa. A minha mãe ia a acasa almoçar às 12 e deixava-me o almoço preparado.E lá ficava sozinha até às 17h quando ia buscar o meu irmão à escola primária (ficava atrás da nossa casa), às 18:30 chegava a minha mãe.
      Nunca houve problemas nenhuns. Colegas meus iam de autocarro para casa, sem dramas. Claro que os tempos mudaram. Não há negligência nenhuma em habituar as crianças a ficarem sozinhas em casa a partir de certa idade, pelo contrário.

      Eliminar
    12. Eu fiquei sozinha em casa desde os 10 anos (tenho 35) e ainda aqui estou.
      A minha filha (tem 16 anos) anda sozinha desde os 10...

      Eliminar
  8. Palmier num dos meus primeiros dias de babysitter a tempo inteiro dum bebe de meses, estava eu sossegadita no quarto ao lado, a criança a dormir, o berço acende a musiquinha e a luz com as estrelinhas e assim. Agarrei o piqueno, enrolei-o numa manta, meti-o dentro do meu casaco (o bebe sim) e sai pra rua (em chinelos e kispo e com o bebe dentro do kispo e enrolado na manta, estavam temperaturas negativas). Consegui chegar ao local de trabalho da mae da criança que se riu como uma perdida quando lhe contei... eu nao sabia mas o berço acende sozinho quando ha algum ruido minimo para "tornar a adormecer" a criança... eu acreditei piamente que eram fantasmas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahhahahhahahahhahahhahahhahahahhahahhahahahahha
      Berço-Star-Treck! :DDDDDDDDD

      Eliminar
    2. Errrr.... fantasmas. Pois. Hm. Manteve o emprego?

      Eliminar
    3. Anónimo sim. Alias os pais ate diziam entre piadas que confiavam mais em alguem que ate de fantasmas defendia o rebento :)

      Eliminar
  9. Palmier podes ficar descansada que eu trabalho numa Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e garanto que essa situação, só por si, não é motivo para abrir processo! :) Podes continuar a cometer essa "negligência"!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que alivio! Já me estava a ver ser arrastada pelos cabelos para tribunal! :D

      Eliminar
  10. Aos dez ficava em casa com dois irmaos mais novos e fazia batatas com bacalhau para o almoço dos meus pais.. obrigado meus queridos pais por não me terem feito uma panhonhas..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoas emancipadas são do best!!!! Pena que a CPCJ não tenha sabido disso. Trabalho infantil, penso que ainda é proibido.

      Eliminar
    2. Desde quando é que cozinhar é trabalho infantil?! É por causa de atitudes destas que as proximas gerações são umas flores de estufa, mimados do pior. E já agora, tenho 20 anos.

      Eliminar
  11. A minha (tem 16 anos) tem medo dos barulhos (casa nova, tudo se ouve).
    Em contrapartida está em casa sozinha a ver filmes como o "Motel", "Gritos" e afins...

    ResponderEliminar