quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Eu podia falar-vos...

Sobre os trajes megalómanos das mães (que incluem visons, saltos de 12 cm, penteados de cabeleireiro e jóias reluzentes), para se apresentarem na festa de Natal dos seus rebentos, do cheiro a naftalina dos casacos de astrakan das avós, das lantejoulas dos vestidos das professoras, dos cenários dignos de Hollywood, do Hino da escola que é cantado antes da festa, do facto de terem escolhido um bailado de 2h15 para cinco meninos representarem (em três actos) e 80 fazerem de figurantes (praticamente atrás das cortinas), dos bilhetes que os pais têm de pagar a, praticamente, 20€ por cabeça para ver os artistas de variedades filhos a actuar, ou sobre os fatos produzidos afanosamente pelas professoras (e que os pais têm, obviamente, de pagar), ou, ainda, sobre a camisa branca que os pais têm de mandar para a escola para ver se "serve" (camisa branca dahhhha!), ou dizer-vos que os sapatos do dia-a-dia (mesmo que engraxados) não são adequados (porque têm de ser sapatos de "festa"), ou ainda sobre o facto de, no fim da festa, vermos as caras felizes das professoras a subir ao palco, radiantes, com o rosto afogueado de orgulho e os olhinhos a brilhar de satisfação, à espera dos aplausos retumbantes dos espectadores e seguras que, mais uma vez, arrebataram o Óscar do melhor teatro (bailado?) de Natal das escolas primárias  ... eu podia falar-vos sobre tudo isto, mas, na verdade, vou só dizer -vos que foi o meu momento anual de Estado Novo, na sua versão - ramo feminino da Mocidade Portuguesa...

22 comentários:

  1. Lá vamos, cantando e rindo
    Levados, levados, sim
    Pela voz de som tremendo
    Das tubas, clamor sem fim. :D:D

    Tive um ano em que se lembraram que daquela vez seriam os pais a fazer o espectáculo para os filhos poderem assistir.. foi tramado...

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Muito! Terror mesmo! Isto sim... é caso para ter MEDOOOOOOOOOOOOOOOOOOO...

      Eliminar
  3. Ahah é isto e terem-me falado outro dia na viagem de finalistas do filho até à Madeira. O filho está no 4º ano! Perderam a noção do limite das coisas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na escola da minha filha os meninos do 4.º ano têm ido 3 dias para Espanha, para um parque de diversões. Quando for a vez da minha (daqui a 7 anos) vão para onde?
      Marta

      Eliminar
    2. Pois... Eu não sou mãe, mas não sei até que ponto largava o meu rebento de 9 anos assim...

      Eliminar
    3. Miúdos do 4º ano? Por favor! Os meus ficavam em casa. De certezinha. Será que as pessoas acham isso normal????

      Eliminar
    4. Afinal não estou sozinha. Não, não acho nada disto normal!

      Eliminar
  4. Sexta-feira é a festa da minha filha de 3 anos. Desconfio que será muito semelhante. O hino da escola tem presença obrigatória e durante a ultima semana tem sido um leva e traz de roupa a ver se serve.
    Marta

    ResponderEliminar
  5. Como eu te compreendo Palmier... :((((

    ResponderEliminar
  6. Ele há gente que leva as festinhas dos filhotes demasiado a sério. Pagar bilhete para ver isso?? Quem inventou tal ideia?

    ResponderEliminar
  7. Não há nada como a escola pública. Este ano não houve orçamento para o circo. Contentaram-se com uma peça de teatro pela módica quantia de 2,50€. E é um mimo. E a meu ver não é por isso que os miúdos se divertem menos. :)

    ResponderEliminar
  8. Palmier, minha querida, isso é um pequeno preço a pagar por ter os rebentozinhos a frequentar o Pedro Arrupe, ou o S.Tomás, ou os Salesianos. Muito pior eles pedirem Iphones aos 9 porque já todos os amigos os têm.
    (mas é muito engraçado vê-los todos vestidos de Gap, Ralph Lauren ou Hilfiger... uns verdadeiros amores, todos iguais, se forem loiros ainda melhor)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso, e como somos marroquinos, nem a Gap nos safa! :DDDDD

      Eliminar
  9. estou com a pipoca mais picante. E a cagança paga-se, obviamente.

    ResponderEliminar
  10. Eu diria que a culpa é dos pais que não se rebelam e entre complexos de culpa alimentados prla falta de tempo e pela necessidade de cair bem não sindicalizam a coisa e mandam os profs e a comissão de festas arranjar ums vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vale a pena... bate na parede e volta para trás intacto...

      Eliminar
    2. Pais com medo dos miudos já é um facto, terror do trauma :) oblige! Agora dos profs? Ide chamar os estivas que isso é que dava uma ramboia que os moços têm bom torso. Dizem. Era ver os laboutins e os astrakans a saltar.

      Eliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar